29 de dezembro de 2018

112 Como era o mundo antes do capitalismo


Na escola, na mídia, na política, na televisão, numa mesa de bar ou seja lá onde for, somos sempre bombardeados com ataques dos mais inflamados ao capitalismo, seja atribuindo ao mesmo a pobreza que há no mundo, seja o responsabilizando pela desigualdade social. A impressão que se tem é que antes do capitalismo o mundo era uma maravilha, não havia pobreza, eram todos felizes, imperava uma invejável igualdade social e viviam todos em um Paraíso terrestre maculado pelo capitalismo malvado. Acho que não há quem tenha cursado ao menos o primário sem ter essa impressão muito forte. Eu também a tinha, até começar a estudar a história do mundo – especialmente aquela parte tão constantemente esquecida, a de quando não havia capitalismo.

26 de dezembro de 2018

191 Entenda de forma simples o que está por trás da “guerra cultural” ideológica entre católicos, ateus e protestantes



Se você está confuso com a imensidão de ideologias defendidas no meio político-religioso e se vê desnorteado em meio a tantas “guerras virtuais” de internet, este artigo é pra você. Ainda que haja muitas discussões diferentes, você logo verá que muitas delas estão conectadas umas às outras, as quais eu tratarei aqui resumidamente. Tudo o que aqui consta eu trato com mais profundidade em artigos e livros, alguns dos quais linkarei ao longo do texto. Embora haja muito mais do que três ideologias no mundo, eu tratarei aqui apenas essas principais por serem as únicas com relevância em nosso país. São elas: (1) ideologia católica; (2) ideologia protestante; (3) ideologia ateísta. A partir dessas três principais cosmovisões surgem as subdivisões políticas e sua influência sobre o mundo, o que é rotineiramente ignorado por leigos que geralmente entram na apologética pensando apenas no aspecto doutrinário da coisa.

11 de dezembro de 2018

200 Qual é a verdadeira origem de Satanás?



Historicamente as igrejas cristãs tem sempre entendido que Satanás nem sempre foi “Satanás” (ou seja, opositor ou adversário, que é o significado do seu nome), mas era no princípio um anjo de luz que por desobediência e rebeldia foi expulso do Céu – levando uma parte dos anjos consigo – e se tornou aquilo pelo qual conhecemos hoje. Este é um dos poucos assuntos em que as igrejas protestantes, católicas e ortodoxas concordam, e me parece não ter havido controvérsias antigas a este respeito. Era um raro consenso, apesar de tantas divergências que sempre marcaram todas as eras. Mas em tempos recentes, alguns têm colocado este ensino em xeque – principalmente grupos de “desigrejados”, embora a ideia tenha alguma aceitação entre um ou outro cristão denominacional.

9 de dezembro de 2018

96 Quer amar o papa? Aprenda como com Pio X

(Ame-o)

Ontem um leitor me perguntou sobre o texto de Gálatas 2:11, onde Paulo diz que “quando Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável” (NVI). Em outra tradução, «lhe resisti na cara, porque era repreensível» (ACF). A Vulgata Latina, tradução oficial da Igreja Católica, verte por «cum autem venisset Cephas Antiochiam in faciem ei restiti quia reprehensibilis erat», que traduzido seria «quando Cefas veio a Antioquia, lhe resisti na face, porque era repreensível». Ou seja, em qualquer versão, seja católica ou protestante, Paulo repreendeu Pedro publicamente e se opôs a ele nesta ocasião. Isso está claro, e poucos apologistas católicos o contestam – apesar de acreditarem na infalibilidade papal e que Pedro foi o primeiro papa.

5 de dezembro de 2018

89 Como e por que a esquerda se tornou odiosa?



Voltemos para 2002. Após quase levar em primeiro turno, Lula é eleito no segundo turno com 61% dos votos, se tornando o segundo presidente mais votado na história do mundo (atrás apenas de Reagan, em 1980). As igrejas, incluindo católicas e protestantes, lhe declaram apoio em grande parte, ou pelo menos neutralidade. Lula tem a simpatia até mesmo de seus adversários – FHC disse ter ficado “emocionado” ao lhe passar a faixa presidencial. Nem mesmo o mensalão conseguiu abalar sua popularidade, pois foi reeleito com quase a mesma quantidade de votos. Agora volte a 2018. A esquerda é odiada, o PT é execrado, a direita cresceu muito e se radicalizou tanto quanto, assumiu o poder nos braços do povo e o Lula tá preso, babaca. O que explica uma reviravolta tão inesperada e gritante?

1 de dezembro de 2018

152 Não se engane: há diferença entre um conservador e um reacionário



Nestes últimos tempos, estamos sendo bombardeados com notícias sobre o “crescimento do conservadorismo”, a “onda conservadora”, os “novos conservadores” e o caramba a quatro. Tem-se a impressão de que a política brasileira está passando por uma verdadeira revolução conservadora, esclarecida, equilibrada e consciente. Eu não estou aqui para negar que talvez haja de fato um aparente crescimento de conservadores, mas é preciso destacar que grande parte disso não passa de reacionarismo puro disfarçado de conservadorismo.

29 de novembro de 2018

75 Devemos fazer do jejum uma forma de sacrifício a Deus?



Vamos falar de coisa boa: vamos falar de Tekpix. Mentira, vamos falar de jejum. Mas para muita gente, o jejum está quase tão longe de ser uma “coisa boa” quanto a Tekpix – embora o façam como uma forma de suplício, uma penitência, um sacrifício para ganhar em troca o favor de Deus. E embora este conceito penitencial do jejum provenha da mentalidade católica medieval que permanece viva ainda hoje, eu não estou falando de católicos aqui: falo de muitos crentes, que ainda pensam ser necessário fazer certos sacrifícios para alcançar o favor divino, entre os quais encontra-se o jejum. No entanto, já há muito tempo Deus nos alertava dizendo que “desejo misericórdia, não sacrifícios” (Os 6:6).

25 de novembro de 2018

107 Mateus 10:28 prova que a alma não morre?


Ao longo de quase uma década debatendo com imortalistas, eu jamais recebi qualquer resposta sobre as centenas de passagens bíblicas que afirmam expressamente que a alma morre (você pode conferir algumas delas aqui e aqui), mas, em vez disso, todos rebatem essas centenas de textos com um: Mateus 10:28. Sempre me perguntei que diabos de exegese é essa que condiciona a interpretação de centenas de textos a um só, e onde esse único texto tem mais peso que as centenas de outros textos – ainda mais quando o bê-a-bá da hermenêutica consiste em deixar a Bíblia interpretar a Bíblia, ou seja, que os textos mais claros falem pelos mais difíceis, e, naturalmente, que um texto solitário seja interpretado à luz da multidão de textos que abordam a mesma coisa, a fim de que a própria Bíblia não entre em contradição.

21 de novembro de 2018

93 Por que há menos guerras hoje do que antigamente?



Quando eu era criança, via na televisão os noticiários de guerras (principalmente na Palestina) e tinha a impressão de que nunca antes houve tantas guerras do que no período atual. Ingenuidade pura. Quando comecei a estudar história, me dei conta de que as guerras atuais não representam sequer um número fracionário diante do habitual dos tempos antigos. Independentemente do período que se estude – Idade Antiga, Média ou Moderna, e mesmo boa parte da Contemporânea – uma coisa é sempre uma constante: guerras, guerras e guerras sem parar. Algumas delas são mais famosas, como a Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Eu francamente não consigo imaginar dois países civilizados como Inglaterra e França lutando por mais de cem anos nos dias de hoje, mas tal coisa não era nada surpreendente na Idade Média.

17 de novembro de 2018

111 Por que precisamos de uma Escola Sem Partido



Eu fiz meu Ensino Fundamental em uma escola privada e confessional cristã. Quando estava na 5ª série, meu professor de história e geografia dizia que o presidente americano George W. Bush roubaria a Amazônia do Brasil. Literalmente isso: roubaria. De uma hora pra outra, o malandrinho diria que a Amazônia não é mais território nosso, mas deles (sabe-se lá por quê). Mais tarde cursei meu Ensino Médio em outra escola privada, embora não-confessional. Inclusive o diretor e dono do colégio era declaradamente anti-PT. Mesmo assim, o professor de inglês do meu primeiro ano dizia – adivinhe só – que Bush roubaria a Amazônia do Brasil. Na verdade ele não apenas dizia: ele garantia. Era uma coisa tão “concreta” que todos acreditaram (até eu, que já tinha ouvido a mesma estória quatro anos antes).

14 de novembro de 2018

153 A República deu errado?



Não há nada que me revolte mais do que a mentira. Quando eu estudei extensivamente sobre os jesuítas para a escrita do meu primeiro livro sobre os 500 anos da Reforma, o que mais me indignou não foi o fato de serem católicos, mas sim por recorrerem àquilo que chamavam de “reservas mentais”. Elas basicamente consistiam em um passe-livre para mentir à vontade (e não raras vezes coisas bem piores que a mentira), contanto que a finalidade fosse "nobre" (ou seja, que servisse em prol da igreja deles). É o velho ditado do “fim justifica os meios”. Mas esqueçamos os jesuítas por um momento, porque neste mundo o que não falta é gente disposta a mentir, trapacear e jogar sujo o quanto puder para alcançar seus objetivos. E no que se refere a isso, há um grupo que é simplesmente imbatível: os monarquistas.

11 de novembro de 2018

141 Tomás de Aquino e a misoginia medieval



A Antiguidade tendia a enxergar a mulher como um intermediário entre o homem e o animal. Era assim que Aristóteles, o principal filósofo grego e propagador das ideias helenistas, dizia expressamente. O Cristianismo elevou o status da mulher na sociedade e lhe conferiu dignidade moral em relação ao homem, mas isso não durou para sempre e nem ocorreu sem altos e baixos. Um desses “baixos” é a Idade Média, que se por um lado não voltou a comparar a mulher aos animais, por outro lado voltou a encará-la como uma espécie inferior aos homens. E isso aconteceu principalmente por uma razão muito simples: a “ressurreição” de Aristóteles na escolástica medieval.

7 de novembro de 2018

72 Batismo no Espírito Santo significa falar em línguas?



Há alguns dias escrevi este artigo sobre o dom de línguas, onde defendo à luz da Bíblia o entendimento pentecostal do dom. No final do artigo eu antecipei que os pentecostais também cometem muitos erros no que concerne ao tema, os quais não me aprofundei para não me alongar excessivamente ali. Então farei isso agora, a começar pela interpretação de que o dom de línguas consiste na mesma coisa que o batismo no Espírito Santo, o que na minha opinião é a raiz dos erros mais graves (os quais abordarei no final do artigo).

2 de novembro de 2018

110 Aliancismo ou Dispensacionalismo?



Aliancistas e dispensacionalistas brigam há muito tempo para ver quem tem a interpretação escatológica mais correta da Bíblia. Seria ridículo e prepotente pensar que um simples artigo como este colocaria um ponto final a uma discussão tão abrangente que já leva séculos. Contudo, como ainda não escrevi um artigo lidando especificamente com essa discussão e mostrando o meu ponto de vista a respeito, ele vem em boa hora. Primeiramente começarei abordando aquele que eu considero o sistema mais defasado e problemático entre os dois, o aliancismo.

29 de outubro de 2018

88 O que explica o fenômeno Bolsonaro e o que eu espero daqui pra frente



Este é meu último artigo sobre as eleições, mas não poderia deixar de escrevê-lo. A cada quatro anos, ganhe quem ganhar, sempre dizem que “estamos vivenciando um momento histórico”. No entanto, desde que me conheço por gente, acredito que esta tenha sido a primeira eleição onde algo realmente histórico ocorreu. Nada espelha melhor esses novos tempos do que o novo presidente eleito ter escolhido o facebook para fazer seu primeiro discurso da vitória, em vez da mídia tradicional. De fato, essas eleições foram a vitória da internet sobre a velha mídia: um fenômeno de internet com 8 segundos de tempo de TV, com uma coligação que mal chegava a ser coligação e praticamente sem fundo partidário, deixando com 4% outra candidatura que praticamente monopolizou o horário eleitoral com uma coligação enorme e dinheiro que não acabava nunca, e derrotando uma outra que não perdia uma eleição nacional desde 1998.

23 de outubro de 2018

142 O dom de línguas se refere a línguas humanas ou espirituais?


Desde já, preciso adiantar uma coisa: eu não falo em línguas, nem creio que Deus dê a todos este dom (cf. 1Co 12:30). Pessoalmente falando, eu não teria absolutamente qualquer problema em reconhecer que o dom de línguas são idiomas terrenos, se este fosse o caso. Eu continuaria sendo protestante e não tenho qualquer apego especial ao pentecostalismo como se fosse uma vertente infalível da qual não posso sair. A única razão pela qual me considero pentecostal é que até hoje todas as razões que já vi serem dadas para não ser são miseravelmente ruins, seja no que diz respeito ao cessacionismo, seja, especialmente, no que concerne ao dom de línguas.

19 de outubro de 2018

120 Entenda de forma simples o que é socialismo e comunismo e por que são tão perigosos



Embora a maioria das pessoas nos dias de hoje já sejam “politizadas” (às vezes até demais), ainda há muitos que não sabem o que é o comunismo ou por que ele soa tão ameaçador. Já recebi algumas vezes aqui e no facebook algumas mensagens de pessoas me indagando sobre o que é o socialismo e o comunismo, porque o pouco que aprenderam na escola vem de forma deliberadamente distorcida e manipulada. E muitas vezes quem aborda o tema longe do viés marxista o faz de forma tão técnica e complexa que mais ajuda a confundir do que a explicar. Então decidi escrever este artigo, visando especificamente explicar o que é o socialismo e o comunismo para leigos, da forma mais simples e objetiva possível. Aposto que há muitos aqui que conhecem mais deste assunto do que eu, e que poderão contribuir nos comentários com mais informações, correções ou observações necessárias.

16 de outubro de 2018

107 Cristão não pode se envolver com política?



Nesta época, tão próximo estamos das eleições, vemos diversos cristãos das mais diversas denominações religiosas manifestando apoio a Jair Bolsonaro neste segundo turno contra o petista Fernando Haddad, seja em manifestações de facebook, ou por whatsapp, ou em blogs como este, ou através do youtube – além do boca a boca, é claro. Semana passada eu me manifestei neste artigo, cuja repercussão no facebook foi bem semelhante ao que eu costumo ver por aí: a maioria apoiou, pois também prefere Bolsonaro a Haddad; uma minoria criticou, pois prefere Haddad a Bolsonaro, e uma minoria criticou pelo simples fato de tratar de política, pois “cristão não pode se envolver com política”.

5 de outubro de 2018

83 Não vote neste candidato!



Com as eleições tão próximas, não pude deixar de escrever um artigo sobre em qual candidato não votar. Eu não estou falando de um candidato em particular, mas de tipos de candidatos muito comuns na política, entre prefeitos, governadores, senadores, deputados e presidentes. Portanto, eu não citarei nomes aqui, mesmo porque não é necessário: o discurso se ajusta a muitos deles, e o próprio leitor poderá chegar às suas próprias conclusões. Também pouparei o leitor do óbvio: coisas como o candidato que quer legalizar aborto, drogas, prostituição, ideologia de gênero e coisas do tipo, as quais todo cristão esclarecido já sabe de cor e salteado. Vou colocar a ênfase nos tópicos que ainda pegam muita gente desprevenida, que ainda não está vacinada contra esse tipo de discurso.

3 de outubro de 2018

61 O Brasil melhorou economicamente por causa de Lula nos anos 2000?



Estamos às portas das eleições, e o argumento número um (para não dizer o único) usado pelos petistas e por quem pretende votar no candidato de Lula é que este “melhorou a vida dos brasileiros”, economicamente falando, durante o seu período de governo. Inclusive muitos dos que votam hoje no PT fazem isso por saudosismo da “era Lula”, ou seja, por aquilo que chamamos de memória afetiva. As pessoas se lembram que “na época do Lula era melhor”, então querem o mesmo de volta à presidência (ainda que seja por meio de seu garoto de recados paulistano, com 17% de aprovação ao final de seu mandato em SP), achando que vão ter de volta a vida que tinham antes.

30 de setembro de 2018

69 O que pode salvar o Brasil do comunismo?



Saiu há poucos dias a mais recente Pesquisa Ibope para presidente por sexo, idade, escolaridade, renda, religião, raça e região. De todos esses quesitos, apenas um deles mostra uma diferença enorme e crucial que pode determinar essas eleições: a religião. A diferença é tão evidente quanto notória: enquanto entre os evangélicos Bolsonaro vence Haddad de lavada por 34% contra 17% do petista, entre os católicos quem ganha é Haddad:

21 de setembro de 2018

114 Revelado: descubra agora quem eram os “espíritos em prisão” de 1ª Pedro 3:19!

(Spoiler)

Em 12 de março de 2016 eu postei este vídeo corrigindo um erro que cometi há oito anos atrás no livro “A Lenda da Imortalidade da Alma” (disponível na página dos livros), mais especificamente sobre os “espíritos em prisão”, mencionados em 1ª Pedro 3:19. No vídeo em questão eu antecipo que iria escrever um artigo mais elaborado sobre isso “nos próximos dias”... que duraram dois anos e meio, já que eu literalmente me esqueci completamente disso estive muito ocupado em projetos mais importantes.

18 de setembro de 2018

185 Entenda o que é o “olavismo cultural” e por que ele é tão perigoso

(Católico demonstrando na prática o horror que tem à Bíblia. Que novidade!)

Ninguém definiu melhor a atual situação cultural do Brasil do que Gilberto Santos, quando recentemente, diante dos ataques e chiliques do mago da Virgínia, disse que o “olavismo cultural” havia se tornado tão perigoso quanto o ateísmo e o esquerdismo, e que haveria de ser tão combatido quanto estes. De fato, à luz dos acontecimentos recentes, ficou ainda mais claro o que já era perceptível há muito tempo. O “olavismo cultural” consiste na restauração da hegemonia cultural católica no país, que para isso passa necessariamente pela destruição cultural do:

15 de setembro de 2018

90 Dez verdades inconvenientes sobre as Cruzadas que você precisa saber



Se tem um tema que consegue ser mais vergonhosamente deturpado do que a Inquisição pelos apologistas católicos e o “olavismo cultural”, este é certamente as cruzadas. Eu já tenho um livro inteiro sobre isso, intitulado “Cruzadas: O Terrorismo Católico” (disponível na página dos livros), mas como nem todo mundo tem tempo ou paciência para ler centenas de páginas, vou resumir aqui dez inconvenientes verdades que qualquer historiador amador sabe, mas que os grupos revisionistas escondem de você.

13 de setembro de 2018

108 O que o "bode para Azazel" representava?



Para que sejam dados os devidos créditos, este artigo é totalmente baseado na troca de e-mails que tive com um leitor chamado Márcio Antônio em 8 de Janeiro de 2014. Ou seja, os argumentos aqui são essencialmente dele, que eu aqui reproduzo e amplifico por concordar com o que ele trouxe e por achar pertinente compartilhar com vocês. Indo direto ao ponto: o que era o “bode para Azazel”? Levítico 16:20-22 afirma:

7 de setembro de 2018

141 Seria a União Europeia o “novo Império Romano” da profecia?



O que apresentarei aqui é uma possibilidade que considero altamente provável, não um ponto dogmático – algo arriscado demais em se tratando de profecias. Essa hipótese diz respeito à União Europeia como sendo a “ressurreição” do Império Romano, de onde provém o anticristo, mas para isso será de fundamental importância que você tenha muita calma e não pule nenhuma parte, porque uma coisa leva à outra e é fundamentalmente importante para compreender o todo. Eu vou mostrar isso com textos bíblicos, mas já adianto que muita coisa será um pouco complicada de se entender a princípio e que teremos que conectar muitos textos uns com os outros, por isso mesmo a necessidade de se ter a paciência de Jó (inclusive este foi provavelmente o artigo que eu mais demorei pra escrever).

4 de setembro de 2018

169 Refutando as quatro razões de Olavo de Carvalho para não ser protestante



Eu já tinha preparado um artigo novo de escatologia para ser postado hoje, mas uma pessoa me obrigou a mudar de prioridade: o véinho gagá da Virgínia. Não satisfeito em dizer que Lutero era um genocida, que Calvino inventou o Estado totalitário, que a intenção de Lutero era “matar todos os católicos”, que os protestantes “odeiam a virgem Maria”, que os reformadores eram “revolucionários anteriores a Marx”, que os protestantes malvados inventaram os “mitos” da Inquisição e venda de indulgências, que “quase todos os pastores protestantes são maçons”, que Lutero foi o predecessor de Hitler, que a Igreja protestante nasceu criada por “dois filhos da p...”, que a nossa religião foi "fundada por Lúcifer", que os evangélicos “são uns bostas presunçosos” e que nós devemos ser “xingados de tudo o que é nome” porque estamos “a caminho do inferno”, agora o velhaco reapareceu com “quatro razões” para não ser protestante, onde detalha a sua insignificância teológica e denuncia seu mau-caratismo para ninguém botar defeito.

1 de setembro de 2018

164 Página “Explica-me ateu” faz apologia da Inquisição com mentiras, boatos e fraudes grosseiras



Eu raramente peço isso logo no início de um artigo, mas dessa vez eu peço: LEIA ATÉ O FINAL. Se não quiser ler até o fim por já estar bem vacinado contra as manobras revisionistas em prol da Inquisição, então pelo menos leia a segunda parte do artigo, que é a mais importante, onde contarei histórias de bastidor que você precisa saber. Mas quero começar mostrando o que o dono da página “Explica-me Ateu” postou há um tempo atrás, sem nenhuma fonte ou referência de nada que diz:

28 de agosto de 2018

168 Por que eu sou mesmo um “puxa-saco” dos Estados Unidos



Eu nunca fui um super fã da Marvel do tipo que não perde nenhum filme, mas meses atrás, quando estreou o quarto filme dos Vingadores no cinema (“Guerra Infinita”), eu não perdi a oportunidade. Não vou dar spoiler aqui, mas minha sensação ao sair do cinema foi do tipo: “Caramba, que filme phoda!”. Eu raramente vou ao cinema, mas na semana seguinte fiz questão de ir assistir o filme de novo, e depois disso assisti mais três vezes em casa. Eu poderia fazer uma “reflexão teológica” do filme tal como esse excelente vídeo do Yago a respeito, mas aqui prefiro ser mais superficial. E uma dessas coisas mais superficiais que o filme me levou a refletir foi sobre a importância dos Estados Unidos da América.

22 de agosto de 2018

200 Novo Livro! “500 Anos de Reforma: Como o Protestantismo Revolucionou o Mundo (Vol. 1: Liberdade, Tolerância e Democracia)” – Download gratuito!



Após muito tempo de espera, de pesquisa, de leitura e de escrita, o primeiro volume do livro que deveria estar pronto ano passado está finalmente pronto! De fato, o processo foi muito mais trabalhoso do que eu imaginava a princípio: ingenuamente acreditava que bastaria alguns meses de pesquisa e mais alguns de escrita para ficar pronto até Outubro/2017, e no fim das contas foi um ano inteiro de pesquisa bibliográfica e mais quase outro ano inteiro de escrita até ficar pronto hoje, em Agosto/2018. Para ter uma noção do quão trabalhoso este livro foi, basta conferir os seus dados: são 700 páginas na versão digital (mais de 800 na versão impressa dividida em dois livros), mais de 300 referências bibliográficas e mais de 2.300 citações. E isso que é apenas o primeiro volume.

17 de agosto de 2018

157 Os protestantes perseguiram os anabatistas?



*Nota: O artigo é extraído do meu livro sobre a Reforma, que já está (finalmente) pronto. Eu pretendo publicá-lo nos próximos dias (será o próximo post depois deste, então não percam as atualizações). Boa leitura!

13 de agosto de 2018

155 Conheça o covarde e monstruoso genocídio indígena praticado pelos católicos espanhois



*Nota prévia: Até um tempo atrás eu pensava que os revisionistas católicos não tinham mais nada pra inventar, mas como a coisa sempre pode piorar, descobri que estava enganado. Em tempos recentes, youtubers e páginas de proselitismo católico tridentino passaram a difamar o protestantismo no que diz respeito aos índios, literalmente apresentando os colonizadores católicos como gente boazinha, pacífica e bondosa que quis apenas “educar” os índios, enquanto os protestantes malvados assassinavam todos eles. Essa grosseira e patética inversão total dos fatos, típica do que há de mais baixo e sujo na apologética católica, me levou a acrescentar uma parte no livro contando o que realmente aconteceu com os índios quando os “católicos bonzinhos” chegaram. O trecho abaixo é extraído do livro, que deve ser publicado dentro de uma ou duas semanas. Boa leitura!

9 de agosto de 2018

178 Teólogos imortalistas reconhecem que o Antigo Testamento é aniquilacionista



Quando debati sobre imortalidade da alma em 2016 com o meu amigo Francisco Tourinho (veja aqui), a quem eu então desconhecia e não sabia que argumentos usaria no debate, eu fui pego desprevenido com algo que realmente não esperava. Você pode notar pelos meus slides de abertura que metade do meu discurso era baseado no Antigo Testamento, e a outra metade no Novo. Qual não foi minha surpresa ao perceber que ele, logo de cara, admitiu que o Antigo Testamento era realmente aniquilacionista antes mesmo de eu tomar a palavra. Ou seja, praticamente tornou inútil metade do discurso que eu havia preparado.

5 de agosto de 2018

122 Conheça a Guerra dos Trinta Anos, suas causas e consequências



*Nota: o artigo é extraído do meu livro sobre a Reforma, que será publicado nas próximas semanas, se tudo der certo. Boa leitura!

2 de agosto de 2018

163 Deuteronômio 22:28-29 permite o estupro?



Um texto usado por muitos ateus para alegar que a Bíblia apoia o estupro está em Deuteronômio 22:28-29, que a NVI traduz assim:

29 de julho de 2018

180 Caça às bruxas: como era e quem matou mais



*Nota: o artigo é extraído da última parte do último capítulo do meu livro sobre a Reforma, que será publicado mês que vem, se tudo der certo. Boa leitura!

***

26 de julho de 2018

198 Como as origens da escrita e da fala ajudam a provar o criacionismo bíblico



Eu já escrevi e reitero que o evolucionismo teísta, embora não seja a minha crença pessoal e nem a melhor forma de entender os textos bíblicos, não é de todo uma visão contraditória com a fé cristã. Em outras palavras, é perfeitamente possível que um cristão seja evolucionista e creia no mundo dos “bilhões de anos”, embora, repito, essa não seja a interpretação mais plausível exegeticamente falando. O fato é que ninguém precisa desacreditar em Deus simplesmente por acreditar na evolução. Sobre isso, inclusive, eu já escrevi aqui.

22 de julho de 2018

197 Lutero era antissemita e o protestantismo foi o precursor do nazismo?



Considerações prévias: O trecho abaixo é parte de um capítulo do meu livro sobre a Reforma, em fase final de escrita. É extremamente importante que se leia o meu artigo sobre a perseguição da Igreja Católica aos judeus ao longo da história (que também é parte do livro) antes de ler este aqui, pois só assim o leitor estará por dentro do contexto histórico em que Lutero estava inserido e que é de relevância crucial para entender o artigo presente. Portanto, se você chegou aqui sem ler o artigo anterior, por favor, faça questão de lê-lo antes de prosseguir a leitura aqui. Clique no link abaixo para conferir o artigo:

20 de julho de 2018

122 Entenda o que é o revisionismo histórico e por que ele é tão perigoso



Sempre que eu estou comendo eu coloco algum vídeo no Youtube para assistir e me distrair, e geralmente é um da Fox Sports sobre futebol (numa disputa acirrada com os vídeos sobre o Universo Marvel do Ei Nerd e outros bastante edificantes). Nesses dias acabei assistindo a esse aqui sobre o “rebaixamento” do São Paulo no Campeonato Paulista de 1990, onde o comentarista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, praticamente engole vivo o outro comentarista que defendia o rebaixamento do tricolor paulista:

17 de julho de 2018

129 “De Abel até Zacarias”: O cânon bíblico de Jesus



Há múltiplas formas diferentes e igualmente eficientes de se provar o cânon protestante do Antigo Testamento, a respeito do qual eu já escrevi muitos artigos disponíveis neste índice (mais especificamente na parte de “Artigos sobre os livros apócrifos ou deuterocanônicos”), os quais o Yago Martins recentemente resumiu neste excelente vídeo sobre o tema. Mas sem tirar o peso de todos os argumentos históricos que possam ser utilizados, o meu favorito é justamente aquele que recorre à própria Bíblia, mais especificamente ao seu autor e inspirador: o próprio Cristo. Se soubermos qual era o cânon que Jesus aprovou em seus dias, ficará extremamente fácil definir qual é o cânon correto.

14 de julho de 2018

200 O que dizer sobre os desigrejados?



Poucos assuntos são tão comentados comigo quanto aquilo que diz respeito aos desigrejados. Há uns dez ou quinze anos atrás ninguém falava em “desigrejado”, mas hoje o termo está mais do que na moda. Ser desigrejado é a onda do momento, surfando na maré trazida por gente como Caio Fábio, “irmão” Rubens, Mário Persona e diversos youtubers por aí. Aqui eu não pretendo desmerecer o conceito como um todo, porque entendo que existem diversos tipos de desigrejados e pelas razões mais variadas possíveis. Por exemplo, eu sou amigo de pessoas que são desigrejadas não porque sejam radicais “anti-templo” (ou “anti-sistema”, como dizem), mas apenas porque não conseguem encontrar nenhuma igreja decente na região onde moram, e na ausência de igrejas decentes preferem ficar sem congregar – algo que eu não tenho muito como contestar.

11 de julho de 2018

161 Flávio Josefo é a prova irrefutável de que Tiago era irmão (e não primo) de Jesus!



Por mais que a Bíblia afirme e reafirme reiteradas vezes a existência dos irmãos de Jesus, os apologistas católicos preferem acreditar na lenda de que eram “simples primos”, na única manobra possível para salvar o dogma da virgindade perpétua de Maria. Para eles, os vários textos do Novo Testamento que falam nos irmãos de Jesus dizem respeito apenas a primos porque no hebraico a palavra para irmão e primo era a mesma. O que ninguém jamais explicou a eles é que o Novo Testamento foi escrito em grego, não em hebraico, e que neste idioma já havia palavra específica para irmão (adelphos) e primo (anepsios), além do termo mais genérico para parente (suggenes). E que, por “coincidência”, todas as vezes que a Bíblia se refere aos irmãos de Jesus ela usa o termo para irmão mesmo (adelphos).

8 de julho de 2018

134 2ª Pedro 2:9 ensina que os ímpios estão sofrendo castigo no inferno?



Este artigo será um pouco mais trabalhoso e talvez mais tedioso de se acompanhar do que de costume. Sim, será longo, e sim, será cansativo, mas em se tratando de hermenêutica é assim mesmo. Este site sempre teve como diferencial trazer algo mais sofisticado, que exige bastante esforço e trabalho, em vez dos artigos simplistas e superficiais que vemos por aí. Então se você não tiver interesse ou paciência para acompanhar um texto longo como este, sinta-se livre para fechar este artigo e aproveitar a oportunidade para ver um vídeo útil e edificante como esse aqui (você pode inclusive repetir esse vídeo o dia todo que não deixará de ser bom). Só continue a leitura se você quiser ler inteiro, pois só assim poderá acompanhar todo o raciocínio até a conclusão.

5 de julho de 2018

145 A Santa Inquisição só julgava católicos?



Essa é a mais nova malandragem da apologética católica: quando uma pessoa de bom senso afirma que a Inquisição caçava os não-católicos a fim de forçar o catolicismo goela abaixo, ou que esse tribunal exterminou valdenses, protestantes, judeus, mouros e por aí vai, eles já tem uma resposta pronta: a Inquisição “só julgava católicos”, então se você não fosse católico e pregasse “heresias” na ótica de um romanista poderia ficar “susse no mousse” e “tranquilo como um quilo”, relaxar bastante e ter a certeza de que nada de mal aconteceria com você. Afinal de contas, essa amável, bondosa e, é claro, Santa Inquisição só se preocupava com os fieis católicos para que não transgredissem na fé, então nenhum não-católico era perseguido.

3 de julho de 2018

135 Dez provas incontestáveis de que Nero NÃO é o anticristo (+bônus no final)



Há poucos dias o Alon, do excelente site A Grande Cidade, gravou três vídeos ao vivo e a cores em seu canal no Youtube, onde destrói os argumentos preteristas como de costume de uma forma brilhante e extremamente simples de entender. Um desses vídeos trata do anticristo, que os preteristas identificam como sendo Nero, o imperador romano que reinou de 54 a 68 d.C. Vale lembrar que para os preteristas o Apocalipse se refere apenas à batalha entre Jerusalém e Roma ocorrida em 70 d.C e supostamente narrada de forma figurada por João. Ou seja, para eles não existe nenhuma grande tribulação ou anticristo futuro. Assista ao vídeo para entender:

28 de junho de 2018

93 Inédito: conheça todo o ódio, intolerância e perseguição da Igreja Católica aos judeus na história

(Papa João Paulo II beijando um belo e pacífico livro chamado Alcorão)


Nota: O artigo é extraído de um dos capítulos do meu livro sobre a Reforma, em fase final de construção. O "inédito" do título é porque eu desconheço qualquer outro estudo sobre o tema disponível na internet de forma tão completa como esse, então divulgue o quanto puder.

                                                                             ***

Perseguição e ódio aos judeus

Um outro tipo de perseguição à parte da Inquisição, mas também estimulada por ela, era o ódio aos judeus, que era muito mais intenso e comum na Cristandade católica medieval do que nos dias de hoje. Como diz Christopher Brooke, “na Idade Média se odiava aos judeus porque eram judeus, representação do povo que crucificou a Jesus Cristo”[1]. Um exemplo clássico desse ódio antissemita foram as Cruzadas, que, diferente do que se pensa, não vitimaram apenas muçulmanos. A chamada “Cruzada Popular”, que antecedeu a primeira cruzada oficial, é um exemplo claro do quão profunda era a hostilidade aos judeus entre as classes populares. Tornell escreve:

26 de junho de 2018

105 O melhor documentário que já assisti (Provas do Êxodo)



Há poucas semanas postei um artigo sobre historicidade da Bíblia (veja aqui), que recebeu a crítica de alguns leitores de linha liberal que não acreditam na historicidade dos relatos bíblicos, mais especificamente em relação ao Êxodo. O curioso é que o artigo em questão não era sobre o Êxodo e nem sequer o mencionava, mas quando se trata de historicidade da Bíblia o Êxodo é de longe o apelo número um dos críticos, como se fosse a “prova” mais cabal de que a Bíblia não possui credibilidade histórica. Isso me levou a pesquisar mais um pouco o tema, até descobrir um excepcional documentário chamado Patterns of Evidence: Exodus, que infelizmente não é muito conhecido no Brasil.

23 de junho de 2018

71 Seja notificado de novos artigos direto em seu computador, de forma simples e fácil!



Um dos maiores problemas do blogger sempre foi a ausência de notificações, que está presente em plataformas como o YouTube e que ajuda muito a manter o público interessado no seu conteúdo. Para tentar resolver esse problema eu havia ativado o gadget de receber os novos posts por e-mail, o que removi depois de perceber que ninguém que não seja tão antiquado como eu ainda continua usando e-mail em pleno ano 2018 (e também porque o gadget falhava e deixava de notificar muitas vezes).

60 Quando a descrição vira prescrição e a exceção vira a regra, a heresia é certa



Há poucos dias o Bruno Lima postou em seu blog Respostas Cristãs um artigo sobre o culto às relíquias à luz dos escritos dos Pais da Igreja. O artigo, que é uma continuação deste outro, é uma excelente refutação à prática católica, que se apega a textos isolados (e muitas vezes adulterados) dos Pais da Igreja, da mesma forma que fazem com a Bíblia. Eu não tenho nada a acrescentar aos artigos dele sobre patrística, mas aproveito a ocasião para tratar do único texto da Bíblia inteira a ser frequentemente utilizado pelos apologistas católicos para fundamentar sua doutrina em torno do culto às relíquias, que é o famoso texto sobre os ossos de Eliseu: