28 de dezembro de 2019

196 Como a mentalidade coletivista criou o fascismo, o nazismo e o socialismo


*Nota: O artigo abaixo é extraído do segundo volume do meu livro sobre a Reforma, que se tudo der certo e nada der errado deve ser publicado já em janeiro (você pode comprar ou baixar o primeiro volume na página dos livros). Boa leitura!

***

Você pode não saber (e principalmente não ter a intenção), mas quando vota em um deputado, você não está votando primordialmente no deputado em si, mas no partido dele. É o chamado “quociente eleitoral”, responsável em 2014 por eleger quatro deputados do PRB apenas com os votos de Celso Russomanno[1], e em 2010 por eleger nove candidatos na “carona” de Tiririca (todos eles da coligação que incluía PT e PCdoB), que tiveram menos votos que os candidatos das outras coligações[2]. Ou seja, quando você votou em Tiririca em 2010, trouxe junto com ele deputados do PT e do PCdoB que tiveram pouquíssimos votos e que jamais seriam eleitos se não fosse pelo quociente eleitoral – o mesmo quociente maldito responsável por reeleger Jean Wyllys com apenas 24 mil votos, puxado pelos 342 mil votos de Freixo[3].

12 de dezembro de 2019

199 Uma explicação psicológica para o aumento de suicídios



Meu primeiro artigo do ano foi sobre por que tanta gente está se suicidando, e neste que deve ser um dos últimos vou retomar o mesmo ponto, mas sob uma ótica diferente. Não que a abordagem do artigo anterior esteja errada, mas há um complemento extremamente importante que ficou faltando (que é muito mais do que a cereja do bolo). Duas coisas imediatamente saltam aos olhos de qualquer bom observador: primeiro, que a maioria esmagadora dos casos de suicídio ocorrem por depressão (e não simplesmente por uma tragédia isolada); segundo, que a depressão é muito mais comum nos dias de hoje do que era no passado, principalmente entre os mais jovens. O índice de suicídio entre adolescentes aumentou 24% nas grandes cidades brasileiras entre 2006 e 2015, conforme apontado num estudo da Unifesp.

30 de novembro de 2019

200 Por que a Igreja Católica é o baluarte da extrema-esquerda no Brasil e no mundo


*Nota: O artigo abaixo é um extrato do segundo volume do meu livro sobre a Reforma, ainda em fase final de escrita (você pode comprar ou baixar o primeiro volume na página dos livros). Ele é de certo modo um complemento ao artigo recém-publicado dos papas contra o capitalismo e o liberalismo econômico, cuja leitura é fundamental para compreender este novo artigo.

***

18 de novembro de 2019

200 Pode um cristão confiar em horóscopo?



Este artigo é um desabafo mais do que qualquer outra coisa. Tem me incomodado o fato de tanta gente que se diz cristã ainda acreditar em superstições e crendices sem nenhum fundamento, em coisas tão absurdas que confrontam a inteligência e o bom senso (e não, eu não estou falando do mundial do Palmeiras). Um dos exemplos mais notáveis que permeia a nossa sociedade atrasada é a crença em horóscopo. Uma pesquisa da National Science Foundation, de 2012 (fonte), descobriu que 45% dos americanos acreditam que a astrologia pode ser considerada ciência (há rumores de que este índice é maior ainda na Virgínia). Pior ainda, este número era de 38% dois anos antes, o que mostra que cada vez mais gente tende a acreditar nisso. Não encontrei dados referentes ao Brasil, mas a julgar pelo nível educacional daqui, os índices devem ser ainda mais assustadores – e também aparentam estar crescendo.

4 de novembro de 2019

200 Weber tinha razão: o desenvolvimento e prosperidade dos países protestantes



*Nota: O trecho abaixo é extraído do segundo volume do meu livro sobre a Reforma (ainda em construção) e aborda a veracidade da tese do sociólogo Max Weber (1864-1920), que relaciona o capitalismo à ética protestante, a principal responsável pela explosão de riqueza produzida nos séculos mais recentes. Cabe destacar que Weber em seu livro não precisou argumentar em defesa da proposição de que os países protestantes eram os mais desenvolvidos porque isso todos em sua época tratavam como um fato notório e clarividente que precisava apenas ser explicado, não "provado". Ou seja, coube a Weber apenas demonstrar como a ética protestante se relaciona com o "espírito do capitalismo", uma vez que os fatos falavam por si só. Mas como hoje em dia há revisionismo pra tudo e há quem questione até o formato da terra, há quem critique Weber alegando que o próprio pressuposto da sua tese é falso – ou seja, que os países protestantes não prosperaram mais do que os países católicos. É para refutar mais este revisionismo que este artigo se destina.

19 de outubro de 2019

199 Os papas contra o capitalismo e o liberalismo econômico



*Nota: O artigo abaixo é um extrato do segundo volume do meu livro sobre a Reforma, ainda em fase final de escrita (você pode comprar ou baixar o primeiro volume na página dos livros). Boa leitura!

10 de outubro de 2019

200 Por que sou a favor do ministério pastoral feminino



*Atenção: Um tema tão delicado e polêmico como esse exige uma reflexão prolongada, razão pela qual recomendo a leitura completa do artigo antes de tirar alguma conclusão (apesar de ser talvez o artigo mais longo que já escrevi). Se por alguma razão você não pode ou não quer ler um texto longo como esse, peço encarecidamente que não leia o artigo e reserve suas críticas para os textos que lê. Mas caso esteja realmente disposto, desejo-lhe uma boa, paciente e proveitosa leitura :)

24 de setembro de 2019

197 Vinte razões para rejeitar a transubstanciação católica romana

IS THE ROMAN CATHOLIC EUCHARIST LOGICAL?
(Jesse)

*Nota: O artigo em questão foi originalmente escrito pelo Jesse em seu blog Rational Christian Discernment (confira aqui), com o título acima. O Jesse é um apologista cristão americano que costuma comentar aqui no blog, por meio do qual eu tomei conhecimento deste artigo que, em minha opinião, é o que melhor destrinchou o dogma católico da transubstanciação. Boa leitura!

5 de setembro de 2019

193 A Igreja Ortodoxa e o cânon do Antigo Testamento


A IGREJA ORTODOXA E O CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO
(Carlos Yovani Fuentes)

*Nota: O artigo em questão foi escrito por Carlos Yovani Fuentes, do site Conociendo la Verdad, um apologista cristão de Honduras que escreveu um livro sobre o tema, chamado Canon bíblico del Antiguo Testamento, desde Jesús y sus apóstoles hasta la reforma protestante (“Cânon bíblico do Antigo Testamento, desde Jesus e seus apóstolos até a Reforma Protestante”), que está disponível para compra no Amazon (clique aqui para acessar a página do livro). O artigo mostra a posição dos ortodoxos orientais sobre o cânon e mostra que a mesma posição protestante foi defendida no Oriente por muitos padres e bispos ortodoxos, e até mesmo por patriarcas (embora atualmente a maioria das igrejas ortodoxas adote um cânon bem mais amplo que o católico romano, incluindo livros como 3ª e 4ª Macabeus e 3ª Esdras, entre outros). Boa leitura!

17 de agosto de 2019

197 Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é uma pessoa? O Espírito Santo é Deus?



Este artigo faz parte da nossa série sobre a trindade, que começou com o artigo sobre a divindade de Cristo. Agora será o momento de falarmos sobre o Espírito Santo, em especial sobre sua divindade e personalidade. Que o Espírito Santo é Deus, isso pode ser deduzido através do paralelismo de Pedro, que disse:

7 de agosto de 2019

186 Quando a Bíblia é lida com as lentes do paganismo



Você pode pensar que não, mas todos nós, numa medida maior ou menor, colocamos nossos pré-conceitos na Bíblia, quando vamos interpretar algo. Uma simples expressão pode ser interpretada de modo totalmente antagônico por grupos diferentes, independentemente do contexto. Por exemplo, se um católico ler a palavra “santos”, ele imediatamente irá pensar nos “santos” canonizados pela Igreja Católica, enquanto um evangélico que ler essa mesma palavra na Bíblia irá entender que se refere a qualquer crente que vive uma vida de santidade. Semelhantemente, se um católico lê a palavra “Igreja” na Bíblia, ele imediatamente pensará que está falando da igreja dele (ICAR), enquanto um evangélico normalmente entenderá que se refere a todo o corpo de Cristo, ou seja, todos os cristãos.

25 de julho de 2019

186 Jesus é Deus? As provas bíblicas da divindade de Cristo


*Nota: Originalmente este artigo se chamaria “As provas bíblicas da trindade”, mas como só a parte relacionada à divindade de Cristo já ficou bastante longa, decidi postar em partes e dar continuidade ao estudo em artigos futuros. Boa leitura!  

13 de julho de 2019

197 Por que a justificação precisa ser pela fé



Em um artigo de janeiro de 2014, eu listei 46 versículos que defendem expressamente a Sola Fide (justificação somente pela fé), os quais você pode conferir aqui. Mas provar a Sola Fide na Bíblia é tão fácil quanto encontrar água no Oceano Pacífico – o desafio é responder por que a salvação precisa ser pela fé. Em primeiro lugar, precisamos entender que Deus é um ser perfeito, e se quisermos ser eternos precisamos corresponder com perfeição. Nós não poderíamos “comprar” uma vida eterna com obras imperfeitas e falhas. Por isso Jesus disse que “todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus” (Mt 5:19), e Tiago acrescenta que “quem obedece a toda a lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente” (Tg 2:10).

4 de julho de 2019

101 Por que orar se Deus já sabe tudo? Por que Deus não responde? [VÍDEO]



Recentemente gravei um vídeo no qual resumo o conteúdo das duas primeiras reuniões da “célula virtual” que eu anunciei neste post mais antigo. O tema escolhido foi oração, e ali respondo as principais dúvidas e “enigmas” que envolvem este assunto, que é o mais importante na vida prática do cristão:

28 de junho de 2019

67 Confira os novos artigos do Bruno Lima sobre o papado



Recentemente o nosso irmão Bruno Lima, do excelente blog Respostas Cristãs, voltou à ativa e publicou novos artigos, a maioria deles referente ao papado à luz da história da Igreja e da patrística. Para quem se interessa pelo tema, são leituras extremamente proveitosas e produtivas:

22 de junho de 2019

148 Os papas contra os reis: quando os papas almejavam a soberania do mundo



*Nota: O trecho abaixo é extraído do segundo volume do meu livro sobre a Reforma (ainda em construção). O capítulo em questão é longo e aborda diversos papas e reis, por isso me limitei a postar apenas o trecho que se refere a Gregório VII. Você pode comprar ou baixar o primeiro volume na página dos livros. Boa leitura!

***

8 de junho de 2019

200 Dez motivos que me tornaram um criacionista



Pouca gente sabe (na verdade, ninguém sabe), mas o primeiro artigo que eu escrevi na vida (em princípios de 2009, ainda no meu site antigo) era um em que eu defendia que o nosso planeta tem os “bilhões de anos” que os cientistas evolucionistas querem nos convencer, tentando conciliar a teoria da evolução com a Bíblia. Não que eu ache que um cristão não possa ser evolucionista, mas na minha cabeça o evolucionismo era uma teoria provada e comprovada, aceita unanimemente pelos cientistas, atestada por todas as evidências com provas conclusivas e irrefutáveis; enfim: um fato.

2 de junho de 2019

200 Saiba reconhecer um fanático em 14 passos



Após um bom tempo estudando o comportamento de pessoas na internet que discutem sobre os mais diversos assuntos que você possa imaginar – desde política e religião até futebol e cinema – eu observei duas coisas. A primeira é que, especialmente aqui no Brasil, dificilmente alguém consegue discutir um assunto civilizadamente; tudo vira logo uma “briga de bar”, porque são facilmente fanatizadas por qualquer coisa que seja. E a segunda é que os fanáticos de qualquer tipo e por qualquer coisa apresentam as mesmas características uns dos outros. Aqui veremos 14 delas.

28 de maio de 2019

199 Participe do meu grupo de estudos semanal à distância



A maioria das igrejas evangélicas possui, além do culto semanal aos domingos, uma reunião domiciliar que algumas chamam de “célula”, outras de “grupo familiar”, outras de “grupos pequenos”, e outras por nomes diversos (nós da metodista chamamos de “discipulado”). Como a ideia aqui se trata de um grupo interdenominacional (ou seja, que aceita pessoas de todas as denominações, e também desigrejados), chamarei apenas de “grupo de estudos”. Embora eu já participe de um grupo de discipulado na minha igreja, decidi abrir a oportunidade para quem quiser participar de um grupo à distância (visto que o público aqui do site é de todas as partes do Brasil, e alguns de fora do Brasil). Tentei reunir o máximo de informações para não ficar nada duvidoso, então vamos lá:

20 de maio de 2019

200 Maria foi assunta aos céus?

(Não me pergunte o que aqueles bebês fazem ali embaixo)

A crença na assunção de Maria é um dogma assumido pela Igreja Católica desde novembro de 1950, quando o papa Pio XII decidiu usar sua infalibilidade para decretar que «a imaculada e sempre virgem Maria foi assunta em corpo e alma à glória celestial», em sua constituição apostólica Munificentissimus Deus. Ou seja, é um dogma mais recente que o fatídico “Maracanaço”, quando o Brasil perdeu a Copa para o Uruguai em julho do mesmo ano. A razão pela qual os papas demoraram tanto para decretar esse dogma (mesmo sendo infalíveis e não terem como errar) é porque sabiam que ele é fraquíssimo e insustentável, seja em termos bíblicos ou mais ainda em termos históricos.

14 de maio de 2019

200 As mulheres são inferiores aos homens?



Pode parecer bizarro discutir uma coisa dessas em pleno século XXI e em um blog cristão (e é mesmo). Mas eu fiquei de dar uma resposta sobre isso a um comentário publicado por um católico aqui no blog no mês passado, que eu achei mais oportuno responder em forma de artigo. O comentário em questão foi este:

7 de maio de 2019

200 Entenda por que o socialismo não funciona


*Nota: O artigo a seguir é extraído do segundo volume do meu livro sobre a Reforma (ainda em construção), e é basicamente uma ampliação ao conteúdo publicado neste artigo mais antigo, do ano passado. Portanto, se você já leu esse artigo anterior, está praticamente dispensado de ler este (a não ser que se interesse pelo maior aprofundamento do tema, ou que já tenha se esquecido de tudo). Sem mais delongas, boa leitura!

2 de maio de 2019

200 Quem são as duas testemunhas do Apocalipse?



Há algumas semanas um leitor me passou o vídeo abaixo sobre as duas testemunhas do Apocalipse, a respeito do qual eu concordo nos pontos mais básicos, e que vale a pena ser assistido (pelo menos até a metade):

26 de abril de 2019

200 Os países protestantes são os mais ateus?



Essa discussão já foi levantada neste artigo de 2016, mas como o artigo incluía outras discussões junto (como a questão do aborto e do casamento gay), decidi escrever este novo artigo enfatizando especificamente essa acusação que tem se tornado um mantra cada vez mais comum e frequente na apologética católica, usado para difamar e estigmatizar a Reforma como uma “ponte para o ateísmo”. Há duas formas simples de se refutar essa tolice. A primeira é que essa secularização é um fenômeno extremamente recente, e não uma característica dos tempos da Reforma. Há apenas cem anos qualquer país protestante da Europa, como também qualquer país católico, era muito mais religioso do que o Brasil ou a América Latina atuais. Os historiadores em geral concordam que a secularização é um fenômeno posterior à Segunda Guerra (1939-1945), e mesmo assim levou décadas para se chegar ao cenário atual.

20 de abril de 2019

200 Entenda o que é o sacerdócio universal de todos os crentes e por que ele é o pilar da Reforma



*Nota: O artigo é extraído de um trecho do meu segundo livro sobre os 500 Anos da Reforma (ainda em construção). Ele explica a doutrina do sacerdócio universal de todos os crentes, dá as bases bíblicas do mesmo e mostra como ele foi usado para influenciar a prática da vida, dos negócios e do trabalho na sociedade da época (especialmente nos países de matriz protestante). Boa leitura!

14 de abril de 2019

200 Por que a vida eterna na terra é muito melhor do que no céu



Há poucos dias um leitor do blog me passou o vídeo abaixo de um canal que eu até então desconhecia, mas que possui muitos inscritos (e um forte sotaque carioca). O vídeo em questão é uma reflexão pessoal sobre a vida eterna no céu que, para ele, seria uma coisa entediante e por isso seria melhor não vivê-la. Uma vida eterna nos termos cristãos tradicionais seria uma monotonia e um tédio, que ele resume em uma citação de outro autor, que diz: “Aquela velha ideia do paraíso não é a perfeita descrição do próprio inferno? A mim me parece. Um lugar sem aventuras, sem drama, sem histórias. A última nota do marasmo ecoando por todo o infinito em linha reta”.

8 de abril de 2019

200 Tomás de Aquino e a apologia da escravidão



Em novembro do ano passado publiquei um artigo sobre Tomás de Aquino e a misoginia medieval, onde mostro que para Aquino a mulher tem «menor virtude e dignidade que o homem» por ser um «ser deficiente e falho», colocada lado a lado com «as crianças e os dementes» por «falta de razão»; que é um «súdito» do homem, que é seu «superior»; que não pode ensinar em público por «falta de sabedoria»; que deve necessariamente obedecer à vontade do seu marido mesmo contra a vontade dela; que o sexo masculino é «mais nobre» que o feminino, que a alma da mulher tem menos vigor que a dos homens; que a mulher é um «macho falho»; que não precisava existir se não fosse para gerar filhos homens; que é um perigo para a convivência dos homens; que o matrimônio forçado com meninas antes dos 12 anos era válido e «perpetuamente indissolúvel»; que o marido podia espancar a mulher com açoites e tudo; que a mulher é obrigada a ter relações sexuais com um marido leproso; que a fêmea é um «macho degenerado» que só existe por causa da corrupção da natureza, sem falar da legitimação do estupro e até do feminicídio.

5 de abril de 2019

200 Golpe ou “contragolpe” de 64? O que o Brasil Paralelo disse, e o que não disse.



O novo documentário da série “Brasil Paralelo” sobre 1964 causou muito alvoroço antes mesmo de ser exibido. Muitos saudosistas da ditadura (que negam que houve ditadura) fizeram uma árdua campanha propagandista do filme, que supostamente diria surpreendentes verdades que a “mídia comunista” escondeu de nós esse tempo todo. Talvez por isso e pelo histórico da série (de fazer vídeos sempre tendenciosos para o lado que eles defendem, mesmo às custas da verdade histórica) eu já estava esperando coisa ruim pela frente. Me surpreendi. Não por ter descoberto “verdades reveladoras” sobre a ditadura, porque excetuando as “importantíssimas” fontes tchecas dizendo o óbvio, o restante eu já sabia de cor apenas lendo os “livros esquerdistas do MEC”. Mas justamente pelo contrário: o documentário apenas repete aquilo que todos já sabiam, o que o faz ser inesperadamente bom. Embora esteja longe de ser imparcial, no geral ele comete pouco revisionismo e se compromete com os fatos históricos na maior parte do tempo, além de ser inegavelmente bem produzido.

1 de abril de 2019

200 A Bíblia é machista por pregar a submissão feminina? O que isso significa, e o que ela diz sobre os homens?



Eu raramente peço isso, mas considerando o tema polêmico e o terreno pedregoso, estou pedindo que se você deseja ler este artigo, que leia até o final, pois a chance de tomar conclusões equivocadas ao se ler pela metade é consideravelmente alta. Dito isso, vamos ao que interessa. Você provavelmente já leu os versículos abaixo:

29 de março de 2019

200 A Igreja Católica e os papas eram contra a escravidão?



A escravidão foi inegavelmente uma mancha negra na história da humanidade, e não devemos poupar as igrejas por tolerarem os abusos que ocorriam diante dos seus olhos. Menos a católica. Para os apologistas católicos traiçoeiros de nossa época, os papas sempre foram contra a escravidão, apesar da escravidão rolar à solta nos países católicos, bem debaixo da batina dos padres. Eles realmente querem que acreditemos que embora a escravidão fosse tão onipresente no mundo católico, ainda assim a instituição mais forte do mundo da época (a Igreja) era vigorosamente contra a prática em absoluto.

25 de março de 2019

200 Por que sou contra a legalização das drogas (mesmo sendo um liberal)



Você deve se lembrar que há alguns anos estava em voga a discussão sobre a legalização da maconha, e a internet se encheu de debates a este respeito. Se o debate saiu de moda, é porque os esquerdistas pararam de fazer apologia à legalização da maconha para fazer das drogas, como um todo (como se já não fosse óbvio que essa era a intenção desde o início). A maconha é a droga mais “leve” de todas, e mesmo assim quem a fuma tem duas vezes mais risco de sofrer depressão, duas vezes mais risco de desenvolver distúrbio bipolar, 3,5 vezes mais incidência de esquizofrenia, cinco vezes mais chances de sofrer com transtornos de ansiedade, além do que 60% dos usuários têm dificuldades com a memória recente, 40% tem dificuldades em ler um texto longo (como este), 40% não consegue planejar atividades de forma eficiente e rápida, 35% ocupa cargos abaixo de sua capacidade e tem em média oito pontos a menos nos testes de QI (leia mais sobre isso aqui e aqui).

23 de março de 2019

200 O capitalismo é ruim para o mundo?



*Nota: O artigo a seguir é extraído de um dos capítulos do meu segundo livro sobre os 500 Anos da Reforma Protestante, ainda em fase de construção (o primeiro volume você pode conferir aqui). Eu fortemente recomendo a quem se interessar pelo assunto que comece pela leitura desses artigos precedentes:

19 de março de 2019

200 Imperdível: historiadores e teólogos católicos reconhecem que não havia papado na Igreja antiga!



Em fevereiro e março de 2016 eu postei dois artigos sobre historiadores e teólogos católicos que negam o primado do bispo romano nos primeiros séculos (que você pode conferir aqui e aqui). Um ano depois, uma página de apologética católica em espanhol (essa aqui) publicou uma resposta ao meu artigo, que eu só tomei conhecimento há poucos dias através de um amigo hispânico. Nessa resposta, eles basicamente não refutam NENHUM dos historiadores e teólogos católicos citados no artigo, apenas dizem que “não são católicos de verdade” (uma desculpa típica de perdedores, ignorando que esses teólogos e historiadores jamais foram excomungados pela Igreja, e muitos deles continuam sendo extremamente influentes e reconhecidos no meio católico até hoje).

15 de março de 2019

200 Moisés ressuscitou? O monte da transfiguração nos dá a resposta!



A presença de Moisés no monte da transfiguração é rotineiramente usada como um argumento em favor da imortalidade da alma. A alegação é que o espírito ou alma desencarnada de Moisés estaria presente no monte, juntamente com Elias, Jesus e os discípulos. Leiamos o relato de Mateus:

11 de março de 2019

200 Qual igreja protestante é a verdadeira?



Se você já debateu com proselitistas católicos alguma vez, já deve ter ouvido esse “argumento” em forma de pergunta em tom desafiador: “Qual Igreja protestante é a verdadeira?” (claro que a pergunta mesmo não vai vir assim, mas sim algo como: “Qual das duzentas milhões de seitas protestantes de fundo de quintal é a verdadeira???”). Como a maioria desses papistas enfurecidos de internet lastimavelmente funciona como um cd arranhado em uma vitrola quebrada, só sabem repetir, repetir e repetir as mesmas ladainhas de sempre. Por isso, não importa o que esteja sendo debatido: ele sempre vai levar a discussão para duas coisas – a “divisão protestante” e a Sola Scriptura, que funcionam como “cidades de refúgio” às quais eles recorrem na primeira oportunidade que aparece (geralmente quando a situação no debate já é bem desesperadora, e o alerta vermelho de mudar de assunto precisa ser acionado antes que seja tarde).

8 de março de 2019

200 Acompanhe os meus novos vídeos no Youtube



O meu canal no Youtube andava às moscas, parado desde anos atrás, com vídeos bem esporádicos e sem pretensão, mas recentemente decidi voltar com vídeos novos e pretendo manter uma certa regularidade (mais ou menos uns dois vídeos por semana, ou seja, a mesma frequência média do blog, mas em dias diferentes). Pretendo abordar nos vídeos temas que ainda não tratei no blog, ou temas que já tratei mas que serão apresentados de forma mais sucinta, deixando o blog para artigos mais extensos e elaborados. O blog vai continuar sendo a prioridade, mas vou dar mais atenção ao canal daqui pra frente.

4 de março de 2019

200 O falso ensino da autoridade delegada (Ken Cascio)



*Nota: O artigo abaixo foi escrito por Ken Cascio e publicado em inglês neste site. Um leitor chamado Tito amavelmente se dispôs a traduzir o artigo, que é um excelente complemento ao que eu tratei brevemente no artigo sobre a "catolização" das igrejas evangélicas com respeito ao ensino da “autoridade delegada”, muito popular no mundo todo (principalmente através dos escritos de Watchman Nee). Boa leitura!

28 de fevereiro de 2019

200 O capitalismo é o responsável pela desigualdade social?


*Nota: O trecho abaixo é parte do segundo volume do meu livro sobre a Reforma e está conectado ao artigo sobre "Como era o mundo antes do capitalismo", publicado aqui no final do ano passado. Por isso, alguns trechos aqui serão iguais ou parecidos com aquele artigo (principalmente a primeira parte), mas não deixe de ler, porque há informações novas e preciosas. E antes que me pergunte, esse trecho é situado no livro logo após a parte que descreve a pobreza no mundo pré-capitalista, por isso é iniciado assim.

25 de fevereiro de 2019

200 Em que sentido a Bíblia diz que devemos nos sujeitar às autoridades governamentais?



Um dos textos mais conhecidos e debatidos é o que Paulo fala da submissão às autoridades governamentais. Ele está em Romanos 13, que diz:

20 de fevereiro de 2019

200 Cuidado com a “catolização” das igrejas evangélicas

(Não é um papa, mas parece)


31 de outubro de 1517. Martinho Lutero publica as famosas “95 teses”, condenando o inescrupuloso comércio de indulgências. Prometendo um “lugarzinho no Céu” para as almas do purgatório e assegurando o perdão até mesmo para os pecados que ainda seriam cometidos, a Igreja acumulava fortunas e construía a Basílica de São Pedro, às custas do trabalho pesado, do suor e até do sangue do povo. Quinhentos anos se passam. Ligamos a televisão e vemos pastores, bispos e “apóstolos” pedindo dinheiro sem parar, vendendo objetos “ungidos” pela bagatela de um salário mínimo (ou mais), inventando o “trízimo”, lançando praga em quem não é dizimista fiel e ameaçando-os com o fogo do inferno. “Sacrifícios” como a chave da casa ou do carro, cujo propósito é deixar um pastor rico mais rico ainda, enquanto o povo dessas igrejas é esmagadoramente pobre e simples. Por estarmos no século XXI, chega a ser ainda mais escandaloso que a venda de indulgências, que Lutero e os protestantes tanto combateram.

17 de fevereiro de 2019

200 A Igreja Católica adulterou a Bíblia?



Um dos questionamentos que mais voltam aqui de tempos em tempos é esse. “Como você pode garantir que a Igreja Católica, na posse da Bíblia, não reescreveu tudo da forma que quis?”. É importante, antes de tudo, distinguir esse questionamento da Crítica Textual, que é uma coisa séria e que trabalha com base nos milhares de manuscritos neotestamentários sobreviventes na tentativa de reconstruir o texto bíblico mais exato e preciso possível. Sobre este assunto, eu escrevi este artigo em meu outro blog, que é de leitura fundamental para compreender a questão.

14 de fevereiro de 2019

181 Por que descentralizar o poder é sempre melhor que concentrá-lo em um só



Imagine que alguém possua uma bomba atômica que possa usar para destruir por completo a sua cidade, estado ou país, e que para acionar essa bomba basta que um único louco decida isso. Eu não sei você, mas eu viveria com muito, muito medo – e pensaria seriamente em mudar da cidade, estado ou país que estivesse ao alcance da bomba desse maluco. Agora mudemos um pouco o cenário, e imaginemos que para esse louco acionar sua bomba ele precisasse da aprovação de dez outros loucos como ele. Eu ainda estaria muito preocupado, um pouco menos do que com a bomba que depende de um único louco, mas estaria.

10 de fevereiro de 2019

199 Você sabia que pastor, presbítero e bispo é um mesmo cargo na Bíblia? Entenda!



Em nosso último artigo, abordei a questão se existem apóstolos hoje ou não (confira aqui). Agora é a hora de tratarmos outra polêmica, dessa vez envolvendo pastor, presbítero e bispo. Na maioria das igrejas, o esquema funciona da seguinte maneira: acima de todos está o bispo (ou abaixo dos cardeais e do papa, no caso católico), abaixo do bispo está o pastor ou padre, e abaixo do pastor se encontra o presbítero, reduzido a uma espécie de “ajudante de pastor”. Mas, na Bíblia, esses três são apenas nomes diferentes para um mesmo cargo ou função. Isso fica muito claro em Atos 20, quando Paulo manda chamar os presbíteros da igreja de Éfeso:

5 de fevereiro de 2019

176 Existem apóstolos nos dias de hoje?



Que "existe" existe (o bonitão aí da foto é uma prova disso), mas a discussão aqui é: eles são apóstolos de verdade ou só de mentirinha?

Essa é uma discussão polêmica que tem agitado a Igreja contemporânea, e como eu não sou de ficar em cima do muro, já vou logo antecipando a minha resposta: sim e não. Mas antes que você venha comentar no artigo em repúdio por eu ter respondido que sim ou por ter dito que não (ou por ter dito que sim e que não), deixe-me explicar em que sentido existem apóstolos e em que sentido não existem apóstolos nos dias de hoje. Talvez isso escape a uma leitura superficial à primeira vista, mas no Novo Testamento há dois tipos de apóstolos: os apóstolos stricto sensu e os apóstolos lato sensu, por assim dizer. Para ser considerado um apóstolo no sentido “estrito”, havia as seguintes condições:

30 de janeiro de 2019

193 O que é ser um patriota?

(Spoiler: não é pintar a mão inteira com a bandeira do Brasil)


Um dos livros que estive lendo há um tempo atrás foi O Problema Naval, escrito por Arthur Dias no final do século XIX, denunciando o estado decadente da marinha brasileira da época e o descaso com que era tratada pelo Império e pela recém nascida república. Embora o livro seja grande, ele todo consiste em basicamente duas coisas: mostrar a imensa e decisiva importância da marinha (numa época em que não havia aviões de guerra, lembre-se) e o quão medíocre era a marinha brasileira (não apenas em quantidade de navios, mas também na má qualidade deles e no total despreparo dos nossos marinheiros). Na visão do autor, se um país como a Argentina declarasse guerra ao Brasil, nós estaríamos perdidos devido à marinha tão insignificante que tínhamos, numa época em que a marinha costumava ser até mais decisiva do que os exércitos de terra. O livro era então o retrato de um autor inconformado e desesperado praticamente implorando para o governo voltar os olhos a essa marinha tão abandonada.

24 de janeiro de 2019

183 Qual é o significado do «lago de fogo» do Apocalipse?



Essa é uma discussão importante, porque atinge diretamente os dois lados da moeda – tanto os imortalistas, que creem que o lago de fogo é o inferno, quanto os mortalistas, que tendem a pensar que se trata do geena (o lugar de castigo temporário até a aniquilação), quando na verdade nada mais representa senão a própria morte final (desculpa o spoiler). Eu não vou entrar aqui na discussão sobre a duração e natureza do inferno porque eu literalmente tenho um livro inteiro só sobre isso e abordar aqui tudo de novo iria desvirtuar a ênfase no lago de fogo em si. Mas um pouco de conhecimento teórico é necessário para que você não fique “boiando” ao ler este artigo, principalmente se for alguém que ainda não tem profundidade no tema.

20 de janeiro de 2019

199 Católicos podem ser salvos?



Essa é uma pergunta que recebo com certa frequência. Como neste blog – e principalmente no mais antigo, o Heresias Católicas – eu fui um dos primeiros protestantes aqui no Brasil que se atreveu a quebrar a hegemonia católica na internet ao rebater os ataques papistas à nossa fé, que por muito tempo ficaram sem resposta (o que me fez ser provavelmente o mais odiado por muitos deles, embora o Yago já deva ter roubado este honroso posto), alguns podem pensar que sou do tipo de radical que acha que católico nenhum pode ser salvo, ou que só existe salvação dentro da minha religião. Nada mais longe da verdade, uma vez que esse tipo de exclusivismo é uma das características mais marcantes de uma seita, como é o próprio caso da Igreja Romana que oficialmente decreta que fora da Igreja Católica não há salvação (e que lança anátemas sobre todos os outros).

17 de janeiro de 2019

169 O que é ser uma pessoa de sucesso?

(Spoiler: não é se equilibrar no último andar de um prédio desses só pra tirar uma foto bonita)


Se você perguntar para alguém o que é ser “uma pessoa de sucesso”, provavelmente ouvirá que o sucesso está relacionado à sua conta no banco. Ou seja, quanto mais dinheiro, mais sucesso. Assim, a quantidade de sucesso é proporcional aos bens que a pessoa possui.

12 de janeiro de 2019

197 O ser humano está progredindo em aptidão e inteligência? Os esportes nos dão a resposta.



Se você caiu aqui de paraquedas, eu recomendo que antes de ler este artigo dê uma olhada em alguns artigos mais antigos, em especial "O mundo era melhor antes?", “Por que há menos guerras hoje do que antigamente?” e “Como era o mundo antes do capitalismo”, apenas para ter uma noção geral do que trataremos aqui. Que hoje o mundo é melhor – ou menos ruim, dependendo da perspectiva – do que em qualquer outra época, está fora de discussão. O que discutirei aqui é se essa evolução também é acompanhada por um aprimoramento técnico que faz o homem ser em geral melhor hoje do que era há tempos atrás em uma mesma área. E a forma mais fácil e prática de perceber isso não pode ser outra senão os esportes, onde o homem está sempre em competição consigo mesmo, podendo ser estudado e comparado a cada geração que passa.

7 de janeiro de 2019

200 A Revolução Francesa nos dá o exemplo perfeito para não ser reacionário e nem revolucionário



Há pouco tempo escrevi um artigo sobre a diferença entre um conservador e um reacionário, mas embora o artigo cite alguns exemplos, este irá complementar com um bem mais ilustrativo: a Revolução Francesa. Todo mundo que tenha estudado conhece a história, mas nunca é tarde lembrar de novo: os revolucionários conquistaram o poder na França, executaram o rei Luís XVI, os jacobinos tomaram as rédeas do movimento e implementaram uma ditadura, o Terror foi instaurado, cerca de 16 a 40 mil pessoas foram assassinadas, e entre elas numerosos monges, padres e freiras. Até mesmo os revolucionários “moderados” foram guilhotinados. Foi literalmente um terror, nome que designa até hoje este período da revolução. E a partir da França, a ideologia ateísta e secular se espalhou pela Europa e continua se espalhando até hoje, causando muito daquilo que apologistas católicos mais desonestos colocam na conta do protestantismo.