20 de março de 2020

195 Como o mundo reagiu a uma pandemia pior que o corona



Na atual situação do mundo, é impossível escrever sobre algo que não seja sobre a pandemia global. Pensando nisso, eu me propus a escrever algo a respeito, mas não me veio nada além de pensamentos desconexos e seriamente comprometidos pela minha severa ignorância a respeito de biologia e medicina. Então me lembrei de um trecho de um livro que li há poucos dias, “Sexo, Desvio e Danação: as minorias na Idade Média” (de Jeffrey Richards), que aborda como o mundo da época reagiu a uma situação similar a atual: a Peste Negra. Embora a peste tenha se passado no século XIV e sido bem mais letal que o coronavírus está sendo até o momento, você verá que muito do que ocorreu na época lembra o sentimento atual, e que, se serve de esperança, o mundo já passou e sobreviveu a coisas piores que o corona.

***

A difícil situação das minorias foi, na melhor das hipóteses, exacerbada pelo segundo grande aspecto crucial da psicologia da Idade Média, a Peste Negra. A Peste Negra (peste bubônica, pneumônica e septicêmica) devastou a Europa durante o período 1347-9, dizimando, estima-se hoje, cerca de um terço da população. “Tantos morreram”, escreveu o cronista sienense Agnolo di Tura de Grasso, “que todos acreditaram tratar-se do fim do mundo”. Mas esta não foi uma catástrofe isolada; foi parte de uma pandemia. Em 1361-2, uma segunda peste (pestis secunda) atacou; entre 10 e 20% da população pereceram. Ela matou tantos rapazes que ficou conhecida como “a Peste dos Rapazes” (pestis puerorum).

Em 1369, a terceira peste (tertia pestis) eliminou outros 10 ou 15% da população. A peste retornou ciclicamente a cada cinco ou dez anos no decorrer de toda a Idade Média. A população enfraquecida tombou presa da varíola, malária, disenteria e febre entérica, o que resultou no fato de que a população europeia, em 1430, era entre 50 e 75% inferior ao que havia sido em 1290. Ela só recobrou seu nível do século XIII em meados do século XVI, depois de um lento crescimento a partir de 1450.

Esta catástrofe demográfica sobreveio em meio a mudanças climáticas importantes. A grande expansão da população, das cidades e do comércio nos séculos XI e XII se havia operado em condições de invernos brandos, verões secos e excedentes de alimentos. Mas, entre 1250 e 1300, o clima mudou, e anunciou-se uma “Pequena Era Glacial”, a qual ecoou numa oração do século XIV que continha as agourentas palavras frigiscente mundo (“com o mundo ficando frio”). O clima mais frio e úmido que foi uma característica deste período teve um efeito desastroso sobre os suprimentos de alimentos. Quebras sucessivas da safra somadas à exaustão do solo e ao cultivo excessivo tornaram a fome uma realidade da vida.

A população era simplesmente excessiva para os suprimentos existentes de comida. Num ano bom, as pessoas conseguiam apenas sobreviver. Mas houve poucos anos bons, e a pestilência espreitava na esteira da fome. Dos anos 1290 até a década de 1340, houve uma sucessão de invernos úmidos, quebras de safras e doenças infecciosas de animais, e de epidemias de tifo, disenteria e difteria. Houve, por exemplo, uma séria fome coletiva nos anos 1315-17, a qual começou com uma chuva torrencial e prolongada que arruinou a colheita em 1315. A fome e doenças graves que se seguiram reduziram as pessoas a comerem cães e gatos, folhas e raízes, e, em alguns lugares, ao canibalismo.

À medida que o povo foi levado a atitudes desesperadas para obter comida, houve uma onda de crimes. Em seguida, uma desastrosa morrinha dizimou boa parte do rebanho. O padrão se repetiu em 1316 e 1317. A fome e a peste na França, Inglaterra e Alemanha foram piores do que quaisquer outras que as pessoas vivas na época pudessem lembrar. Os populosos Países Baixos sofreram particularmente e, no auge da fome, em Ypres, cerca de 18% da população morreu. A peste pandêmica multiplicou consideravelmente a miséria, e os séculos posteriores da Idade Média foram inundados pelo pessimismo, pela melancolia e pela desesperança.

As reações das pessoas à peste são descritas por Boccaccio em seu Decameron. Alguns retiraram-se no isolamento, esperando assim escapar à praga. Outros embarcaram numa vida de devassidão desvairada, segundo o princípio de “comer, beber e divertir-se, pois amanhã estaremos mortos”. Houve explosões selvagens à caça de um bode expiatório que culminaram em horríveis massacres de judeus, os quais eram acusados de disseminar a praga. Quando a pandemia se instalou, a convicção sempre presente do fim iminente do mundo se intensificou. Em face dessa perspectiva, deu-se uma vida de hedonismo, as taxas de criminalidade cresceram e os contemporâneos perceberam e comentaram um aumento da imoralidade.

Mas talvez o mais significativo fosse o surto de atividade religiosa. Na sequência imediata da peste, procissões de flagelantes tomaram as ruas, purgando a si próprios de maneira selvagem e esperando aplacar a ira evidente de Deus, e houve irrupções de tarantismo, dança frenética e compulsiva, uma grotesca “dança da morte”. Houve uma explosão de peregrinações, e novos santos foram proclamados, como São Roque, um habitante de Montpellier que se dedicou ao cuidado das vítimas da peste. Houve também um notável aumento do número de doações e de fundações de caridade. Em Londres, o montante médio de doações testamentárias de caridade aumentou 40% entre 1350 e 1369.

Mas, a longo prazo, houve um poderoso impulso em direção ao ascetismo pessoal e, é claro, um quase inevitável retorno à heresia, a qual, em seu caso mais famoso (hussismo), assumiu dimensão nacional. A Peste Negra intensificou a preocupação medieval com as “quatro últimas coisas”, morte, juízo, paraíso e inferno. Ela teve um efeito marcante sobre a arte e a literatura, que se tornaram saturadas de imagens de dor e de morte. Peças de mistério com temas religiosos tornaram-se comuns e geralmente falavam sobre a decadência humana e os tormentos do inferno. Os funerais tornaram-se grandes acontecimentos, marcados por cerimoniais profusos.

De maneira reveladora, enquanto os calendários ilustrados dos séculos XIII e XIV haviam enfatizado a primavera e o verão, no final do século XIV e no século XV eles sublinharam o outono e o inverno. Com a morte e o fim aparentemente mais próximos do que nunca, a salvação tornou-se cada vez mais importante. A Igreja estabelecida não conseguiu enfrentar o desafio. Ela já havia sofrido uma perda de prestígio. O papado tinha perdido credibilidade quando se mudou para Avignon em 1309, e era opinião geral que havia caído sob a tutela do rei francês. Aos olhos de muitos, deixou de ser a liderança moral e espiritual da cristandade e se tornou mais um outro Estado burocrático, preocupado com finanças e leis.

Essa percepção foi reforçada pelo Grande Cisma (1378-1415), durante o qual uma sucessão de papas rivais em Roma e Avignon, divididos não por doutrina, mas por questões de poder político, disputou o trono até que um concílio da Igreja em Constança (1414-17) resolveu a contenda, depondo os pretendentes rivais e instalando um novo papa. A organização da Igreja foi seriamente prejudicada pela destruição provocada pela Peste Negra. Muitos de seus melhores intelectuais morreram, e um grande número de párocos fugiu. Nessas circunstâncias, as pessoas buscavam em si mesmas a libertação espiritual.

A ordem social foi seriamente afetada pela peste. Mas os efeitos da pestilência eram agravados pelos efeitos da guerra. A Guerra dos Cem Anos (que, embora intermitentemente, na realidade durou 116 anos) submeteu a França e a Inglaterra a uma sucessão de campanhas militares entre 1337 e 1453, que foram ruinosamente caras em homens e dinheiro. A França, onde se deram os combates, foi devastada por bandos de malfeitores armados e dilacerada pela rivalidade homicida entre facções da aristocracia. A flor da fidalguia francesa foi dizimada nas derrotas sucessivas de Crécy (1346), Poitiers (1356) e Azincourt (1415).

Na Inglaterra, mal tinha terminado a Guerra dos Cem Anos, quando a Guerra das Duas Rosas inundou o país com a guerra civil. Assim, somando-se à morte por doença, houve morte em larga escala provocada pela mão do homem. Entretanto, a morte disseminada deu a novos homens a oportunidade de ascender e fazer fortuna. Os nouveaux riches, como os de la Pole na Inglaterra e os Médicis florentinos, agarraram a oportunidade para ascender a píncaros inimagináveis de poder e proeminência social. Ao mesmo tempo, uma grave escassez de mão-de-obra implicou o aumento vertiginoso dos custos do trabalho.

As sociedades pós-Peste Negra aprovaram uma sucessão de leis suntuárias, regulamentando a indumentária das pessoas, de modo a que não procurassem atingir uma posição superior à que ocupavam, e buscou conter os salários por temer a falência da aristocracia. Mas essas estratégias não funcionaram e, sem dúvida, exacerbaram a situação, a qual em algumas áreas originou o nascimento de ideias revolucionárias milenaristas. Em outras, mudança e crise levaram a revoltas importantes, notadamente dos camponeses na Revolta da Jacquerie, na França em 1358, e na Inglaterra em 1381, e das camadas pobres urbanas como na insurreição dos ciompi, os trabalhadores têxteis florentinos, em 1378.

Enquanto poucas rebeliões tinham ocorrido até o final do século XIII, muitas viriam a acontecer nos anos que se seguiram à Peste Negra, à medida que se agudizava o conflito de classes. E não somente isto, mas houve uma quebra generalizada da lei e da ordem. Por exemplo, a incidência de homicídios na Inglaterra no período de 1349 a 1369 foi equivalente ao dobro da que havia sido registrada no período entre 1320 e 1340, apesar da perda de um terço da população. (...)

O despovoamento também acelerou a laicização da sociedade, com as escolas seculares dando sua contribuição ao funcionamento da educação, advogados e burocratas estreitando seu controle sobre os governos e teorias da autoridade real que estavam sendo articuladas. Como qualquer outro aspecto da existência, a vida intelectual sofreu com a devastação da peste. Vinte universidades desapareceram entre 1350 e 1400. Muitas pessoas altamente qualificadas e de alto nível educacional pereceram e não puderam ser substituídas. (...)

Lynn White Jr. tinha descrito o período de 1300 a 1650 como “o mais perturbado psiquicamente da história europeia”, um tempo de ansiedade exponenciada devido à rápida mudança cultural e à sucessão de calamidades. Isto é certamente verdade para a última metade da Idade Média. Os séculos XII e XIII, período que tinha assistido à construção das catedrais góticas, à expansão das cidades, à ascensão das universidades, ao desenvolvimento da literatura cortesã de amor e da poesia vernácula, à revitalização do direito romano, à retomada da Terra Santa, à Reforma Medieval e ao Renascimento Medieval, foram substituídos por uma era de dúvida, medo e incerteza, guerra, destruição e despovoamento, doença, decadência e morte.

Por: Jeffrey Richards.

• Compartilhe este artigo nas redes:

Por Cristo e por Seu Reino,


- Siga-me no Facebook para estar por dentro das atualizações!


- Baixe e leia os meus livros clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.

ATENÇÃO: Sua colaboração é importante! Por isso, se você curtiu o artigo, nos ajude divulgando aos seus amigos e compartilhando em suas redes sociais (basta clicar nos ícones abaixo), e sinta-se à vontade para deixar um comentário no post, que aqui respondo a todos :)  

195 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=rJPKWHilx6U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me lembrou esse artigo antigo:

      http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/a-historia-negra-dos-papas

      Mais suja que a história dos papas só o título brasileiro do Corinthians de 2005.

      Excluir
  2. Vc acha que a Midia está fazendo um Exagero com O CoronaVirus Lucas??

    O Pondé fez um vídeo pequeno comentando:

    https://www.youtube.com/watch?v=V8ymneate74&t=81s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mídia só está informando, oq acontece no mundo e no Brasil é papel dela informar a população.

      Excluir
    2. Eu concordo com as ponderações que o Pondé faz no vídeo. Não que a situação não seja realmente crítica e perigosa, mas o clima de histeria não ajuda nada. Ele deu vários exemplos práticos no vídeo, mas eu poderia adicionar o da minha mãe que está muito mal e sofrendo muito de uma enfermidade mas não quer ir pro médico de jeito nenhum porque acha que se for pro hospital agora pode pegar o corona. No outro extremo tem gente irresponsável que não tá nem aí e vai até pra praia num momento desses, o que só podia ser coisa de brasileiro mesmo.

      Excluir
    3. Obrigado! Ela já está bem melhor hoje, graças a Deus 😊

      Excluir
  3. Banzolao simplificando a pergunta que fiz no post anterior,tem como sabermos de fato quando estaremos no fim ou não?Pq todas as coisas que hj acontecem e são vistas como sinônimo da proximidade da Grande Tribulação e segunda vinda de Cristo já ocorreram muitas vezes no passado em escala até maior.

    ResponderExcluir
  4. Olha o que li no face de uma pessoa e até postei no meu :

    Houve um tempo em que os crentes oravam para a cura, não digo agora, mas na época da peste negra na Europa, e Deus os protegeu... Na segunda guerra mundial disseram ao Rev. Martin Loyd-Johnes para ele fechar a igreja ⛪️, pois os bombardeiros alemães iriam matar os crentes, e ele se recusou e manteve os cultos regulares, e o resultado é visto até hoje, pois os locais atingidos por bombas 💣 estão ainda visíveis. Porém a Igreja ⛪️ de Westminster não foi atingida por nenhuma das armas de Hitler... Fico pensando 🤔 na qualidade dos ditos evangélicos deste século, que usam a Bíblia pra esconder sua falta de fé, usam a teologia para propagar sua incredulidade.... Lamentável, cristianismo ✝️ de butique.....

    ResponderExcluir
  5. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197566

    ResponderExcluir
  6. Sem zuera Lucas, essa “Direita Anti-Bolsonaro” está cada dia mais doente e maluca, tendo as mesmas atitudes que eles dizem combater.

    SERIO, agora até o coitado do RODRIGO CONSTANTINO está sendo acusado por esses doidos de “miliciano virtual do Biroliro”, simplesmente por ter defendido o Jair em temas recentes e combatido Jornalistas Tucanos propagadores de FAKE NEWS. De uma olhada:

    https://www.youtube.com/watch?v=soSDhaw8eSE
    https://twitter.com/Rconstantino/status/1239659339599826944
    https://twitter.com/Rconstantino/status/1240973091418890243


    https://twitter.com/Rconstantino/status/1240599438185451521
    https://twitter.com/Rconstantino/status/1239925617996554240

    https://twitter.com/Rconstantino/status/1239943184823783425
    https://twitter.com/Rconstantino/status/1239951091971829760

    https://twitter.com/Rconstantino/status/1239993667957534722
    https://twitter.com/Rconstantino/status/1239995473680793600


    https://twitter.com/Rconstantino/status/1241424116458106886
    https://twitter.com/Rconstantino/status/1241102994948620290
    https://twitter.com/Rconstantino/status/1241291241662361601


    Esse povo está louco, o Consta sempre faz criticas as alas extremadas do Governo, mesmo assim o safado do Renan e maioria dos “Liberais” do MBL agiram de uma forma bem canalha com ele. Estamos no ponto em que qualquer um que apóie o Jair, mesmo que com resalvas, já é taxado como um bandido mesmo sem nenhuma prova.

    Eu até entendo que existe alguns apoiadores do Bolsonaro que são muito fanáticos, mas esse pessoal ta agindo de forma tão suja e desonesta quanto. No ano passado, por exemplo, ele viviam reclamando da tal “Lista dos Comunistas Traidores”mas agora estes mesmo radicais de Centro já estão fazendo as suas Listas de "faxistas Bolsominions" para atacar aqueles que apóiam o atual governo, incluindo aqueles moderados que fazem criticas construtivas, como é o caso do próprio Rodrigo.

    Serio, até GURO, eles tem!! É o Luciano Ayn, um ""Direitista Liberal"" que anda fazendo campanha para o Ciro e que afirma que a prisão do LULA feita pelo Moro foi INJUSTA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer então que não pode existir uma direita anti bolsonarista?Isso tá me lembrando os esquerdistas que diziam que qualquer crítica mais fundamentada ao Lula era coisa de traidor,de coxinha infiltrado,o Constantino apesar de já ter escrito para o Mídia sem Máscara,antigo site do Olavo de Carvalho,o guru desse bolsonarismo radical,há anos que é rompido com esse e realmente critica essa patota olavista,mas ele errou na minha opinião ao defender Bolsonaro da imprensa,a imprensa tá fazendo o papel dela que é denunciar o governo,assim como fazia com o PT tbm,apesar de existirem os blogs sujos que ganhavam dinheiro do PT,como a Socialista Morena,o Brasil 247, Diário do C...do Mundo,a Veja sempre bateu no PT,a própria Vera Magalhães e a Jovem Pan,a Globo,apesar de muitos conservadores odiarem a Globo,por ela ter um posicionamento liberal nós nos costumes,defendem a causa LGBT,ideologia de gênero,os petistas tbm a odeiam,por ela ter apoiado o "golpe",ter divulgado as notícias contra o molusco.E o cerne do conservadorismo é o ceticismo político, é desconfiar do político,entao eu não defendo Bolsonaro contra imprensa,ainda mais sabendo que ele tem em seu círculo esses olavistas que vivem de teorias da conspiração,enquanto ele não repudiar publicamente o astrolavo,eu não volto a apoia-lo,votei nele sim e contra o PT votaria novamente,ele ainda me parece um mal menor que o PT,reduziu a violência urbana e apesar dele próprio nunca ter sido liberal se aproximou de economias liberais como Paulo Guedes,mas ele foi eleito com um discurso anti establishment e colocou o Aras na PGR,tem como líderes de governo no Congresso dois membros do MDB,além de se dizer honesto e ter ligações suspeitas com milicianos,nunca vi ele atacar a milícia,mas já vi defender e recebeu dinheiro da JBS e devolveu não para a própria JBS,mas para o PP,partido dele na época em que era deputado federal e tem como conselheiro um sujeito que responde a diversos processos de estelionato e por isso teve que fugir para os EUA,deu golpe em sócios da escola de astrologia,então enquanto ele não romper com esse cara eu não defendo mais o Bolsonaro.

      Excluir
    2. Nando Moura é um cara que era amigo pessoal de Bolsonaro e de seus filhos,o Jair e o Eduardo frequentavam a casa do Nando e tudo,o Nando foi a posse do presidente e falou que qualquer pisada na bola ele não iria passar pano,aí quando o Nando começou a reclamar do Aras na PGR,do Flávio Bolsonaro e Queiroz,do governo não levar adiante a CPI do Lava Toga,do fato do governo ter como líderes no Congresso membros do MDB,eles em vez de ouvirem o Nando,dialogarem com um cara que fez campanha para eles,preferiram ignorar e o Jair ainda bloqueou o Nando no Twitter

      Excluir
    3. Eu não sigo esse Luciano Ahan,criticar o Bolsonaro e os olavistas tudo bem,agora apoiar Ciro Gomes e criticar a prisão do Lula é demais,ele não é meu guru,mas eu sigo o Nando Moura no Twitter e sou inscrito no canal dele no YouTube,ele faz críticas bem fundamentadas e construtivas ao governo e ninguém refuta os argumentos dele,os bolsominions só xingam ,ficam chamando de anão careca

      Excluir
    4. Quanto a Vera, eu não tenho muito conhecimento sobre essa mulher. Ate meados do ano passado eunem sabia direito quem ela era, e pela minha falta de tempo devido a faculdade, nunca tive um real interesse em checar o conteúdo dela, da mesma forma que não tenho interesse em ouvir os comentários atuais do Olavo.
      O pouco que sei é que ela era jornalista que no passado fazia algumas críticas ao lulo-petismo, indo numa linha bem parecida a do Marco Antônio Villa.

      O primeiro contato real que tive com o trabalho da Vera foi através do que ela escreve no Twitter. E meu Deus, é show de horrores:

      - Ela dizque o Bolso pretende se juntar com os Militares pra dar um “gopi” de Estado no dia 31/04,

      - Já usou FELIPE NETO como fonte jornalística

      - Pegou o conteúdo de uma página de sátiras políticas para fazer acusações.


      De verdade, como antipetista espero que na época do PT ela não tenha feito críticas nesse mesmo nível, pois me desculpe, isso demonstra uma falta de credibilidade imensa.
      Mas, embora ela propague algumas Fake News, não acho que ela seja mau caráter como aqueles outros Jornalistas vagabundos que estavam torcendo para o Jair dar positivo. Se não me engano ela até defendeu a Michelle daquela Fake da “traição”.

      No geral, ela não me parece ser de nem de esquerda e nem de Direita, mas sim de Centro, da mesma forma que o Villa. Porém ela continua representando como o Rodrigo já disse: “A Mídia que se apresenta como Imparcial, mas não é”. Lembrando que não acho errado um Jornalista demonstrar sua opinião política, desde ele deixe isso claro, sem querer camuflá-la com a desculpa de “ser imparcial”.

      Excluir
    5. Eu não disse que não pode fazer criticas fundamentadas ao Governo, não sei da onde vc tirou isso. Muito pelo contrario, eu msm apoiando o Bolso tenho as minhas criticas , assim como o Constantino tbm as tem.
      O problema não é criticar, mas sim agir com desonestidade, atacando todos que apoiam o governo com acusações cretinas e criando as “listinhas negra” para difamar outros. Ou seja, eles sob a desculpa de combater ““““autoritarismo ”””” estão agindo da mesma forma que os Olavettes, ou seja, são hipócritas pois se utilizam dos mesmos métodos reprováveis dos que dizem combater.

      Veja os comentários que eu coloquei no primeiro comentário, o Constantino foi e esta sendo atacado de forma covarde. O Renan do MBL, o acusa de estar recebendo dinheiro para apoiar o Governo e sem nenhuma prova.
      Se isso não sinal de mau caratismo eu não sei oq é.

      Excluir
    6. Nossa o Renan do MBL acusou o Constantino de receber dinheiro do governo?Vc tem link dele falando ou escrevendo isso,foi no Twitter?Pq é uma acusação ridícula,o Constantino é de família rica,filho de banqueiro,nem mora no Brasil,para que iria receber dinheiro do governo?O Renan mandou muito mal,caberia ao Constantino processa-lo,já que ele não provou o que disse,e vc acha que seria possível o Bolsonaro romper com o Olavo e demitir os olavistas do governo?Pq a principal crítica que eu tenho ao governo é a influência desse cara e seus seguidores,e já falo isso antes da eleição,há comentários meus dessa época aqui nesse blog em que eu afirmava que o apoio dos olavistas era totalmente inútil,já o que garantiria a vitória de Bolsonaro eram os evangélicos e o Olavo de Carvalho já falou mal dos evangélicos diversas vezes,inclusive dos reformadores Lutero e Calvino,dizendo que eles eram almas cheias de ódio e que a inspiração cristã do protestantismo era zero,mas aí o Bolsonaro foi eleito e deu dois ministérios para olavistas e só um para uma evangélica,privilegiou os olavistas e sempre se aconselha com eles,o Filipe G Martins é um olavista que é um assessor importante e junto com o Carluxo vive criando intrigas,como a que derrubou o recém falecido Gustavo Bebianno

      Excluir
    7. Desculpe a Demora Gabriel.
      A acusação do Renan está no Twitter, aki:

      https://twitter.com/Rconstantino/status/1239943184823783425

      Excluir
    8. Quanto ao rompimento do Jair com Olavo, creio que isso não ocorrerá, pelo mesmo motivos que nunca ocorra um rompimento entre ele com os Evangélicos.

      Não creio que o apoio do Olavo seja totalmente insignificante. O velhote mesmo com todos os seus defeitos, foi o responsável pelo surgimento de uma “Direita Católica” aki no Brasil. Se vc estudar a historia política da ICAR no nosso pais vera que ela sempre apoiou ou Comunistas ou Fascista do movimento Integralista, sendo que essa onda de católicos defensores do liberalismo econômico, leitores de Burke e Roger Scruton é algo totalmente inédito!!

      Isso é oq me faz chegar a conclusão que oq muitos chamam de “Bolsonarismo” não é uma ideologia de fato, pois diferentes grupos que compõem a Direita Brasileira estão no Governo, e no geral Jair não é pertencente a nenhuma delas de fato, ele busca sempre conciliar as coisas.
      Um exemplo disso foi nos primeiros meses de governos, quando o Olavo inventou de caçar briga com ala dos militares xingando eles de tudo que é nome, até o Carluxo entrou nessa. E o Bolso fez oq? Absolutamente nada, ele simplesmente tentou ficar o mais neutro possível, pois qualquer demonstração de apoio para um dos lados poderia prejudicá-lo.

      Esse é um dos motivos que eu digo que o Termo “Bolso-Olavista” é um pouco bobo, pois da a impressão de que todo “Bolsominion” seja um Olavette. Aki na minha Igreja, por exemplo, quase todo mundo é fan do Bolsonaro e a maioria sequer faz idéia de quem seja o Astrólogo.

      O correto seria dizer que existem vários “Bolsonarismos”. Tem o Bolsonarismo Evangélico, o Bolsonarismo Olavista, o Bolsonarismo pro-Moro, o Bolsonarismo Militar e até mesmo Bolsonarismo ANCAP!!!

      O Helio Beltrão, que é Presidente do Instituto Mises apóia o Jair, pois a equipe do Guedes tem vários Ancap do Instituto. Fora que quase todos os que escrevem artigo lá tendem a ter simpatia pelo PR.

      Excluir
    9. Tbm acho um exagero falar do Velhote como se ele fosse um conselheiro do Governo. A única coisa que o Jair fez para agradar essa ala de apoio foi ter colocado os dois ministro que vc citou, sendo o primeiro até foi despedido e outro faz parte do Ministerio do Turismo, algo bem inútil dentro da perspectiva ideológica.
      No geral, o Jair está uma distanciação discreta dos Olavetes, está dando prioridade aos Militares, como ocorreu na ultima nomeação para a casa civil, é possível que ele se aproxime muito após a Pandemia com a Bancada Evangélica, cujo o apoio será extremamente necessário se ele quiser aprovar alguma Reforma.

      Excluir
    10. Enfim, me desculpe por não ta conseguindo responder tudo que vc falou. Estou muito sem tempo por conta da faculdade com as aulas em AD. Se vc quiser, pode passar o seu face ou whatzap, que lá eu posso te responder mais rápido via Audio.

      Excluir
  7. Hey Lucas, What have you been up to? Hanging in there so far in the midst of this pandemic?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I am in quarantine, all Brazilians are prohibited from leaving the house at this time (although many irresponsible people are going to the beach, parties and other places...).

      Excluir
  8. https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2020/03/jim-bakkers-fraudulent-cure-for-covid-19.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. It is sad that some preachers make Christians ashamed at a time like this. Here in Brazil we also have pastors of that type, unfortunately...

      Excluir
  9. Hey Lucas,

    Do you think that this a good quote to use against Catholic apologists?:

    "For doctrine." For thence we shall know, whether we ought to learn or to be ignorant of anything. And thence we may disprove what is false, thence we may be corrected and brought to a right mind, may be comforted and consoled, and if anything is deficient, we may have it added to us. "That the man of God may be perfect." For this is the exhortation of the Scripture given, that the man of God may be rendered perfect by it; without this therefore he cannot be perfect. Thou hast the Scriptures, he says, in place of me. If thou wouldest learn anything, thou mayest learn it from them. And if he thus wrote to Timothy, who was filled with the Spirit, how much more to us! "Thoroughly furnished unto all good works"; not merely taking part in them, he means, but "thoroughly furnished." (John Chrysostom, Homily 9, commentary on 2 Tim 3:16-17)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certainly. In this article I show other quotes that may be useful:

      http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/os-pais-da-igreja-e-a-sola-scriptura

      Excluir
  10. Lucas, não sei se tu conhece o Atila Itamarino ? Ele é um virologista, e está fazendo vídeos a respeito, muito importante diga-se de passagem.

    Eu creio que você possa já ser classificado como "influencer", já pensou em passar alguma mensagem sobre o corona para as pessoas ficarem em casa e tals ?

    (se possível se baseando nos vídeos do Atila, mt gabaritado, e vem ganhando notoriedade). Abraços e fique em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi alguns vídeos do Atila e são muito bons mesmo. Ontem eu gravei um vídeo sobre isso lá no canal, dá uma olhada:

      https://www.youtube.com/watch?v=Zq39zluT6Kw

      Excluir
  11. Salve Lucas, saberia quais livros são bons para começar a estudar a reforma protestante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa lendo o primeiro volume do meu livro sobre a Reforma. Depois tem esses aqui:

      LINDBERG, Carter. Reformas na Europa. São Leopoldo: Sinodal, 2001.

      LINDSAY, T. M. A Reforma. Lisboa: Typ. a vapor de Eduardo Ros, 1912.

      NICHOLS, Robert Hastings. História da Igreja Cristã. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1960.

      SAUSSURE, A de. Lutero: o grande reformador que revolucionou seu tempo e mudou a história da igreja. São Paulo: Editora Vida, 2004.

      OLIVEIRA, Zaqueu Moreira de. História do Cristianismo em Esboço. Recife: STBNB Edições, 1998.

      MOUSNIER, Roland. História Geral das Civilizações: Os Séculos XVI e XVII – Tomo IV. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1960.

      MELO, Saulo de. História da igreja e evangelismo brasileiro. Maringá: Orvalho, 2011.

      McGRATH, Alister E. Revolução Protestante. Brasília: Palavra, 2012.

      GRIMBERG, Carl. História Universal 11: As lutas empreendidas nos séculos XVI-XVII. Estocolmo: Publicaciones Europa-America, 1940.

      GONZÁLEZ, Justo L. História ilustrada do Cristianismo: a era dos reformadores até a era inconclusa. 2ª ed. São Paulo: Vida Nova, 2011.

      GONZÁLEZ, Justo L. E até aos confins da terra: uma história ilustrada do Cristianismo – a era dos reformadores. São Paulo: Vida Nova, 1995.

      FLUCK, Marlon Ronald. História e Teologia da Reforma. Curitiba: Editora Escritores Associados, 2011.

      DUDUCH, João. História da Igreja. São Paulo: Novas edições líderes evangélicos, 1974.

      D’AUBIGNÉ, Merle J. H. História da Reforma do décimo-sexto século. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1962.

      CAIRNS, Earle Edwin. O Cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã. 3ª ed. São Paulo: Vida Nova, 2008.

      Excluir
  12. Banzolao não sei se chegaram os vídeos que te enviei,meu notebook tá meio com problema,mas te peço para que assista e comente um vídeo a respeita de uma profecia a respeito do coronavirus no canal"Querida Dani" conheces esse canal?Se não,te indico para acompanhar,ela tem um testemunho muito bonito,foi liberta da prostituição e hj faz trabalho missionário na cidade onde você,Guararema no interior de SP,ela fez a profecia ano passado e respostou o vídeo recentemente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na versão completa do vídeo da suposta profecia, aquilo ocorria depois do suposto arrebatamento secreto, depois da marca da besta e depois que a Nova Ordem Mundial foi implementada. Ou seja, tentar dizer que isso que está acontecendo hoje é o cumprimento daquela profecia que ela fez é forçar muito a barra, pra não dizer desonestidade.

      Excluir
  13. Lucas vc conhece uma resposta as pessoas que falam que paulo se converteu porque bateu a cabeça ou porque tinha problemas mentais? Tem algum artigo que fala só sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tudo estava acontecendo apenas na cabeça de Paulo e não na realidade, os seus companheiros de viagem não teriam ouvido a voz, e Paulo não teria ficado cego no mesmo momento, nem teria sido curado exatamente pelo mesmo homem que Deus disse que o curaria e no exato momento que lhe impôs as mãos.

      Excluir
  14. Gracas a Deus achei algo. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1033172/?page=1

    ResponderExcluir
  15. Banzolao vc já comentou em outro artigo que o Nordeste é a região brasileira com menos protestantes e isso explica em parte o atraso econômico da região,pela mentalidade muito católica e por isso os coronelistas e esquerdistas ganham muitos votos por lá,mas eu tava observando que apesar desse menor percentual,eles e os filhos deles que vieram para o Sudeste contribuíram bastante com o evangelicalismo brasileiro,por exemplo na Assembleia de Deus,a denominação que fui criado,os dois maiores líderes de convenção são nordestinos,o José Wellington Jr,presidente da CGADB é cearense e o Manoel Ferreira,presidente da Convenção de Madureira é alagoano,o Silas Malafaia,líder de um ministério independente é carioca,mas filho de Gilberto Malafaia,outro pastor importante que era baiano que migrou para o Rio,Geziel Gomes,um teólogo importante que mora nos EUA é maranhense,Jabes Alencar,o pastor da Assembleia de Deus do Bom Retiro que era minha igreja é paraibano e líderes importantes do passado tbm eram nordestinos,Alcebíades Vasconcelos foi pastor durante muitos anos em Manaus mas era piauiense,chegou a ser presidente da CGADB e um importante teólogo tbm já falecido,o pastor Antônio Gilberto da Silva era potiguar,outro líder pentecostal famoso do passado tbm era nordestino,o Manoel de Mello,fundador da igreja O Brasil Para Cristo era pernambucano, não só entre os pentecostais eles se destacam,os dois mais famosos calvinistas da atualidade tbm são nordestinos,o Augustus Nicodemus é paraibano e o Yago Martins é cearense e os neopentecostais,esses eu diria que não são bons exemplos,Rene Terranova,que trouxe o G12 para o Brasil junto com Valnice Milhomens,são respectivamente baiano,que vive em Manaus e maranhense que vive em Brasília e Edir Macedo nasceu em Rio das Flores-RJ,mas filho de alagoano.Vc acha curioso apesar de terem o menor percentual de evangélicos do país eles terem se destacado bastante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal tantos pastores serem nordestinos ou descendentes de nordestinos, mesmo porque isso envolve um universo enorme de pessoas (i.e, de nordestinos e filhos de nordestinos) dentro de um outro universo enorme de pessoas (i.e, de pastores ou figuras evangélicas conhecidas). Assim como foi citado muitos pastores famosos nordestinos também poderíamos citar um monte de outros pastores famosos que não são, mas quando se cita apenas os que são fica parecendo que é muita coisa, embora esteja dentro da proporção.

      Excluir
  16. Banzolao ia te comentar sobre outro vídeo da Querida Dani no YouTube,ela postou agora pouco,a cura do coronavirus virá,ela disse ter recebido uma profecia do Senhor afirmando que a crise do coronavirus irá passar,não será a última pandemia da Terra,a Grande Tribulação ainda não será agora,assista esse video tbm e comente,estou no celular agora e não posso enviar o link

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um sabe que um dia a crise do coronavírus vai passar, não é preciso ser profeta pra isso, basta ler jornal ou ligar a TV, nenhuma pandemia jamais durou para sempre e o provável é que encontrem uma vacina dentro de um ano.

      Excluir
  17. https://www.deeperwatersapologetics.com/?p=10660

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The text is too long to make an in-depth criticism, but I believe that Philippians 3:3-8 is very clear in saying that Paul had "confidence in the flesh" when he was a zealous Pharisee of law and Judaism, which changed completely when he became Christian and saw that it was worthless compared to the righteousness he finds in Christ through faith:

      "For we are the circumcision, which worship God in the spirit, and rejoice in Christ Jesus, and have no confidence in the flesh. Though I might also have confidence in the flesh. If any other man thinks that he has whereof he might trust in the flesh, I more: Circumcised the eighth day, of the stock of Israel, of the tribe of Benjamin, an Hebrew of the Hebrews; as touching the law, a Pharisee; Concerning zeal, persecuting the church; touching the righteousness which is in the law, blameless. But what things were gain to me, those I counted loss for Christ. Yes doubtless, and I count all things but loss for the excellency of the knowledge of Christ Jesus my Lord: for whom I have suffered the loss of all things" (Philippians 3:3-8)

      Excluir
  18. Banzolão, apenas dê uma olhada nesse canal que encontrei:

    https://www.youtube.com/channel/UCbtNzmLtedTaGXIMRHJM8IA

    Não precisa assistir nenhum vídeo, lhe garanto que não vai estar perdendo nada. Mas apenas gostaria de deixar registrado aqui o que é que essas pseudo-ideologias de internet como os incels, mgtow e redpill tem feito com os jovens, criando um bando de gente frustrada e cheia de ódio no coração cuja única coisa no qual eles vêem sentido é reclamar e demonstrar o tanto de desprezo que eles têm por quase tudo e todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Monarca das trevas, anti-brasileiro e anti-futebol"... pela descrição você imagina um Lord Voldemort, mas na vida real é um moleque mimado de quinta série que se a mãe pega fazendo esses vídeos leva uma surra de chinelo e fica um mês sem internet...

      Excluir
  19. Respostas
    1. Pela mesma razão que eu limpo a minha casa.

      Excluir
    2. Ou talvez pq vc não aceita opiniões contrárias. Voce é tão sola scripturista quanto um católico, Lucas.

      Bye

      Excluir
    3. "Why do you clean your house?"

      To take out the trash.

      "Ou talvez pq vc não aceita opiniões contrárias. Voce é tão sola scripturista quanto um católico, Lucas"

      Se é uma "opinião" misógina, retrógrada e preconceituosa, eu não aceito mesmo. Gente desse tipo não é bem-vinda aqui, sinta-se à vontade para não voltar nunca mais.

      Excluir
    4. Jesse shouldn't be joking around right now. Lucas is not in the mood.

      Excluir
  20. Boa noite, Lucas. Passando para agradecer os links postados na postagem anterior para minha pesquisa. Certamente ajudarão muito.

    Sobre a pandemia, não tenho muita coisa de nova a falar. Creio que o maior problema nem seja a doença em si, mas o fato do rápido espalhamento e o entupimento dos hospitais e unidades de saúde. Quarentena parece ser a melhor opção mesmo.

    Minha preocupação está mais no pós-epidemia. A crise econômica no mundo todo depois dessa praga será absurda. Nunca senti a ameaça de um governo global tão próxima.

    Abraços e, só para reforçar, todo mundo em casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando nisso, eu acabei de postar um vídeo mais recente sobre isso lá no canal:

      https://www.youtube.com/watch?v=DypZUYZlea0&t

      Abs!

      Excluir
  21. Que esse momento conturbado acabe logo, em nome de Jesus!
    Lucas tenho algumas perguntas:

    -Você acha que esse coronavírus tenha alguma relação com o apocalipse?

    -Ainda falando sobre apocalipse, em apocalipse 1:7 diz que até os que O transpassaram verão Jesus voltar. Mas como isso ocorrerá, sendo que apenas os justos ressuscitarão na primeira ressurreição?

    Aguardo sua resposta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Acho que não. Na minha opinião o Apocalipse não ocorre tão cedo ainda, vai levar algumas décadas pelo menos, talvez até mais. Tudo o que estamos passando até agora é o "princípio das dores", não a grande tribulação em si. Quando ela acontecer, vai ser muito pior que qualquer coisa já vista, e as pragas vão deixar o corona no chinelo.

      2) Talvez seja porque os que transpassaram Jesus se converteram. De fato, há um testemunho histórico de que o soldado romano que transpassou Jesus se converteu, embora seja uma tradição tardia que não mereça tanta confiança. Um testemunho mais forte se encontra no próprio evangelho de Lucas, que diz:

      "O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: 'Certamente este homem era justo'" (Lucas 23:47)

      Ou seja, ao que parece o centurião compreendeu que Jesus era o filho de Deus e que foi crucificado injustamente, por isso nada mais lógico que ele tenha aderido à nova fé e que ressuscite no dia da volta de Jesus, o vendo voltar entre as nuvens.

      Excluir
    2. 1) é eu também não acho que o corona tem algo a ver com o apocalipse, porém acredito que a volta de Jesus está mais perto do que nunca...

      2) É uma boa teoria. Se eu não me engano, o nome (segundo a tradição) do soldado que transpassou Jesus é São Longuinho.
      Há uma teoria que diz que quando jesus for abrir a porta do Hades (para que os justos ressuscitem) os que o transpassaram verão Jesus, porém não ressuscitarão. Acho que essa teoria é furada, pois um dos requisitos dela é a imortalidade da alma (ainda que um pouco mais correta, já que diz que todos os mortos estão no Hades (Sheol). Porém ainda errônea, pois assume que os mortos estão conscientes).
      O que você acha?

      Excluir
    3. Na verdade o nome "Longuinho" é um erro grosseiro, originalmente a palavra "Longinus" do latim designava a própria lança que transpassou Jesus, mas como na Idade Média quase ninguém sabia latim e os que sabiam falavam um latim tosco, acabaram confundindo a lança com o próprio cara da lança e ficou assim. De todo modo, a inferência de que aquele homem se converteu é totalmente lógica a partir do texto de Lucas, e a tradição posterior apenas corrobora isso (ainda que eivada de acréscimos e mitos que é o que acontece com qualquer tradição de longo prazo que não tenha sido preservada por Deus). Sobre essa possibilidade de Jesus aparecer para eles no Hades, eu nunca tinha ouvido alguém falar nisso antes mas não tem como ser isso já que o texto de Apocalipse é bem claro ao dizer que eles o veriam VOLTANDO SOBRE AS NUVENS do céu, e não dentro do Hades, de um inferno, de um lago de fogo ou do caramba a quatro.

      Excluir
    4. Valeu pela resposta!
      Sobre Longinus, acho que aconteceu algo semelhante com a Santa Verônica (aquela que teria enxugado o suor de Jesus na via dolorosa), correto?

      Excluir
  22. Lucas, você concorda com entendimento que Deus, permitindo pandemias como o coronavírus, estaria fazendo uma "faxina" na humanidade, como fez no dilúvio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o Vinícius comenta eu não preciso acrescentar mais nada, são sempre comentários muito precisos. Apenas sobre os "heróis do passado", eu tenho um artigo sobre isso aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2018/09/revelado-descubra-agora-quem-eram-os.html

      Excluir
  23. Comente:

    https://theintercept.com/2020/03/16/pandemia-coronavirus-eua-italia/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, os EUA está se tornando o novo epicentro do corona, mas ainda morre mais gente na Itália do que lá (sem falar que a Itália é muito menor que os EUA e tem muito menos habitantes, o que deve ser considerado também), então não, eu não me mudaria para a Itália de jeito nenhum, não importa aonde estivesse...

      Excluir
  24. E Em pensar que esse vírus maldito entrou nesse país durante o Carnaval (o primeiro caso confirmado de coronavírus foi confirmado oficialmente no dia 26 de Fevereiro, em pleno carnaval), na boa, se os prefeitos e governadores tivessem cancelado esse evento maldito esse vírus não teria se propagado nesse país, ou muito provavelmente nem mesmo entrado, esses vídeos representam bem a verdade:

    https://www.youtube.com/watch?v=CvvhO90o7IM

    https://www.youtube.com/watch?v=1DB3SFQxo9A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carnaval sempre trouxe para o Brasil crimes, mortes, estupros, adultérios, promiscuidade, gravidez indesejada, mães solteiras, filhos criados "na rua" que crescem e se tornam marginais, e agora trouxe o corona também.

      Excluir
  25. Banzolao,vc interpreta a fala de Jesus quando disse que o Filho do Homem quando retornará não encontrará fé na Terra,vc acha que ele estava falando de um ateísmo real,militante que dominaria todo o planeta ou falava de "cristãos ateus práticos "?Meu pastor pregou sobre isso recentemente e ele falou que apesar do ateísmo estar crescendo ele não acredita que são maioria no mundo,acha que o que será maioria são "ateus práticos",pessoa que nominalmente se diz cristã,mas que não tem vida espiritual,vive como se Deus não existisse, isso também é uma falta de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas coisas, na verdade. Mas penso no fim do mundo como um cenário de incredulidade similar ou pior que o da Europa atual, onde o ateísmo é muito presente, se não for a maioria.

      Excluir
  26. Também tem mais esse aqui do Nando Moura que eu esqueci:

    https://www.youtube.com/watch?v=0MAkiIf3kqU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu poderia imaginar que o Nando Moura seria uma das vozes mais lúcidas da política brasileira atual... o mundo dá voltas.

      Excluir
  27. Fazia um tempo que eu não acompanhava o NM, mas recentemente vi esses vídeos (um eu te mandei agora), mas parece que ele teve uma melhora muito boa:

    https://www.youtube.com/watch?v=gIUSTrgUkng

    PS. Ele até cortou o cabelo e fez a barba, e francamente falando ele ficou mais jovial e bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostei dele sem a barba, ficou esquisito, mas verdade seja dita: desde que ele cortou o cabelo e fez a barba começou a raciocinar com mais clareza, é incrível comparar os vídeos de hoje com os de uns meses atrás, uma evolução impressionante. Desde que ele se desligou da turma do guru da Virgínia tem feito vídeos extremamente lúcidos que retratam com precisão a triste situação em que o nosso país vive.

      Excluir
  28. Veja só isso:

    https://www.youtube.com/watch?v=ePiRtMx6ulQ

    https://www.youtube.com/watch?v=w5Z52cLs_ZY

    https://www.youtube.com/watch?v=hPPlIE3svco

    https://www.youtube.com/watch?v=3YcxBDvp5H0&t=41s

    https://www.youtube.com/watch?v=Y3CNSpboV48&t=2024s (dos 20:40 até 30:24)

    Lucas, certa vez, você me afirmou que havia chance do Coronavírus (COVID-19) ter sido uma arma biológica dos chineses, contudo, até agora muitos estudos científicos aprofundados fizeram incansáveis análises do RNA desse vírus (feito em laboratório) e descobriram que, na verdade, ele evoluiu naturalmente na natureza, ele surgiu através da mutação de um coronavírus de um morcego com um pangolim resultando na criação de seu vírus hospedeiro: o SARS-COV-2. Contudo, foi provado que essa pandemia ocorreu por pura e simples irresponsabilidade do governo chinês, que censurou e perseguiu médicos e jornalistas para que não fossem divulgadas as devidas informações sobre o Coronavírus, inclusive o próprio Prefeito de Wuhan admitiu que foi omisso e irresponsável e renunciou ao cargo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu sou um cara que não gosta de conspiração, vi muita gente espalhando que o SARS-COV2 era criado em laboratório, o que já foi desmentido. Mas eu creio sim que foi irresponsabilidade do governo chinês pela não fiscalização sanitária, negligência ao lidar com informações (ao menos isolaram Wuhan e impediram que se espalhassem por toda China).

      Claro que podem estar mentindo, é bem duvidoso, mas imagino que se fosse mentira iria refletir nos indicadores econômicos em gerais.

      Excluir
    2. Esse primeiro vídeo que você passou é muito elucidativo, muito bom mesmo. A verdade é que deveriam proibir para sempre o comércio de animais selvagens, e o mundo inteiro deveria pressionar a China com rigor nesta direção, afinal de contas é o mundo todo que sofre pela consequência dessa irresponsabilidade.

      Excluir
    3. Também concordo com você Giancarlo. 👍🏻

      Excluir
  29. Veja também isso:

    https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/blog/edimilson-avila/noticia/2020/03/13/municipio-do-rio-vai-suspender-aulas-na-rede-publica-semana-que-vem.ghtml

    Não sei se isso irá se aplicar às Instituições de Ensino Superior, mas, se isso acontecer, terei perdido (literalmente) um semestre inteiro de aulas por causa dessa maldito vírus, e a minha faculdade até agora não se pronunciou se vai dar aulas online. Mas, oremos para que essa situação seja normalizada em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faz mais de uma semana que pararam as aulas aqui, nem sei como eu vou fechar a nota dos alunos que em tese seria na metade de abril, mas não tinha dado tempo ainda de dar a prova. Mas essa coisa de paralisação é muito comum, principalmente em se tratando de Ensino Superior. Quando eu estudava na UFPR por diversas vezes eles cancelavam as aulas por longos períodos por causa de greves, depois voltavam e se desdobravam pra dar todas as provas e trabalhos a tempo de fechar a nota do semestre, então no fim das contas não perdi nenhum ano.

      Excluir
    2. P.S. Agora a faculdade emitiu semana passada um comunicado dizendo que as matérias e as avaliações serão passadas pelos professores através dos representantes de turma num grupo (no Whatsapp) especial destinado à exclusividade das matérias. Quanto às provas e às avaliações suplementares elas serão entregues nesse grupo através do Microsoft Word para que as respondamos em nossos computadores para depois enviar aos emails dos professores, vai ser assim até que a UNIG (faculdade que eu estudo aqui na Baixada Fluminense) consiga lançar uma plataforma própria online para que as aulas sejam online, ou pelo menos até o fim do terceiro semestre (pois provavelmente as aulas ficarão suspensas até junho quando o número de casos começar a diminuir, uma vez que essa pandemia terá seu grande pico em abril e parte do mês de maio).

      Excluir
    3. O problema é que em se tratando de ensino básico público muitos alunos nem internet tem, então nem dá pra fazer desse jeito.

      Excluir
  30. bênçãos irmão Lucas, seria bom que você pudesse nos dar sua opinião sobre este livro, pois parece contradizer seu novo livro, obrigado e bênçãos.

    https://www.amazon.com/-/en/T-WOODS-ebook/dp/B007XSP01Q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comento sobre esse livro no meu livro e refuto a ideia central dele ao longo de toda a obra. Tem outras críticas ao livro dele (que é puro propagandismo fajuto) que você encontra facilmente na internet, por exemplo essas aqui:

      https://www.facebook.com/notes/leonardo-pratas/cr%C3%ADtica-de-glen-bowman-%C3%A0-obra-como-a-igreja-cat%C3%B3lica-construiu-a-civiliza%C3%A7%C3%A3o-oci/898561890175410

      https://universoracionalista.org/igreja-catolica-construiu-cultura-ocidental

      Excluir
  31. Banzolao e vc acha o Bolsonaro irresponsável em dizer que o coronavirus é só uma gripezinha e que a vida deve voltar a normalidade?Há os efeitos desastrosos da economia,o risco de entrarmos em colapso, já que muitas pessoas vivem de trabalho informal,são autônomas não podem ficar sem trabalhar,ele disse também que escolas não deveriam fechar,pq o grupo de risco são os idosos,mas e a criança de família pobre que a família não tem como pagar babá?Essa geralmente é cuidada pelos avós,se elas pegam o coronavirus transmitem para os avós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comentei sobre isso no meu vídeo mais recente:

      https://www.youtube.com/watch?v=DypZUYZlea0

      Excluir
  32. Ola Lucas! tenho visto seus artigos, e Gostado muito dos seus argumentos contra os Romanistas (ou Papistas) Que são bem coerentes.
    Mais tenho uma pergunta Vc já ouviu falar na historia do Ex-padre Jesuita Alberto Rivera ?
    Se A Resposta for Sim Vc concorda com ele em dizer que o Papa poderia ser o anticristo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu já ouvi falar nesse padre mas não cheguei a ler nenhum livro dele. A meu ver o papa não é o anticristo porque o anticristo é uma figura política e não religiosa propriamente dita (embora ele vá interferir na religião e se declarar um deus, como os antigos imperadores romanos). O papa cai como uma luva na descrição do "falso profeta" do Apocalipse, que atua ao lado do anticristo e lhe dá apoio. Sobre isso eu recomendo a leitura desse artigo que resume tudo o que eu penso sobre isso:

      http://www.lucasbanzoli.com/2018/09/seria-uniao-europeia-o-novo-imperio.html

      Excluir
  33. Lucas, procede a informação que os mosteiros foram os lugares mais seguros durante as pandemias medievais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro de ter lido sobre isso mas faz todo o sentido, já que os mosteiros ficavam em lugares afastados do resto da sociedade e os monges ficavam confinados ali dentro como se estivessem numa "quarentena", o que ajudava a evitar o contágio.

      Excluir
  34. https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2017/06/the-historical-reliability-of-luke.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Very good article. In Norman Geisler and Frank Turek's book there is much evidence of the historicity and authenticity of Lucas and Acts, as I transcribe here:

      http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/veracidade-biblica-p4

      Excluir
  35. Banzolao vc acha que o Obama é de extrema esquerda?Eu vi o Rodrigo Constantino no Twitter criticar o Ronaldo Caiado por elogiar o Obama e citar uma frase dele,ele é de esquerda,mas mesmo lá nos EUA eu vejo diferença entre ele e um Bernie Sanders e uma Alexandra Ocasio Cortez e também não vejo ele no mesmo nível de um Lula,de um Boulos,de um Ciro Gomes,eu o compararia ao FHC,aquele esquerdista elegante,moderado,um social democrata,vc concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quem pensa que o Obama é de extrema-esquerda é gente que não conhece nada de política americana ou aquele tipo de conspiracionista tacanha que vê comunista em todo lugar.

      Excluir
    2. Com licença Gabriel, mas onde vc viu o Constatino chamando o Obama de extrema-esquerda? A pergunta é sincera, eu acompanho ele no Twitter e não vi nenhuma dessas postagens. Em relação o Caiado (,governador do meu Estado), eu só achei isso:

      https://twitter.com/Rconstantino/status/1242859578699776001

      https://twitter.com/Rconstantino/status/1242924566218973184

      https://twitter.com/Rconstantino/status/1244648696794488838

      Em nenhum momento ele compara o Barack com um comunista maluco como Bernie Sanders. Só comentou o quão irônico é o Caiado, que tem uma postura de Direita, citar positivamente um populista esquerdista como o Obama, mas ele ainda defendeu o Governador, falando que ele não pode ser visto como um traidor do Jair só por causa disso:

      https://twitter.com/Rconstantino/status/1242841239944343554


      Decidi então pesquisar no Google e encontrei um vídeo de 2019, ele classifica o Obama como pertencente da dita "esquerda Caviar".

      https://www.youtube.com/watch?v=MNkP1NJSNY8

      Acho que vc se confundiu, deve ter tido nos comentários que vc leu alguém chamando o Obama disso, mas do Constantino eu pelo menos não achei nada.

      Forte Abraço!!

      Excluir
    3. Não eu não disse que o Rodrigo Constantino chamou o Obama de extrema esquerda,eu apenas comentei que ele criticou o Caiado por citar o Obama,sendo que o Obama é um esquerdista moderado no nível FHC,um cara com quem vc pode dialogar e que não irá te chamar de fascista,nazista,machista,racista,taxista,uberista kkkkk,mas todas as vezes que o Constantino se refere ao Obama,que é um moderado é sempre negativa,ele nunca elogiou nada do Obama,nesse ponto ele parece olavista,apesar de ser inimigo declarado do Veio da Virgínia que o chama de Rodrigo Cocô

      Excluir
    4. Até o Julio Severo que já chamou o Obama de o presidente mais ímpio da história dos EUA, devido ao forte apoio que o Obama deu a causa LGBT recentemente elogiou o Obama porque durante o governo dele mais refugiados cristãos foram acolhidos nos EUA do que no governo Trump,que foi eleito com a promessa de receber os cristãos perseguidos no Oriente Médio nos EUA e até agora não vem cumprindo a promessa

      Excluir
  36. Estava eu conversando com uns amigos e a gente entrou num debate a respeito de perdao.

    (1) A questao de adulterio - vamos supor que um homem traia a esposa e ela descobre. O casal eh de cristaos. Pois entao, ela decide nao continuar mais o casamento e escolhe a separacao. Por causa dos filhos, eles aceitam ignorar um pouco o que aconteceu para nao deixar mais ainda os filhos traumatizados com a separacao. O homem depois de dois anos entra em sincero arrependimento e procura a agora ex-mulher para pedir perdao. Ela o perdoa mas nao quer retomar o casamento e prefere continuar a sos para sempre. Parte dos meus amigos alegaram que a negativa dela em retomar o casamento era evidencia objetiva de que o perdao foi apenas de boca para fora, porque se fosse perdao legitimo, ela aceitaria o homem de volta. Eu discordei, ate porque se fosse comigo, eu nao aceitaria minha ex-mulher de volta se ela tivesse adulterado, mas perdoaria. No caso em debate, quem pecou foi o cara cometendo adulterio e a repulsa eh consequencia, mas mesmo assim ficou tipo metade defendendo que ela tinha o direito de optar a ficar a sos e outra metade disse que ela nao perdoou no fundo do coracao mesmo, porque queria continuar sozinha... O que dizer nesse caso?

    Eu na hora levantei o questionamento do que seria o entendimento do perdao para cada um de nos e apareceu todo o tipo de coisa, mas vou falar apenas o meu ponto de vista aqui. O perdao, para mim, eh que a pessoa abre mao do direito de peticionar justica por alguma coisa, antes mesmo ate da pessoa que te ofendeu pedir perdao pela coisa, vc perdoa antes... Jesus fez isso ao pedir que Deus perdoasse as pessoas na hora da crucificacao, sendo que elas nao pediram perdao por aquilo. Ele abriu mao de pedir justica para Deus diante do que estava acontecendo. Tipo, a mulher la estava, ao perdoar, abrindo mao de pedir justica para Deus mas optou por continuar a sos e nao vejo nada de ruim nisso. Se for assim, entao quando uma mulher pede pensao alimenticia depois de um divorcio estaria ela entao se vingando do marido? Claro que nao, eh questao de necessidade... ela nao vai segurar sozinha o rojao financeiro que eh criar filhos. Num sei se expliquei direito... eh que em caso de adulterio eu nao pensaria duas vezes: se eu fosse casado e minha mulher me chifrasse, eu tipo nao pediria a Deus vinganca mas eu gostaria de continuar a sos, e nao vejo isso como falta de perdao. Sera que entendi mal as coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com você. Perdoar é não procurar vingança por algo que aconteceu e não sentir mais ódio da pessoa que lhe fez mal, isso não tem nada a ver com manter um negócio com um sócio que lhe roubou, ou continuar num relacionamento com alguém que lhe foi infiel, ou não tomar as devidas providências com um aluno que agrediu a professora, ou qualquer coisa que envolva excluir as consequências de um ato. Se fosse assim, todos os criminosos que se dissessem arrependidos deveriam sair da cadeia pra voltar a cometer novos crimes, ou não deveriam sequer ser presos, já que o perdão anularia as consequências de um ato. Toda a vida em sociedade se tornaria insuportável e impossível de se viver se este fosse o conceito de perdão na Bíblia, que sempre fez questão de mostrar as consequências do pecado, mesmo de pessoas justas que se arrependeram (como Davi que perdeu o filho, ou Moisés que deixou de entrar na terra prometida, ou o rei Ezequias a quem foi profetizado o cativeiro babilônico, e assim por diante).

      Excluir
    2. Outra questao na hora foi sobre o divorcio e recasamento. Eu te mostrei naquela vez um video, porem a conversa rumou em dois pontos: o direito do divorcio e o direito do recasamento.
      A questao deixou bem claro que Deus repudia o divorcio pq nao foi pra isso que ele criou o casamento. Naturalmente, supondo o homem como gerador de intrigas, uma mulher pode pedir divorcio se o cara bate nela toda a noite por exemplo. Mas essa mulher nao poderia se recasar porque nao foi adulterio ou morte. Uns disseram que ela deveria se esforcar ao maximo para manter o casamento (pra mim isso eh ridiculo porque se eu fosse mulher apanhando, Deus que me perdoe, mas eu cogitaria a hipotese de matar o cara tanto quanto o de divorciar) mas eu nao me recasaria depois disso por causa das condicoes que Jesus deixou bem claro. Pelo que entendi, por causa da dureza do coracao do homem o que mais tem sao motivos (sensatos ou nao) para se divorciar mas isso nao implica autorizacao automatica para recasamento. A pessoa que se reputa crista em tese deveria ter isso em mente antes de levar adiante um proposito de casamento, porque o casamento eh um ponto de nao retorno. Nesse ponto nao chegamos a um senso comum mas muitos consideraram muito triste o que falei sobre recasamento porque a pessoa ficaria condenada a viver sozinha pra sempre. Eu acabei falando que se fosse o caso a pessoa nao veria isso como condenacao, mas sim como a vontade de Deus verbalizada por Jesus mas nao falei muito pq nao sou casado e fica facil me acusar de que estou falando de algo sem conhecimento de causa... o texto de Mateus 19, Lucas 16 e 1 Corintios 7 separam essa ideia de recasamento e divorcio ou eu que to equivocado? Cogito a hipotese de estar errado mas pra mim isso parece claro, so nao sei usar muito as palavras pra expressar a ideia da coisa.

      Excluir
    3. É difícil lidar com essas questões, e mais difícil ainda dar uma resposta simplista a isso. Teoricamente poderíamos dizer que qualquer divórcio/novo casamento que não fosse pela razão que Jesus permitiu seria proibido, mas vemos Paulo dizendo que é lícito a um cristão se divorciar e se casar novamente com outra pessoa se o seu cônjuge descrente não aceitar a sua fé e quiser se separar dele. Ou seja, vemos Paulo abrindo uma cláusula de exceção além daquela que Jesus já tinha aberto. E eu estou certo de que em casos tão extremos quanto, como o de uma agressão física (ou mais ainda, de alguém que tem por hábito agredir a mulher), ela tem liberdade não apenas para se divorciar de um traste desses mas também para se casar novamente. Posso estar errado, porque tal assunto é muito pouco abordado na Bíblia (o AT era bem livre em relação a isso, mas no NT vemos muitas restrições, ainda que não saibamos os limites exatos), mas eu acho que há casos onde é até mesmo preferível pecar cometendo o divórcio do que continuar com um tipo de gente que vai te levar para longe de Deus ou que vai te causar contínua tristeza e sofrimento a ponto de perder a própria vontade de viver, comprometendo muito mais a salvação do que o ato do divórcio. Vale lembrar que a mesma palavra traduzida como "adultério" para aqueles que se divorciam também é usada para aqueles que cobiçam em pensamento uma mulher que não é sua, o que todo homem já fez, então não tem moral nenhuma pra condenar moralmente aqueles que se divorciam (o que não exclui o fato de que se divorciar é errado e que devemos sempre priorizar lutar pelo casamento para mantê-lo de pé do que desistir de tudo, o que na minha opinião só é preferível em casos muito extremos ou quando a pessoa já provou de todos os jeitos que não tem mudança).

      Excluir
  37. Lucas, estupradores podem ser salvos caso se arrependam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo pode ser salvo caso se arrependa com sinceridade.

      Excluir
  38. Avalie:
    https://www.youtube.com/watch?v=0wA8E1rswkM

    ResponderExcluir
  39. Oi, Lucas Banzoli. Tudo bem? Estou com uma dúvida. Li os teus artigos em que tu escrevestes sobre a questão do chamado terceiro Tiago e os que seriam irmãos ou primos de Jesus, segundo a opinião de Roma ou apenas filhos de São José, segundo a Ortodoxia, as dioceses ortodoxas, os cismáticos. A dúvida ficou no seguinte ponto, porque tu mencionastes um vídeo de autoria do padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior em que ele tenta justificar de que não há irmãos, supostamente consanguíneos de Cristo, pois na lista dos doze apóstolos o padre restringiu o título de apóstolos aos doze, mas tu provas biblicamente que apóstolos vão além dos doze, o que é classicamente óbvio até, porque o grande São Paulo é sempre chamado de apóstolo e ele mesmo se dizia que enquanto apóstolo era como que um aborto, o último, e a Bíblia lista como apóstolos outros homens ao incluir São Barnabé, Andrônico e Júnias. Muito bem, explicado o contexto da dúvida, contudo a dúvida que ficou em minha alma é que esse tal padre Paulo menciona no vídeo dele também para justificar a posição de Roma o caso de Abrão, na época ainda chamado Abrão, em Gênesis XIV: 14-16 em que Ló é chamado de irmão de Abrão, mas na verdade Ló é sobrinho de Abrão, porque Ló é filho de Harã, um dos irmãos de Abrão, e também irmão de Naor. todos filhos de Terá. Padre Paulo diz que é um semitismo o uso do termo irmão para os parentes, mas então, como fica a tradução usada na Igreja Católica que é a da Septuaginta do Antigo Testamento que poderia usar o termo grego suggenes para o parente que Ló é de fato de Abrão, entretanto no original da Septuaginta está escrito adeilphos, do grego para irmão, isso não confirmaria o semitismo alegado pelo padre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João, blz? No caso deste texto, os tradutores da Septuaginta provavelmente entenderam que o termo "irmão" não estava no sentido sanguíneo (de parentesco), mas no sentido de irmandade (de alguém muito próximo a outra pessoa). Nos tempos bíblicos e até os dias de hoje usamos o termo "irmão" muitas vezes neste sentido (eu poderia dizer que 99% das vezes que ouço alguém me chamar de "irmão" não é o meu irmão de sangue, é alguém me chamando assim num sentido afetivo). Claro que também existe a possibilidade do tradutor da LXX simplesmente ter cometido um equívoco por não se lembrar que Ló era sobrinho de Abraão e não irmão (o que seria compreensível, visto que a LXX era apenas uma tradução e não uma descrição em primeira mão ou uma interpretação das fontes). Isso é muito diferente dos escritores do Novo Testamento, que escreveram em primeira mão (não estavam traduzindo nada) e por isso usaram termos como suggenes (parente), anepsios (primo) e adelphos (irmão) à vontade, mas sempre que se referem aos irmãos de Jesus é adelphos que aparece. Se os autores neotestamentários fizessem uso do semitismo alegado pelo padre Paulo, esses outros termos sequer existiriam no NT (em vez disso, usariam apenas adelphos em todas a ocasiões). E como o contexto dessas passagens deixa muito claro que está se referindo a um parentesco sanguíneo e não simplesmente de uma união fraternal (pois são mencionados ao lado do pai e da mãe, em contextos que falam do parentesco carnal de Jesus), a opção do irmão no sentido meramente afetivo/espiritual também é descartada, restando apenas a conclusão de que eles eram irmãos mesmo de Jesus. Um exemplo que corrobora isso é Josefo, um autor judeu que foi contemporâneo da maioria dos apóstolos e escreveu as Antiguidades Judaicas em grego, onde usa inúmeras vezes os termos anepsios para identificar os primos e adelphos para identificar os irmãos, e quando cita Tiago o descreve como o adelphos de Jesus chamado Cristo.

      Excluir
    2. Muito obrigado, Lucas, pela resposta. Bom, o padre Paulo deixa muito claro no vídeo que é preciso simplesmente no limite por fé levar-se em conta o que ensina a Santa Igreja Católica Apostólica Romana sobre este assunto de parentesco sanguíneo ou não de certas pessoas mais próximas que rodeavam o Cristo. É preciso para nós, católicos romanos, por sobre todo o debate, acadêmico inclusive que é o da chamada cathedra magistralis que é a cadeira dos mestres professores, é preciso sobrepor-se, para nós, católicos, à uma pura autoridade da chamada cathedra pastoralis que é sãos as cadeiras dos pastores, os bispos, do mundo todo em comunhão com a cadeira suprema do sucessor de Pedro, o Pontífice Máximo, o Papa.

      Achei interessante o que tu escrevestes sobre a Septuaginta e eu encontrei em minha Bíblia católica que é a da editora Ave-Maria cuja tradução é feita diretamente dos originais hebraico, aramaico e grego pelos monges beneditinos e Maredsous da Bélgica, pois está escrito nesta edição bíblica católica em Gênesis XIV: 14-16 que Ló é "parente" de Abrão. Talvez nesta edição da Ave-Maria a tradução esteja mais conforme o hebraico, porque de fato na Septuaginta está adelphos. Como seria parente, irmão ou sobrinho em hebraico ou mesmo em aramaico? As traduções protestantes do Antigo Testamento eu sei que é de autoria dos massoretas, os massoretas são melhores que os LXX?

      Excluir
    3. Em tese o Texto massorético é mais confiável que o da LXX porque o da LXX é uma tradução, enquanto o massorético é apenas uma compilação (eles compilaram os textos hebraicos sobreviventes no século VI numa versão única), e onde há tradução há mais possibilidade de erro, pois sabemos que nenhuma tradução é perfeita, sempre se perde alguma coisa. De todo modo, muitas vezes quando os autores bíblicos do NT citaram o AT eles usaram o texto da LXX por questão de facilidade, porque era a versão grega e eles escreviam em grego. O problema é que o hebraico dos tempos bíblicos era um idioma pobre com um vocabulário raso (por exemplo, até hoje ninguém sabe se Jonas foi engolido por um peixe ou por uma baleia, porque o hebraico não tinha palavra específica para cada peixe, mas uma genérica para animais marinhos), então eles não tinham palavra específica que distinguisse os graus de parentesco, por isso era usada sempre a mesma palavra (que pode ser traduzida como irmão ou parente, embora a tradução exata dependa do contexto). O grego bíblico (koiné) também tem esses problemas, ele por exemplo não tem palavra específica para "esposa", é sempre "mulher" que aparece e é novamente o contexto que soluciona isso, mas pelo menos ele já tinha distinção de graus de parentesco, e os escritores do NT fizeram uso disso (o que mostra que não fizeram uso de semitismo algum). Inclusive o evangelista Lucas nem judeu era, era sírio nascido em Antioquia e tinha o grego como idioma nativo, nem pensar que ele iria meter semitismo no meio disso, nem sequer era a cultura dele.

      Excluir
    4. Lucas, muito obrigado pela resposta. Então veja, meu amigo, além do erro evidente do padre Paulo Ricardo pelo que estamos juntos aqui chegando à conclusão evidente, é sempre mais interessante para qualquer apologista do catolicismo ser sincero e no limite, de fato, impor a autoridade do Papa por sobre todo o debate, inclusive o acadêmico. A questão da autoridade e da fé na Santa Igreja Católica é no fundo essencial para quem se diga católico romano. Parece que a Igreja Católica Romana é uma União Soviética com um Stálin como um Papa em um Kremlin, o Vaticano, a mandar e desmandar o que emperra e em muito o debate do cristianismo como a União Soviética emperrou o debate quanto ao socialismo, outrora. A Igreja e talvez isto ocorra também, mas em menor escala nas seitas protestantes, talvez igrejas sejam como que estatais do pensamento a frear por causa da servidão própria do poder a fecundidade do pensamento cristão, hoje bem menos graças às reformas do Vaticano II. É grande, sobretudo em nossos tempos de bolhas de rede social online de internet, o medo a rondar os bem pensantes de serem chamados de hereges e de não pertencerem mais à um grupo de Facebook, igrejinha ou grei.

      Excluir
  40. Tu escreveu sobre os massacres que aconteceu com os valdenses no teu livros? teve o Massacre de Mérindol (1545), A Páscoa de Piemonte (1655) e Massacre na Calábria (1560).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No primeiro volume dos 500 Anos de Reforma eu abordo as perseguições que os valdenses sofreram (e também no meu livro sobre a Inquisição, que eu parei pela metade mas você pode ler o capítulo sobre isso no link abaixo), mas não tão pormenorizadamente dessa forma, e sim uma visão mais geral.

      http://heresiascatolicas.blogspot.com/2016/06/a-demonizacao-dos-valdenses.html

      Excluir
  41. Oi Lucas tudo bem? Em relação a escatologia, principalmente com foco na grande Babilônia, gostaria que vc analisasse o vídeo abaixo que fala sobre o assunto. O irmão que fez esse vídeo tem uma interpretação diferente da padrão e eu gostaria de saber a sua opinião sobre, principalmente quando ele fala a respeito da tecnologia.

    Link do video: https://youtu.be/tHzwmTZdveM

    No geral é apenas isso, graça e Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora eu não concorde com o que ele diz sobre a Babilônia e outras coisas, eu concordo com a ideia básica de que o Apocalipse envolverá um contexto altamente tecnológico (bem mais do que hoje) desde que assisti esse vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=qLLm3t7F1tM

      Sobre a identidade da Babilônia em si, eu escrevi aqui:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com/2015/01/quem-e-babilonia-do-apocalipse.html

      E sobre a besta e o sistema que governará o mundo:

      http://www.lucasbanzoli.com/2018/09/seria-uniao-europeia-o-novo-imperio.html

      Excluir
  42. https://www.facebook.com/paginapecadorconsciente/videos/421054788437760/?v=421054788437760 O que achas desse vídeo Banzolão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora os problemas que ele cite sejam reais, matar o feto não é o caminho para solucioná-los, nós não temos o direito de derramar sangue inocente para evitar qualquer mal potencial futuro. O que deve ser feito é conscientizar essas pessoas, cultivar uma mentalidade de menos filhos, incentivar o uso de preservativo e anticoncepcionais, e sobretudo evangelizar, que é o meio mais eficaz de evitar a promiscuidade que é o que geralmente leva a um aborto. Mas matar uma outra pessoa inocente é imoral e desumano, não importa as razões alegadas.

      Excluir
  43. http://www.observatoriodegenero.gov.br/menu/noticias/enquete-do-site-oficial-do-bispo-edir-macedo-aponta-76-a-favor-da-discriminalizacao-do-aborto/ Banzolão o que achas do argumento do Macedo de ser favorável ao aborto para reduzir a miséria,no vídeo que tentei te enviar,eu não consegui,ele até cita que depois de aprovada a lei que legalizou o aborto em Nova York,a criminalidade diminuiu pq deixou de nascer criança revoltada

    ResponderExcluir
  44. Salve Banzoli, encontrei um site confrontando o aniquilacionismo e achei interessante essa pergunta:
    O verbo “exterminar” no grego é “apokteinõ” e aparece em Mt 10.28 referente ao corpo. Mas por que o evangelista Mateus quando fala na “morte da alma” mudou o verbo para “apollumi” (que em vários contextos bíblicos significa apodrecer, arruinar-se, sofrer, padecer- Rm 14.15; 1Co 8.11)? E por que Lucas (12.4.5) complicou mais ainda colocando o verbo grego “lançar” em vez de “exterminar”?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem deu esse tipo de argumento só pode ser muito ignorante ou muito desonesto, não é possível. Primeiro que tanto "apokteino" quanto "kteino" (de onde ela procede) significam "matar" e ocorrem dezenas de vezes nos textos que falam do destino final dos ímpios (ou seja, eles usam o "apokteino" no sentido aniquilacionista na primeira parte deste texto porque lhes convém, mas em todos os outros textos que não lhes convém dão qualquer outro significado fajuto). Segundo que "apollumi" tem o mesmo significado básico que "apokteino", a diferença é que é uma palavra de duplo sentido, que pode significar "destruir" ou "perder", dependendo do contexto. É o mesmo caso da palavra grega para "mulher" que é a mesma para "esposa", cabendo apenas ao contexto definir se está em um sentido ou em outro (isso porque o grego dos tempos bíblicos era um idioma muito pobre, então muitas palavras assumiam mais de um significado dependendo do contexto). Quando "apollumi" está no sentido de "destruir" o significado é o mesmo de "apokteino", ele só assume um significado diferente quando está no sentido de "perder", o que obviamente não é o caso de Mt 10:28 (tente substituir "destruir" por "perder" nessa frase para ver se faz algum sentido).

      Aí você vai me perguntar: mas por que raios Mateus iria usar duas palavras diferentes com o mesmo significado no mesmo verso? E a resposta é óbvia para qualquer um que já fez um curso básico de hermenêutica bíblica: paralelismo. Os hebreus adoravam paralelismos, o AT está cheio deles, só nos salmos encontramos centenas de casos assim, onde uma frase é composta por duas partes e a segunda repete o significado da primeira usando outras palavras (sinônimos), mas trazendo o mesmo sentido a fim de reforçar o que havia sido dito. Mt 10:28 é um caso clássico de paralelismo no NT, onde a segunda parte repete o significado da primeira (não temer os que matam só o corpo e não a alma, mas sim o que mata o corpo e a alma).

      Assumindo que "alma" neste texto está no sentido de um elemento que carregamos em nosso ser, o mínimo que isso exigiria seria um aniquilacionismo final, caso contrário o que o texto estaria dizendo é pra não temer os que matam o corpo e não a alma, mas sim aquele que também só mata o corpo e não a alma (o que seria uma interpretação ridícula para dizer pouco). Mas considerando o uso que Jesus fazia do termo "psiquê" (traduzido aqui como "alma"), que era de "vida eterna" (i.e, a vida que se obtém após a ressurreição), o que ele estava querendo dizer é muito simples: não temer aqueles que podem dar um fim à nossa vida terrena mas não podem fazer nada para comprometer a nossa vida eterna, mas sim aquele que além de poder tirar nossa vida presente também pode nos excluir da eternidade. É por isso que Lucas verteu o texto neste sentido, em vez de reproduzir literalmente as palavras transcritas por Mateus, evitando qualquer possibilidade de interpretar no sentido de sobrevivência da alma após a morte corporal.

      Vale lembrar que no texto de Lucas o "inferno" ali citado é o "geena" no grego, não o Hades, como seria na interpretação imortalista (ou seja, se o texto realmente estivesse falando de uma alma saindo do corpo após a morte ele mencionaria o Hades, que é onde os imortalistas imaginam que a alma vai após a morte, e não o geena, que é o lugar de condenação final após a ressurreição, o que só reforça a interpretação mortalista e sóbria do texto).

      Excluir
  45. http://www.biblicalcatholic.com/apologetics/a98.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno has excellent articles on this:

      http://respostascristas.blogspot.com/2016/04/justificacao-somente-pela-fe-sola-fide.html

      http://respostascristas.blogspot.com/2016/04/justificacao-somente-pela-fe-sola-fide_29.html

      Excluir
  46. Lucas, só com o princípio do princípio das dores já estou com vontade que o arrebatamento seja pré tribulacional, com você não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dependesse da minha vontade, eu já estaria no céu. Mas não se trata do que queremos, mas do que é a verdade. E a verdade é que arrebatamento secreto só existe na ficção.

      Excluir
  47. https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2020/03/the-gifts-of-god.html

    ResponderExcluir
  48. http://catholicnick.blogspot.com/2019/11/did-father-lay-our-sins-upon-jesus.html

    https://catholicnick.blogspot.com/2014/03/isaiah-53-does-it-really-say-god.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I've got another question. It is about this article:

      https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2018/12/does-isaiah-53-teach-penal-substitution.html

      Do you think it serves as an adequate response to Nick's posts (even though they are not about him)?

      Excluir
    2. Very good. The example of animals sacrificed for a holocaust in the Old Testament and scapegoats could not be more accurate.

      Excluir
  49. https://www.youtube.com/watch?v=wSofYeNzRQs&t=1254s
    Como comprovar a linha tradicional sobre o período em que foi escrito a biblia hebraica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumidamente, as milhares de comprovações arqueológicas de inúmeros eventos descritos na Bíblia provam que ela foi escrita por volta da época dos acontecimentos, pois ninguém naqueles dias iria conseguir acertar tanta coisa com tanta precisão acerca de um passado tão distante (ainda mais em se tratando de uma cultura "de boca em boca", como era no passado até a invenção da imprensa). Há outras muitas evidências de variados tipos, como por exemplo o estilo de linguagem (o hebraico e aramaico de Daniel são claramente mais antigos que o da época que os críticos datam o livro), e descrições exatas e precisas de pequenos detalhes históricos, culturais e geográficos também mostram que não podem ter sido escritos tanto tempo mais tarde (quando a cultura e a geografia já haviam mudado e a história dificilmente seria recapitulada com tanta exatidão). Você pode ler mais sobre isso em:

      http://ateismorefutado.blogspot.com/2015/04/profecias-biblicas-que-se-cumpriram.html

      http://ateismorefutado.blogspot.com/2014/12/as-provas-arqueologicas-da-veracidade.html

      http://conhecereis-a-verdade.blogspot.com/2014/05/a-hipotese-documentaria-ou-jedp.html

      http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/veracidade-biblica-p4

      http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/veracidade-biblicap5

      Excluir
  50. They denied it. I recommend these articles that prove it with countless quotes:

    http://heresiascatolicas.blogspot.com/2014/02/agostinho-cria-na-transubstanciacao.html

    http://respostascristas.blogspot.com/2016/03/agostinho-e-o-catolicismo-romano-parte_83.html

    http://respostascristas.blogspot.com/2016/02/os-pais-da-igreja-e-eucaristia-irineu.html

    ResponderExcluir
  51. https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2018/11/the-uniqueness-of-trinitarian-monotheism.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Well appointed. It would be disturbing to have to worship a god who is as or more depraved than we are. Nobody in society would even feel motivated to improve their lives and be a better person, since even the gods themselves are not.

      Excluir
  52. Esse retrato eh fidedigno da gravidade da nossa situacao e do nosso presidente?: https://ibb.co/y0ZjQyF lamento o linguajar.

    ResponderExcluir
  53. Olá Lucas. Como um liberal enxerga o momento econômico atual e as perspectivas futuras sobre a economia pós pandemia? No momento atual todas as maiores economias do mundo estão tendo que se valer de aportes vultuosos do estado para minimizar os efeitos da crise economica q virá. Até mesmo a meca do liberalismo que é os EUA. Queria saber a opinião de um liberal em relação a isso. Qual deveria ser a ação do livre mercado em situações como a que estamos vivendo hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz nenhum sentido o Estado dar dinheiro pra todo mundo, já que não é o Estado que cria esse dinheiro, o dinheiro não surge do nada, todo o dinheiro que o Estado tem é exatamente aquilo que ele tirou de nós (ou seja, ele tira o nosso dinheiro para depois nos dar de volta em um momento desses como se fosse um ente benevolente). Na verdade isso apenas mostra o quão nefasto é um Estado grande: se ele precisa devolver o dinheiro que ele tomou para que as pessoas sobrevivam, significa que o problema real foi o Estado ter tomado o dinheiro. Isso só nos leva à conclusão de que a única solução (não apenas em um momento como esse, mas em qualquer momento) é uma redução drástica de impostos, sobretudo para os mais pobres. Na minha opinião, pobre sequer deveria pagar imposto, isso não faz o menor sentido, já que em tese são eles que deveriam usufruir dos impostos coletados pelo Estado (excetuando os excessos nas contas de luz e água, pois os recursos naturais não são infinitos). Se não fosse pelos pesados impostos que nós pagamos, ninguém neste momento estaria passando por necessidade, nem mesmo os mais pobres. Se uma pessoa muito pobre tiver cinco pães pra comer todo dia, por mais que ela possa passar fome em momentos do dia, ela não vai morrer de fome, ninguém morre de fome assim, dá pra sobreviver bem. E cinco pães não é mais que 2 reais (seria menos se não fossem os impostos), mesmo numa crise terrível as pessoas tem 2 reais pra sobreviver. A dificuldade em sobreviver só existe por causa das inúmeras contas pra pagar, então depois de pagar tanta conta diferente fica difícil mesmo conseguir mais 2 reais pra comer. Como eu disse, isso não seria um problema se os impostos das pessoas mais pobres fosse reduzido a zero, assim como o imposto sobre produto (sobretudo de produtos básicos como arroz, feijão e etc).

      Excluir
    2. Não entendi bem o seu ponto de vista? A pegunta não é se um sistema é melhor do que outro, mas sim como um sistema liberal se sustenta em uma situação atipica como essa q vivemos em que o mercado é obrigado a parar, mesmo em um curto espaço de tempo. Em menos de 1 mês o livre mercado entrou em colapso e foi necessário a intervenção estatal para minimizar os efeitos da crise, que ainda assim virá. Mesmo um governo liberal como o americano vai ter que dar um aporte de 2 trilhões de dolares, onde a maior parte vai ser destinada pra o capital privado empresarial e não para o povo. Não é uma crítica a essa política, até pq essa ação de suporte as empresas é essencial pra economia não colapsar de vez após a pandemia. O que eu queria entender é como seria possível ter esse suporte estatal em um governo totalmente liberal? E se não é contraditório que as empresas e empresários que pregam o liberalismo estejam de alguma forma sobrevivendo graças a intervenção estatal.

      Excluir
    3. Eu já respondi, se você não entendeu eu não posso desenhar. Num Estado realmente liberal em sua plenitude (nenhum que se assemelhe ao mundo de hoje) o Estado não precisaria dar "suporte estatal" porque esse "suporte estatal" vem do dinheiro do próprio povo que continuaria com o povo se não tivesse sido tirado dele (através dos impostos que nós pagamos). Eu realmente não sei qual a dificuldade em entender algo tão simples, ou eu sou muito ruim em explicar ou você não está querendo entender. Dizer que "em menos de um mês o livre mercado entrou em colapso" é uma estupidez que eu não ouvia há muito tempo, desde quando existe o livre mercado no mundo em que vivemos? O livre mercado é uma ideia, uma ideia que já foi implementada no passado, mas hoje qualquer país do mundo tem interferência estatal em áreas não-vitais, carga tributária além do básico, medidas burocráticas e protecionistas, e assim por diante. Só um extremista de esquerda seria capaz de olhar para o mundo atual e dizer que vivemos em um cenário de livre mercado, é inacreditável que alguém pense assim. Estamos mais longe do livre mercado do que da China. Se realmente vivêssemos num Estado de livre mercado esses suportes estatais sequer seriam necessários, pois como eu disse, o Estado não precisaria devolver pro povo (ou para os empresários, ou pra quem quer que seja) aquilo que nunca foi tirado deles.

      Excluir
    4. Cara eu só queria saber a sua opinião. Acompanho o seu blog e vc já se colocou como uma pessoa com o pensamento liberal. Eu perguntei pra entender esse tipo de pensamento. Não concordo com tudo, mas tb não discordo de tudo. Não me considero de esquerda, muito menos extremista, só estou buscando uma opinião que aparenta ser diferente da minha a partir de uma fonte que eu considero sensata e moderada. Como não me considero plenamente convicto em relação a essa questão busco entender os mais diversos pontos de vista. Me perdoe se estou julgando errado, mas me parece que vc se irritou com os questionamentos. De qualquer forma não foi essa a intenção. No mais fica com Deus.

      Excluir
    5. Sem problemas, apenas me pareceu que você estava persistindo no ponto por teimosia, e como eu não me lembro de você ter comentado aqui antes, não podia ter certeza de que estava bem-intencionado (às vezes é difícil discernir quando alguém tem uma dúvida sincera e quando dissimula uma dúvida apenas para pegar no pé e começar uma discussão, o que também acontece muito). Fique com Deus!

      Excluir
    6. Bleza! Acompanho seu blog a um bom tempo e realmente não gosto muito de interagir, principalmente se o tema for daqueles que geram dicussões tolas e polêmicas desnecessárias. Prefiro observar os textos e comentários, extraindo aquilo que de fato edifica. Quando busco interagir é realmente pra buscar um posicionamento que possa fazer com que eu reveja meus próprios conceitos. A impressão que eu tenho é que nos tempos atuais as pessoas não sabem debater sem ofender. Principalmente na internet. Não é pq penso diferente de alguém q tenho odiar essa pessoa. Na realidade eu busco entender o q faz uma pessoa pensar diferente de mim, pois existe uma possibilidade muito estar de eu estar errado. Desculpe se me estendi, e mais uma vez peço desculpas se me expressei errado.

      Excluir
  54. Lucas, Comente:
    - https://youtu.be/HzI4y795iCU

    (Sei que é longo, mas se possível, gostaria de ler o que você tem a dizer sobre esse vídeo.
    Dica: aumente a velocidade do vídeo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito longo pra assistir inteiro mas eu vi uma parte e gostei, inclusive foi muito bom você me mandar esse vídeo agora porque eu já estava planejando fazer um vídeo sobre isso nos próximos dias, até lá eu analiso o vídeo com mais calma. Embora eu discorde de que vá existir ímpios vivos na terra durante o milênio (e essa foi a única parte que eu discordei dentro daquilo que eu vi), ele cita alguns textos que eu nem me lembrava e que vão ser bem úteis para provar que passaremos o milênio (e a eternidade) na terra e não no céu.

      Excluir
    2. Fico feliz por ter sido útil! :)

      Excluir
  55. Lucas, oq vc acha dessa analise do meu amigo sobre a Reforma Tributaria ?

    https://www.facebook.com/vctoonline/posts/141235550770500?comment_id=141252100768845&reply_comment_id=141256877435034

    Ele é aquele mesmo que fez aqueles textos que te mandei sobre a inflação. Geralmente ele é muito pessimista.

    Os comentários em questão sobre a possibilidade de se aprovar alguma reforma pos-corona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com pressão ou sem pressão, a Reforma Tributária é extremamente importante, sem ela o Brasil nunca vai crescer como já cresceu um dia. E na minha opinião sim, a postura que o Bolsonaro assumiu nessa crise do coronavírus tem prejudicado muito a sua imagem (e não sem razão), assim vai ficar mais difícil pro governo aprovar qualquer projeto que seja, o que é triste.

      Excluir
    2. Concordo, só que o Bolsonaro já tá tentando da uma maneirada no discurso. Vc viu o ultimo pronunciamento dele? Foi até bem se comparado aos demais, parece estar querendo apaziguar as coisas.

      Penso que se o PSDB ou DEM desejarem chegar ao poder em 2022, será necessário essa reforma para governarem com mais estabilidade.Logo eles talvez aprovem.
      Oq acha disso tudo lucas?

      Excluir
    3. Ele devia ter assumido esse tom desde o início, agora eu não sei se o problema é remediável, esperemos que sim. Eu temo que em 2022 não seja ninguém do PSDB ou do DEM que chegue ao poder, mas um Lula ou Ciro Gomes da vida, impulsionado pela rejeição ao Bolsonaro. Explico: no espectro da direita (ainda que o PSDB não seja de direita, mas estou colocando a partir da perspectiva que os eleitores enxergam as coisas) o Bolsonaro vai levar uma evidente vantagem sobre os seus concorrentes seja lá quem for (eu nunca vi um presidente da república não chegar nem no segundo turno em sua reeleição), de modo que os demais seriam anulados por ele, enquanto no outro lado do ringue a esquerda vai disputar um candidato entre eles (provavelmente um dos dois que eu citei) e quem vencer encara o Bolsonaro no segundo turno. O problema é que com a rejeição cada vez mais alta ao Bolsonaro a chance dele perder no segundo turno é muito grande, isso eu já temia desde 2018, e ele só está conseguindo piorar isso, lembrando que dessa vez o efeito do "anti-petismo" será bem menor do que nas últimas eleições, e menor ainda se for contra o Ciro (que tenta se passar como uma outra via). Embora ainda falte muito para 2022, o cenário que está sendo montado é esse, e então toda e qualquer reforma vai para a lata do lixo.

      Excluir
    4. Sei não Lucas, o PSDB não tentaria desistir tao fácil da presidencia, o Doria até tá ficando um pouco popular entre os opositores do Governo.

      Fora que o Bolso nao ta com uma popularidade tao baixa, quero dizer ele ainda tem um grande apoio dos Evangélico. Na minha igreja quase todo mundo gosta dele msm com as abobrinhas que ele fala de vez em quando.

      Fora que com essa polemica toda que teve com o Corona, quase todo medio empresario e desempregado que conheco comecou a defende-lo.

      Fora que ele ta querendo colocar o Moro como vice, isso talvez ajude, não?

      Excluir
    5. Pode ser que ajude sim, mas eu não conheço ninguém que não tenha votado nele em 2018 e que aprove ele hoje, mas conheço muitos que votaram nele em 2018 mas desaprovam a sua gestão. De acordo com a última pesquisa (de 20 de março) ele tem 30% de aprovação e 36% de rejeição, é uma rejeição alta para alguém que só tem um ano de gestão (a tendência de qualquer governo é sempre piorar, pois com o tempo a imagem é cada vez mais arranhada e surgem novas razões para desaprovar uma gestão).

      Excluir
    6. Essa é aquela pesquisa dele em relação a atuação que ele tem tido com o Corona??? Se for eu me lembro que uns 26 % falaram que ele está sendo "regular".

      Excluir
    7. Essa foi da aprovação dele mesmo, não sobre o corona. Mas a do corona deu resultados parecidos, mais negativo que positivo.

      Excluir
  56. Banzolao vc pode assistir as lives do canal "Querida Dani"?Eu queria ouvir uma opinião sobre o canal,pq ela me parece ser uma cristã sincera,mas desconfio de umas coisas,por exemplo ela parar uma oração para bloquear pessoas no canal,há pessoas que vão zoar a live,tumultuar,não levam a sério,mas na primeira live do jejum pela cura do coronavirus,ela diz que são satanistas,sem provar o fato,eu sei que satanistas existem e se opõem a obra do Senhor,o Daniel Mastral fala muito disso,mas achei complicado ela dizer que eram satanistas sem provar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi alguns vídeos dela que você havia me passado há um tempo atrás e ela me parece uma boa pessoa, bem intencionada e sincera, mas isso não impede que cometa erros como essas atitudes aí, é preocupante quando alguém acha que tem satanista atacando no chat de uma live, nem o Mastral que é ex-satanista já disse uma coisa dessas, beira a paranoia (e eu se fosse satanista teria outras prioridades em vez de vandalizar o chat de uma youtuber...).

      Excluir
    2. Sim acho que falta mais experiência,maturidade a Dani para evitar ficar paranóica com satanistas,ela é missionária há pouco tempo,então naquela empolgação de querer derrotar,expulsar o Diabo,acaba vendo satanistas onde na realidade deveriam ser um bando de adolescentes sem ter o que fazer,com tédio por causa do recesso de aulas, aí vao zoar crentes,eu já vi uns do YTPBR,eles pegam falas do Silas Malafaia combatendo o ativismo gay,editam e colocam o Silas falando "Eu sou gay",mas sobre o Mastral eu vi um vídeo dele ontem,o título "O Anticristo será anunciado em 2020"?Pq o Papa Francisco anunciou para o dia 11 de maio uma reunião com diversos lideres mundiais com o propósito de indicar uma pessoa para coordenar um plano de educação mundial,mas o Mastral diz que essa pessoa ainda não será o anticristo,ele tbm disse que a apostasia que precedera a volta de Cristo será a multiplicação de igrejas hereticas,que pregam prosperidade,etc,não citou o ateísmo,vc o que opina?Pq eu já vi vc falando do aumento do ateísmo que talvez chegará a lugares onde o ateísmo hj é pequeno como Oriente Médio,África,América Latina,vc acha que apostasia naquele contexto que Jesus falou simboliza mais ateísmo,ausência de fé do que uma fé mentirosa,heretica?Ou cristãos que dizem seguir a Cristo,o são nominalmente,mas vivem como se não fosse,não oram,não estudam a Palavra,não se preocupam em pecar

      Excluir
    3. Você já tinha perguntado isso mais acima, e eu já tinha respondido:

      http://www.lucasbanzoli.com/2020/03/como-o-mundo-reagiu-uma-pandemia-pior.html?showComment=1585551274835#c8297078121363644685

      Excluir
  57. Banzolao e como vc interpreta a frase de Jesus de que seus discípulos farão ainda maiores obras do que Ele fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Obras" no evangelho de João significa quase sempre milagres, então Jesus estava dizendo que poderíamos fazer milagres maiores do que aqueles que ele próprio fez. "Maior" aqui pode estar no sentido quantitativo, já que eu não vejo como fazer um milagre maior que ressuscitar um morto, por exemplo. Mas como Jesus teve um curto período de ministério e nós temos a vida toda, podemos fazer em seu nome mais milagres do que ele pessoalmente fez.

      Excluir
  58. Oie, Lucas!!

    Não sei se já comentaram isso aqui mas eu só vim pra marcar presença e desabafar pq acabo de desistir o novo documentário do Brasil Paralelo e segundo eles a péssima educação brasileira é culpa de Lutero.

    Excelente artigo, como sempre.
    Abraços,
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, vindo desses caras doutrinados pelo Olavo eu não podia esperar outra coisa, desde o primeiro episódio da série (um que eles fizeram há alguns anos falando sobre as cruzadas) já deu pra perceber o péssimo nível. A única coisa que falta é eles dizerem que Lutero chutava cães quando atravessava a rua e que roubava doces de bebês. A propósito, essa questão envolvendo a educação e a Reforma é um dos principais tópicos do terceiro volume do meu livro sobre a Reforma, onde eu também vou abordar a exuberante qualidade do ensino católico que eles tanto exaltam, eles não perdem por esperar 😁 (assim que eu escrever o capítulo eu te envio).

      Abs! :)

      Excluir
  59. Nota de rodapé: ULTIMAMENTE ESTAMOS FALANDO MUITO DE CORONAVÍRUS, VAMOS FALAR UM POUCO DE POLÍTICA:

    Veja só isso, os EUA anunciaram uma recompensa de 15 milhões de dólares para informações que levem à captura de Nicolás Maduro e sua extradição para ser julgado nos EUA, os crimes que eles está sendo acusado são de narcoterrorismo, corrupção, usurpação de poder e crimes contra a humanidade, bem como seu comparça Diosdano Cabello, que está sendo oferecido uma recompensa de 10 milhões, fora mais outros 15 milhões para seus outros ministros e acessores, dando uma recompensa total de 50 milhões de dólares:

    https://www.youtube.com/watch?v=D87FjC8RY4k

    https://www.poder360.com.br/internacional/eua-oferecem-recompensa-de-us-15-milhoes-pela-prisao-de-maduro-dw/

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/03/26/justica-dos-eua-acusa-formalmente-maduro-de-narcoterrorismo.ghtml

    https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/03/26/maduro-e-indiciado-por-narcoterrorismo-nos-eua.htm

    O Que você achou dessa notícia, você acha que isso pode vir a ocorrer? Pois pelo o que eu andei pesquisando em circunstâncias normais um líder de Estado não pode acusar outro líder de Estado, salvo em caso de eleições comprovadamente fraudulentas, envolvimento com narcotráfico, terrorismo e outros crimes internacionais contra a humanidade, porém há o princípio da soberania de um país que impede no qual outro líder seja extraditado para responder a esses crimes em território estrangeiro. Na prática se alguém tentar sequestrar Nicolás Maduro e arrastá-lo à força para que ele seja julgado nos EUA iria acatar em problemas diplomáticos sérios entre a Venezuela e o país de origem daquele responsável pela Extradição. Na prática, essa recompensa foi criada com o objetivo de desestabilizar ainda mais o governo de Nicolás Maduro, para fazer com que ele caia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que está mais para uma estratégia de intimidação, não me lembro de algo assim ter sido feito com um presidente em exercício e isso pegaria muito mal na comunidade internacional e na opinião pública (ainda que o Maduro merecesse isso e muito mais). O caso mais próximo que me lembro é o do Saddam Hussein, mas ele já não estava mais no governo do Iraque quando foi preso e foi julgado no Iraque com as leis deles, algo como levar um presidente em exercício a outro país para ser julgado por crimes humanitários na lei desse outro país seria inédito que me conste.

      Excluir
  60. Lucas uma pergunta, no dia do Juízo do grande trono branco só vai haver pessoas que serão condenadas lá ou alguém poderá se salvar? Pergunto isso pois li os versículos de 11 a 15 de Apocalipse 20 que fala sobre o Juízo:

    11 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

    12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

    13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

    14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

    15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

    Apocalipse 20:11-15

    Eu pergunto isso porque no verso 15 fala que "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo", ou seja, João nesse versículo afirma que todo aquele que não foi achado no livro da vida foi lançado no lago de fogo, ou seja, alguma pessoa pode no dia do juízo ser achado no livro da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O juízo do grande trono branco é o juízo dos ímpios (os justos são julgados antes do milênio, no verso 4). O texto não diz que tinha alguém com o nome no livro da vida e foi salvo, só menciona os que não tinham e se perderam (da mesma forma que o verso 4 não menciona alguém que não foi salvo, só menciona os salvos).

      Excluir
  61. Lucas, Do you think this is a good argument to make?:

    "In arguing against Sola Scriptura, Catholic apologists assert that Protestantism is broken up into thousands of denominations over scriptural interpretation. They propose the pope and Magisterium as the solution to the divisions that exist within Christianity. Even assuming that Catholics are correct in their argumentation, there is the question of how absolute unity in the church can be obtained?

    In a society where freedom of speech and freedom of conscience exists, there will inevitably be diversity in beliefs. That is simply a logical consequence of such a society. In order to obtain the institutionalized unity that Rome requires, there would have to be coercion involved. Otherwise, it is not humanly possible to obtain.

    There is no denying that Jesus Christ desires unity in the church. He despises factions amongst His people, as such is an indicator of carnality. Truth is of utmost importance. It ought to be sought after at all costs. But we are imperfect beings. Divisions have existed in the church since the time Paul wrote his first epistle to the Corinthians.

    Ironically, Paul never mentioned the pope and Magisterium of the Catholic Church as being the means of preserving ecclesiastical unity in passages relating to that very topic (Ephesians 4:4-6). Jesus Christ does not refer to a Papacy in His prayer to God for unity amongst brethren (John 17). That point is sufficient to make one question whether the papal office existed in the first century."

    ResponderExcluir
  62. Opa Lucas, eu ja te perguntei faz tempo isso mas, poderia me responder de novo?
    Muitos catolicos dizem que os pricipes se rebelaram so para conseguir autonomia de roma, e que lutero era só um pretexto, poderia refutar essa acusação e, dar exemplos do que você responde caso seja possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não arriscariam a própria vida e a de suas famílias para entrar numa missão suicida cuja única recompensa seria uma autonomia maior. Recomendo a leitura desse artigo que mostra a bravura dos príncipes mesmo diante da constante ameaça de morte:

      http://www.lucasbanzoli.com/2018/02/o-que-voce-nunca-soube-sobre-dieta-de.html

      Excluir
  63. Lucas, você concorda que o henoteismo estava presente na mentalidade dos hebreus? Cf Oséias 3,1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se trata exatamente de henoteísmo, mas de idolatria mesmo. O povo sabia que de acordo com a Escrituras só havia um Deus, mas muitos preferiam adorar os deuses dos povos vizinhos, porque achavam que esses deuses os ajudavam a vencer as guerras e por isso poderiam ajudá-los também. Sem falar que muitos israelitas se relacionavam com gentios, que acabavam os induzindo para a idolatria também (como aconteceu com Salomão). Na Bíblia vemos que o povo de Israel era muito inclinado a copiar as práticas dos povos vizinhos, foi assim quando pediram um rei em lugar dos juízes que os governavam, e assim com a adoração às imagens de escultura. Parece que na época era uma dificuldade adorar a um Deus que não se vê, que não se pode tocar, eles eram muito materialistas, assim como os católicos são hoje com as imagens de santos, precisavam de objetos físicos para se apegar e os deuses dos outros povos lhes ofereciam isso.

      Excluir
  64. https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2020/04/what-transubstantiation-and-transgender.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I never thought from that angle, but it really makes perfect sense. This is another reason why we should not totally abdicate to reason, as Catholics claim.

      Excluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. This is the same text you had published above, isn't it?

      http://www.lucasbanzoli.com/2020/03/como-o-mundo-reagiu-uma-pandemia-pior.html?showComment=1585848716303#c4511762410859157440

      Excluir
  66. https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2020/03/bad-catholic-apologetics-on-isaiah-646.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. It is really unfortunate that someone interprets the text of Isaiah as an exclusive mention to the people of Israel at that time and not as a universal truth, as the apostle Paul interprets, and you well pointed out.

      Excluir
  67. Lucas, eu tava discutindo com defensores do Salazar e do Franco. Eu afirmei que os dois foram uns bostas economicamente, que se eles tivessem adotado um sistema Liberal, como Pinochet, eles poderiam ter sido mais eficientes.
    Eles então me responderam:


    "a Espanha com Franco teve o maior crescimento, e ficou conhecido como milagre econômico espanhol. O que fez o crescimento parar foi a crise do petróleo de 1973.

    "Salazar fez de Portugal Gigantesco economicamente, o PIB per capita era quase 70 mil, a Reserva de Ouro era 888 Toneladas"


    OBS: Não estou defendendo a DITADURA chilena, estou apenas falando de economia, mas não sabia dessas informações dadas por esses Integralistas......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hitler também fez a economia da Alemanha crescer "como nunca" antes da Segunda Guerra Mundial, deveríamos exaltá-lo então, juntamente com Franco e Salazar? A ditadura de partido único comunista na China também tem índices de crescimento espantosos (principalmente no início do século passado), deveríamos apoiá-la? Até Stalin fez a economia soviética crescer por muito tempo, vamos apoiar o stalinismo então? O que esses amadores não entendem é que qualquer economia do mundo cresce quando ocorre a transição da economia rural para uma economia industrial, inclusive o Brasil foi o país que mais cresceu no mundo ocidental entre 1930 e 1980, quando começou a se industrializar pra valer. Foi assim também com a Espanha, Portugal, Rússia e China, países que se mantiveram enormemente atrasados nos séculos passados devido à resistência à industrialização e que quando deram esse passo adiante tiveram um crescimento abrupto impulsionado pela maior produção de riqueza (é como alguém que está andando de bicicleta e decide trocar por um carro; mesmo que seja um carro ruim, vai andar muito mais rápido em comparação a antes). Vários ditadores aproveitaram essa onda para se perpetuar no poder, até que uma hora o tal "milagre econômico" acabava (pois a indústria não pode crescer infinitamente, senão a oferta fica maior que a demanda) e esses países voltavam à sua realidade (o que resultou na queda de um monte de ditaduras no século passado, inclusive a nossa).

      Excluir
  68. Boa noite, sr. Lucas,

    No livro "A história secreta dos Jesuítas, de Edmond París, 2000, há uma introdução do Dr. Alberto Rívera. Segundo a introdução dos editores, esse homem é mencionado como "ex-sacerdote jesuíta, criado desde os sete anos de idade em um seminário na Espanha, sob extremo juramento e os mais rígidos métodos de indução, treinado inclusive no Vaticano..." (p.2).

    No livro supracitado, a introdução do Dr. Rívera é iniciada com o seguinte teor:

    Os homens mais perigosos são aqueles que aparentam muita religiosidade, especialmente
    quando estão organizados e detêm posições de autoridade, contando com o profundo respeito do povo, o qual ignora seu sórdido jogo pelo poder nos bastidores (...) (p. 2).

    Paz em Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Alberto Rivera é muito controverso, há quem diga que ele não passa de uma fraude. Independente disso, eu não concordo com a tese dele de que os jesuítas criaram o Islamismo, o comunismo, o nazismo, as duas guerras mundiais, a grande recessão, a promoção da homossexualidade, do aborto e etc, praticamente tudo o que existe de ruim no mundo ele coloca na conta dos jesuítas, parece uma versão invertida desses apologistas católicos de internet que colocam tudo na conta de Lutero e do protestantismo. É fato que os jesuítas tem uma história sombria e detestável, mas isso se prova com a história e não com teorias de conspiração totalmente exageradas e sem fundamento. Quando se inventa tanta coisa sem provas, tudo o que se consegue fazer é ofuscar os verdadeiros crimes que eles cometeram (que não foram poucos, mas que estão longe de serem tão "sensacionais" como Rivera pretendia). Abs!

      Excluir
  69. Lucas, o que dizer da acusação de que o protestantismo levou ao absolutismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O protestantismo levou ao absolutismo como? Já existia absolutismo desde antes da Reforma, baseado aliás em teses criadas por autores católicos muito famosos e conceituados na época (ex: Maquiavel). Os países mais conhecidos pelo absolutismo, como Espanha e França, continuaram católicos em todo o tempo e foram os que mais perseguiram os protestantes, adotando a faceta mais autoritária da Igreja. Os próprios Estados Pontifícios sempre foram monarquias absolutistas, então só um retardado demente chegaria ao ponto de acusar o protestantismo por aquilo que era praticado (desde antes da Reforma e também depois) pelos próprios papas em seus territórios. E o absolutismo durou menos tempo nos países protestantes (na Inglaterra, por exemplo, teve fim na Revolução Gloriosa, enquanto na França católica o absolutismo continuou até a Revolução Francesa). Eu não sei quem é o maluco que anda criando essas teses, mas precisa ser colocado numa camisa de força com urgência.

      Excluir
  70. Lucas qual a sua definição de Seita? Vc acha que a Adventista é uma?
    Oq acha da definição de Seita da "Bíblia Apologética com apócrifos"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seita se refere a uma facção que rompeu com algo maior, neste sentido o próprio Cristianismo nasceu como uma seita (uma facção do Judaísmo), como aliás consta em Atos 24:5 e outros textos. Ocorre que muitos em tempos modernos dão um sentido pejorativo ao termo "seita", como significando uma igreja que se desvia do padrão bíblico e que pode ser classificada como uma igreja herética, não uma igreja de Deus. Neste sentido, eu não vejo a IASD como uma seita, bem longe disso. Quanto à "Bíblia Apologética", eu realmente nunca tive algum interesse em lê-la, então não posso comentar nada, só sei que o editor-chefe dela foi o Jamierson Oliveira, que é um sofista de primeira (a ponto de contradizer o que a própria Bíblia Apologética dele diz quando não é conveniente).

      Excluir
  71. https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2020/04/notes-on-authorship-of-hebrews.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I once heard some good arguments for Lucas's authorship, but in any case there is no way to guarantee who the author is. This, moreover, is further evidence against the reliability of tradition, since it was not even able to preserve the author of a letter, much less be able to preserve whole and complex doctrines.

      Excluir
  72. Eae Lucas d boa?
    Lucas, como faco pra ser uma pessoa madura em meioa pessoas imaturas (ou menos maduras do q eu), sem q eu me deixe influenciar por elas entende? Tenho notado nessa quarentena que, por n ter contatos com meus colegas de clase, tenho outros formas d agir diferentes quando eu os tinha por perto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa personalidade/maturidade é moldada pelo meio em que convivemos (além de fatores genéticos a respeito dos quais não temos muita escolha), então dependendo daquilo que lemos, ouvimos e de quem convivemos temos a tendência de nos tornarmos mais maduros ou mais imaturos, e também de ficarmos mais inteligentes ou mais burros. Veja por exemplo a cultura moderna do funk, BBB e futilidades que tem emburrecido a geração atual, num nível maior que as gerações passadas. Isso não significa que alguém tenha que ouvir música clássica e ler Shakespeare pra ficar inteligente, mas se ler boas notícias, bons livros e bons artigos, já será um grande passo dado, mantendo sempre a mente ocupada com coisas produtivas que vão ampliar nossa mente e não nos manter dentro de uma bolha (que só cria gente fanática, bitolada e burra). O "diga-me com quem andas e te direi quem és" também pode ser "diga-me quem lês", "diga-me o que assistes", "diga-me o que fazes" e assim por diante; tudo o que fazemos nos afeta de algum jeito, seja pra melhor ou pra pior.

      Excluir
  73. Não tem como saber se havia crianças em Sodoma ou na época do dilúvio; Sodoma e Gomorra eram cidades pequenas, e nos tempos do dilúvio as pessoas viviam mais de 900 anos e não tinham tantos filhos como passaram a ter mais tarde (Noé mesmo só teve três), então pode ser que não houvesse nenhuma criança pequena no exato momento em que ocorreu o dilúvio. E mesmo que fosse o caso, isso não tem nada a ver com legitimar o aborto, no máximo nos faria concluir que só Deus pode tomar essa decisão, mas não nós pela nossa própria conta.

    ResponderExcluir
  74. O artigo chegou aos 200 comments e por isso a caixa de comentários daqui será fechada. Quem quiser postar um novo comentário ou responder a algum daqui, fique à vontade para fazer no artigo mais recente 👍

    ResponderExcluir