26 de julho de 2015

16 Artigos Devocionais e Estudos Bíblicos



• Artigos Devocionais:



• Artigos sobre a Igreja contemporânea:



• Artigos sobre calvinismo e arminianismo:



• Artigos sobre dons espirituais:



• Artigos sobre natureza de Deus:



• Artigos sobre espiritismo:



• Outras doutrinas e dificuldades bíblicas:



• O Novo Testamento Comentado:
(*) Este projeto está em andamento.

Mateus
Marcos
Lucas
João


• Sermões Expositivos:



- Siga-me no Facebook para estar por dentro das atualizações!


• Compartilhe esta página nas redes:
.

16 comentários:

  1. Boa Noite, tudo bem?
    Li o artigo "Enoque morreu?" e fiquei com uma dúvida. Você pode me responder?

    pergunta
    Cristo disse "Ninguém subiu ao céu senão o filho do homem que desceu do céu" Jo 3:13. Como fica a ida de Enoque ao céu? Parecem passagens antagônicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Sobre o texto de João 3:13, há duas possibilidades: (1) Enoque e Elias eram exceções à regra geral que Jesus passou; ou (2) Jesus não estava falando sobre literalmente ir para o céu, mas sim sobre trazer a mensagem do Céu. É essa segunda opção que Geisler e Howe argumentam em seu "Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e 'Contradições' da Bíblia':

      “Nesse contexto, Jesus está demonstrando o seu conhecimento superior acerca das coisas celestiais. Em essência ele está dizendo: “Nenhum outro ser humano pode falar com base num conhecimento de primeira-mão acerca dessas coisas, como eu posso, já que descido ". Ele está declarando que ninguém subiu ao céu para trazer de volta a mensagem que ele trouxe. De forma alguma ele está negando que qualquer outra pessoa esteja no céu, como Elias ou Enoque (Gn 5:24). Não, Jesus está simplesmente declarando que ninguém na terra foi ao céu e depois retornou com uma mensagem tal como a que Ele lhes dava”

      Excluir
  2. Bom dia. Existe algum artigo a respeito do livro Autoridade Espiritual, do Watchman Nee? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ainda não tenho artigo a este respeito especificamente mas agradeço a sugestão, vou providenciar quando possível. Abs!

      Excluir
    2. Legal. Perguntei porque quando eu era criança, esse livro foi estudado na igreja que eu cresci e depois, invocando a doutrina do livro, o pastor fez uma série de coisas que a igreja acabou se partindo ao meio. Aquilo ficou na minha memória por causa das discussões que seria melhor que nunca tivesse sido lido e estudado aquele livro. Quando eu era adolescente, já em outra cidade e em outra igreja, esse livro foi estudado novamente e me recusei a continuar congregando mas não falei para ninguem, simplesmente deixei de ir. E aos poucos, muita gente legal e séria foi saindo e atribuo a raiz dos desentendimentos a esse livro, porque sempre o pastor fala: eu sou a autoridade e bla bla bla... agora sou adulto e, como falo inglês, descobri muita literatura que refuta esse livro e muitas pessoas que o detestam esse livro também, da mesma forma muita gente o ama. Sendo adulto, reli esse livro e me incomoda muito a psicologia meio que mística, sei lá tem um linguajar bem doloso na minha opinião. Ainda acho que seria melhor estudar a Bíblia em si do que doutrinas, sei lá. Perguntei porque queria ver uma outra opinião, espero que um dia analise o livro. Obrigado.

      Excluir
    3. Eu baixei o livro aqui e vou ler logo que possível, embora pelo tamanho do mesmo talvez leve um tempo até o artigo ficar pronto. Mas a priori, eu discordo completamente dessa mística em torno do pastor, do "não toque no ungido do Senhor" e coisas afins. Discorro um pouco sobre isso no meu livro "O Enigma do Falso Profeta".

      Excluir
    4. A propósito, você pode baixar o livro na página dos livros (é o décimo quinto da lista):

      http://www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html

      Excluir
    5. Obrigado. Vou ler.

      Excluir
  3. Olá Lucas, tudo bem? Bom, gostaria de te falar que o seu artigo sobre "o perdão de Deus" saiu do ar, pois aqui para mim, ele não funciona, não abre corretamente como os outros. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na verdade o que aconteceu é que o endereço "apologiacrista.com" já não existe mais, ele funciona apenas como "lucasbanzoli.no.comunidades.net" (se você colocar este endereço em lugar do outro, os artigos vão abrir normalmente), eu pretendo atualizar os hiperlinks hoje mesmo se der tempo, tanto aqui como nos outros índices com artigos que redirecionam ao Apologia Cristã (meu site mais antigo). Abs!

      Excluir
  4. Hi Lucas,

    Excellent compilation you've got here. I guess that I am not the only one who does devotional type articles...Here are some of my own if you want to check them out and comment:

    https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2017/02/godsdivine-calling-welive-in-world-that.html

    https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2017/02/what-is-love_14.html

    https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2017/02/loving-ones-neighbor.html

    https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2019/02/a-lesson-on-humility.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Good to know that you also write devotional articles. Particularly not my forte, but I try to write from time to time :)

      Excluir
  5. Who do you think presents a better or more reasonable case? Check out this article first please:

    http://adonimessiah.blogspot.com/2019/12/micah-52-matthew-25-6-eternal-deity-of.html

    Interestingly, that author seems to have named himself after a sixteenth century Anabaptist who rejected the Trinity.

    Then, check out this article:

    https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2019/07/micah-52-and-trinitarian-theology.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I agree with you, Micah's text makes much more sense considering that it is speaking of eternity than just "old days". And even if this were not the case, there are many other texts that prove the pre-existence and divinity of Christ.

      Excluir
  6. Bom dia. Li o artigo "a teologia da prosperidade é bíblica?" e tive a impressão que Deus usa a pobreza como instrumento pra salvar as pessoas, e que um rico dificilmente irá para o céu. Se isso for verdade, então o evangelho desestimula os pobres a prosperar financeiramente e ascender socialmente, porque eles estariam atrapalhando a própria salvação. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que se o objetivo principal da pessoa é "ficar rico", acaba atrapalhando a salvação sim. Mas tudo depende do propósito que a pessoa tem em mente, Deus olha o coração acima de tudo. Tem gente que quer enriquecer não pra esbanjar riquezas pra si mesmo mas pra ajudar generosamente quem mais precisa, ou para projetos que visam o progresso do Reino de Deus na terra, e tem outros que gastaria comprando Ferrari, iate, mansões, gastando com garotas de programa e etc, neste segundo caso com certeza prejudicaria (e muito) a salvação, porque mostra que o foco da pessoa está em outro lugar e não em Cristo. Mas isso não significa que o pobre tenha que continuar pobre e não possa buscar melhorar de condição, mesmo porque deixar de ser pobre não é o mesmo que se tornar rico, às vezes a pessoa deixa de ser pobre porque tem o básico pra sobreviver bem, mas não tem uma vida de luxo nem de regalias.

      Excluir

Fique à vontade para deixar seu comentário, sua participação é importante e será publicada e respondida após passar pela moderação. Todas as dúvidas e observações educadas são bem-vindas, mesmo que não estejam relacionadas ao tema do artigo, mas comentários que faltem com o respeito não serão publicados.

*Comentários apenas com links não serão publicados, em vez disso procure resumir o conteúdo dos mesmos.

*Identifique-se através da sua conta Google de um modo que seja possível distingui-lo dos demais, evitando o uso do anonimato.