5 de fevereiro de 2019

155 Existem apóstolos nos dias de hoje?



Que "existe" existe (o bonitão aí da foto é uma prova disso), mas a discussão aqui é: eles são apóstolos de verdade ou só de mentirinha?

Essa é uma discussão polêmica que tem agitado a Igreja contemporânea, e como eu não sou de ficar em cima do muro, já vou logo antecipando a minha resposta: sim e não. Mas antes que você venha comentar no artigo em repúdio por eu ter respondido que sim ou por ter dito que não (ou por ter dito que sim e que não), deixe-me explicar em que sentido existem apóstolos e em que sentido não existem apóstolos nos dias de hoje. Talvez isso escape a uma leitura superficial à primeira vista, mas no Novo Testamento há dois tipos de apóstolos: os apóstolos stricto sensu e os apóstolos lato sensu, por assim dizer. Para ser considerado um apóstolo no sentido “estrito”, havia as seguintes condições:

“’Porque’, prosseguiu Pedro, ‘está escrito no Livro de Salmos: Fique deserto o seu lugar, e não haja ninguém que nele habite; e ainda: Que outro ocupe o seu lugar. Portanto, é necessário que escolhamos um dos homens que estiveram conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição’” (Atos 1:20-22)

Neste sentido estrito, é lógico que não pode haver apóstolos modernos, porque ninguém de nossos dias esteve com o Senhor Jesus durante o seu ministério terreno, o viu sendo elevado às alturas ou foi testemunha ocular da sua ressurreição. Neste sentido, portanto, só havia doze apóstolos (considerando Matias no lugar de Judas). Mas dê uma olhada nos versículos abaixo:

“Ouvindo isso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as roupas e correram para o meio da multidão, gritando...” (Atos 14:14)

“Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo” (Romanos 16:7)

“Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor” (Gálatas 1:19)

Nestes textos vemos cinco personagens bíblicos (Paulo, Barnabé, Andrônico, Júnias e Tiago, o irmão de Jesus) sendo chamados de “apóstolos”, apesar de não fazerem parte do grupo dos doze. Como explicar isso? As coisas ficam um pouco mais claras quando consideramos o significado da palavra “apóstolo”. Ela vem do grego apostoloV (transliterado como “apostolos”, igual ao português, só que sem o acento), que é o mesmo que “enviado”. Por isso a palavra grega para “enviar” vem da mesma raiz (apostellw, transliterado como apostello, com o mesmo significado). Um exemplo é Atos 8:14, que diz que “os apóstolos (apóstolos) em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram (apostello) para lá Pedro e João” .

Um leitor da Bíblia em português dificilmente suspeitaria da existência de alguma relação entre a expressão «os apóstolos» e «enviaram», mas um leitor do grego original conseguia imediatamente captar a semelhança, da mesma forma que associaríamos caso em português lêssemos “apostolaram” em vez de “enviaram” (só que “apostolaram” é uma palavra que eu inventei e que não existe em nosso idioma, o que distancia um termo do outro, embora no grego sejam da mesma família). Jesus tinha apenas doze discípulos aos quais ele discipulava pessoalmente e que eram chamados de “apóstolos” stricto senso, mas ele também tinha pelo menos outros setenta e dois enviados para pregar o evangelho a outras regiões:

“Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir” (Lucas 10:1)

Não à toa, na tradição ortodoxa todos esses 72 são chamados de “apóstolos” (eu falo mais sobre isso neste artigo), embora não fizessem parte do círculo mais íntimo de Cristo. Eles eram “apóstolos” porque eram apostello, isto é, porque eram “enviados” para pregar o evangelho. É um sentido diferente do apostolado dos doze, que não admitia um número maior que 12 e que não teve sucessão após a morte dos doze, mas ainda assim é um sentido legítimo. O problema – se é que dá pra chamar de “problema” – é que a Igreja moderna convencionou chamar esse tipo de gente por outro nome: o de missionários.

A primeira vez que eu ouvi alguém me dizer que a palavra “missionário” não consta em parte nenhuma da Bíblia (nem no NT, que eu já havia lido mais de setenta vezes) eu literalmente não acreditei. Tive que recorrer a um buscador online de palavras bíblicas para confirmar essa “assustadora” realidade: não existe um “missionário” mesmo! Mas o fato de inexistir a palavra missionário nem de longe significa que o conceito não existe na Bíblia. Ele existe, mas existe por outro nome, que é justamente o “apóstolo” nesse sentido mais amplo (de todos os que são enviados para pregar o evangelho). Ou seja, não há mais apóstolos hoje no sentido de cargo eclesiástico como os doze originais eram, mas podemos legitimamente chamar de apóstolo qualquer missionário (ainda mais legitimamente do que podemos chamar de “missionário”, já que este termo em si não está na Bíblia, mas o outro sim).

Na prática, isso pode significar que os missionários da JOCUM poderiam se intitular apóstolos no mesmo lato sensu já explicado, e que alguém que o usa stricto sensu para se colocar como superior aos outros eclesiasticamente (como o nosso amado “apóstolo” Valdemiro) deveria pensar em usar um termo mais humilde – embora eu reconheça que se autointitular “apóstolo” em vez de um simples “pastor” confira um status maior (tanto maior como impróprio, na medida em que ele não o aplica aos missionários da sua igreja, mas apenas a si próprio). Por isso, da próxima vez que alguém te perguntar se existem apóstolos hoje em dia, você já pode despreocupadamente responder “sim e não”, deixando essa pessoa ainda mais confusa em um primeiro momento, mas por uma boa causa.

• Compartilhe este artigo nas redes:

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,


- Siga-me no Facebook para estar por dentro das atualizações!


- Baixe e leia os meus livros clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.

ATENÇÃO: Sua colaboração é importante! Por isso, se você curtiu o artigo, nos ajude divulgando aos seus amigos e compartilhando em suas redes sociais (basta clicar nos ícones abaixo), e sinta-se à vontade para deixar um comentário no post, que aqui respondo a todos :)   

155 comentários:

  1. Lucas, como você consegue responder tantos comentários assim sendo que você tem outras atividades além de escrever no blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escrevo rápido e geralmente já tenho as respostas em mente, então é tranquilo.

      Excluir
    2. Perdoe-me se soar inconveniente, mas você atualmente trabalha com algo relacionado a suas graduações, teologia e história? Vejo que é bastante dedicado ao(s) seu(s) site e gostaria de saber.

      Excluir
    3. No momento não. Estou cursando licenciatura, e o tempo livre uso pro blog, pra ler e escrever livros.

      Excluir
    4. Muito interessante. Adquirir conhecimento é sempre bom

      Excluir
    5. Lucas, fui ver um de seus vídeos mais recentes e que grande mudança em sua voz. Lembro de ter respondido em um comentário (não lembro o post) que realizara um procedimento para isso mas ainda não tinha visto a mudança. Os imbecis dos católicos terão que achar outras palavras para te ridicularizar haha

      Excluir
    6. Eles sempre arrumam alguma coisa. No início era porque eu era jovem demais (eu tinha 16 anos quando debatia com vários deles ao mesmo tempo, nem conhecia a Bíblia direito mas já era o suficiente para refutá-los, até porque nenhum deles conhece também, então nem fazia falta), depois era porque eu não escrevia bem (hoje estão quase pedindo aula), depois era porque eu não tinha formação (hoje tenho mestrado, pós-graduação, etc), depois era porque os meus livros não tinham referência bibliográfica (o último teve mais de 300), depois era porque eu tinha voz fina, e agora esses dias um aí veio tirar sarro de mim porque eu ainda estou morando na casa dos meus pais com 26 anos xD. Essa gente não se cansa, sempre vai ter alguma coisa que eles vão arranjar, não importa o que seja, gente infeliz com a vida é assim mesmo.

      Excluir
    7. Pois é, sempre assim. O que sobrou pra eles é falácia ad hominem agora que você superou essas acusações tangentes ao conteúdo em si. Quando vou debater até evito que descubram algo sobre mim que possa ser utilizado para julgarem meus comentários, cheguei a trocar a foto de perfil do Disqus pra outro personagem evitando que me acusassem de ser um "protestante infantil" xD

      Excluir
    8. Eles são assim mesmo. Uma vez o Yago disse que reviraram toda a vida dele, até ligaram para pessoas próximas dele para ver se encontravam algum "podre" dele, algum ponto fraco que pudessem explorar para difamá-lo. Essa gente é podre por dentro, mas no fundo isso é até bom, primeiro porque nos motiva a sermos sempre melhores, e segundo porque os maus frutos deles são uma demonstração prática de que estão muito, muito longe da verdade.

      Excluir
  2. Já imaginava que sua resposta seria "sim e não" e o que vc explicaria (inclusive imaginei que vc fosse mostrar a palavra "apostolo" na tradução original) kkkk to começando a conhecer suas formas de explicar as coisas rsrs Sou seu eterno fã e aprendiz rsrs abraços man!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ficando muito previsível, tenho que me atualizar ;p
      Abs!

      Excluir
  3. Lucas Banzoli, baita varão que tu és, parabens!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lucas! Se fosse definir fé, segundo o que a Bíblia ensina ser fé, só que com as suas palavras, como você definiria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O autor de Hebreus definiu assim:

      "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" (Hebreus 11:1)

      Excluir
  5. Ótimo texto.
    Faltou citar o apostolado como um dos cinco ministérios (E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. Efésios 4:11).
    Já vi o Benny Hinn comparando os cinco ministério com os dedos da mão e dizendo que o apostolado toca dos demais ministérios assim como o polegar toca os demais dedos. Já viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi, tem aí o vídeo dele onde ele diz isso? Abs!

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=d2tEUxQ2l_Y&list=PL7E1kdY55VmhvUhjNAKXID8WTs79de2Xp
      A partir do minuto 42. O vídeo todo é bom e edificante. É visualmente bem retrô, como Chapolim. E o topete do Benny Hinn é imperdível!!
      :*

      Excluir
    3. O vídeo é bom, mas esse topete...

      Excluir
  6. Comente:

    https://youtu.be/a7Zng_eYz5A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vídeo mais escroto (e ao mesmo tempo engraçado). Primeiro repete todas as calúnias e difamações à Damares (que já foram refutadas milhares de vezes), até aí tudo bem já que é tudo o que se espera de um cidadão desses, mas aí vem a parte engraçada: ele fez um ABAIXO-ASSINADO pro Bolsonaro demitir a Damares! kkkkkkkkkkkkkk

      Eu até imagino o Bolsonaro "recebendo" essa petição de impressionantes 17 mil esquerdistas que assinaram uma petição por causa de um canal esquerdista que passa o dia todo falando mal do Bolsonaro e decidindo demitir a Damares por conta disso hahahaha esse povo é muito besta, muito mesmo...

      Excluir
  7. Comente:

    https://youtu.be/uOi_Sf0pHvU

    https://youtu.be/a7Zng_eYz5A

    https://youtu.be/wENVypYrTqE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela disse que é "mestre" nisso ou naquilo no sentido de ser especialista em algum assunto, não disse que tem mestrado. No meio evangélico é comum chamar um pastor de "mestre", não significa que ele tenha mestrado, da mesma forma que chamamos um médico de "doutor" mesmo sem saber se ele tem doutorado mesmo, é só uma forma de tratamento, mas esses caras levam tudo ao pé da letra porque são mal-intencionados.

      Excluir
  8. Avalie:

    https://youtu.be/FeZJBRgwB6s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse projeto de lei é totalmente inútil mesmo. Com tanta coisa importante pra se aprovar, isso não deveria ser prioridade.

      Excluir
  9. Por favor, faça um comentário a respeito desses vídeos:

    https://youtu.be/gW21yoshzDk

    https://youtu.be/Mu9MAV6a_kY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentei sobre isso aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2019/01/o-que-e-ser-uma-pessoa-de-sucesso.html?showComment=1547840736362#c7107325458438698551

      Excluir
  10. Banzoli, se você fosse nascer na idade média antes da reforma protestante, qual dessas alternativas você escolheria e por que?
    A)nascer no império bizantino e ser ortodoxo
    B)nascer em algum outro país da Europa ocidental e ser católico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas no Império Bizantino não existia uma certa liberdade Religiosa?

      Excluir
    2. Existia um pouco se comparado ao ocidente, mas ainda assim não me parece uma época boa para se viver, em absoluto.

      Excluir
  11. Certa vez ouvi uma acusação de arianismo contra esse Valdemiro.Procede? Marco Antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site dele ele fez uma declaração ariana certa vez, que foi denunciada na época:

      http://www.cacp.org.br/valdemiro-santiago-estaria-pregando-o-arianismo/

      Excluir
  12. Uma observação meio que fora do contexto. Eu que estou ficando maluco? Pergunto porque me apavora jogar no google algum assunto bíblico para pesquisar e um dos primeiros sites a aparecer dando uma suposta resposta é justamente o da torre de vigia, dos testemunhas de jeová... é pra se desesperar ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é só clicar no segundo resultado em vez do primeiro (ou acrescentar "Lucas Banzoli" em seguida com a pesquisa, que daí pode direcionar a algum artigo meu sobre o tema se eu tiver algo sobre isso).

      Excluir
  13. Com relação ao batismo infantil, esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Fu8oGKFIeg4 , vc concorda ou discorda? Comente please.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse argumento da circuncisão não se sustenta, eu comentei sobre ele aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com/2013/08/o-batismo-e-circuncisao.html

      Excluir
  14. Banzoli, o que você acha do que o Caio Fábio diz nesse vídeo?
    https://www.youtube.com/watch?v=Fvo9C6E1pHs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem preciso assistir o vídeo pra saber o que o Caio Fábio vai dizer, como um típico teólogo liberal que na prática acha que o pecado não existe (especialmente os pecados de cunho sexual, que ele passou a desdenhar desde que foi flagrado em adultério e arruinou seu ministério). Masturbação é pecado sim, é só ler Mateus 5:28.

      Excluir
  15. https://youtu.be/CeHkMrUxHeo

    Na boa, se teve uma coisa que me assustou nesse vídeo foi

    1° - O risco das máquinas com inteligência artificial ultrapassar os seres humanos e começarem a querer nos dominar ou mesmo destruir;

    2° - O Cristianismo e a moral judaico-cristã desaparecerem completamente, inclusive o fato de que o homossexualismo e o aborto sejam completamente aceitos socialmente sem questionar e o casamento monogâmico heterossexual ser completamente extinto. E o ateísmo se tornar a única crença no mundo;

    3 - O Mundo ser governado por um único governo, ter uma única moeda e falar uma única língua;

    4 - O Ser humano querer driblar Deus e a natureza querendo retardar o envelhecimento e tentar ser imortal.

    5 - As crianças do futuro não saberem nem mesmo brincar e assim como os seus pais desenvolver um sentimento de que as máquinas e a tecnologia artificial são muito melhores e que brincar, se exercitar e divertir-se não é necessário, lógico que isso está começando a acontecer;

    6° - A China se tornar a maior potência do mundo e desbancar os EUA assim iniciando uma era sombria para a economia, política e sociedade mundiais;

    Só espero que até lá Jesus Cristo já tenha voltado e o arrebatamento já tenha começado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas coisas que eles dizem são especulações, outras são sensacionalismo e bobagem, enquanto outras são verdades e irão se concretizar no futuro, mas antes que tudo isso se concretize Jesus irá voltar. Essa parte final de "desvendar o Universo", de colonizar outros planetas e de evoluir cientificamente e intelectualmente eu creio que acontecerá mas durante o milênio e o estado eterno, sem os ricos de sermos "dominados por robôs" porque os robôs e todo o Universo estará sob o controle de Deus (que habitará conosco), então teremos a parte boa sem a parte ruim, com toda a eternidade para evoluir em todos os sentidos.

      Excluir
    2. 1-É impossível maquinas nos ultrapassarem, elas fazem o que foram programadas para fazer, não existe isso de maquinas se revoltarem contra nós, se elas começarem a exterminar pessoas é porque alguém assim as programou.

      2-É para isso que a humanidade esta caminhando, por isso Cristo vira para acabar com isso e iniciar um novo mundo.

      3-Assim sera o governo do Anticristo.

      5-Realmente o ser humano esta se exercitando menos e utilizando a tecnologia para realizar os deveres.

      6-A China não vai se tornar a maior potencia, veja um artigo do Lucas Banzoli aqui onde ele fala que a próxima potencia sera a União Européia, que sera o governo do anticristo, e realmente sera sombrio, mas não é a China (pode ser a 2 maior economia, mas a situação do povo chines é horrível, ao contrario dos europeus que tem tudo, inclusive conhecimento suficiente para "controlar" o mundo").

      4-Ser imortal é um antigo sonho da humanidade, desde pedir a benção de deuses pagãos, usar a fantasiosa pedra filosofal ou fonte da juventude etc. Como estamos na era da tecnologia, não e de se duvidar que alguém tente usar isso para ficar imortal, mas isso e biologicamente impossível, pois nossa natureza não permite viver mais do que cento e cinquenta anos no máximo. O único animal "imortal" e um moluscos que consegue rejuvenescer sozinho, ainda assim ele e completamente diferente do ser humano e é impossível adaptar isso ao nosso corpo.

      Excluir
    3. Obrigado Lucas e outro anônimo, muito obrigado por sanarem minhas dúvidas.

      Excluir
    4. Só um obs na questão dos robôs: quando eles falam de robôs se referem à Inteligência Artificial, não a uma simples máquina que reage a comandos prévios (como por exemplo uma máquina que constrói carros na fábrica). Um exemplo é o xadrez, que sempre teve softwares (engines) que os humanos programaram para fazer esse ou aquele movimento dependendo da posição, mas recentemente o Google inventou o AlphaZero, que é uma AI que aprendeu a jogar sozinho, os programadores apenas ensinaram as regras do jogo e ele foi jogando contra ele mesmo até ficar bonzão, aprendendo com os seus erros para escolher os melhores lances (e ficou melhor que os melhores engines). Pensando em uma AI que saia dos tabuleiros para a vida real (ou seja, em um robô que consiga aprender com seus próprios erros e evoluir por conta própria, recebendo apenas um “start” de programadores humanos) ele poderia sim tomar decisões que nos comprometam de alguma forma, dando vivacidade aos filmes que abordam a temática (com robôs lutando contra humanos e coisas do tipo). Mas isso é algo que ainda está muito longe e que eu acho que não vai se tornar uma realidade antes de Jesus voltar (e depois que voltar, tudo estará sob controle).

      Excluir
  16. Lucas, como você define a enxurrada de milagres que acontece na igreja mundial do voldomiro? Tipos de milagres que eu já vi pela televisão algo de deixar á gente boquiaberto. Eu vi uma vez um garotinho de uns 6 anos com um tipo de lepra, em carne viva, o voldomiro pegou o menino no colo, fez um desafio de que Deus iria curá-lo, quando a mãe do menino voltou com ele, estava todo limpo, parece que o menino tinha nascido com uma nova pele. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses milagres mais "espetaculares" (midiáticos e televisionados) eu creio que boa parte são fraudes para atrair espectadores, mas não dá pra negar que muito povo dali é curado mesmo de diversas enfermidades, ele não teria nem como pagar pra todo mundo fingir doença. A meu ver (e é só a minha humilde opinião) ele tem mesmo o dom de cura mas o usa para o mal, ou seja, ele realiza curas reais mas mistura com milagres fabricados e instrumentaliza ambos para conseguir arrecadar mais dinheiro e criar um "império", é a mesma estratégia do Macedo (embora o Macedo seja mais focado em exorcismos, enquanto o Valdemiro é mais focado em cura).

      Excluir
  17. Lucas, os pais da igreja eram aniquilacionistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um livro sobre isso, é só baixar e ler (o sexto da lista):

      http://www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html

      Excluir
  18. Lucas Neo-pentecostais podem ser considerados evangélicos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do neopentecostal. Eu não considero IURD, Mundial e "Deus é Amor" como igrejas evangélicas porque ultrapassam a barreira da tolerância, mas outras neopentecostais podem ser consideradas evangélicas apesar de vê-las com muitas reservas.

      Excluir
    2. Mas por que a Deus é Amor?

      Excluir
    3. E a igreja Plenitude do Agenor Duque e a Internacional do R.R. Soares?.

      Excluir
    4. "Mas por que a Deus é Amor?"

      Por isso:

      http://regulamentointernoipda.blogspot.com/2013/09/regulamento-interno-da-ipda-valida-ate.html

      "E a igreja Plenitude do Agenor Duque e a Internacional do R.R. Soares?"

      Agenor Duque é pior que Inri Cristo. Quanto ao R. R. Soares eu até gosto dele no geral, mas tenho minhas reservas em relação à denominação.

      Excluir
  19. Oh Bonzomonstro, eu tava conversando com cara da "esquerda Moderada", sobre se a MAIORIA dos esquerdistas brasileiros são de fato violentos.

    "Cara, o grande problema está em canais e influenciadores de Direita em fazer as pessoas acharem que os extremistas são a maioria, saia do sofá e vá conhecer um movimento de Esquerda que seja bem organizado e diga que apenas quer conhecer, você verá o quão será bem recebido, um dos exemplos: o Arthur do canal mamãefaleiBosta, há inúmeros vídeos dele tumultuando e agredindo pessoas de Esquerdas em seus movimentos e em seguida ligando a câmera, existem extremistas? Obviamente, mas vão conhecer um movimento de Esquerda frente a frente com o mesmo respeito que vcs gostariam que tivessem com os movimentos de Direita, aí vcs verão que é a minoria."

    Oque você responderia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como esse cara é mentiroso, o Arthur nunca agrediu pessoa nenhuma, manda ele mostrar um vídeo provando essa acusação. Ele apenas FAZ PERGUNTAS, que os militantes de esquerda por serem esmagadoramente intolerantes e burros partem para o vandalismo, para a agressividade e para a violência, que é tudo o que sabem fazer. O que você espera do tipo de gente que defende um ditador sanguinário como o Maduro, que é rejeitado até pela esquerda moderada no mundo todo? Ou o tipo de gente que em pleno século XXI ainda defende um modelo ultrapassado que nenhum país civilizado leva a sério e que não deu certo em lugar nenhum (comunismo)? Ou que defende a Coreia do Norte e as facções terroristas islâmicas anti-Israel? Essa gente só recebe cordialmente quem concorda com eles, se você discordar minimamente é tratado como um lixo; não há inteligência e nem educação no vocabulário deles, agem como animais irracionais guiados por instintos cegos, de quem é impossível conseguir um mínimo de diálogo sério.

      Excluir
  20. Respostas
    1. Ou seja, para ele Jesus trapaceou para não dizer nada com nada. ele era um anarquista anti-Estado e anti-impostos, mas teve que dissimular e fazer de conta que era a favor naquela ocasião para não ir preso (como se Jesus fosse um covarde que tivesse muito medo de ser preso, e por isso precisou apelar desse jeito para se safar...).

      Excluir
  21. Impressões da Idade Média do Prof.Ricardo da Costa. Os medievais monarquelhos tridentinos jesuítas católicos enoutecem ele por ser "O MELHOR MEDIEVALISTA DO BRASIL". Já leu ou ouviu falar do cara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar desse cara e eu duvido que ele tenha um mínimo de reconhecimento acadêmico. É o tipo de gentalha que os tridentinos pegam para efeitos propagandísticos; já que 99% está contra eles (incluindo todos os historiadores sérios), eles precisam pegar esses 1% de fanáticos católicos que dizem aquilo que eles querem ouvir e exaltá-los nas alturas para fazer de conta que são os únicos que sabem de tudo, forçando uma contraposição de forças que simplesmente não existe academicamente. É o revisionismo típico.

      Excluir
  22. Descobri tbm outro do Ricardo Costa:Visões da Idade Média

    ResponderExcluir
  23. Banzoli, você acha que o 11 de setembro foi realmente uma conspiração do governo americano pra ter uma justificativa pra invadir o Iraque, ou foi realmente um atentado terrorista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que um presidente seria burro a ponto de orquestrar um atentado ao maior símbolo do país passando uma imagem de insegurança geral e de incompetência e fraqueza do próprio governo para lidar com o terrorismo. É algo que alguém até poderia armar contra a oposição, mas não contra si mesmo. Isso manchou o governo do Bush e não trouxe nenhum resultado compensatório.

      Excluir
    2. Quais seriam as igrejas Neo, que poderiam ser consideras evangélicas?

      Obs: Vc poderia me passar algum artigo que refutasse aquela balela dos "Robôs Do Bolsonaro"?? Me desculpe por estar lhe voltando a esse assunto que nos já, mas queria poder entender melhor sobre isso e pq essas denuncias dos Robôs são falsas, para que um esquerdista me questionar sobre isso eu poder responde-lo.

      Excluir
    3. "Quais seriam as igrejas Neo, que poderiam ser consideras evangélicas?"

      Respondi sobre isso mais acima:

      http://www.lucasbanzoli.com/2019/02/existem-apostolos-nos-dias-de-hoje.html?showComment=1549610549752#c1965901213332270282

      "Obs: Vc poderia me passar algum artigo que refutasse aquela balela dos "Robôs Do Bolsonaro"?? Me desculpe por estar lhe voltando a esse assunto que nos já, mas queria poder entender melhor sobre isso e pq essas denuncias dos Robôs são falsas, para que um esquerdista me questionar sobre isso eu poder responde-lo"

      Não é que "os robôs são falsos", é que qualquer um pode criar um "robô" (conta automatizada) e sair postando o que quiser, até eu poderia fazer isso caso quisesse. Por isso no artigo que eu havia te passado na minha outra resposta eles afirmam que todos os candidatos tinham seus "robôs" (contas automatizadas postando conteúdo em seu favor), inclusive a quantidade de "robôs" do Haddad chegava perto da do Bolsonaro. O que eles deveriam provar é que o próprio Bolsonaro (e os outros candidatos também, por lógica) contratou esses robôs com dinheiro de caixa 2, mas isso nunca foi provado, e na verdade nem teria como provar, por isso ninguém perde tempo fazendo investigação com esse tipo de coisa, só gente tonta dá importância pra isso.

      Excluir
    4. Obrigado pela resposta!

      OBS: Eu não notado o link que vc havia me enviado, foi mal.

      Excluir
  24. Lucas, o São Paulo tem chance de ser campeão da libertadores? Eu, particularmente, não acredito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim esse time sem-vergonha não tem chance nem de passar do Talleres. Vamos ter que nos contentar com outro ano sem títulos, e o próximo também, até sair essa corja que governa o clube há mais de dez anos.

      Excluir
  25. Lucas, qual sua posição a respeito da Guerra do Paraguai? Eu vejo muitos esquerdistas dizendo que o Paraguay era uma potência regional e que só ficou pobre do jeito que é hoje por que o Império Britânico forçou o Brasil a declarar guerra e "destruir" o Paraguay. Mas por outro lado há os monarquistas usando a guerra pra falar do quanto o Brasil era poderoso e dizendo que foi o Paraguay que começou a treta após invadir o Mato Grosso, forçando o Brasil a formar uma aliança com Uruguay e Argentina (que também haviam sido invadidas) para declarar guerra e evitar novas invasões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Paraguai era "desenvolvido" em termos relativos, comparado à América do Sul apenas, ele não chegava no dedinho do pé de qualquer potência europeia ou norte-americana, por isso a tese da "conspiração inglesa" é completamente sem fundamento. Mas comparado ao Brasil e aos outros países vizinhos, ele realmente era "desenvolvido", porque tinha um pouco de indústria e de contingente militar organizado enquanto nós não tínhamos NADA. Por isso precisamos nos aliar a outros dois países, e mesmo assim começamos a guerra em desvantagem e só viramos o jogo porque o comandante deles era burro e o presidente era teimoso, foi tentar invadir por terra um país gigantesco como o Brasil, que recrutou novos soldados às pressas entre o povo e com a ajuda estrangeira conseguiu vencer depois de um bom tempo. Então nem o Paraguai era isso tudo, e muito menos o "Império do Brazil".

      Excluir
  26. Nesse contexto de diversidade de ideias, até antagônicas entre si, vc acha que Jesus vai assinar embaixo de tudo que fazem no nome dele? Porque o que mais tem é um monte de coisa sendo feita por pessoas que fazem isso achando que estão com endosso, seja por convicção, seja por exegese bíblica, seja por sexto sentido... sei lá, o que será que vai acontecer? Vai valer tudo ou vai ter um peneirada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vai ter uma peneirada, e uma das grandes. Grande parte do que fazem e do que já fizeram usando de forma indevida e até criminosa o nome de Jesus vai ter que prestar contas com Ele no dia do juízo final. Eu inclusive dou mais valor a um ateu que diz e faz atrocidades em nome de si mesmo do que a um "cristão" que faz as mesmas coisas se apropriando falsamente do nome de Cristo, porque este com o seu mau exemplo mancha o nome de Jesus e da fé cristã, tornando o Cristianismo hostil aos olhos dos não-convertidos. Por isso a Bíblia diz que tem gente que é melhor continuar na lama mesmo, do que vir e macular a pureza da fé.

      Excluir
    2. Já vi isso acontecer, um sujeito era meu chefe e era crente e falava de Deus e de Jesus mas tinha um péssimo exemplo como pessoa, muito bizarro, que nenhuma pessoa com plena faculdades mentais consentiria sem ser cristã ouvindo a mensagem de Deus vinda por meio de um cara daqueles a menos que realmente fosse Deus tocando mas é aí que está, que tipo de Deus seria Deus mandando como embaixador um cara como o meu antigo chefe, que todos atribuíam a autoridade de Satanás qualquer coisa que viesse dele? Por isso concordo, acho que realmente haverá uma passa de régua bem grande.

      Excluir
    3. Pois é, tem gente que tá mais pra embaixador do diabo se passando por embaixador de Deus, mas o próprio Senhor Jesus disse que havia joio semeado em meio ao trigo (desde aquela época). No dia do juízo tudo isso vai ficar claro e todos terão que acertar as contas com Ele.

      Excluir
    4. Nesse contexto, o versículo de Lucas 13:27, a reprovação se dará por questão de método ou questão de mérito? Ou os dois?

      Excluir
    5. Eu não sei exatamente o que você quer dizer com "questão de método", mas Jesus falava de pessoas que se passavam por cristãs sendo que suas atitudes o negavam na prática.

      Excluir
  27. Moises não entrou na terra prometida. Qual o motivo? Vc concorda com esse artigo: http://www.morasha.com.br/sabedoria-judaica/por-que-moises-nao-entrou-na-terra-de-israel.html thanks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tese de que Deus proibiu Moisés de entrar na terra prometida porque “bateu na rocha” é bobagem, a razão foi por ter atribuído a si mesmo o milagre da água jorrando da rocha em vez de dar a glória a Deus:

      “Moisés e Arão reuniram a assembléia em frente da rocha, e Moisés disse: ‘Escutem, rebeldes, SERÁ QUE TEREMOS QUE TIRAR ÁGUA DESTA ROCHA PARA LHES DAR?’. Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam. O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: ‘COMO VOCÊS NÃO CONFIARAM EM MIM PARA HONRAR MINHA SANTIDADE À VISTA DOS ISRAELITAS, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou’” (Números 20:10-12)

      Excluir
    2. Os discípulos corriam o mesmo perigo de cometer o mesmo erro de Moisés, no episódio em Lucas 9:51-56. Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: "Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los? " Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: "Vocês não sabem de que espécie de espírito são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los"; Alías quando Jesus disse "tipo de espírito", ele quis dizer o que exatamente com essa pergunta?

      Excluir
    3. É no sentido de que eles tinham um espírito muito violento, impetuoso. Por isso foram apelidados de "filhos do trovão" (Mc 3:17).

      Excluir
  28. Um dúvida: o Judaísmo Nazareno e o Judaísmo Messiânico são vistos pelo Judaísmo Ortodoxo como uma forma de cristianismo. Os cristãos em geral olham para as duas coisas como sendo algo judaizante, ou seja, eles tipo que apanham pelos dois lados. Mas não dá pra negar o fato de que eles aproximaram realmente judeus do verdadeiro Messias, que é Jesus. E ainda guardam alguma coisa ou bastante coisa do judaísmo mais como identidade étnica do que procedimento de salvação (tipo agora guardam a lei não para se salvar, mas porque estão salvos, guardadas as devidas proporções). Por outro lado, não podemos negar que dentre os cristãos já apareceram muitas coisas bem ruins... e outras esquisitas, como isso aqui: https://www.youtube.com/watch?v=T6uiwS5RNhA . O que vc pensa disso tudo? Imagino que precisamos parar e olhar um pouco para trás, porque dependendo do ponto de vista, as vezes o judaísmo está mais proximo do que os Apóstolos pregaram (proximidade, não digo que seja exatamente correto) do que as igrejas de onde em dia, generalizando a coisa... O que achas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse evangelho judaizante é a mesma coisa que foi condenada por Paulo na carta aos gálatas. O fato de existirem erros bizarros em algumas igrejas não-judaizantes não anula o outro erro e nem o torna menos errado por conta disso. Devemos evitar os dois extremos, porque os dois estão errados.

      Excluir
  29. Lucas, Jesus é mesmo preexistente ou ele é fruto do ventre?



    Isaias 49.5 E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser seu servo.

    Lucas 1:42 e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!

    ResponderExcluir
  30. Avalie:

    https://youtu.be/_ZphhwXbSmI

    Está realmente tendo uma onda socialista nos Estados Unidos como esse vídeo diz? Mas como? Sendo que os Estados Unidos por serem um país protestante jamais apoiaria o socialismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma "onda socialista". O que existe é uma ala do Partido Democrata que é abertamente socialista e que parece estar crescendo (nas costas de Bernie Sanders, que perdeu as últimas prévias dos democratas).

      Excluir
  31. Banzoli, nao entendo por que perseguem tanto o Valdomiro, um homem de Deus, que ajuda milhares de pessoas todos os anos, diz para uma pessoa que recebeu cura atraves dele que ele presta, isso é cruel. Essaperseguição implacavel contra ele, que vem das trevas, só comprova que ele é um servo de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem me dera ser "perseguido" igual ele, com milhões de reais na conta do banco, com jatinho particular e uma fazenda gigantesca comprada com os dízimos e ofertas dos irmãos pobres da igreja, que pagam mil pilas em um "sabonete consagrado" ou em uma "caneta ungida" acreditando que assim serão prósperos...

      Excluir
  32. Banzoli por que a igreja Deus é amor é considerada legalista e as vezes polêmica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso:

      http://regulamentointernoipda.blogspot.com/2013/09/regulamento-interno-da-ipda-valida-ate.html

      Excluir
  33. Lucas o que você acha dos liberais e do MBL (Movimento Brasil Livre)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou liberal na economia e no geral gosto do trabalho do MBL (principalmente do Kim e do Arthur, os outros não conheço bem).

      Excluir
  34. L'Inquisizione achei mais um livro ENDEUSADO pelos tridentinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentei sobre ele numa parte deste artigo:

      http://www.lucasbanzoli.com/2018/06/entenda-tudo-sobre-inquisicao-e-caca.html

      Excluir
  35. Banzoli, você acha que a idade das trevas teria acontecido se os bárbaros não tivessem derrotado os romanos e dominado a Europa? E como você acha que o mundo seria caso o Império Romano do Ocidente não tivesse caído?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente seria melhor, porque a Alta Idade Média foi um período de evidente atraso em função dessa invasão dos bárbaros. Mas também não acho que seria isso tudo. Sem a Reforma, a "ética" vigente tanto na Antiguidade quanto na Idade Média continuaria emperrando o avanço científico, tecnológico e econômico de um jeito ou de outro. Era essa ética pagã e católica que precisava ser quebrada para dar lugar a uma superior, que foi o que a Reforma fez, abrindo as portas para o mundo moderno.

      Excluir
  36. Apóstolo Banzoli rsss,parabéns pelo artigo,vc citou e colocou a foto do Valdemiro ,por ela ser o "apóstolo "em maior evidência no momento,mas no Brasil que eu me lembre o primeiro a utilizar esse título foi o Estevam Hernandes da Igreja Renascer,vc tem conhecimento de como surgiu esse título entre os neopentecostais?Porque pelo que li o Estevam Hernandes foi consagrado por um outro "apostolo "britânico chamado Colin Dye,porém desconheço como surgiu o título e quem foi o primeiro "apóstolo "da era contemporânea ,o único apóstolo contemporâneo que eu respeito es tu Banzolao ,me convide para sua consagração ao apostolado rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço esse Colin Dye e francamente não sei quem foi o primeiro "apóstolo" moderno que inventou isso, mas com certeza foi um erro (no sentido em que eles colocam). Eu até procurei aqui superficialmente para ver se encontrava alguma informação sobre isso, mas não achei nenhuma. É o tipo de coisa que não importa muito quem semeou o erro primeiro, o que importa é que o erro precisa ser desfeito.

      Excluir
    2. O livro ´´Apóstolos`` do Nicodemus, faz análises históricas sobre esses movimentos. Recomendo:
      https://drive.google.com/drive/folders/172KhKqsQtvFUQ3Va1wj7ZuRzHVIOhV6t?fbclid=IwAR23AK0atbHplf3-quMLdssFtXIP7GBrhL7tRq504efNo9UBQ2qPXXUcN8w

      Excluir
  37. Apóstolo Banzolao conheces a página do Facebook Brigada Politica?Se nao,te recomendo uma página de direita conservadora anti olavista,a primeira que conheci rss,andava até desanimado de acompanhar os pensadores de direita,porque eram todos olavistas,estava revoltado com isso,ate tinha te falado que os unicos direitistas nao olavistas que eu conhecia eram você e o Julio Severo,mas que bom que existem mais

    ResponderExcluir
  38. Apóstolo Banzolão,aqui o link da Brigada Política https://www.facebook.com/brigadapolitica/,infelizmente a página é pequena ainda,tem 8329 curtidas e 9815 seguidores,mas acho importantíssimo divulgá-la,para mostrar que tem gente séria na direita conservadora que não se rende ao picareta do astrolavo,https://www.facebook.com/brigadapolitica/photos/a.903883033068044/1937638049692532/?type=3&theater

    ResponderExcluir
  39. Quais os erros da "Deus é amor"? Marco Antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja aqui:

      http://regulamentointernoipda.blogspot.com/2013/09/regulamento-interno-da-ipda-valida-ate.html

      Excluir
    2. Paz do Senhor, minha sogra ERA de lá e já me contou que praticamente TUDO é pecado, mas essa do "* só pode usar bermuda.." foi demais (deve ser o único "santo" suficiente pra isso). Isso me lembrou quando conversei com um irmão de lá, eu perguntei "É verdade que vocês são obrigados a dormir de terno?" Basicamente estou esperando a reposta até hoje (de tanta enrolação pra responder.)

      Excluir
    3. Eu até imagino os apóstolos (Pedro, Paulo, João, etc) dormindo de terno para não pecar e ir pro inferno...

      Excluir
  40. A respeito da Trindade, vc concorda com esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=f31jB0nw-uE , bem ou mal, achei interessante. Thanks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente vídeo, excelente mesmo. Até adicionei aos favoritos aqui. Vlw!

      Excluir
  41. Respostas
    1. O bispo na igreja primitiva era a mesma coisa que o pastor ou presbítero. Eram três nomenclaturas diferentes para falar do mesmo cargo ou função. Em Atos 20, Paulo mandou chamar os PRESBÍTEROS da Igreja (v. 17), e então lhes disse:

      "Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou COMO BISPOS, para PASTOREAREM a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue" (Atos 20:28)

      Ou seja, pastor, presbítero e bispo era a mesma coisa naquela época. É por isso que no famoso texto de Efésios 4:11 Paulo não menciona presbítero nem bispo, porque eles já estavam implícitos na figura do pastor (que foi mencionado). Infelizmente essa coisa de distinguir presbítero e bispo como dois cargos distintos (e com o bispo em posição de superioridade sobre o presbítero) começou cedo na igreja, porque Inácio já escreve nesses termos ainda no início do século II. E hoje em dia os presbíteros foram rebaixados mais ainda, ao patamar de "ajudantes de pastor", quando o próprio apóstolo Pedro se qualificava como um presbítero (1Pe 5:1).

      Excluir
    2. Acho muito engraçado essa coisa de títulos. Fiz parte de uma igreja que tinha ministro de tudo que é coisa: louvor e adoração, missões e por aí vai. Eu era adolescente e fazia parte da "corja" que via erro em tudo que era feito e discordava sempre, mesmo calado. Eu queria ser Ministro de Lambaio-Maior (referencia a Estado Maior), porque limpava a igreja depois da EBD. Eu realmente pedi esse título e obviamente perdi muitos amigos porque é uma forma de criticar o que estava sendo feito, tanto é que o pastor muito provavelmente me odeia até hoje. Saí da igreja e tomo muito cuidado para não fazer nenhuma bobagem com a minha vida para que as pessoas ali não apontem o dedo para mim depois.

      Excluir
    3. A propósito, acabei de escrever um artigo mais explanado sobre isso:

      http://www.lucasbanzoli.com/2019/02/voce-sabia-que-pastor-presbitero-e.html

      Excluir
  42. Uma pergunta: Trono de Deus seria uma expressão simbólica ou de fato Deus estaria assentado em um Trono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acho que Deus literalmente precisaria de um trono para se sentar (embora ele se apresente de forma visível aos anjos que estão na sua presença, então isso é possível), mas independente de ser literal ou não, o mais importante é o que isso representa: a autoridade e a majestade de Deus (já que naquela época os reis se assentavam em tronos, assim como os juízes, e Deus é retratado como rei e juiz).

      Excluir
  43. Podemos chamar isso de sincretismo religioso ou crendice? https://estrangeira.wordpress.com/2013/05/04/renascer-adere-aos-poderes-magicos-da-mezuza/

    ResponderExcluir
  44. Oseias 14:7 ARA "Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide; a sua fama será como a do vinho do Líbano." De quem esse versículo está falando? Quem são esses que estão sentados? Procurei na net mas não achei nada útil, tirando um vídeo interessante: https://www.youtube.com/watch?v=fvicxsWccUg poderia ver e me dar uma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse capítulo está falando da restauração de Israel, é só ler o capítulo desde o verso 1 que fica bem claro. A tradução da NVI, como sempre, é bem mais precisa em transmitir o sentido correto do texto:

      "Os que habitavam à sua sombra voltarão. Reviverão como o trigo. Florescerão como a videira, e a fama de Israel será como o do vinho do Líbano" (Oséias 14:7)

      Ou seja, tudo o que o texto está dizendo é que Israel seria restaurado à glória de outrora, por isso a parte final do verso diz que "sua fama será como a do vinho do Líbano". Abs!

      Excluir
  45. Bíblia King James Atualizada Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver. De que Escritura Paulo tava falando? Pq tipo, na hora exata que ele escreveu, não havia novo testamento. Ele tava falando valor moral havia que havia sido escrito no Antigo Testamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele estava falando da natureza da Escritura. Em sua época só havia o AT e uma parte do NT, mas isso se aplica à Escritura inteira, inclusive àquilo que ainda seria escrito. Isso seria como se eu dissesse que "todas as cobras rastejam", isso seria uma descrição da natureza das cobras, não faria sentido dizer que eu só estou falando das cobras que já existiram até hoje, isso obviamente também se aplicaria às cobras que estão nascendo e que ainda virão a nascer, pois todas elas compartilham a mesma natureza.

      Excluir
  46. Banzoli, você acha que a Biblioteca de Alexandria poderia conter informações imprescindíveis ao Cristianismo ?Se sim, você consegue imaginar alguma coisa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que "imprescindíveis", imprescindível mesmo só a Bíblia, mas poderia conter informações de cunho histórico, literário e filosófico muito úteis (mas nós nunca saberemos, justamente porque foi destruída).

      Excluir
  47. https://www.youtube.com/watch?v=LLcDdD0-Kok

    https://www.youtube.com/watch?v=kygSDYIvTbw

    Oq vc acha Lucas, achei bem preocupante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi os vídeos, mas qual é a parte preocupante que você se refere? A "nova esquerda" do Ciro Gomes ou a divisão no governo Bolsonaro?

      Excluir
    2. A divisão do governo Bolsonaro

      Excluir
    3. Isso era óbvio que aconteceria. O Olavo compra briga com literalmente todo mundo que não faz parte da seita dele, age assim desde sempre, era apenas questão de tempo até isso acontecer. O importante é que o Bolsonaro deixe o velho falando com os seus ascetas e não interfira nas decisões do governo, porque que ele vai arrumar confusão, está na cara que vai (ainda mais por se considerar o "mentor intelectual" dessa "nova direita" que elegeu Bolsonaro, então se vê como um reizinho a quem todos devem submissão incondicional).

      Excluir
    4. Vc acha que essa divisão entre Olavetes e não Olavetes no governo possa atrapalhar o Bolso a aprovar medidas que importantes para o nosso país?
      E outra, vc acha que isso pode fazer a esquerda chegar ao poder em 2022?

      Excluir
    5. Atrapalhar já atrapalha, mas isso era previsível. Uma das razões pelas quais eu evitei o voto no Bolsonaro em primeiro turno é porque eu sabia que ele se meteria nessas dificuldades, tanto pelas divisões internas em função da influência do Olavo quanto pela esquerda que seria uma oposição muito mais virulenta (e também por duvidar da capacidade de negociação do PSL). Mas se ele ignorar tudo isso e simplesmente dar carta branca para deixar o Paulo Guedes trabalhar à vontade (que é a grande esperança desse governo, a meu ver), a economia apresentará bons resultados e todo governo que vai bem economicamente consegue a reeleição. Por isso o meu medo maior no presente momento é que apareça um "Adélio" no caminho do Guedes ou que o Bolsonaro e ele tenham divergências e este tenha o seu trabalho limitado, porque com as mãos atadas ele não vai conseguir nada. Então embora eu não seja um admirador do atual governo, eu tenho perspectivas altas porque confio muito na política liberal do Paulo Guedes, é a primeira vez que temos como Ministro da Fazenda alguém efetivamente liberal, a grande questão é se ele vai ter carta branca ou não. Por mim o Olavo poderia arrumar encrenca com todos os outros que surtiria um efeito mínimo, o problema é se a divisão atingir o aspecto econômico, aí ja era.

      Excluir
  48. Lucas, você acredita que Deus sempre atende com misericórdia todos que reconhecem que precisam da misericórdia de Deus e sinceramente buscam por ela em Deus?

    E quanto às expressões "buscar" e "invocar" referentes ao buscar e invocar a Deus, o que realmente significam de acordo com a Bíblia? Significa orar a Deus, chamar o nome Dele, ou algo mais?
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Lucas, você acredita que Deus sempre atende com misericórdia todos que reconhecem que precisam da misericórdia de Deus e sinceramente buscam por ela em Deus?"

      Com certeza.

      "E quanto às expressões "buscar" e "invocar" referentes ao buscar e invocar a Deus, o que realmente significam de acordo com a Bíblia? Significa orar a Deus, chamar o nome Dele, ou algo mais?"

      Significa ir a Deus buscando o perdão e uma aproximação com Ele, o que se dá principalmente mediante orações sinceras e espontâneas que fluam do fundo do coração. Abs!

      Excluir
  49. O que significa "água da vida" em Apocalipse 22.17?
    E esse texto está dizendo que absolutamente todos quantos quiserem beber dessa água podem beber? E quem são os que têm sede?
    E mais: esse texto tem paralelo com Isaías 55.1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "água da vida" é uma metáfora para aqueles que tem "sede de Deus", que cuja alma será plenamente saciada na vida eterna e que não terão falta de nada. Há um paralelo com Isaías 55:1 sim, que transmite o mesmo sentido.

      Excluir
    2. Como assim? A água da vida são os que têm sede de Deus ou aquilo com relação ao qual se tem sede?
      Como pode alguém ter sede de água da vida se água da vida é aqueles que tem sede?
      Agora isso ficou confuso rs

      Excluir
    3. Reformulando então: a "água da vida" é uma metáfora APLICADA ÀQUELES que tem "sede de Deus", cuja alma será plenamente saciada na vida eterna e que não terão falta de nada.

      Excluir
  50. Lucas, poderia comentar rapidinho sobre esse livreto a respeito dos evangelhos? https://drive.google.com/drive/folders/172KhKqsQtvFUQ3Va1wj7ZuRzHVIOhV6t?fbclid=IwAR23AK0atbHplf3-quMLdssFtXIP7GBrhL7tRq504efNo9UBQ2qPXXUcN8w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qual livro você se refere? O link abre uma página com um monte de livros diferentes.

      Excluir
    2. Desculpa Lucas. Sou aquele rapaz, que você enviou o link dessa biblioteca cristã. Enviei o link errado, a verdade é que não estou conseguindo colocar o link certo. Mas o livreto que eu falo, é o que está na seção de apologética, se chama A História dos evangelhos. É o segundo dessa seção. Lá na biblioteca cristã do google drive.

      Excluir
    3. Hahahaha sou outro anonimo, olha eu olhei a lista de livros. Tem vários livros do Nicodemus. Pedir pro Nicodemus falar de Calvinismo é mesma coisa que o Lula falar sobre Petismo.

      Excluir
    4. Até a página 4, eu concordo com quase tudo o que ele disse, e é realmente um bom texto. Da 5 em diante eu discordo de absolutamente tudo o que ele diz, é apenas a reprodução das teses da teologia liberal sobre Jesus e os evangelhos, totalmente desconectada da realidade. Tudo o que eles afirmam sobre a datação, ordem e natureza dos evangelhos é escandalosamente falso; eu fiz uma abordagem mais sóbria aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2018/05/resolvendo-o-problema-sinoptico-da.html

      Aquilo que ele diz sobre as bodas de João 2 serem o casamento do próprio Jesus é ridículo, o próprio texto diz que Jesus foi CONVIDADO para o casamento, quem é que convida a si mesmo para o seu próprio casamento?

      "Jesus e seus discípulos também haviam sido CONVIDADOS para o casamento" (João 2:2)

      Excluir
    5. Muito obrigado pela resposta, Lucas.

      Excluir
  51. Lucas aquele seu amigo das piadas nunca mais trouxe nenhuma. Você conhece ele da onde? Ele é daí de São José?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei da onde ele é, mas há algumas semanas ele voltou com umas piadas novas...

      Excluir
  52. Me atrasei. Passo para te desejar um Shabbat Shalom atrasado, mas não sonegado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se Shabbat Shalom atrasado vale, mas obrigado de qualquer jeito :)

      Excluir
  53. Poderia me indicar alguma leitura ou algum fonte de estudo a respeito do neognosticismo? Thanks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem pouca coisa sobre isso, mas dá uma olhada aqui:

      http://www.apologetica.pt/?p=135

      Excluir
  54. Banzoli vai existir animais na Nova Terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, a nova terra nada mais é senão o retorno da criação ao seu estado original e puro (quando já havia animais).

      Excluir
  55. Paulo seria então um apóstolo lato sensus?.

    ResponderExcluir
  56. Avalie:

    https://youtu.be/2DEGosaHMlM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos dessa vez ele fez um bom vídeo (tirando a parte de que a Dilma não cometeu crime de responsabilidade).

      Excluir

Fique à vontade para deixar seu comentário, sua participação é importante e será publicada e respondida após passar pela moderação. Todas as perguntas e comentários educados são bem-vindos, mesmo que não tenham a ver com o tema do artigo. Críticas serão publicadas desde que não faltem com o respeito e não sejam feitas em anonimato.

*Caso o seu comentário não tenha sido publicado dentro de 24h, reenvie-o.