3 de julho de 2018

130 Dez provas incontestáveis de que Nero NÃO é o anticristo (+bônus no final)



Há poucos dias o Alon, do excelente site A Grande Cidade, gravou três vídeos ao vivo e a cores em seu canal no Youtube, onde destrói os argumentos preteristas como de costume de uma forma brilhante e extremamente simples de entender. Um desses vídeos trata do anticristo, que os preteristas identificam como sendo Nero, o imperador romano que reinou de 54 a 68 d.C. Vale lembrar que para os preteristas o Apocalipse se refere apenas à batalha entre Jerusalém e Roma ocorrida em 70 d.C e supostamente narrada de forma figurada por João. Ou seja, para eles não existe nenhuma grande tribulação ou anticristo futuro. Assista ao vídeo para entender:


Como o Alon discorre no vídeo, há excelentes razões para excluir qualquer possibilidade de Nero ter sido o anticristo. Vou resumir aqui algumas delas:

(1) Paulo diz que o anticristo virá com “todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras” (2 Ts 2:9). “Sinais” e “maravilhas” são termos que na Bíblia são sempre utilizados para se referir a milagres (cf. Dt 29:3; Sl 135:9; Dn 4:2; Jo 4:48; At 2:43, etc), mas não há em absoluto qualquer registro de que Nero realizasse tais feitos, ou mesmo que falsificasse milagres para enganar o povo.

(2) Na grande tribulação os ímpios adorarão a besta (Ap 13:4), mas Nero jamais requereu adoração. Paulo também diz que o anticristo se proclamaria como Deus (2Ts 2:4), outra coisa que Nero jamais fez. O primeiro imperador romano que se considerou um deus e exigiu adoração foi Domiciano, que reinou bem depois de 70 d.C (entre 81 e 96 d.C).

(3) O anticristo se assentaria no “santuário de Deus” (2Ts 2:4), que tem sido entendido em todas as épocas desde os Pais da Igreja como uma referência ao templo de Jerusalém. Acontece que Nero jamais pisou em Jerusalém na vida, de acordo com os seus biógrafos, e muito menos entrou no templo.

(4) Nero morreu em 68 d.C, isto é, dois anos antes da “tribulação” preterista, que eles deslocam para 70 d.C. Sendo assim, sequer poderia estar presente como um dos personagens inseridos no contexto da grande tribulação. Quando ocorreu a guerra entre Jerusalém e Roma e a destruição do templo, Nero já estava morto há um bom tempo.

(5) Paulo disse que Jesus mataria o anticristo por ocasião da sua segunda vinda (2Ts 2:8). Isso é extremamente problemático para os preteristas, pois Nero, como sabemos, morreu antes da “vinda em juízo” que eles apontam para 70 d.C. E ele não foi morto por ninguém, mas cometeu suicídio com ajuda do seu secretário Epafrodito. Isso ainda exigiria assumir que Jesus já voltou em 68 d.C, o que é um absurdo. Note, caro leitor, que Paulo não diz que o anticristo morreria e que depois de milhares de anos Jesus voltaria, mas sim que “o Senhor Jesus o matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda(2Ts 2:8).

(6) Apocalipse 19:20 mostra a besta sendo presa e lançada no lago de fogo. O começo do capítulo inicia com um “depois dessas coisas” (v. 1), ou seja, já estamos no final da tribulação, quando a besta e seu exército são finalmente derrotados (vs 11-21). Isso significa que a besta continuou viva esse tempo todo, a despeito do fato de Nero ter morrido anos antes da “tribulação” preterista sequer começar.

(7) Curioso é notar que esta batalha descreve o Cordeiro e seu exército derrotando a besta e seu exército. Se a besta é Nero, seu exército só pode ser os romanos. Mas temos um error 404 aqui: em 70 d.C, Roma VENCEU! Isso mesmo: para sustentar o devaneio preterista, eles precisam inverter ganhador e perdedor, transformando os romanos e seus imperadores que derrotaram e destruíram Jerusalém e seu povo nos grandes “perdedores” da batalha, além de fazer de Jerusalém a “cidade que reina sobre os reis da terra” (Ap 17:18) na época em que João escrevia (sim, aquela mesma Jerusalém devastada, subjugada e cercada pelas forças romanas, e que já não reinava sobre ninguém há muito tempo).

(8) A besta mandaria fazer uma imagem de si mesmo e ordenaria adoração à imagem (Ap 13:14-15), coisa que Nero jamais fez.

(9) A besta exigiria um sinal na mão direita ou na testa sem o qual ninguém poderia comprar ou vender (Ap 13:16-17), mas Nero jamais impôs esse tipo de coisa. Durante todo o seu governo, os judeus e o resto do mundo romano puderam comprar e vender sem restrições legais.

(10) Nero não dá o “666”, que é o número da besta, na gematria grega. Dá 1005 (veja aqui). Os preteristas que insistem em Nero ser a besta lançam mão de duas trapaças ardilosas para convencer os leigos menos instruídos: primeiro convertem o nome “Nero” para “Neron” (com o “n” no final), que correspondia ao nome de Nero em grego, e não na sua forma romana tradicional, pela qual ele era mais conhecido. Mesmo assim eles ainda não chegam ao tão almejado “666”, razão pela qual precisam apelar a um segundo artifício, que é converter o nome grego para a gematria hebraica, em vez de manter a gematria grega para um nome grego quando se escrevia para igrejas da Ásia, que falavam grego e desconheciam (em grande parte) o hebraico.

(Bônus) Todas as evidências internas e o testemunho unânime dos Pais da Igreja atestam que João escreveu o Apocalipse no final do reinado de Domiciano, ou seja, em 96 d.C (veja aqui). Sendo assim, era impossível que João retratasse Nero como o anticristo, uma vez que fazia menção a coisas que aconteceriam no futuro, as quais contemplou em visão profética (Ap 1:1). Aliás, o preterismo como um todo é totalmente refutado pelos Pais da Igreja, sendo todos eles futuristas e, considerando os dos primeiros três séculos, milenaristas convictos (veja aqui).

Em resumo, não, Nero não é o anticristo. Preteristas precisam torcer textos bíblicos das formas mais indescritíveis apenas para não assumir que aderem a uma teoria desesperada e fraca, que para sobreviver precisa zombar da inteligência dos leitores. Para terminar, não deixe de assistir o vídeo do Alon no início do artigo e também estes outros onde ele arrebenta o preterismo sem deixar pedra sobre pedra: 




• Compartilhe este artigo nas redes:

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

Por Cristo e por Seu Reino,

- Siga-me no Facebook para estar por dentro das atualizações!


- Baixe e leia os meus livros clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.

ATENÇÃO: Sua colaboração é importante! Por isso, se você curtiu o artigo, nos ajude divulgando aos seus amigos e compartilhando em suas redes sociais (basta clicar nos ícones abaixo), e sinta-se à vontade para deixar um comentário no post, que aqui respondo a todos :)

130 comentários:

  1. Banzoli excelente artigo parabéns, e vc acha que procede a informação de que Nero colocou fogo em Roma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      A única fonte que temos disso vem do escrito de Tácito, que era um senador e historiador da época, embora tenha escrito uma geração após Nero. Eu não vejo razões para desacreditar o testemunho dele, como faz por exemplo o Leandro Narloch no seu "Guia Politicamente Incorreto..." sob a alegação de que Tácito seria um inimigo político de Nero e por isso teria inventado essa lenda. Mas quando Nero morreu Tácito tinha apenas doze anos, então é bem improvável que fosse um inimigo pessoal de Nero com motivações para difamá-lo publicamente.

      Excluir
    2. Anônimo do Avalie3 de julho de 2018 20:31

      Oi, o que você acha do regulamento interno da Igreja Pentecostal Deus é Amor?

      Excluir
    3. Uma vez eu li um artigo sobre isso que me deixou completamente horrorizado. Agora que você mencionou eu me lembrei e achei o artigo:

      http://regulamentointernoipda.blogspot.com/2013/09/regulamento-interno-da-ipda-valida-ate.html

      Se eles continuam pregando tudo isso daí, eu pessoalmente teria dificuldades até para considerar essa igreja cristã, está bem mais para uma seita mesmo.

      Excluir
    4. Quem se casar em outro ministério será disciplinado? Isso é loucura. Qual a base bíblica pra uma bobagem dessa?

      Excluir
  2. É isso que chamo de artigo abençoado. Voce foi brilhante, Banzoli, fez um resumo melhor do que o meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus vídeos são melhores, mas obrigado mesmo assim :)

      Excluir
  3. Amigo do Banzolão3 de julho de 2018 12:14

    Lucas, qual a origem do gnosticismo? Quando começou? Como começou? Quem o criou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse site, embora católico, dá um panorama bom sobre isso:

      https://opusdei.org/pt-br/article/quem-sao-os-gnosticos/

      Excluir
  4. Lucas, você acha que o Emmanuel Macron possa ser o anticristo? Se não, quem você acha que entra nas profecias sobre o Abominável da Desolação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro teríamos que saber se Jesus vai voltar nestes próximos anos, porque se voltar daqui uns 10, ou 50, ou 100 e etc, ficaria difícil ou impossível ser o Macron ou qualquer figura política deste momento. Mas eu diria que SE a grande tribulação começar nos próximos anos (o que eu particularmente não penso, acho que vai demorar mais um pouco), ele certamente seria o "candidato" mais forte a anticristo em função de suas "credenciais" bem conhecidas. O maior problema no entanto é que o nome dele não soma 666 em nenhum tipo de gematria, o que praticamente o inviabiliza por enquanto.

      Excluir
    2. Porque ele seria o anti Cristo, o que ele faz de tão mal, quais essas credenciais?

      Excluir
    3. Não se trata de algo que tenha feito, o anticristo não vai parecer mau a princípio, não vai vir como um diabo mas sim se fingindo de cordeiro, dizendo coisas boas e etc. Só depois de quebrar o pacto com os judeus é que ele vai mostrar sua verdadeira face. Você pode ver alguns indícios no vídeo abaixo, embora haja uma pitada de sensacionalismo incluído:

      https://www.youtube.com/watch?v=wQpnDnxkfV8

      Excluir
  5. Boa tarde amigo Lucas. Mais um convertido no site fiel católico o nome dele é Steve Ray você conhece diz o site que ele é uma celebridade nos Estados Unidos lá tem um video dele dizendo sobre pedro e a pedra. Um abraço amigo Lucas.

    Marcos Monteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não confie nestes sites católicos fajutos, QUALQUER UM que se converte em qualquer lugar eles dizem que era "famoso", uma "celebridade" e blá blá blá, quando absolutamente NINGUÉM o conhece, se bobiar nem a mãe do camarada sabe quem ele é. Jogue esse nome aí no Google, ele sequer identifica o nome do sujeito, além de não aparecer apologista nenhum ainda aparece a sugestão de "Stevie Ray" em seu lugar, que é um cantor de rock, a única referência que aparece (e que presumo não seja o tal "convertido" aí). Eu já disse isso e vou repetir: o dia em que um pastor realmente reconhecido mundialmente do patamar do Paul Washer e John Piper se converter ao catolicismo, eu mesmo faço questão de anunciar no meu canal, porque até hoje só um punhado de pastores praticamente desconhecidos se converteram, e os poucos que ficaram famosos só ficaram DEPOIS da conversão, porque a apologética católica é mestre em criar "heróis" em estratégias de marketing apenas para mascarar o fato notório de que estão perdendo fieis no mundo todo (principalmente nos EUA, onde essa estratégia é mais forte).

      Excluir
    2. Lucas, pode apostar que agora ele fica famoso. Esse tipo de propaganda católica , é extamexata pra isso. Começa a escrever livros para falar como deixou o protestantismo, vai dar palestras e viajar para outros países. Assim sendo, os católicos absorvem essa propaganda e comemca a compartilhar de todas as formais. Pode anotar aí.

      Excluir
    3. Exatamente isso, foi como eu disse: ninguém conhece o camarada enquanto protestante, aí se "converte" ao catolicismo e vira "famosão" desde o ventre da mãe. Parece aquelas propagandas de produtos pirateados do Paraguai que ninguém quer comprar e que para convencer as pessoas a adquirirem o produto colocam "recomendações" de um monte de gente que "testemunha" o quanto a coisa é boa. Coisa típica de gente desesperada mesmo.

      Excluir
    4. Isso é propaganda católica,nada mais que isso. Esse tipo de propaganda, acaba sendo eficaz, pois pega exatamente, aqueles que tem as seitas neo pentecas como igreja evangélicas. Aí desiludidos vão para o caminho escuro do catolicismo romano. Até mesmo algumas igrejas reformadas estão dando essa colher de chá, quando abraçam o aborto, casamento gay e etc.

      Excluir
  6. dá uma olhada nisso aqui:

    http://www.foradaigrejanaohasalvacao.com.br/2017/08/santissima-virgem-maria.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um monte de besteira que já foi refutada em um monte de artigo:

      http://www.lucasbanzoli.com/2015/07/artigos-sobre-catolicismo.html

      Excluir
    2. Eu sei, mas é engraçado kk


      Excluir
    3. Depois de tantos anos lendo essas pérolas eu acho que já até perdeu a graça... rs

      Excluir
    4. Louvo a Deus, por sua vida. Muitos não tem tempo pra estudar e pesquisar como eu, mas aqui no site é tudo bem ajeitado. Valeu banzoli. Continue assim.

      Excluir
    5. Anônimo do Avalie5 de julho de 2018 11:17

      Avalie: https://youtu.be/PpCKelQjtvA

      Excluir
    6. Nem vi ainda mas se é do Vailati é bom.

      Excluir
  7. oi lucas boa tarde vc conhece o blog e o canal analisando as escrituras? eu sigo e acho ele bem convincente mas este artigo ficou top!o queria te perguntar o seguinte paulo quando escreveu a cerca de anti cristo o templo ainda existia e quando ele morreu deixou seus escritos porque ele mesmo esperava a vinda de Cristo pra sua epoca seria possivel depois de tantos anos e depois deste novo templo ser construido la em jerusalem as pessoas confundirem a chegada de um suposto anti cristo com a volta do messias? quem eles aguardam? sera que Deus precisa da construção deste templo para manifestar esta vinda de Jesus?dizem que é impossivél construir o templo no mesmo lugar enfim são tantas as minhas dúvidas mas se tu puderes iluminar estas ja fico contente no mais um abç curto muito seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu já vi vários sites com esse nome aí, poderia me passar o link do site específico que você se refere? Sobre o templo, os Pais da Igreja como Cirilo de Jerusalém já escreviam que ele será reconstruído para que o anticristo se assente ali e se declare como deus, como Paulo disse. Então sim, a reconstrução do templo é um evento necessário que precede a volta de Jesus, da mesma forma que a recriação do Estado de Israel que já aconteceu há 70 anos e que também parecia bem impossível para as pessoas da época. Essa coisa de que o templo não pode ser reconstruído no mesmo lugar é porque hoje se encontra a Mesquita de Omar ali, mas isso não é um impedimento total. Há duas possibilidades simples: ou a mesquita será destruída em algum momento para o templo dos judeus ser reconstruído, ou o templo será construído logo ao lado da mesquita como um símbolo da "falsa paz" da qual Paulo também fala aos tessalonicenses. De um modo ou de outro, não é nada impossível que o templo seja reconstruído, mas precisaria antes de uma paz histórica com os muçulmanos, ou de uma guerra onde os judeus se saíssem vencedores. Abs!

      Excluir
  8. Gênio da Memorização:

    https://www.youtube.com/watch?v=W9KRQkeR2BI&t=1s

    Poderia comentar sobre o vídeo? Além disso, você utiliza alguma técnica para memorizar trechos de livros historiográficos ou passagens da Bíblia?

    Agradeço a atenção e fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já conhecia esse homem, mas é um caso bem raro mesmo, não é normal. Eu por exemplo não consigo memorizar palavra por palavra ipsis litteris de um texto, acho que ninguém consegue isso com sentenças longas, o que é preciso é captar o sentido da coisa, os acontecimentos, as suas motivações, as circunstâncias históricas e etc. Eu por exemplo só sou "bom de memória" com as coisas que eu escrevo, escrever para mim facilita muito em captar uma mensagem e se lembrar dela futuramente, ainda que não ipsis litteris (por isso é sempre preciso recorrer às fontes ou anotá-las em algum lugar, no meu caso nos artigos e livros que produzo).

      Excluir
    2. Pra piorar esse homem era disléxico e teve que se autodisciplinar para se tornar o que ele é hoje. No entanto, tal sujeito não supera nem de longe os judeus da antiguidade que conseguia memorizar o pentateuco por inteiro!!! :O De forma ipsis litteris sem parafrasear! :o :o :o :o :o :o :o :o

      Ademais, compreendo que muitas vezes não é preciso memorizar palavra por palavra de um texto qualquer. Sendo o importante mesmo é a captação de ideias, como você bem disse. Contudo, há algumas circunstâncias que a memorização é imprescindível. Exemplo: para um estudante de medicina que precisa estudar anatomia humana. Ou então um acadêmico do curso de farmácia que precisa decorar os nomes dos remédios. Enfim, nem todas as pessoas conseguem se livrar da memorização ipsis litteris. Infelizmente. ;(

      Outra pergunta: Você já elaborou e/ou utilizou mapas mentais, flash-cards e infográficos nos seus estudos?

      Excluir
    3. Eu não acredito muito nessas descrições de que os judeus antigos memorizavam toda a Torá ou coisa do tipo. Me soa o mesmo tipo de lenda dos "setenta sábios" que traduziram o hebraico para o grego na LXX e que por coincidência a tradução de todos eles ficou igual, infelizmente as pessoas da época costumavam dar crédito a esse tipo de exagero ou mito. Sobre o nome de remédios, eu acho algo bem mais fácil de se decorar do que textos inteiros, frases completas ou trechos longos. Até seria mais simples para um farmacêutico que vive disso e trabalha com isso o dia todo, uma hora fixa na mente. Eu por exemplo tenho vários nomes e datas na minha cabeça relacionadas à história eclesiástica, dados esses que eu não fiz nenhum esforço por decorar, apenas aconteceu naturalmente por ler muitas vezes sobre isso.

      Em relação a mapas mentais e coisas do tipo, eu não costumo fazer, não por achar inútil, mas porque eu sou péssimo mesmo para criar esse tipo de coisa, a única coisa vez que me lembro de ter feito um foi nesse artigo:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com/2015/05/como-desmascarar-e-destruir-o-argumento.html

      Excluir
    4. "Em relação a mapas mentais e coisas do tipo, eu não costumo fazer, não por achar inútil, mas porque eu sou péssimo mesmo para criar esse tipo de coisa (...)".

      Veja esse vídeo e depois baixe o exemplar:

      https://www.youtube.com/watch?v=Hahyn7vw8PY

      https://drive.google.com/file/d/1ziu-yquTpXHcA-n5U8Do1-r_fZmvga5b/view?usp=sharing

      É questão de prática. Somente isso. Se você praticar logo logo conseguirá elaborar mapas mentais de excelente qualidade.


      Excluir
  9. Essa doutrina preterista ta vinculada a um "antissemitismo teológico".
    Tudo relacionado ao final dos tempos querem colocar uma ligação com a Igreja Católica, fazendo um malabarismo pra tentar explicar os eventos recentes relacionados a Israel.
    Se o mundo não gira em função de Roma, então Roma ta errada. É assim que pensam, então tentam dar essa interpretação alegórica do final dos tempos.
    O evangelho de João é totalmente literal pra essa turma. Apocalipse é totalmente alegórico. Tudo dentro do propósito maior de defender a Igreja Católica contra tudo e todos.
    O pior é que entre protestantes tem gente querendo defender essa doutrina romana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, infelizmente para cada bobagem que a Igreja Católica inventou ao longo dos séculos sempre tem um protestante bobão acreditando, é incrível isso. Eles inventam descaradamente uma doutrina nova criada do zero mais de um milênio depois de Cristo só para não ter que admitir que o papado é retratado no Apocalipse, aproveitam e jogam a culpa nos judeus que eram sempre o bode expiatório para tudo, disseminam a lenda de que Jerusalém é a Babilônia e que o Apocalipse já ocorreu e tem crente besta que acredita (embora seja uma pequena minoria). Eu acho inaceitável esse tipo de ingenuidade, não é mais tolerável em nosso século.

      Excluir
  10. Pra dormir numa ótima

    https://youtu.be/E_zCIqCbK8w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo do Banzolão3 de julho de 2018 22:49

      "Pra dormir numa ótima" "https://youtu.be/E_zCIqCbK8w"

      Esqueça, anônimo, o Banzolão não gosta de música boa kkk. Ele gosta de "músicas" desse tipo:

      https://www.youtube.com/watch?v=60ItHLz5WEA&list=RDEMnXfFddSZnJmxtloeP0BENw&start_radio=1

      Não é verdade, Banzolão? :)

      Excluir
    2. Acertou em cheio. Isso que é música! :)

      Excluir
    3. Amigo do Banzolão4 de julho de 2018 00:47

      "Acertou em cheio. Isso que é música!"

      Não me faça vomitar no meu notebook. O bicho foi R$ 1000,00.

      Vou colocar uma pra você dançar. Só tenha cuidado pra não bater nessa mesa de jogos ai kkk:

      https://www.youtube.com/watch?v=wJnBTPUQS5A&index=5&list=RDEMnXfFddSZnJmxtloeP0BENw

      Excluir
    4. Isso que é boa música:

      https://www.youtube.com/watch?v=_BrITP7DZjE

      ...Jazz...

      Excluir
    5. "Vou colocar uma pra você dançar. Só tenha cuidado pra não bater nessa mesa de jogos ai kkk"

      Não conhecia essa música, mas foi uma grata surpresa. Outro ponto positivo foi que eu não bati na mesa ;p

      "...Jazz..."

      Isso eu já não curto, mas deve ser melhor que as músicas do outro anônimo.

      Excluir
    6. O “amigo do banzonão” está puto da vida. Alguma coisa aborreceu ele? Hummmmm o que será?

      Excluir
    7. Amigo do Banzolão5 de julho de 2018 00:16

      "O “amigo do banzonão” está puto da vida. Alguma coisa aborreceu ele? Hummmmm o que será?"

      Eu estou puto da vida e aborrecido? Por que você pensou isso? Não entendo como você chegou nessa conclusão.

      Excluir
    8. Acho que foi porque você não gostou das minhas (excelentes) músicas...

      Excluir
    9. Amigo do Banzolão6 de julho de 2018 11:52

      Eu não tô aborrecido não. Quando eu disse "não me faça vomitar" eu tava brincando.

      Excluir
  11. Duvido algum preterista conseguir refutar o Alon rsrsrs. O cara é fera em escatologia.

    Parabéns, Alon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus seja louvado, João. Mesmo assim, obrigado

      Excluir
  12. Lucas, você já leu algum livro de C.S. Lewis?
    Sinceramente falando eu nunca li, mas já vi um filme chamado "Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda roupa" eu nunca li o livro, mas Eu achei o filme fantástico! Mas com o passar dos anos descobri que essa história tinha um significado muito mais profundo do que eu podia imaginar. A história de Nárnia é uma alusão aos evangelhos e Aslam o Leão é tido como a encarnação de Jesus Cristo. E mais descobri que C.S. Lewis além de um grande escritor era um cristão evangélico fervoroso e sempre de alguma maneira falava de Cristo (direta e indireta) em suas histórias. O que você acha desse grande autor C.S. Lewis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu acho que os livros dele são INFINITAMENTE melhores do que o filme (esse primeiro até que é bom sim, mas os outros dois da saga zuaram demais). Leia o livro dele "Cristianismo Puro e Simples" que você vai ver como ele é genial em se tratando de apologética, com certeza é disparado o que tem a mente mais brilhante de todos os autores que já li. Enquanto parece que a missão de muitos é complicar as coisas, enfeitando tudo com um linguajar complicado para pagar de "inteléquitual" e complicando aquilo que é simples, Lewis faz exatamente o contrário: consegue exprimir raciocínios complexos de uma forma extremamente simples e fácil de se entender, sempre trabalhando com analogias envolvendo situações do cotidiano para exemplificar as coisas e torná-las ainda mais palpáveis. Realmente é um autor que vale a pena ser lido.

      Excluir
  13. Mano, vai fazer a análise sobre a ressurreição?

    ResponderExcluir
  14. Lucas, poderia passar o seu e-mail?

    ///Anônimo da Astronomia///

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo do Banzolão4 de julho de 2018 00:29

      Anônimo da Astronomia, que bom achar você de novo. Você tem algum livro de astrobiologia?

      Excluir
    2. Aproveite, meu caro "Amigo do Banzolão".

      http://www.iag.usp.br/astronomia/sites/default/files/astrobiologia.pdf

      Informações acerca do livro (autores e etc):

      http://tikinet.kinghost.net/

      Outros livros de Astronomia:

      http://www.iag.usp.br/astronomia/livros-e-apostilas

      Excluir
    3. É por isso que eu gosto desse site: deve ser o único lugar do mundo que tem um "Anônimo da Astronomia", um "Anônimo do Avalie", um "Amigo do Banzolão" e etc.

      Excluir
    4. Só tá faltando surgiu um "anônimo do dinheiro". Com uma crise econômica dessas é difícil existir algum rsrs.

      Excluir
    5. Acho que com dinheiro hoje só o Sílvio Santos mesmo.

      Excluir
    6. "É por isso que eu gosto desse site: deve ser o único lugar do mundo que tem um "Anônimo da Astronomia", um "Anônimo do Avalie", um "Amigo do Banzolão" e etc."

      Este site é único mesmo! kkk :D

      Excluir
    7. Amigo do Banzolão5 de julho de 2018 00:12

      Obrigado pelos livros, Anônimo da Astronomia.

      Excluir
    8. De nada, Amigo do Banzolão.

      A minha biblioteca virtual é Astronômica! Tenho mais de 60 GB só de livros, apostilas, PDF's, etc de vários campos do conhecimento. O único problema mesmo é arrumá-la. kkkk :D

      Excluir
  15. Banzoli e o que vc acha do filme Left Behind? Lá o anticristo é apresentado como o secretário geral da ONU que orgsniza mundo após o caos causado pelo arrebatamento,mas vc é dispensacionalista? Concordas com o filme teologicamente? E achas que o anticristo virá da ONU?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ficção eu acho o filme até razoável, embora não lembre de quase nada porque era criança quando assisti. Mas como filme bíblico é terrível, uma das maiores apologias do falso arrebatamento pré-tribulacional inventado no século XIX e que distorce totalmente a mensagem bíblica e o foco do cristão. Analisando as vertentes escatológicas que tem por aí a que eu mais me identifico é com o dispensacionalismo progressivo, que é bem diferente do dispensacionalismo clássico, mas também não cai nos erros dos aliancistas. Mesmo assim eu não subscreveria tudo o que os dispensacionalistas progressivos dizem. Em relação ao anticristo vir da ONU ou não, é possível que sim, mas não necessariamente. Ele com certeza terá o apoio da ONU, mas não necessariamente será o secretário-geral, como era o Nicolau Carpathia no Left Behind.

      Excluir
  16. Lucas, na sua opinião, você acredita em vida fora da Terra? Porque se pararmos para pensar, o universo e gigante, e se a gente for comparar, a Terra é como um grão de areia comparado ao universo.

    É em relação a evolução, você acha que pode ter ocorrido? Porque já ouvi dizer que mais 90% do DNA do ser humano é igual o do macaco, e até temos DNA igual com a da vanana, por exemplo. Se Nós somos imagem e semelhança de Deus, porque somos tão parevidos com os macacos e temos parte até com a Banana?
    Minjas dúvidas parecem ser tolas, mas infelizmente essas questões estão enfraquecendo minha fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo levando em consideração o tamanho do Universo ainda assim é improvável haver vida inteligente fora daqui. Até o Carl Sagan chegou a essa conclusão. Cabe dizer que até hoje os céticos não sabem como a vida pôde ter surgido da não-vida. Isso jamais conseguiram reproduzir em laboratório ou provar de qualquer maneira. E sem a "primeira vida", é inútil se falar qualquer coisa sobre evolução, pois para uma coisa evoluir ela deve existir primeiramente, e só Deus poderia tê-la criado.

      Esse argumento do DNA é muito ruim. Se o fato de sermos 98% similares geneticamente aos macacos significa que ele é o nosso ancestral comum, então o fato de sermos 97,5% similares geneticamente aos camundongos deveria significar o mesmo, mas na cadeia evolutiva dos darwinistas o homem não vem do camundongo. Inclusive o camundongo aparece à frente de algumas espécies de macacos nessa questão do DNA mais próximo ao dos homens, o que é uma prova contundente de que o argumento evolucionista em torno do DNA é uma bela de uma porcaria. A similaridade genética não prova uma ancestralidade comum, mas um projetista comum. Geisler e Turek provaram isso muito bem no livro "Não tenho fé suficiente para ser ateu", mas especificamente a partir da página 111 do livro. Se você quiser, pode me enviar um e-mail (lucas_banzoli@yahoo.com.br) que eu envio o livro em anexo.

      Vale ressaltar também que ser um evolucionista NÃO implica em não ser um cristão. É possível ser as duas coisas, ou seja, um "evolucionista teísta", como o Francis Collins, o cientista responsável pelo mapeamento do DNA humano e que escreveu o livro "A Linguagem de Deus" para provar que isso na verdade é uma prova da existência de um Criador. O próprio Collins era um ateu antes disso. Você pode ver outros exemplos de evolucionistas teístas aqui:

      http://ateismorefutado.blogspot.com/2015/04/a-teoria-da-evolucao-prova-que-deus-nao.html

      Excluir
    2. Amém, Lucas. Obrigado, mas se nos somos imagem e semelhança de Feus, porque temos tanta coisa em parecido com esses animais? Será que a bíblia cita isso em relação ao fato de nós seres humanos possuirmos consciência e um Espirito, diferente dos animais?

      Excluir
    3. O termo "imagem e semelhança de Deus" não tem a ver com nossa natureza em si, mas sim com o fato de que nós podemos refletir o caráter de Deus, enquanto os animais não. Por exemplo, os homens podem reconhecer que existe um Criador, louvá-lo, glorificá-lo e viver para Ele, coisa que os animais não podem, não porque sejam "ateus", mas porque Deus colocou essa consciência em nós e não neles. Por isso o homem é a única criatura de Deus que pode interagir com ele como em um relacionamento propriamente dito. Esse entendimento é o mais aceito pelos estudiosos e na minha opinião bem melhor do que as teses que ligam essa "imagem" a algo da natureza humana em si, tanto que os únicos que me lembro de defenderem um Deus "humanizado" de carne e osso são os mórmons. Deus em si é espírito puro, e neste sentido não tem ligação genética conosco, sua ligação é em outro aspecto, como expliquei.

      Excluir
    4. Essa proposta de vida (humana) fora da terra nos leva a algumas curiosidades. Veja o exemplo de um astronauta; ele chega a certa altura e já precisa usar equipamentos especiais, pois não consegue nem respirar no exterior se estiver em seus trajes humanos.

      Nao acredito que poderia ele viver normalmente se estiver em outro planeta

      Excluir
  17. Iae Banzoli! Creio que você já escreveu sobre isso, mas qual sua opinião sobre a declaração de Richard Dawkins, no livro "Deus: um delírio"(acho que é nesse) ao qual ele afirma que o Deus do velho testamento é sádico, ciúmento, homofobico, etc.

    Se possível, linka seu post sobre isso?(se existe)

    Deus lhe ilumine!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu tenho um livro inteiro refutando isso aí, chamado "Deus é um Delírio?", é o nono livro dessa lista:

      http://www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html

      Baixe o pdf do livro e leia o capítulo 8, que é inteiramente dedicado a essa temática. Abs!

      Excluir
    2. No geral, gostei de sua reposta no capitulo 8. A única coisa que ainda não tenho certeza absoluta é sobre as crianças mortas durante as campanhas militares em Canaã!

      Creio que já demonstrei um artigo que coloca a prova o ponto que você(aparentemente) defendeu sobre esse assunto.
      http://lydiaswebpage.blogspot.com/2014/08/no-magic-bullet-copans-insufficient.html

      Existe um vídeo do Leandro Quadros que ele explica o motivo de Deus ter ordenado a morte dessas crianças.(Nota1: eu creio que Deus é o ÚNICO que pode permitir ou tirar pessoalmente a vida de QUALQUER um; sendo o autor da vida, isso lhe da o direito. Nota2: Não quer dizer que Deus matou alguém que essa pessoa perdeu a salvação AUTOMATICAMENTE. Nota3: Há quem diga que, quando algum criminoso era condenado a morte no VT, eles davam uma erva para diminuir a dor, mas isso é só uma teoria mesmo)

      Video do Leandro Quadros:https://www.youtube.com/watch?v=IG_evq_mgdI&t=720s

      Deus lhes ilumine!

      Excluir
    3. Sim, este é um assunto que precisa ser estudado com mais profundidade, eu reconheço. Há mais possibilidades além daquela que expus no artigo.

      Excluir
  18. Pra vc qual é a crença mais absurda do catolicismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta difícil, mas eu diria que é a invocação de mortos.

      Excluir
  19. "Charis" quer dizer uma graça imerecida, dada naquele momento, e "Charitoo" é um estado de santidade pleno diante de Deus. Por que isso é importante? Em Atos 6:8, São Estevão está "cheio de graça e fortaleza". Só que ele está cheio de "Charis", não cheio de "Charitoo". Já o "cheia de Graça" da saudação angelical à Santíssima Virgem Maria é "Charitoo". Agora vamos à palavra "Kecaitwmenh". O prefixo "Ke" significa uma ação realizada no passado, desde o início. O sufixo "Menh" significa que essa ação não terá fim. Logo, Ke+Caritw+Menh, a palavra usada pelo Anjo Gabriel, um mensageiro de Deus, significa literalmente: . Uma bela palavra, não? Apenas essa palavra, escolhida a dedo por Deus, prova que a Santíssima Virgem Maria é , 

    O que achas disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi refutado aqui:

      http://www.e-cristianismo.com.br/teologia/apologetica/maria-cheia-de-graca.html

      E aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com/2012/09/maria-cheia-de-graca-e-os-outros-como.html

      Excluir
  20. Paz do Senhor
    Lucas em Atos dos Apóstolos 19:16 diz "Então o endemoniado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos.", é errado (ou não muito cristão) desejar que esse episódio ocorra com alguns "pastores, missionários e apóstolos" que estão mais preocupado com o bolso alheio do que a salvação de suas ovelhas.
    Obs: Excelente artigo, como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, errado eu não acho que seja, mas isso dificilmente vai acontecer porque muitos desses falsos profetas dos dias de hoje simulam falsas possessões demoníacas, e o demônio ficou mais esperto, ele percebe que dar uma surra no povo é menos útil do que continuar ali mentindo e enganando as pessoas do culto e fazendo o próprio pastor de bobo. Eles pensam que estão humilhando o demônio, mas na verdade é o demônio que está tirando com a cara deles e os levando à perdição.

      Excluir
  21. Lucas, em relação a tribulação quais nações irão sofrer mais?

    2) Qual a sua opinião sobre o dispensacionalismo progressivo?


    3) Como os pais da Igreja sabiam quais livros eram ou n eram apócrifos?


    4) Vc já ouviu falar da carta de Albert Pike prevendo a terceira guerra mundial e o governo do Anticristo? se n sabe do que eu estou falando...

    veja: https://youtu.be/T9NStZ7sKEQ


    5) Vc acha que grandes banqueiros como Rothchild, Rockfeller, Soros e demais estão envolvidos nos planos da NOM? (Eu creio que sim)


    Sei que muitas dessas minhas perguntas tem haver com conspirações. Mas é pq eu sou fascinado em estudar escatologia (creio eu que vc também).

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá:

      1) Israel e os cristãos de qualquer nação onde haja cristãos.

      2) É a vertente escatológica da qual eu mais me aproximo.

      3) Os livros apócrifos eram falsificações gnósticas escritas a partir do segundo século, e principalmente do século III em diante. Não era muito difícil identificá-los, bastava notar que eram livros novos que a Igreja em seus primórdios não conhecia e nem havia recebido.

      4) Não conheço, vou ver o vídeo.

      5) Eu não conheço muito sobre Nova Ordem Mundial, mas sim, é perfeitamente natural e lógico que o anticristo surja de uma elite global com o apoio dela. Mas vale ressaltar novamente que nós não sabemos com certeza se Jesus voltará nesses próximos anos, ou no final dessa geração, ou nas próximas e etc, pode ser que quando ele voltar nenhum desses indivíduos esteja mais vivo, e que a elite global seja outra.

      Excluir
    2. a teoria da nova ordem mundial é a teoria da conspiração onde o governo, mídia, as empresas (e até certas religiões como o catolicismo, já que a igreja católica é uma instituição politica e muito ligada a este mundo, inclusive muita gente hoje em dia gosta do papa, vindo ai a questão, o Papa deve agradar a Deus ou ao mundo?) nos enganam diariamente das mais diversas formas, para manter a população sobre total controle, e também, fazer a humanidade aceitar cada vez mais o futuro governo do anticristo. Tem coisas interessantes nas teorias, mas também tem muita bobagem, por exemplo que vacinas e os alimentos são venenos que tem como objetivo de nos matar seila doque, e este negócio das vacinas é muito perigoso pois realmente tem pais que tentam evitar que os filhos tomem vacina por causa destas conspirações, é só pesquisar ai noticias de diversas doenças que estão reaparecendo, principalmente em crianças. E também os governos, mídia e empresas (nem todos, segundo a conspiração, existe no mundo diversos governos e empresas que combatem o modelo que a NOM quer que o mundo siga) são comandados por uma elite global, que segundo outras conspirações esta elite seria satanista etc, e dentre esta elite esta estas famílias poderosas ai.

      Por falar em conspiração, o que vc acha das urnas eletrônicas?

      Excluir
    3. Essa das vacinas é uma conspiração das mais terríveis, chega a ser quase criminoso o discurso desses "anti-vacina" (se não for crime mesmo), quem diz isso literalmente não sabe como era o mundo antes das vacinas. Quem não sabe, dê uma olhada neste artigo bem ilustrativo:

      https://zipnoticias.net/10-razoes-pelas-quais-a-vacinacao-de-seus-filhos-e-a-pior-coisa-que-voce-pode-fazer/?utm_source=fb_parceiro&utm_medium=cpm&utm_campaign=b449c&slot=99b7c

      Sobre as urnas, não é um assunto que eu tenha pesquisado a fundo mas até onde eu li parece que são fraudáveis mesmo, ou pelo menos que não são nada confiáveis. Só pelo fato dos países mais desenvolvidos do mundo rejeitarem essa urna eletrônica já fala muito por si só. Eu ia dizer que apenas o Brasil, a Venezuela e um punhado de países asiáticos pobres usa essa urna, mas então descobri que estava desatualizado e que parece que nem mais esses países usam a mesma urna do Brasil, ou seja, sobrou só a gente mesmo com essa joça:

      http://www.ilisp.org/artigos/brasil-e-unico-pais-do-mundo-que-utiliza-urnas-eletronicas-inauditaveis-e-obsoletas/

      Excluir
  22. Danoninho caseiro de João4 de julho de 2018 17:21

    Eii Lucas, é verdade o que diz os ateus?
    •Que os cristãos alteraram o argumento kanlam(kamlam nao sei) de "tudo o que existe há uma causa" para " tudo o que começou a existir há uma causa"???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O argumento kalam sempre foi esse. O que sempre existiu não deve ter uma causa, pois é eterno e portanto a causa para si mesmo (é o que chamamos de "autocausado"). Mas tudo o que teve início, teve uma causa que o precede (este é o caso do Universo).

      Excluir
  23. caraca meu o alon arrebentou o macabeus

    ResponderExcluir
  24. – Afinal, Jesus nasceu no tempo de Quirino ou no de Herodes?

    Argumento: O Censo de Quirino ocorreu no ano 6 E.C., enquanto Herodes,o Grande morreu no ano 1 E.C. Logo, os dois eventos não são contemporâneos. É o mesmo que dizer que eu nasci no ano que Newton publicou o Principia e Einstein nasceu.

    – Se Noé e sua família sobreviveram ao Dilúvio, pois eram as únicas pessoas puras de coração, isso significa que Matusalém não prestava e por isso morreu afogado?

    Argumento: Matusalém, teve seu primeiro filho, Lamec, com a idade de 187 anos (Gênesis 5:25). Lamec, ao completar 182 anos, gerou a Noé (Gênesis 5:28) e Noé tinha 600 anos quando irromperam as águas do dilúvio (segundo o mito contido em Gênesis 7:6). Obviamente, não estou levando em consideração o absurdo dos anos vividos e já já ou dizer o porque.

    Com uma simples adição, obtemos o número 969 (187+182+600), que é exatamente o número de anos vividos por Matusalém (Gênesis 5:27)! A conclusão é que Matusalém morreu afogado no Dilúvio, junto com Lamec. E se os anos vividos não são anos verdadeiros, então a Bíblia está mentindo. Se a Bíblia não está mentindo e isso é apenas algum obscuro estilo literário, temos outro problema, pois ela mesma disse que não é para ser interpretada, pois é a Palavra de Deus. E se a Bíblia não está mentindo, então Matusalém era sim uma pessoa pérfida. Mas qual crime ele cometeu perante os olhos de Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta à primeira questão:

      http://dcgolgota.blogspot.com/2014/02/quando-jesus-nasceu.html

      Matusalém tinha 187 anos no nascimento de Lameque, e viveu durante 782 anos depois disso, portanto viveu um total de 187 + 782 = 969 anos. Lameque tinha 182 anos quando Noé nasceu, fazendo com que vovô Matusalém tivesse 187 + 182 = 369 anos no nascimento deste seu neto. Noé tinha 600 anos quando o dilúvio começou. Adicionando estes 600 anos aos 369 anos que Matusalém tinha quando Noé nasceu, deduzimos que Matusalém faleceu no ano do dilúvio, aos 369+ 600 = 969 anos de idade. Toda a matemática se harmoniza perfeitamente. Isso não implica que Matusalém tenha morrido NO dilúvio, e sim que ele morreu NO ANO do dilúvio (pode ter sido alguns meses antes, por qualquer razão que fosse, a Bíblia não diz que ele morreu afogado).

      Quero ressaltar que não vou ficar aqui para sempre tirando dúvidas infantis que qualquer pesoa com Google consegue responder, quando feitas nesse tom debochado que você tem. Todas as suas tonterias já foram respondidas em todos os artigos em que você postou e você mesmo sem contra-argumentação a porcaria nenhuma continua num tom arrogante mandando links e copiando trechos de internet como se eu tivesse a obrigação de ficar aqui respondendo a um sem-educação como você. Ou você começa a tratar a Bíblia com respeito ou suma desse site pra não voltar mais.

      Excluir
    2. Vais ganhar uma resposta à altura, mas não hoje. Por enquanto vai lendo esse artigo que compilei alguns anos atrás

      https://fimdafraude.files.wordpress.com/2015/12/a_arca_de_noe_120_anos1.pdf

      Excluir
    3. Apenas sublinhando aqui que eu estou pressupondo que se trate do mesmo anônimo dos comentários nos artigos sobre historicidade da Bíblia sempre em um tom debochado ridicularizando a Bíblia. Se for algum outro anônimo que simplesmente copiou da internet um trecho e se esqueceu de dizer algo como "Lucas, como responder a isso...", eu já antecipo minhas desculpas.

      Excluir
  25. Brilhante explanação do Alon. Contra a verdade não há argumentos! Através de seus vídeos, compreendemos de uma forma simples e objetiva, a não sermos enganados por heresias e ventos de doutrinas. Obrigada, Lucas, por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  26. Estar meio errado algumas coisas por que Jesus ainda não voltou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem afirma que Jesus já voltou são os preteristas completos, não eu.

      Excluir
  27. Lucas, se Maria não fez um voto. Porque a pergunta sobre como iria acontecer. Já que ela estava pra se casar, e o anjo está falando sobre o futuro.

    Sim, outra coisa. Sempre que tenho dúvidas venho aqui e encontro respostas e nunca agradeço. Obrigado pelas respostas. Nunca pare banzoli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A própria Bíblia de Jerusalém (católica) explica isso:

      “A 'virgem' Maria é apenas noiva (v. 27) e não tem relações conjugais (sentido semítico de 'conhecer', cf. Gn 4.1; etc.). Esse fato, que parece opor-se ao anúncio dos vv. 31-33, induz à explicação do v. 35. NADA NO TEXTO IMPÔE A IDEIA DE UM VOTO DE VIRGINDADE”

      Você pode ver outros numerosos Comentários Bíblicos explicando esse texto, muitos deles corrigindo esse equívoco de alguns intérpretes católicos e mostrando que isso não tinha nada a ver com um voto de virgindade:

      https://www.studylight.org/commentary/luke/1-34.html

      Na verdade o próprio bom senso já detona completamente qualquer possibilidade desse tipo de voto, pois naquela sociedade NINGUÉM que fosse noiva fazia voto de virgindade. A virgindade dentro do casamento era um conceito absurdo entre os hebreus (na verdade continua sendo até hoje, mas era muito mais naquela cultura que valorizava tanto o fato de ter muitos filhos, como uma grande bênção de Deus). Ou seja, se Maria tivesse feito voto de virgindade, ela jamais iria noivar com José, iria apenas continuar solteira por toda a vida como fazia todas as pessoas que faziam tal voto (o que já era raro).

      Abs!

      Excluir
  28. Lucas, o que dizer desse vídeo sobre os livros apócrifos?


    https://youtu.be/dlAEcN97caI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da onde ele tirou esse critério de que tinha que ser apóstolo para um escrito ser considerado canônico? Ele está inventando isso descaradamente. Qualquer cidadão honesto que leia os escritos patrísticos é capaz de perceber que o critério era que fosse escrito por apóstolos ou pessoas que conviveram com apóstolos e eram reconhecidas por eles. Marcos não era apóstolo, mas convivia com Paulo e com Pedro. Lucas também não era apóstolo, mas convivia com Paulo e por certo com muitas outras testemunhas oculares como historiador que era. Todos eles viveram naquela época e tinham propriedade e autoridade para escrever o que escreveram, isso é MUITO diferente de aceitar pseudoevangelhos espúrios e falsificações ridículas escritas séculos depois dos apóstolos em nome de Maria Madalena, Judas Iscariotes, Tomé e etc. É uma comparação totalmente nonsense e sem base.

      Excluir
  29. Outra divisão católica.
    https://www.facebook.com/Memessedevacantistasnopaint/?hc_ref=ARRY6JeM6IeGZo1OT39oNzunk6NVkrVHkE2p_DMC1yR5DMNrjpimlJba_oLs413EdqA&fref=nf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O novo rito de consagração episcopal é inválido"

      "Bispo ordenado no novo rito não é bispo, e nem gente"

      Cinco minutos depois:

      "A Santa Igreja é una!" (depois que chega um protestante na conversa)

      Excluir
  30. Uma amigo judeu-messiânico,me falou que a babilônia citada na Bíblia,é a igreja católica junto com as religiões que de lá surgiram,como o Islamismo é segundo ele o protestantismo,pra ele pelo fato de Lutero ser católico e dps se revoltar contra a igreja,criando o protestantismo,assim o protestantismo sendo uma das filhas do catolicismo,ele falou que o protestantismo difere do judaísmo messiânico pelo fato de eles terem doutrinas que nois não sigimos,como por exemplo : A Guarda do Sábado,a prática das antigas festas etc...,o que vc acha de tudo isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a Bíblia diz que a Babilônia é "mãe", ela não diz que ela é mãe de igrejas que saíram dela, mas sim que é a mãe de todas as PROSTITUIÇÕES DA TERRA (Ap 17:5). Ou seja, a "filha" da Babilônia é justamente as prostituições dela mesma (neste caso, suas falsas doutrinas e as matanças que perpetrou ao longo dos séculos). É bastante forçado encaixar outras religiões dentro deste conceito, especialmente quando é feito de forma oportunista e tendenciosa para favorecer unicamente a sua própria igreja em particular (no caso, o desses judeus messiânicos que afirmam isso segundo você). Em relação ao sábado e às festas, isso é parte da lei cerimonial que já caiu, não um preceito moral eterno. Leia por exemplo esse texto de Paulo aos colossenses:

      "Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo" (Colossenses 2:16-17)

      Excluir
  31. Lucas algumas dúvidas:
    1) Se somos justificados somente pela fé então porque seremos julgados pelas nossas obras ?
    2) Se Jesus falou que passamos da morte para vida e não entramos em juízo, ao crer nele, por que é necessário um juízo escatológico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Primeiro porque as obras demonstram se temos fé ou não, elas são o fruto da fé verdadeira:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com/2012/08/somente-fe.html

      Ninguém que tem fé genuína em Cristo fica de braços cruzados dando mau exemplo, quem realmente ama a Deus irá demonstrar isso com ações. Tem também o fato de que a recompensa (galardão) é de acordo com as obras. Todos os salvos terão a vida eterna, mas os "prêmios" são relativos às obras de cada um.

      2) O termo grego para juízo e condenação é o mesmo, por isso às vezes existe esse tipo de confusão. Quando a Bíblia diz que "não entramos em juízo", ela na verdade está dizendo que "não entramos em condenação", que é o sentido e a tradução mais correta neste contexto. A Bíblia menciona um "tribunal de Cristo" no qual os justos passarão (1Co 5:10), mas não será um julgamento para ver se a pessoa será condenada ou não, e sim para definir a recompensa que cada um obterá.

      Excluir
  32. Vc sabe responder muitas perguntas difíceis, mas eu duvido que vc já parou pra pensar nessa aqui:
    Por que Maria foi apressada às montanhas visitar Isabel, ficou com ela 3 meses, e um belo dia decidiu ir embora, antes do bebê João nascer? Isabel já estava de 9 meses e Maria nem quis esperar mais um pouquinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha notado isso. Bem curioso mesmo.

      Excluir
    2. kkkkk Maria subiu apressada às montanhas e desceu apressada antes do bebê nascer.

      Lendo sem prestar atenção a gente pensa que Maria foi ver Isabel para contar as boas novas e ficar com ela até que João nascesse. Eu tbm não tinha notado que ela foi embora antes até ler o protoevangelho de Tiago:

      "XII

      1. Terminado o trabalho com a púrpura e o escarlate, [Maria] levou-o ao sacerdote, que a abençoou assim: ¨Maria: o Senhor enalteceu o teu nome! Serás bendita entre todas as gerações da terra¨.

      2. Radiante de alegria, Maria se dirigiu à casa de sua parente, chamada Isabel, e chamou-a da porta. Ao escutá-la, Isabel deixou o escarlate e correu para a porta. Abrindo [a porta] e vendo Maria, louvou-a dizendo: ¨Quem sou para que a mãe do meu Senhor venha até minha casa? O fruto do meu ventre pôs-se a pular dentro de mim para bendizer-te¨. Como Maria se esquecera das palavras do anjo Gabriel, elevou os olhos ao céu e disse: ¨Quem sou eu, Senhor, para que todas as gerações me bendigam?¨

      3. E ficou durante três meses na casa de Isabel. Como dia após dia seu ventre crescia, ficou preocupada e pôs-se à caminho de casa. Ficava escondida dos filhos de Israel e possuía dezesseis anos quando estas coisas aconteceram."

      Tadinha.

      - Quando o comentário é besta eu deixo em anonimato : )

      Excluir
    3. Ah, então era você! Nem suspeitei haha

      Excluir
  33. Amigo do Banzolão5 de julho de 2018 17:11

    Banzolão, por que a plantinha foi ao hospital, mas não foi atendida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, mas suponho que deve ter algo a ver com "plantão médico".

      Excluir
    2. Amigo do Banzolão5 de julho de 2018 18:22

      "Não sei, mas suponho que deve ter algo a ver com "plantão médico""

      Tá ficando esperto, hein danado? Exatamente isso.

      Por que a plantinha foi ao hospital, mas não foi atendida?

      Resp: Por que lá só tinha médico de plantão :)

      Excluir
  34. Lucas, a Bíblia diz que a Terra veio primeiro que o Sol? Porque em Gênesis 1:1 fala que Deus criou os Céus e a terra, é somente no quarto dia ele criou o Sol. Qual era a Luz quando Deus diz "Haja Luz?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi várias hipóteses para isso: (1) Deus era a luz, no mesmo sentido de Ap 21:23; (2) Existia uma outra fonte de luz temporária antes da criação do sol; (3) O sol em si já existia, mas só foi "revelado" no quarto dia, etc. Ao meu ver a (1) é a mais plausível.

      Excluir
    2. Mas a ciência não diz que o Sol veio muito antes da Terra? Estaria a bíblia contradizendo ? (Não estou sendo cético, é apenas uma dúvida minha)

      Excluir
    3. Quando você diz "a ciência" se refere à ciência evolucionista, apenas. Não há nenhuma prova concreta de que o sol tenha os bilhões de anos que dizem que tem. Nem sequer teria como datar o sol, como fazem com as rochas da terra e tudo mais, que permitem métodos de datação porque estamos aqui e podemos fazer isso em laboratório (e mesmo assim muitas vezes a data é apenas estimada ou pautada em pressupostos questionáveis).

      Excluir
    4. Outra hipótese, que eu acho bastante plausível, é que essa luz que Deus criou antes do sol seja a de estrelas mais antigas que nosso sol, ou da chamada “Radiação cósmica de fundo”, que surgiu quando o universo tinha cerca de 380 mil anos de idade:

      http://www.astronomia.web.st/index.php?aid=54

      Já foram descobertas estrelas bem mais antigas que nosso sol, por exemplo, a estrela 2MASS J18082002-5104378 que segundo estudos tem 8,6 bilhões de anos a mais que nosso Sol:

      https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/estrela-mais-idosa-que-sol-pode-revelar-misterios-da-via-lactea-18500666

      Talvez não possua exatamente 8,6 bilhões de anos a mais, mas não é absurdo nenhum crer que exista estrelas mais velhas que nosso sol. É possível. E o nosso sol é considerado pelos cientistas como uma estrela jovem, e que há outros sistemas solares com vários sóis:

      https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150708_ciencia_sistema_cinco_sois_fd

      Além disso, os cientistas estimam que a luz começou a se espalhar pelo universo há 375 mil anos após o Big Bang, e a formação das primeiras estrelas ocorreu cerca de 400 milhões de anos após o Big Bang:

      https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/03/130319_luz_universo_satelite_cc

      Ou seja, mesmo que esses números não sejam precisos, mas a ciência confirma que a luz surgiu bem antes de nosso sol, o que confirma o relato bíblico.

      Excluir
    5. Isso aqui também é interessante:

      http://www.dc.golgota.org/contradicoes/genesis/genesis04.html

      Excluir
    6. Bastante interessante. Esse Pipe é muito inteligente.

      Excluir
  35. Lucas, porque Deus proibiu de Adão comer o fruto do conhecimento, afinal de contas, Isso não implica que Deus desejou que o homem não fosse inteligente?

    Você concorda que ser cheio do espírito Santo em Atos, diz respeito ao agir do Espírito Santo num dom específico, já que no final de João, Jesus sopra o Espírito Santo dentro dos discípulos.

    A igreja anglicana é católica?
    A ortodoxa é mais parecida com a católica ou protestante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Lucas, porque Deus proibiu de Adão comer o fruto do conhecimento, afinal de contas, Isso não implica que Deus desejou que o homem não fosse inteligente?"

      Mas isso não tinha a ver com inteligência, na verdade é até bem mais provável que Adão usasse mais o cérebro do que nós usamos hoje, para conseguir decorar o nome de todos os (milhares de) animais no Jardim, o que dificilmente algum de nós conseguiria. Essa árvore dizia respeito ao conhecimento "do bem e do mal", no sentido de que a partir dali ele teria malícia e o mal faria parte intrínseca de sua natureza de modo que ele teria que lutar contra o mal internamente dia após dia, como nós temos hoje.

      "Você concorda que ser cheio do espírito Santo em Atos, diz respeito ao agir do Espírito Santo num dom específico, já que no final de João, Jesus sopra o Espírito Santo dentro dos discípulos"

      Sim.

      "A igreja anglicana é católica?"

      É protestante.

      "A ortodoxa é mais parecida com a católica ou protestante?"

      No geral é mais parecida com a católica, mas também tem muitas divergências com ela. Sobre isso recomendo este artigo:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com/2015/09/semelhancas-e-diferencas-entre.html

      Excluir
  36. Lucas, uma dúvida aleatória sobre a narrativa do dilúvio. No capítulo 7, versículo 7, diz que Noé e os outros entraram na arca, quando continuamos lendo, vemos, no versículo 10, que 7 dias depois as águas do dilúvio chegaram, porém logo em seguida a Bíblia meio que repete tudo isso, mas diz, no versículo 13, que Noé só entrou na arca no mesmo dia que o dilúvio começou, e nos versículos anteriores, que já citei, a afirmação é que Noé já tinha entrado 7 dias antes do início do dilúvio, e não no dia que ele começou. Estou confuso, pode ser que eu tenha entendido errado, é claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o Pipe respondeu isso aqui:

      http://www.dc.golgota.org/contradicoes/genesis/genesis25.html

      Excluir
  37. Lucas,o que vc acha de Ellen White ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma teóloga e escritora cristã sujeita a erros como todos os demais, só isso. Não a vejo nem como uma "herege fundadora de seita" e nem como o "espírito de profecia da Igreja remanescente". Acho esses dois extremos bastante exagerados.

      Excluir

Deixe o seu comentário. Sua participação é importante e será publicada após passar pela moderação. Todos os tipos de comentários ou perguntas educadas sobre qualquer assunto são bem-vindas e serão respondidas cordialmente, mas comentários desrespeitosos não serão publicados. Confrontamentos e discussões são aceitos, desde que saia do anonimato.