11 de agosto de 2020

200 Confira a live sobre a Inquisição e o debate sobre calvinismo, molinismo e arminianismo!



Embora meu canal ande bem abandonado (como sempre), recentemente participei de duas lives abordando temas dos mais relevantes, que você talvez tenha interesse em conferir. A primeira foi sobre a Inquisição, mas também toca em temas como a interpretação de Apocalipse 17, a proibição da leitura da Bíblia pelo papado, a Sola Scriptura, a tradição oral, o preterismo, os jesuítas e outros:


A segunda foi um fórum de debates que ocorreu no último sábado sobre soteriologia, onde eu defendi a posição arminiana e dois outros teólogos defenderam o calvinismo e o molinismo:


Os momentos das minhas falas são:

Apresentação: 00:05:29 até 00:06:20
Contexto Histórico: 00:16:07 até 00:20:03
Defesa do Acrônimo: 01:00:10 até 01:20:05
Resposta aos dois textos: 01:41:15 até 01:49:14
Explicação da Parábola: 02:27:25 até 02:31:09

Se você ainda não é um inscrito do canal, se inscreva porque eu pretendo voltar a gravar com uma frequência semanal (em breve postarei um vídeo que gravei há muito tempo e que ainda falta editar).

E uma grande notícia é que o Bruno Lima, após alguns anos, voltou a postar em seu blog Respostas Cristãs, que muitos aqui já conhecem. Os artigos do Bruno são focados na patrística e são profundamente enriquecedores e bem fundamentados. Se você ainda não conhece, vale a pena conferir. Estes são os artigos recentes:


• Compartilhe este artigo nas redes:

Por Cristo e por Seu Reino,


- Siga-me no Facebook para estar por dentro das atualizações!


- Baixe e leia os meus livros clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.

ATENÇÃO: Sua colaboração é importante! Por isso, se você curtiu o artigo, nos ajude divulgando aos seus amigos e compartilhando em suas redes sociais (basta clicar nos ícones abaixo), e sinta-se à vontade para deixar um comentário no post, que aqui respondo a todos :)  

200 comentários:

  1. "A propósito, não sei por que diabos a Espanha ainda tem um rei."

    A culpa é desse filhote de Satanás aqui:

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/92/Francisco_Franco_1930.jpg

    ¡Franco quémate en el infierno!

    ResponderExcluir
  2. Lucas, sem contar que o próprio Lutero falo que acusou os nobres daqueles servos serem responsáveis pela revolta pelo jeito q os tratavam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu escrevi sobre isso aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2018/02/o-protestantismo-e-o-culpado-pela.html

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I honestly don't see much resemblance between 1 Peter, Ephesians, Hebrews and the Apocalypse. For me, the language and the content clearly show that they are from different authors.

      Excluir
  4. Banzolao irei assistir as live esse fim de semana quando tiver tempo,ainda não tive,uma pergunta que gostaria de te fazer vc entende que Salomão foi realmente o escritor de Eclesiastes ?E ele se arrependeu de seus pecados?Porque no livro de 2 Reis e nem no de Crônicas não é mencionado o seu arrependimento e eu já vi pessoas defendendo que Eclesiastes não foi escrito por ele e sim muitos séculos depois e Salomão seria só um personagem nesse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Salomão é o autor, isso é atestado tanto pela tradição judaica, quanto pela descrição do próprio autor (Ec 1:1) e pela similaridade indiscutível com os provérbios de Salomão (Pv 1:1). Quem diz que foi escrito por outro autor séculos depois de Salomão são os teólogos liberais, para os quais nenhum livro da Bíblia foi escrito por quem diz ter escrito; todos eles são datados para muito depois, a despeito da completa falta de evidências sérias que apoiem essa teoria.

      Excluir
    2. Eu sempre achei que foi escrito por ele,pois além da semelhança com o Provérbios,parece ser um livro bem sincero,lamentando a vida longe de Deus onde só buscava a vaidade.Mas pq vc acha que não é mencionado seu arrependimento nem no livro de 1 Reis nem no de 2 Crônicas?Algo semelhante ocorre com o rei Manassés,no livro de Reis não é mencionado o seu arrependimento mas no de Crônicas sim

      Excluir
    3. "Mas pq vc acha que não é mencionado seu arrependimento nem no livro de 1 Reis nem no de 2 Crônicas?"

      Talvez porque não tenha se arrependido.

      Excluir
    4. Mas ele se mostra arrependido no livro de Eclesiastes!Fala que tudo é vaidade,que tudo seus olhos desejaram ele não se negou,demonstra arrependido de te buscado um prazer incessante

      Excluir
    5. Mas não tem como saber quando ele escreveu o livro, se foi antes ou depois de ter caído na idolatria.

      Excluir
  5. Bendiciones, hermano Lucas, si pudieras entender este articulo escrito por un apologista latino (ya que esta en españo) me gustaria que le dieras un vistazo o una lectura, y me dieras tu opinión.

    https://drive.google.com/file/d/1KSPhdTmLmlba11DRWByl4TBsclgG8pwz/view?fbclid=IwAR0WOfz77zX_VQ3St70BSmivgF-VktP9d3Z9-jxC5I36WKvfXWqxnGThNEY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, yo tengo un libro sobre este tema ("Cruzadas: El Terrorismo Católico"), donde refuto todas estas tonterías (puedes descargarlo desde la página de los libros):

      http://www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html

      Puede encontrar un contenido más resumido en el capítulo 33 de mi libro más reciente o en este artículo:

      http://www.lucasbanzoli.com/2018/09/dez-verdades-inconvenientes-sobre-as.html

      Excluir
    2. Pero cuál es tu opinión con respecto al artículo que te envié?

      Excluir
    3. Mi opinión está expresa en el artículo que mencioné y en mi libro.

      Excluir
  6. Lucas, tenho problema com masturbação, so q piorou com essa pandemia, fico o dia inteiro em casa e sou o unico cristao na minha familia, meus pai falaram q isso e normal por isso n me sinto seguro com a ajuda deles. Oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro você tem que ter um foco na sua vida, já acordar focado em alguma coisa, como se tivesse uma missão a cumprir. Pode ser os estudos, o trabalho, o evangelismo, qualquer coisa útil, mas tem que estar focado em algo (o ditado que diz que "mente vazia é oficina do diabo" é bem verdadeiro). A masturbação quase sempre é consequência de falta de foco, de ânimo ou de propósito. E, lógico, ore sempre que puder, leia a Bíblia e tenha comunhão com pessoas decentes que sejam um bom exemplo a ser seguido (por isso é importante estar congregando em uma igreja com valores).

      Excluir
  7. Tem alguma coisa podre embaixo do Palácio do Czar:

    https://youtu.be/TPC1DuJOwSo

    https://www.google.com/amp/s/extra.globo.com/noticias/coronavirus/oms-quer-mais-informacoes-sobre-vacina-contra-novo-coronavirus-aprovada-pela-russia-antes-de-recomendar-seu-uso-24581202.html%3fversao=amp

    https://www.google.com/amp/s/www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2020/08/11/o-que-se-sabe-sobre-a-vacina-que-a-russia-registrou-contra-o-coronavirus-e-por-que-isso-desperta-duvidas.amp.htm

    https://www.google.com/amp/s/catracalivre.com.br/saude-bem-estar/atila-iamarino-nega-vacina-da-russia-nao-tem-resultado/amp/

    E ainda pra piorar, olha só que o governo do seu Estado fez:

    https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/pr/parana/noticia/2020/08/12/parana-e-russia-devem-assinar-nesta-quarta-feira-acordo-sobre-vacina-contra-covid-19.ghtml

    Essa vacina com certeza deve ser tão confiável quanto os dados da China sobre o Coronavírus (com certeza devem ter morrido só 4600 pessoas, pode confiar🙄).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu teria que estar agonizando demais à beira da morte pra tomar uma vacina dessas, a coisa teria que estar muito feia mesmo. Lamentável a postura do Ratinho Jr, eu gosto dele e votei nele, mas ao se precipitar desse jeito está agindo igual ao tal presidente que no primeiro boato de que a cloroquina cura o corona já importou cloroquina pra dez anos (com o nosso dinheiro, é claro). No caso do presidente isso já era esperado por ele ser uma anta, mas é decepcionante ver que o Ratinho está seguindo o mesmo caminho.

      Excluir
  8. Lucas, recentemente tomei conhecimento que muitos católicos dedicam o sábado a Maria, tendo o costume de sempre "visitar" uma imagem dela nesse dia. Inclusive há o chamado "sábado santo", uma alusão sobre o sábado entre a morte e a ressurreição de Jesus, onde Maria teria ficado sem seu filho e a única a manter a fé inabalável. Até mesmo no momento mais sublime e santo , onde todas as glórias deveriam ser para Jesus que morreu e ressuscitou para remir os pecados do mundo (incluindo os de Maria), os católicos insistem em dividir as glorias de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa eu nem sabia, mas vindo dessa gente eu não me surpreendo com mais nada (principalmente depois que fizeram correntes pra amarrar os pés pra mostrar que são "escravos de Maria").

      Excluir
    2. falando nisso você viu que os católicos inventaram agora que o nome de Maria vai ser muito mais amado e quando isso acontecer Maria vai reinar por 1000 anos na terra enquanto o diabo está preso, sim, um milenio Mariano, para mim isso é um absurdo

      Excluir
    3. É incrível como tudo o que a Bíblia aplica a Jesus, eles aplicam a Maria. Isso me lembrou um trecho do livro "Glórias de Maria" do Afonso de Ligório, onde ele diz que "se Maria é por nós, quem será contra nós?". Já tornaram Maria salvadora, co-redentora, mãe de Deus, esposa do Espírito Santo, co-participante na Santíssima Trindade, e agora é ela quem reina no milênio. Basicamente o objetivo deles é diminuir Cristo e ofuscá-lo até que não mais exista. Quem precisa de Jesus quando tem Maria? Qualquer coisa que Jesus pode fazer, no catolicismo Maria também pode, e pode mais. Não à toa eles rezam muito mais a Maria do que a Jesus, e falam muito mais nela do que nele.

      Excluir
  9. I was wondering what you thought of this article?:

    https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2020/08/examining-catholic-redemptive-suffering.html

    ResponderExcluir
  10. Lucas Banzoli is a closet Calvinist seeking to secretly convert all us non-Calvinists to Calvinism. He is an under cover secret agent for the "Calvinist agenda." It is time to make up some conspiracy theories.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, I was discovered. Now all I can do is create a fake identity and start all over again.

      Excluir
  11. Lucas, vi nessa live que você atualmente é membro da Igreja Metodista (Não sei de qual Ministério)... Bom , quero compartilhar a impressão que eu tive ao acessar o site da Igreja Metodista no Brasil e ler alguns artigos lá . Percebi que ela está imersa em pautas progressistas. Há uma grande ênfase na questão ambiental , algo importante , mas que atualmente é um campo fértil para burocratas anticapitalistas alarmistas e também para o neopaganismo (neodruidismo, Wiccas, xamanismo, etc.) que possuem uma visão de sacralização da natureza. Não estou querendo dizer que há paganismo na Igreja Metodista , de modo algum, mas que o discurso dos esquerdistas e progressistas pode captar os mais incautos para um caminho sombrio. Há também um forte discurso de pautas identitárias progressistas ligadas ao feminismo , movimento negro , indígena, etc. No credo social da igreja é possível perceber a influência de ideais socialistas propondo que o estado tenha uma postura ativa para acabar com as desigualdades e injustiças sociais (como se o estado tivesse capacidade ou legitimidade para tal, e ignorando que boa parte das mazelas sociais advêm do intervencionismo ). Há inclusive elogio a ONU. Gostaria de saber qual a sua opinião como um Metodista acerca dessas impressões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra falar a verdade, eu não conheço esse tal site que você se refere, não encontrei essa página pesquisando aqui e não sei se é ligado à mesma Igreja Metodista que eu congrego, mas não duvido que quem quer que o tenha escrito tenha inclinações à esquerda. De todo modo, eu nunca vi uma pregação de cunho político ou partidário na igreja e de todos os que eu conheço nenhum é esquerdista (e se fosse, é algo normal da democracia); as pessoas mais próximas a mim pensam parecido comigo, mas nunca levamos convicções políticas pessoais para o púlpito, onde eu congrego essa separação é bem clara, e é bom que assim o seja. Inclusive a metodista daqui se separou da metodista americana justamente porque a metodista americana apoiou o casamento homossexual e a ordenação de ministros homossexuais, e como grande parte dos metodistas não apoiam essas medidas, se desvincularam da antiga sede.

      Excluir
    2. http://www.metodista.org.br/credo-social-da-igreja-metodista-nossas-bases-biblicas

      Excluir
    3. Eu decidi ler o artigo em questão e concordo com a parte que o Estado em um aspecto geral é uma instituição de Deus para assegurar a segurança e tranquilidade dos cidadãos, mas fora isso o resto esta realmente estranho, não é dever do cristão utilizar politicas publicas para ajudar os necessitados, os próprios cristãos devem fazer isso com o que tem, e não usar o estado para quaisquer coisa. Fora que o estado não evangeliza ninguém, cristão são primeiramente chamados para evangelizar e depois ajudar os necessitados, portanto nas instituições que os cristãos fundaram ao longo da história para ajudar as pessoas (como escolas, hospitais, centro de recuperação de pessoas viciadas em drogas e etc) sempre pode haver um foco na evangelização, usar o estado para ajudar as pessoas pode até ajuda-las na sociedade, mas não levara o evangelho a elas. Sobre os indígenas, negros e todo mais isso não é coisa de esquerdista, é que infelizmente os esquerdistas se apropriaram disso quase como se fosse deles, mas querer ajudar estes povos não é coisa de esquerdista, muito pelo contrario é uma tarefa cristã (mas como eu disse, não se deve usar estas politicas publicas questionáveis, que muitas vezes impede os cristãos de evangelizarem, como alguns políticos ai que querem proibir os cristãos de evangelizar os indígenas pois isso "tiraria a cultura deles", isso é quase um atentando contra a liberdade de expressão, afinal os cristãos pregam o evangelho e acredita quem quiser, nenhum indígena é obrigado a crer nisso).

      Excluir
  12. Lucas, um leitor publicou essa pergunta aqui se a teologia liberal seja a destruição do Protestantismo nos EUA e uma parte da pergunta que me chamou bastante atenção foi a seguinte:

    "O que me incomoda é a possibilidade de que os EUA se tornem católicos graças a imigração de hispânicos, a teologia liberal no Protestantismo, e o diálogo ecumênico com papistas (que é um cavalo de tróia para tornar protestantes em papistas)."

    A parte que mais me chamou foi à questão da imigração em massa de Hispânicos tornar os EUA católico, por mais que os Estados Unidos receba um grande número de imigrantes hispânicos todos os anos (e a grande maioria deles católicos), uma parte significativa desses hispânicos assim que chega nos EUA abandona o catolicismo, uns viram agnósticos/ateus/irreligiosos, outros vão pra outra religião, mas a grande maioria deles se converte ao protestantismo (mas em especial para os pentecostais carismáticos), estima-se que só entre 2001-2018, o número de hispânicos que se consideravam católicos caiu muito, eles caíram de 75% em 2001 para 48% em 2018 (ou seja, em menos de 20 anos esse número caiu para menos da metade), enquanto isso, o número de hispânicos que se consideravam evangélicos saltou de 15% para quase 28% em 2018, ou seja esse número praticamente dobrou, a própria igreja católica nos EUA estima-se que todos os anos pelo menos 500 mil hispânicos/latinos abandonam o catolicismo e se convertem ao protestantismo:

    https://www.christianitytoday.com/ct/2018/august-web-only/many-flavors-of-latino-protestantism.html

    https://news.gallup.com/poll/160691/catholic-hispanic-population-less-religious-shrinking.aspx

    https://news.gallup.com/poll/180347/three-quarters-americans-identify-christian.aspx

    Inclusive, certa vez quando conversei com o Jesse (ele é americano), ele me confirmou nos comentários que esses dados são verdadeiros, e que lá nos EUA tem muitos latinos/hispânicos que deixam os EUA é se tornam evangélicos e que isso é um cenário cada vez mais comum lá nos EUA. Inclusive há alguns Estados como o Texas que possuem uma população Latina bem grande, mas a maioria é evangélica. Inclusive o Senador do Texas Ted Cruz é um Hispânico e também um evangélico fervoroso, filho de um imigrante cubano que saiu do catolicismo e se tornou evangélico, além de pastor evangelista também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, eu me lembro de quando você passou esses dados aqui. Como eu já disse muitas vezes, a tendência ao diminuir o percentual de protestantes nos EUA é o ateísmo/agnosticismo/secularismo crescer, não o catolicismo, que é uma religião natimorta incompatível com a cultura americana e com a modernidade (por maiores que tenham sido os esforços em modernizar a Igreja Católica desde o CVII).

      Excluir
    2. Verdade, infelizmente essa é a tendência do mundo, mas sejamos francos, embora o ateísmo e a irreligião tenham crescido muito nos últimos anos nos EUA (em especial desde os anos 1980). Ainda sim, se você comparar os EUA estão se secularizando mais devagar que a Europa, onde inclusive já há países onde os cristãos já não são mais maioria como a Estônia (76% de ateus), República Tcheca (65% de ateus), Holanda (55% de ateus contra apenas 43% de cristãos) e brevemente a França (na França recentemente foi anunciado que o número de ateus está quase passando o número de católicos, atualmente a França é 50% católica e quase 40% ateia (protestantes são apenas 2% dos franceses) e estima-se que já em 2030 a França será um país ateu). A Secularização da Europa acontece de forma muito mais acelerada que à dos Estados Unidos (onde apesar de nos últimos anos ter caído, o número de pessoas que considera a religião muito importante em suas vidas é de 55%, em compensação na França esse número é de míseros 8%, além disso 85% dos franceses não se consideram religiosos). Nos EUA ainda pelo menos há uma resistência à secularização no país, mas infelizmente no fim das contas a tendência do mundo é o ateísmo, o secularismo e a irreligião.

      Excluir
    3. Você tem a fonte desses dados (especialmente o de que apenas 8% dos franceses considera a religião importante na vida deles)? Seria útil pro terceiro volume do livro da Reforma, que vai abordar este ponto também.

      Excluir
    4. Fontes:

      https://www.pewforum.org/2018/06/13/how-religious-commitment-varies-by-country-among-people-of-all-ages/

      https://viaintegra.wordpress.com/2010/06/10/france-church-attendance-2/

      https://web.archive.org/web/20170915201551/http://www.institutmontaigne.org/res/files/publications/a-french-islam-is-possible-report.pdf

      https://en.m.wikipedia.org/wiki/Religion_in_France (veja às fontes do artigo)

      O Cristianismo está definitivamente morto na França.

      Excluir
    5. Aliás, já que estamos falando da França:

      https://www.google.com/amp/s/pleno.news/mundo/politica-internacional/camara-da-franca-aprova-aborto-ate-9-meses-de-gestacao.html%3famp=1

      https://www.google.com/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/afinal-a-franca-aprovou-ou-nao-o-aborto-ate-9-meses-de-gravidez-entenda/amp/

      https://www.google.com/amp/s/piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/08/12/verificamos-assembleia-nacional-da-franca-aborto-9-meses/amp/

      https://www.google.com/amp/s/politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/assembleia-nacional-francesa-nao-liberou-aborto-voluntario-ate-o-nono-mes-de-gestacao/%3famp

      Recentemente saiu uma fake news dizendo que a França teria legalizado o aborto até o 9° mês, mas logo foi provado que era falso (Graças a Deus), mas do jeito que o Cristianismo já está completamente morto, não duvido nada que possam fazer isso algum dia na França (e olha que ainda vai ter gente apoiando essa lei na França, por mais absurdo que isso pareça).

      Excluir
    6. https://www.youtube.com/watch?v=WgBA_MVMyuM Segundo esse vídeo que foi exibido hoje no culto de missões da minha igreja por um missionário que já trabalhou na França ele afirma que no futuro a França será muçulmana,pois o número de muçulmanos cresce mais que o número de ateus e os muçulmanos costumam ter mais filhos que os ateus

      Excluir
    7. Aqui um vídeo curto só de 3 minutos e 49 segundos de uma live de missionários com atuação no continente europeu em que eles falam como os europeus estão sedentos por Cristo https://www.youtube.com/watch?v=n9xf-4st9qw penso que é a vez de nós que já fomos tão beneficiados por missões de europeus no passado que foram tão importantes para o crescimento do protestantismo aqui no Brasil retribuirmos isso reevangelizando a Europa

      Excluir
    8. 1-Banzolão nesse último vídeo a missionária Liane Serfas fala que muitos dos que se converteram ao evangelho durante as missões que foram recentemente feitas na Europa eram muçulmanos,ela cita 2000 conversões de muçulmanos,glória a Deus por isso!Espero que eles continuem firmes com Cristo,mas vc acredita que o crescimento da fé islâmica na Europa pode não ser tão grande como o primeiro vídeo relata?Que muitos dos imigrantes e seus filhos já nascidos na Europa podem abandonar a fé islâmica e se converterem ao cristianismo e ao ateísmo/agnosticismo?

      2-Vc acredita que pode haver um avivamento na Europa?Que essas missões que são feitas lá atualmente podem causar um impacto na sociedade européia de modo geral?

      3-https://www.instagram.com/p/CECUrIiJfZn/ Comente,eu achei o caso trágico rm todos os sentidos,o tio abusador e caso o avô também seja estupradordeveriam pegar prisão perpétua,nunca mais voltarem ao convívio social,a Thais Azevedo que tem uma forte militância pró-vida que admiro muito foi contra o aborto da menina,eu tbm sempre me posiciono contra o aborto,mas nesse caso vc acha que dar a luz ao bebê poderia colocar a menina em risco de vida,sendo que ela tem só 10 anos de idade?

      Excluir
    9. 1) Podem e estão abandonando, mas quase inteiramente ao ateísmo/agnosticismo que é mais predominante. Ainda assim o percentual de muçulmanos religiosos é muito maior que o de cristãos praticantes.

      2) Tecnicamente pode, mas eu acho que o cenário europeu só vai piorar até a volta de Jesus.

      3) Em casos assim tem que abortar, uma menina violentada que engravida aos 10 anos tem grandes chances de morrer no parto ou até antes, o corpo de uma criança dessa idade não está desenvolvido o suficiente para suportar isso.

      Excluir
  13. Lucas, estava pesquisando a respeito de algo chamado super-estimulo. Basicamente, a sociedade atual e industrial oferece prazeres muito fácil, por exemplo, as comidas industrializas tem quantidades enormes de açúcar e outros produtos que estimulam nosso cérebro que jamais existiu no estado natural, videogames, filmes e outras coisas também produzem dopamina num nível exagerado, fora a pornografia que existe em todo lado, não só em sites do tipo, mas propagandas, certas musicas e outras coisas feitas para causar estes estímulos sexuais. O resultado é que consumimos tanta coisas, que ficamos cansados para fazer coisas "menos prazerosas", por exemplo estudar, ler livros, se exercitar ou até mesmo ir a igreja, pois são coisas mais "chatas" e que podem até mesmo envolver um esforço muito grande (ao contrario das coisas citadas acima que são muito fáceis de se conseguir). Ou seja, o prazer fácil e rápido desgasta nosso cérebro e nos torna cansados o tempo todo para fazer qualquer outra atividade mais produtiva (mas menos prazerosa que comer porcaria ou ficar consumindo entretenimento o dia todo). Portanto, de um lado o capitalismo deu uma boa qualidade de vida, mas de outro, produziu coisas que tornou nossa vida muito artificial. Não a toa, a irreligiosidade e a depressão cresce também, pois atividades religiosas não são tão prazerosas quanto as outras. Eu mesmo, que sou jovem, tenho um cansaço imenso para ir a igreja as vezes (eu não vou por obrigação, pois minha família é irreligiosa, mas eu que decidi ir, isso me da uma certa liberdade em não ir todos os domingos, embora eu prefira sempre ir quando posso) e percebo que muitos outros, jovens principalmente, mesmo sendo cristãos, tem um desinteresse em coisas religiosas que não parecia existir no passado, e isso é crescente no mundo inteiro. Como você encara este problema? Ou o que você pensa dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a questão da dopamina e seus efeitos, você descreveu bem o problema, o Filipe Deschamps tem um vídeo muito bom sobre isso:

      https://www.youtube.com/watch?v=_hobgOFDekg

      Eu só não colocaria a culpa no capitalismo, pois embora ele tenha nos dado conforto e oportunidades de entretenimento como nunca antes, cabe a cada um impor limites a si mesmo. Se alguém se deixa levar o dia todo pelo entretenimento ou coisas do tipo, a culpa é da pessoa que não é disciplinada, e não do capitalismo que permite que as pessoas tenham passatempos mais divertidos do que tinham antes. Eu não conheço ninguém que critique o capitalismo por causa disso e que tenha ido viver na África pra resolver o problema, embora seja bem fácil abandonar as riquezas e comodidades que possui. Eles falam mal do que o capitalismo oferece mas nem pensam em abrir mão disso (igual "socialista de iphone"). É perfeitamente possível ter boas opções de lazer mas não recorrer a elas o tempo todo, o problema é que isso envolve disciplina, e nem todo mundo está disposto a isso. O problema começa desde cedo, com uma criação errada dos pais, geralmente permissiva demais, acostumando o cérebro da criança ao prazer e não ao trabalho.

      Mas dizer que a culpa é do capitalismo por permitir isso seria como dizer que a culpa dos acidentes de trânsito é de quem inventou o carro, ou que a culpa das brigas de torcidas organizadas é do futebol, ou que a invenção da internet foi ruim porque muita gente fica viciada nisso ou usa da forma errada (para planejar crimes, pra trair e etc). É um tipo de raciocínio que simplesmente não faz sentido, pois tudo isso é positivo se for bem usado, e é errado culpar uma coisa boa pelo mau uso da mesma. Cabe a cada um entender como o cérebro funciona, conhecer a si mesmo, disciplinar a si mesmo e não se deixar dominar por nada. Isso é particularmente mais difícil para a nossa geração porque vivemos numa época de transição (quando eu nasci, quase ninguém tinha um celular, o Google e o Youtube só surgiriam dentro de quinze anos, não havia nenhuma rede social e as pessoas ainda se comunicavam por carta), e é sempre mais difícil se acostumar a um novo mundo quando somos os "ratos de laboratório". É o "mundo líquido" do qual o Bauman fala, um mundo em rápida e constante transformação, e tudo que é novo leva um tempo até se adaptar.

      Excluir
    2. Lucas vc ja ouviu falar sobre Zigmunt Bauman, mondernidade e sociedade liquida? Ele fala sobre esse tipo de consumismo, recomendo vc ler algo sobre, rodrigo ja cito ele e volte e minha professora de socuologia e apaixonada

      Excluir
    3. Sim, inclusive eu o citei no final do meu comentário.

      Excluir
  14. Li agora a carta de Clemente aos corintios, e percebi a humildade e simplicidade de seus escritos, se eu não soubesse das coisas eu até acharia que é um texto bíblico (com exceção da parte que ele fala da Fenix, que não sei como alguém como ele acabou acreditando que era real), e ai você compara isso com a Bula Unam Sanctam (que só conheci porque você citou no livro) e se pergunta como um pode ser sucessor do outro. Muito se diz que se alguém genuíno ler a bíblia, é impossível virar católico, mas pra mim, mesmo se essa pessoa lesse a didaque, e algumas destas cartas dos pais da igreja, não viraria católico de jeito nenhum também (se bem que o site das testemunhas de Jeová diz que isso ai é um perigo, por exemplo a didaque aconselha o jejum algumas vezes por semana e orar 3 vezes por dia o Pai nosso, mas até onde eu entendi, a didaque aconselha a fazer isso, ela não ordena ninguém (ela não impõem como sacramento), mas as testemunhas de Jeová já levaram ao extremo e já dizem que o livro é perigoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, os primeiros documentos patrísticos (dos primeiros dois séculos) tem uma linguagem bem parecida com a Bíblia, é claro que foge em alguns aspectos porque ninguém é perfeito e eles tinham as suas próprias discordâncias entre eles, mas no geral a ênfase moral e doutrinária é muito similar à do Novo Testamento. A coisa só foi desandar nos séculos seguintes, quando entra a imortalidade da alma e com ela uma ênfase cada vez maior nos mortos, o que acabou criando o terreno para doutrinas como a intercessão dos santos, o culto aos mortos, as imagens (de gente morta), a reza pelos mortos e outros ensinos que foram surgindo com o passar do tempo (claro que não de uma hora pra outra; algumas delas levaram séculos até serem aceitas pela maioria e virar dogma de fé). Nessa mesma época houve a influência gnóstica na Igreja e com ela o ascetismo, que é fruto de uma concepção dualista da natureza humana, que vê o corpo como algo mau que tem que ser punido. E isso foi se somando a um rigor cada vez maior nos usos e costumes, com tradições cada vez mais rígidas que tinham que ser seguidas ao pé da letra, criando uma Igreja ritualista e cerimonialista que não existia antes. O resultado de tudo isso é essa discrepância gritante entre os escritos dos primeiros Pais da Igreja (inclusive dos bispos romanos) e o dos papas medievais (ou de qualquer escolástico).

      Excluir
  15. Lucas,

    I was wondering what you think of this article?:

    https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2018/04/disemboweling-catholic-answers-logical.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You put it well: in fact, the whole Papist logic of purgatory is an insult to the saving work of Christ, as if the blood of Jesus were insufficient to atone for our sins, and for that reason we atone for them in another life. John said that if we are in Christ, the blood of Jesus cleanses us from ALL sin (1 John 1:7), but for Catholics there are still some left to be "purged" in purgatory...

      Excluir
  16. Isso é que é humanidade, compaixão e respeito ao próximo:

    https://youtu.be/5dk80H5nCBc

    https://www.google.com/amp/s/www.oantagonista.com/brasil/primo-de-michelle-bolsonaro-expoe-conversa-em-que-primeira-dama-o-xinga/

    https://www.google.com/amp/s/ultimosegundo.ig.com.br/2020-08-12/michelle-bolsonaro-xinga-primo-na-internet-seu-merda.html.amp

    Olha, mesmo que seja só um cara que se passou por primo dela, ainda sim isso que ela fez com a própria avó foi DESUMANO, IMORAL E ANTICRISTÃO!

    Bolsonaro? Nevermore!

    ResponderExcluir
  17. O que esses políticos não fazem pra conseguir um apoio:

    https://www.google.com/amp/s/www.terra.com.br/amp/noticias/mundo/kamala-harris-estreia-ao-lado-de-biden-na-campanha-e-critica-trump-por-resposta-ao-coronavirus,b40a6065d7e6f478cac2b0b3680c1661zqw0dper.html

    Na campanha esses dois estavam quase se matando, inclusive ela o criticou por ter defendido a honra de dois Senadores segregacionistas enquanto era Senador nos anos 70 e 80, mas agora essa Velha Raposa Corporativista do Joe Biden escolhe de forma sorrateira justamente a mulher que deu-lhe umas bofetadas na cara durante a campanha, fazendo isso com o simples objetivo de conseguir mais votos do eleitorado negro, latino, jovem e feminino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sejamos francos, do "eleitorado negro, latino, jovem e feminino" ele já teria os votos, assim como a Hillary teve em 2016. Pra mim o apoio dela não vai mudar nada, ganhando ou perdendo.

      Excluir
  18. Lucas, sou calvinista, mas devo admitir,você foi muito bem no debate, pelo que eu já vi você foi o único a usar a bíblia, os outros ficaram só na filosofia, foi muito bom, e outra coisa, volte com o canal, poste mais videos irmão, e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw! Eu pretendo voltar com o canal aos poucos, até porque o que eu mais gosto de fazer é escrever, e os meus vídeos tem poucas visualizações. Mas uma vez por semana vou estar postando alguma coisa nova, se Deus quiser.

      Excluir
  19. Lucas, eu andei vendo alguns filmes e series, meu Deus, é incrível como eles não perdem tempo em humilhar, debochar e vilanizar o cristianismo, chega a irritar. Se não gosta é melhor que nem apareça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particularmente as séries e jogos que eu assisto/jogo não tem uma temática anticristã, mas de fato conheço muitos filmes e séries que tem, já que a maioria dos produtores são ateus ou agnósticos e gostam de zombar da religião.

      Excluir
  20. lucas, eu estava assistindo um video sobre biblia e ciencia ( ja boto, mt interessante) e v, n sei pq, q a sola scriptura assim como metodo cientifico mostrao a se x e vdd atraves de criterios objetivos, independente de se OMS ou ICAR diz q é vdd

    ResponderExcluir
  21. Lucas, vc é a favor da legalização de drogas para fins religiosos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nop. Uma coisa ilegal não deixa de ser ilegal "para fins religiosos", se fosse assim até o infanticídio voltaria a ser legal se alguma religião (tipo o satanismo) alegasse que deseja sacrificar crianças para fins religiosos.

      Excluir
  22. Eu to começando a ler o livro sobre a lenda da imortalidade da alma.
    (1) Pelo que entendi até agora, a pessoa morre e a consciência da alma tipo que se anula, sendo o que o pessoal chama de sono, é isso? Sendo assim, quando houver a ressurreição, a pessoa quando então acordar, pra ela vai ser como se ela tivesse "dormido" menos de um segundo, enquanto que a linha do tempo a história poderia ter passado milhares de anos? Reconheco que realmente essa coisa de imortalidade deu abrigo pra todo tipo de coisa como intercessão de santos para católicos, ou derivou em consulta aos mortos para os espiritas, e por aí vai. Só que tem muito cristão muito sincero na fé em Cristo que não vê a imortalidade da alma como algo incompatível com a Bíblia, e nem por isso saem pregando heresias como essas do catolicismo e espiritismo.
    (2) Tenho amigos espíritas e eles martelam na ideia de que não haverá juízo final. Eles nao sentem vergonha em afirmar isso, sendo que a Bíblia tá recheada de versículos avisando que todos tem que se preparar para esse dia, que arde como fornalha. Sendo que eles acreditam na consulta aos mortos, até acusam Jesus de fazer uma, no monte da transfiguração, e piada da coisa, a ideia de imortalidade ampara, em certo grau, essa ideia espírita. Só que a Bíblia condena claramente isso. E novamente eles não sentem vergonha em ir contra isso, ou seja, eles cumprem o que a Bíblia condena e negam o que a Bíblia afirma. Como as pessoas não percebem isso?
    (3) https://www.correioespirita.org.br/categorias/ciencia-e-espiritismo/467-as-piramides-do-egito-e-o-mundo-espiritual essa coisa do Espiritismo e a relacao com o Egito é sempre meio suspeita a atividade de Satanas, acho que aquele satanisat, Aleister Crowley, recebeu um download da parte do Diabo quando ele estava no Egito. Lugarzinho complicado aquele, espiritualmente falando. O que vc acha do artigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (1) Sim, é basicamente isso. Mas eu recomendo que espere até o fim do ano, quando eu vou publicar a versão nova desse livro, totalmente reformulado. Não faz sentido ler essa versão obsoleta quando vai sair uma nova em breve.

      (2) Os espíritas não acreditam na Bíblia, eles até citam um ou outro texto isolado conforme a conveniência, mas nenhum deles afirma que a Bíblia é toda ela inspirada ou inerrante como regra de fé e doutrina (o que fundamenta a doutrina deles são os livros do Allan Kardec).

      (3) A própria Bíblia fala que o Egito estava cheio de magos, astrólogos e ocultistas, então não me surpreende nem um pouco que eles tenham usado esse "conhecimento oculto" para construir as pirâmides da forma que fizeram (o mesmo foi feito pelos astecas, na região que hoje é o México).

      Excluir
  23. Lucas, o que você acha dessa discussão nos círculos protestantes na internet a respeito das teorias da expiação como a da substituição penal e a do "Cristus Victor"? Qual é teoria da expiação que você é adepto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu defendo a substituição penal e nunca vi boas razões para duvidar disso. Pra mim está bem claro na Bíblia que Jesus morreu pelos nossos pecados, é a única razão pela qual nós somos justificados pela justiça de outro (Jesus) e não pela nossa própria justiça pessoal, como eu escrevi aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2019/07/por-que-justificacao-precisa-ser-pela-fe.html

      Excluir
  24. Lucas, ultimamente tenho visto muitos liberais e libertários defendendo a restauração da monarquia, pois segundo eles um regime de monarquia constitucional parlamentarista é a forma mais fácil que o Brasil teria para alcançar o estado mínimo e se tornar um país verdadeiramente liberal, você acha que esse ponto de vista possui algum fundamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo o que o Brasil NÃO era na época da monarquia era um "país liberal de Estado mínimo". O Brasil era um país atrasado, escravocrata, sub-industrializado e totalmente dependente da exportação do café, porque era dominado por uma elite oligárquica que mantinha o país fundamentalmente agrário. Pra você ter uma ideia, em todo o período da monarquia o Brasil sequer teve uma Bolsa de Valores (a primeira coisa que os republicanos fizeram foi criar uma), passou 25 anos sem ter um único banco (porque o único banco que tínhamos, o Banco do Brasil, faliu poucos anos após ser fundado), e em pleno ano de 1881 (apenas oito antes do fim da monarquia) havia míseras 200 fábricas EM TODO o país. Nada tornou o país tão atrasado quanto os 81 anos da monarquia, que não sem razão é classificado pelos estudiosos de economia como «o século perdido» do Brasil. Mais sobre isso você pode ler aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2020/01/por-que-o-brasil-deu-errado.html

      Excluir
    2. "Nada tornou o país tão atrasado quanto os 81 anos da monarquia, que não sem razão é classificado pelos estudiosos de economia como «o século perdido» do Brasil."

      Ps. A Monarquia do Brasil Imperial durou apenas 67 anos, embora muitos arredondem esse número para 70, pois tecnicamente a monarquia brasileira durou das décadas de 1820 até 1890 (embora ela tenha terminado já em plena década de 1880, mas especificamente em 1889) por motivos óbvios, embora o Brasil já fosse tecnicamente uma monarquia antes da Independência (durante todo o período colonial e período Joanino).

      Excluir
    3. Eu não entendo porque muitos liberais evitam fazer críticas ao período monárquico,eu já vi alguns como Rodrigo Constantino até elogiarem o período e o próprio "príncipe"Luis Philippe se considera liberal e é aceito no meio como um

      Excluir
  25. Banzolão um amigo meu do México me mandou isso aqui: https://www.change.org/p/gobierno-de-la-ciudad-de-m%C3%A9xico-retiro-de-la-estatua-a-col%C3%B3n-de-reforma-en-la-cdmx-por-ser-un-monumento-al-colonialismo/c estão fazendo um abaixo assinado para pedir a retirada da estátua do Cristóvão Colombo da Cidade do México pois representa o colonialismo,genocídio dos indígenas,de fato essas figuras não merecem serem homenageadas com estátua,o Black Lives Matter derrubou várias estátuas de escravocratas nos EUA,eu não concordo com os excessos desse movimento,mas nesse ponto estão corretos,vc é a favor tbm de remover certas estátuas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de que estátua, se fosse uma estátua de Hitler ou de Stalin eu com certeza seria a favor da remoção, mas remover a estátua de Colombo? Colombo não era nenhum santo, mas também não era nenhum genocida, nem aprovava o genocídio indígena que era praticado pelos espanhóis de seu tempo. Se a razão para remover sua estátua é o apoio à escravidão, vão ter que remover a estátua de praticamente todo mundo que tenha vivido antes do século XIX, já que era universalmente aceita em todas as partes do mundo desde os tempos mais remotos. Não podemos ler o passado com os olhos do presente, eu tenho certeza que se essas pessoas que quebram estátuas vivessem naquela época elas iriam sucumbir aos mesmos ideais de seu tempo, já que todo ser humano é condicionado às influências do meio em que convive. Derrubar estátuas de homens do passado com a luz do século XXI é fácil, eu quero ver o que eles fariam se vivessem na época (provavelmente seriam muito piores que Colombo).

      Excluir
  26. Olha, se a Índia que é um país com dimensões populacionais bem semelhantes à da China está com mais de 2 milhões de casos e pode no fim das contas se tornar o país mais afetado pelo Corona:

    https://www.google.com/amp/s/www.financialexpress.com/lifestyle/health/covid-19-india-pips-the-us-for-now-takes-1-spot/2043626/lite/

    Olha são números como os da Índia que me fazem duvidar seriamente dos dados chineses sobre o coronavírus. Olha que a Índia desde o primeiro caso imitou todas as estratégias da China e mesmo assim está com o número de casos na casa dos milhões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperar honestidade dos dados vindos de um governo totalitário como o da China é como esperar que Satanás se arrependa dos seus pecados.

      Excluir
  27. Lucas, você já leu a Teologia Sistemática de Charles Finney? Se sim, acha que ele tende ao semi-pelagianismo como dizem alguns?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha lido mas agora que você mencionou eu li algumas partes (as mais "polêmicas"), e não acho que ele seja semi-pelagiano. Discordo do conceito dele em relação ao modo como Deus nos justifica (já que ele não crê na expiação substitutiva), mas concordo no demais, sobretudo com o capítulo em que ele refuta a doutrina agostiniana do pecado original (que é o que causou mais polêmica). Inclusive ele explicitamente se opõe ao pelagianismo, mas na época qualquer coisa que não fosse calvinismo era acusada de ser "pelagianismo" (e alguns pensam assim até hoje). É um livro muito bem escrito com argumentos muito bem elaborados e numa linguagem simples para a época, me identifiquei bastante apesar de não concordar com tudo, foi uma agradável surpresa. Assim que puder vou tentar ler mais coisas dele.

      Excluir
  28. Lucas,

    I was wondering what you thought of this article?:

    https://www.catholic.com/magazine/online-edition/is-mary-the-woman-in-revelation-12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I wrote about it here:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com/2015/09/quem-e-mulher-de-apocalipse-12.html

      Excluir
    2. What do you think of this article excerpt in particular?:

      "some critics say the woman’s experience of birth pangs conflicts with the long-standing belief that Mary (who was conceived without original sin) did not experience one of its punishments in the form of painful childbirth (Gen. 3:16). But these “birth pangs” could refer to the sorrow that pierced Mary’s heart before she gave birth to Jesus (Luke 2:35), the pain she felt at the Cross, during which she became a spiritual mother to John (and by extension all believers), and the pain experienced by the people of God both before the messiah’s birth and after his resurrection during Roman persecution.

      However, N.T. Wright says of this woman “she is a ‘sign,’ not a literal mother.” In response, we can note that John also describes “the great red dragon” in this passage as being a “sign” (Greek: semeion) but nearly all commenters agree the dragon represents an individual: Satan. Indeed, as Tim Staples notes, “There are four main characters in the chapter: “the woman,” the devil, Jesus, and the Archangel Michael. No one denies that the other three mentioned are real persons. It fits the context exegetically to interpret ‘the woman’ as a person (Mary) as well.” Wright even says, “It is from this faithful Israel, admittedly ultimately through the ‘virgin daughter of Israel,’ Mary herself, that the messiah is born.”

      Excluir
    3. The first paragraph is pure guesswork. As for the second paragraph, the "dragon" refers to someone, but not an actual dragon. In the same way, the "woman" refers to someone, but not to a woman in fact. To say that the woman in this text is literally a woman is to exclude all symbolic character from the book and the particular chapter. If that were the case, the dragon would be called only a devil and not a dragon, nor would it be necessary to have so many codes to identify the "woman", none of which fits Mary except with much effort and creativity (the sun, the moon, the twelve stars, etc).

      Excluir
  29. https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2020/08/jesus-being-source-of-wisdom-is.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I liked the article, but the initial reference is wrong (it is Job 12:13, not John 12:13).

      Excluir
  30. https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2017/02/biblical-defense-of-sola-scriptura.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Well compiled, it reminded me of a similar compilation that I did here:

      http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/sola-scriptura

      Excluir
  31. Lucas, casamento e ordenação homossexual é mais comum na Europa e EUA, onde, na minha opinião, a secularização e o liberalismo afetou o cristianismo. Pelo que eu saiba, aqui no Brasil desconheço igrejas que ordenam/casam explicitamente homossexuais.
    A questão que eu gostaria de levantar é: como o cristianismo moderno deve lidar sensatamente com essa questão? Com indiferença evitando criar problemas? Qual sua opinião sobre a "cura gay" que circula em algumas igrejas? Como ser humano e principalmente cristão sem fazer concessões ao pecado?
    Deus ilumine seu entendendimento meu irmão.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas igrejas estatais da Europa como a Luterana da Suécia permite a ordenação de pessoas homossexuais (o que é um absurdo, pois pessoas em condição de pecadores não pode ser guia espiritual de outros, não devemos esquecer que adúlteros e ladrões também não, pois muitos pastores praticam estes absurdos mas são bastantes ignorados, devemos falar contra estes também), e algumas igrejas presbiteriadas dos Estados Unidos e outros países permite também. Estas "igrejas" estão muito desviadas, são igrejas semelhantes a de Pérgamo e Tiatira, que relativiza o pecado para agradar os impios (estas duas igrejas permitiam prostitutos cultuais e comiam comidas sacrificadas a ídolos apenas para agradar aos pagãos gregos, enquanto estas atuais tem este discurso liberal apenas para agradar o resto do mundo) e por isso devem mudar isso, pois se continuarem neste pecado, os cristãos que compactuam com isso terão que prestar contas diante de Deus. Sobre cura gay isso não existe, é apenas balela de uns pastores brasileiros, homossexualidade não é doença, mas sim um pecado, e portanto a pessoa pode ser libertada disso diretamente por Jesus assim como outros pecados. Sobre a questão da homossexualidade esse é um dos tópicos que os cristãos hoje em dia mais tem medo de tocar, por conta das represálias, isso se não for condenado criminalmente mesmo, mas a bíblia é clara em estabelecer que isso é uma pratica pecaminosa. Claro que os cristãos não devem de maneira nenhuma obrigar ninguém a nada e jamais usar violência, na minha opinião os cristãos não precisam nem ficar enchendo o saco de outras coisas com isso pois no mundo atual isso só prejudica ainda mais o cristianismo (como o Malafaia fez com a Natura, que na verdade só ajudou a promover a campanha deles), mas quando o assunto é permitir o casamento de homossexuais ou ordenar homossexuais para cargo eclesiástico deve ser absolutamente recusado, não existe lei que vai punir alguém por isso, portanto não tem nem desculpa para uma igreja casar homossexuais ou ordena-los, uma igreja que faz isso tem medo do mundo e não tem temor a Deus.

      Excluir
    2. https://www.jmnoticia.com.br/2018/08/22/igreja-liderada-por-lanna-holder-vai-realizar-casamento-gay-coletivo-em-natal/

      https://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2019/11/22/celebrando-primeiro-casamento-gay-da-igreja-pastora-simone-da-familia-poncio-faz-ensaio-nua-ao-lado-do-casal/
      https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/apos-21-anos-de-discussao-igreja-anglicana-libera-casamento-homoafetivo-no-brasil.ghtml

      Existem igrejas que casam homossexuais e dirigida por homossexuais ,como o caso da Casa de Refúgio dirigida pela Lanna Holder que chegou a dar testemunhos se dizendo liberta da homossexualidade e casou com um pastor e teve filho mas voltou a praticar o homossexualismo e casou com a Rosania Rocha uma cantora gospel com quem dirige a igreja,mas realmente no Brasil isso é menos comum que nos países da Europa Ocidental e nos EUA,o Brasil é mais religioso que esses países,menos secular

      Excluir
    3. Conceder ordenação pastoral àqueles que praticam o ato homossexual é certamente um triste equívoco. É a Igreja se rendendo ao mundo, como o Vinicius pontuou. Há também aqueles casos minoritários de comunidades eclesiásticas "inclusivas", que são nada mais que guetos ideológicos pouco comprometidos com o Evangelho.

      Já os erros de nossa parte, pelo o que venho notando, me parecem estar alicerçados na concepção de pecado como algo enxergado simplesmente através de lentes morais. Pois pecado, antes de ser questão moral, é algo puramente existencial, há uma razão de ser. É como está escrito, depois de comer do fruto: "morrendo morrerás." Ou seja, pecado é o que vai contra a existência, é aquilo que conduz a morte, e isso se manifesta em diversos aspectos. Essa é a base do conceito. É nisso que discernimos primariamente a pecaminosidade da prática homossexual, esta vai contra a existência, não promove vida. Afinal, qualquer indivíduo gay honesto sabe que sua própria existência é fruto exclusivo do ato heterossexual. Por isso homossexualidade não é ideal, biblicamente. Ela é fruto de um mundo caído. Não é doença, passa longe disso. É uma condição humana assim como a heterossexualidade. Porém, condição pós-queda. O erro padrão da Igreja é resumir toda a coisa em moralismo ferrenho. É como se fossemos contra a prática por questão de pura tradição antepassada, que não possui base. Aí vira legalismo. E legalismo é algo destruidor. Essas igrejas liberais são fruto das imposições ultramoralistas que por vezes cometemos, infelizmente.

      Legalismo propõe uma relação automática de causa e efeito. Isso é anti-evangelho, pois o Evangelho é justamente Deus burlando uma relação de causa e efeito (pecou = morreu) em nosso favor. Isso para que vivamos para Ele. Sendo assim, é necessário compreender que vivemos num mundo caído, mas que Deus preferiu usar de misericórdia, logo devemos agir assim também. É preciso acolher a todos, sem perguntas ou imposições inconvenientes. É preciso também orientar segundo a Palavra, de forma respeitosa e natural, expondo a base cristã. O resto é o indivíduo com Deus.

      Deus sabe a condição de cada um. Ele conhece as experiências que cada indivíduo passou. Conhece os "segredos dos corações" de cada pessoa. E a quem muito é dado, muito é cobrado. Devemos orientar segundo nossa base bíblica, e deixar o indivíduo caminhar com Deus pouco a pouco em seu sacerdócio particular. Deus vai agir como quiser. Jesus pontuou que o celibato é uma questão delicada, Ele diz que nem todos são capazes de aderir. Celibato é um dom de Deus, é uma capacitação proporcionada pela ação da Graça. Se nós pressionarmos ou impormos o celibato, transformamos a Graça em Lei, o que é horrendo. Com isso, é necessário estabelecer uma base de responsabilidade, e respeitar o ritmo de cada um. A questão homossexual é uma condição intrínseca, e complexa. É pecaminosa? Sim, não há dúvidas. A Igreja tem sabido tratar com o tópico? Não. A gente perde muito tempo discutindo o óbvio (que é pecado) e não focamos em como lidar com esse óbvio, que é o que importa. Evangelho é terapia.

      Há aqueles que pervertem o Evangelho e o transformam em coaching, que massageia o ego, não aponta os erros. Evangelho não é coaching, é terapia. Terapia conduz rumo a um estado ideal. Mas a terapia não é a mesma pra todos. Há aplicações e a aplicações do ideal, segundo a pessoa. Só quem sabe aplicar isso é Deus, Ele amadurece a consciência de cada um. Precisamos parar de tratar a questão do modo assustado que fazemos, cheio de inseguranças. Parar de comprar brigas em nome da moral. É necessário acolher quem quiser, e responder quem perguntar. E pontuar que o único que oferece soluções objetivas é Deus, segundo o que está dito na Palavra. A igreja não tem resposta pronta. Logo, conduzamos o homossexual à Deus, sem ser chatos com esse tema, e cada um prestará contas do seu cada um.

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The argument that Catholic apocryphals are in the canon because they appear in the Dead Sea Scrolls is simply ridiculous, as there are hundreds of non-biblical manuscripts found in the Qumran caves, which was like a "library" with books of all kinds, not just biblical books. Both Josephus and Phylon and the other Jewish authors and Church Fathers of the first centuries attested that the Jewish canon consists of 22 books, the same 39 as the Protestant canon, divided in the triple form (law, psalms and prophets). Therefore, they do not include the apocrypha, which were counted separately. And it is false that the apocrypha were considered inspired, the author of Maccabees himself ends the book recognizing his mediocrity:

      “So, here I put an end to my narrative. If I did it well, conveniently to a written composition, that was what I wanted; if weakly and mediocre, that's what I managed to do” (2 Maccabees 15:37-38)

      In fact, not all canonical books in the Old Testament are cited in the New Testament, but no apocryphal Catholic is cited. This is not a definitive argument, but the possibility that none of them will be quoted would be considerably low if they believed in their inspiration, since almost all canonical books are.

      Excluir
  33. I was wondering what you thought of this website? Is it worth adding to your list of recommended websites?:

    http://heavenassured.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. It is an elegant site with good articles, but I cannot add new sites to the list, otherwise it would greatly expand the index on the right, and overshadow the sites that are already in evidence.

      Excluir
  34. Lucas, eu acho dificil o todo mundo ser ateu ( alguem pautado exclusivamente n ciencia, racional, que tudo tem que ser comprovado), não acrreditoo que a maioria das pesssoas sao esse tipo de ateu, mas sim que simplesmente n sao teista mas que acreditam em coisas sobrenaturais atraves de um olhar cientifico por exmplo: fantasmas segundo a fisica quantica, viagem entre universos, seres de outras dimensoes que interferem na nossa, aliens, viagem no tempó, imortalidade. Parece que tentam justificar crendices atraves da ciencia. A ciencia (por parte dos ateus) é bem parecido com o paganismo grego, seres vivos que surgem de coisas inanimadas, estamos aqui para sofrer, somos nada diante dos deuses/universo, da q a pouco vao falar sobre um caos primordial que originou o universo.

    ResponderExcluir
  35. Lucas, em relação ao seu último debate, o que vc acha da soteriologia luterana e tomista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois são muito próximos da soteriologia calvinista, inclusive no meio católico a discussão entre tomismo e molinismo é praticamente a mesma do calvinismo vs arminianismo do meio protestante (pelo menos no que compete à questão da predestinação, já que os calvinistas tem suas próprias particularidades como a doutrina da expiação limitada).

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Lucas, comente sobre o caso da menina de 10 anos q foi estuprada e q quer abortar, e q as pessoas n querem deixar e ja fizeram cordam pra medico n entrar. Vc acha q isso pode ser usado d forma a legitimar o aborti no Brasil, um passo inicial para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu respondi aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2020/08/confira-live-sobre-inquisicao-e-o.html?showComment=1597873293328#c3388901400701270264

      Se isso pode ser usado para legitimar o aborto de forma geral, eu não faço a menor ideia. De todo modo, quem quer que tenha impedido o médico de entrar só pode ser um imbecil que está prestando um desserviço à causa pró-vida, pensando estar ajudando. São por coisas assim que algumas pessoas se simpatizam com a visão pró-aborto.

      Excluir
    2. Eu entendo o propósito destes que estavam ai, na luta anti-aborto (embora tenham sido burros em ficar na frente de um hospital que por si só não tem nada haver com o aborto), mas agora isso é completamente impensável, principalmente pelo fato da menina estar em grande sofrimento e prolongar isso prejudicaria ainda mais alem de poder causar a morte dela. O bebe que morreu obviamente é um fato lamentável, mas foi um sacrifício que teve que ser feito infelizmente, pois não havia condições nisso. Alem disso, uma das pessoas que estava criticando ai era a suposta católica Sara Winter, que quando era feminista abortou. Ou seja, o único momento onde ele poderia colocar em pratica essa ideia ela escolheu o ERRADO, e agora vem querer falar para uma menina de dez anos gravida fruto de estupros que mal poderia sobreviver não pode abortar? Que hipocrisia isso, como eu li em algum lugar, lembra Jesus criticando os fariseus porque estes não tinham misericórdia, eles colocavam fardos pesados nas costas dos outros que eles não estavam dispostos a carregar, como é caso da Sara ai que na hora de escolher entre continuar com a gravidez ou aborto escolheu o aborto, e agora diz que mudou (parece que não mudou nada, continua com a mesma violência e arrogância destas feministas, só que pro lado bolsonarista).

      Excluir
  38. Esse link:

    https://pt.reasonablefaith.org/artigos/pergunta-da-semana/molinismo-vs.-calvinismo-preocupado-com-os-calvinistas/

    Tem uma pergunta feita por leitor e uma resposta do Craig dentro do contexto do Molinismo. Achei bem interessante a abordagem.
    Eu me lembro que uma vez estava lendo um livro sobre Deus e me deparei com afirmação de que Deus agia soberanamente quando acontecia um estupro e fiquei traumatizadaço com isso, o autor era A. W. Pink fiquei muito perturbado mesmo a ponto de dizer que se fosse verdade isso, não valeria a pena servir a um Deus assim. Mas lembro de ter ido na net procurar resposta e achei uns livros do Craig foi um bálsamo pra alma, qualquer coisa que rebata essa visão bizarra de hipercalvinismo é um Vick Vaporub pra alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do molinismo é que ele é muito complicado de se entender para a maioria das pessoas, em grande parte por culpa dos próprios molinistas que se esforçam em apresentar o molinismo da forma mais complexa possível, recheado de termos filosóficos conceituais, quando poderiam expressar as mesmas coisas de forma muito mais simples, como fazem os calvinistas. Enquanto o molinismo for apresentado desse jeito, ele só vai ser aceito por uma minoria de filósofos ou de gente da área, não pelas pessoas comuns. O calvinismo e o arminianismo são bem mais aceitos porque são apresentados de forma simples e compreensível, fácil de qualquer pessoa entender e aceitar.

      Excluir
  39. https://kentbrandenburg.blogspot.com/2020/08/the-pretence-of-christian-liberty.html?m=1

    ResponderExcluir
  40. https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2017/10/the-grace-of-god-extinguishes-catholic.html

    ResponderExcluir
  41. Lucas como responder a que "a Eucaristia sempre foi por 1500 anos reconhecido como a carne e sangue de Cristo até os protestantes mudarem isso" ou que "não foram os protestantes os primeiros porque alguns hereges ja haviam dito". E a respeito de João 6 eles dizem que as pessoas ali não aceitavam que era carne e sangue literal e por isso foram embora, dentre outras questões semelhantes. Pra explicar melhor, não estou falando a respeito da composição quimica (que obviamente não muda, portanto dificil de crer num milagre que nem da pra saber se ta acontecendo porque o pão e vinho continua sendo pão e vinho) mas sim do entendimento de que "ninguém acreditou que era só espiritual até os protestantes aparecerem".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum Pai da Igreja interpretava a eucaristia como uma transubstanciação dos elementos, só nos séculos finais da Idade Média é que essa interpretação acabou prevalecendo. Sobre isso eu recomendo estes artigos do Bruno Lima:

      http://respostascristas.blogspot.com/2016/02/os-pais-da-igreja-e-eucaristia-inacio.html

      http://respostascristas.blogspot.com/2016/02/os-pais-da-igreja-e-eucaristia-irineu.html

      http://respostascristas.blogspot.com/2016/02/os-pais-da-igreja-e-eucaristia-hipolito.html

      Eu também escrevi este a respeito de Agostinho:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com/2014/02/agostinho-cria-na-transubstanciacao.html

      Sobre João 6, recomendo estes artigos:

      http://respostascristas.blogspot.com/2016/02/joao-6-e-transubstanciacao.html

      http://conhecereis-a-verdade.blogspot.com/2009/10/joao-628-65-um-texto-eucaristico.html

      Excluir
  42. muitos ateus insistem em dizer que a bíblia foi alterada ao longo do tempo para estar de acordo com os avanços da ciência, como refutar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem afirma é que tem o ônus da prova de provar o que diz. Que parte foi adulterada? Quando? Por quem? Que "avanço científico" é esse que eles incluíram posteriormente? Temos manuscritos do Novo Testamento que remetem aos primeiros dois séculos e estão iguais às nossas Bíblias; temos os Manuscritos do Mar Morto (encontrados em 1947) que datam de antes mesmo de Cristo e contém o Antigo Testamento da forma que conhecemos, então eu gostaria muito de saber o que é que foi adulterado para se adaptar à fantástica ciência medieval.

      Excluir
    2. de fato são acusações bem céticas e sem base histórica da parte deles , abraço

      Excluir
  43. Lucas olá. Uma pergunta ,vc tem algum amigo ateu ou que segue as religiões afro? Desde jÁ, obrigado e parabéns por seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agradeço pelas suas palavras. Eu não sei se tenho amigos ateus ou de religiões afro, porque eu não fico perguntando a religião das pessoas. Se um cara for ateu, evangélico, umbandista ou satanista, eu vou tratar do mesmo jeito (embora do satanista talvez eu mantenha uma certa distância ;p)

      Excluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu pesquisei aqui, é um vídeo do Fábio Sabino, um teólogo liberal que vive desacreditando tudo o que a Bíblia diz, é o trabalho dele. Não vou assistir o vídeo porque tem mais de 2h, mas já vi vários vídeos dele e é basicamente um besteirol atrás do outro, embora exposto de uma forma "acadêmica" para enganar leigos. O negócio dele é vender CDs por 20 reais com as "aulas" dele cheias de teorias conspiratórias contra a Bíblia.

      Excluir
    2. entendo , também não vi o video mas também vi um video dele falando de que jesus não ressuscitou, porém o argumento dele é só pelo fato dos historiadores não terem escrito nenhuma carta sobre o assunto, enfim não vi argumentos fortes

      Excluir
  45. A vacina da Rússia parece que trouxe efeitos colaterais irreversíveis a esse pobre rapaz:

    https://youtu.be/O50AX4ygLSg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ruim de se fazer meme do Kogos é que ele próprio é um meme vivo, e é impossível competir com a realidade. É como zuar o Tiririca, não tem como.

      Excluir
  46. Lucas o que você acha do Eduardo Bueno? Ele é um historiador e jornalista que trabalhou por muitos anos como jornalista em uma revista e também como apresentador do History Channel, inclusive eu me lembro de assistir ele frequentemente no History Channel lá pelos idos de 2011-2014 em umas esquetes sobre a história brasileira que tinha no History Channel, mas recentemente (há uns 5-3 anos atrás) ele abriu um canal no YouTube após não querer renovar o Contrato com o History Channel. Olha, apesar dele ter fortes tendências de esquerda (e ainda ser filiado ao PT), pelo menos ele ainda faz vídeos de História tendo como base o consenso acadêmico e a honestidade, embora você veja uma pitada ou outra de esquerdismo nos vídeos dele, mas ainda assim basta ter senso crítico pra discernir a informação acadêmica do tempero esquerdista dos vídeos dele, aqui está o canal dele:

    https://www.youtube.com/c/BuenasIdeias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço o canal dele, ele é muito loucão mas eu gosto dele.

      Excluir
  47. Lucas, porque o secularismo cresceu tanto no mundo desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial, em especial a partir da década de 1960? Lucas, você acredita que os movimentos Hippie, Feministas, Anarcosocialistas, socialistas e "Amor Livre" que surgiram nos anos 60 tiveram uma forte contribuição para o nascimento do secularismo na nossa sociedade moderna? Isso porque certa vez vi num Estudo que a Europa passou a começar a mergulhar no ateísmo e no secularismo a partir da década de 1960, e que antes dos anos 1960 os europeus eram igualmente religiosos como o resto do mundo era à época. Na Alemanha (Alemanha Ocidental) dos anos 1950, 90% da população era adepta do Cristianismo (sendo 50% eram evangélicos e 40% eram católicos), na mesma época Finlândia e Suécia 90% da população era adepta ao Cristianismo Evangélico Luterano, o Reino Unido tinha entre 50-75% da população adepta ao Anglicanismo (hoje esse índice é de míseros 16%) e pasme: 30% (cerca de 1/3) dos Franceses frequentavam as missas dominicais semanalmente durante a década de 1950, hoje esse número é de míseros 8%, mas hoje o Cristianismo está praticamente morto nesses países, com breve exceção da Finlândia que é um dos países mais religiosos da Europa Ocidental, mas ainda assim se você comparar os Finlandeses são menos religiosos que os americanos. Os mais países mais religiosos da Europa equivalem aos menos religiosos dos Estados Unidos (pra se ter uma ideia o Estado menos religioso dos Estados Unidos é Vermont (coincidentemente o Estado em que Bernie Sanders representa no Senado dos Estados Unidos) onde apenas 30% da população diz que a religião é muito importante em suas vidas, só o Estado de Vermont é mais religioso que a França inteira!).

    Fonte:

    https://www.google.com/amp/s/www.pewresearch.org/fact-tank/2016/02/29/how-religious-is-your-state/%3famp=1

    https://news.gallup.com/poll/232223/religious-regions.aspx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem esses e outros movimentos e também o nível de vida, que cresceu muito desde então. E quanto mais as pessoas tem, mais elas tendem a pensar que Deus é descartável. Aí quando não tem um contrapeso como uma Igreja que fala ao coração das pessoas, o resultado é esse aí mesmo (bem perceptível numa Europa onde predominava o catolicismo romano e as igrejas reformadas estatais, com sua liturgia fria e monótona).

      Excluir
  48. http://juliosevero.blogspot.com/2020/08/profecia-de-david-wilkerson-e-praga-do.html Comente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que o mundo vá acabar agora, então não faz sentido esse vírus ser uma das pragas do Apocalipse.

      Excluir
  49. Lucas, eu pensei agora no seguinte: Muitos céticos dizem que a bíblia e a religião cristã em geral não faz sentido pois Deus não teria ajudado em nada em relação aos demais conhecimentos (como engenharia, medicina, astronomia, etc), portanto eles dizem que um Deus de Infinito Conhecimento não fazer nada assim significaria que Ele não existe e as pessoas inventaram coisas sobre ele. Mas veja o seguinte, Deus não ajudou os seres humanos em geral como estes conhecimentos porque o ser humano não é defeituoso nisso, pois o ser humano foi criado especialmente para governar e estudar o mundo (bem como o universo onde estão os astros). Deus criou Adão e Eva para governar a terra, o mar e suas criaturas, e uma dás razões pela qual Deus criou o sol, a lua e as estrelas, alem de estações e iluminar a terra, foi para servir de sinais aos seres humanos, pois no antiguidade os homens se guiavam pela posição das estrelas que indicava norte, sul, leste e oeste (não no sentido da astrologia pagã e esotérica). Portanto Deus fez a humanidade com capacidade para estudar todas as coisas, pois este é um dos objetivos de Deus com a humanidade, é uma aventura que os seres humanos estudassem. No mundo pré-queda, o conhecimento era mais uma aventura que algo necessário, depois da queda e o mundo se tornando corrupto, o conhecimento se torno algo necessário, os seres humanos tinham que aprender as coisas para sobreviver e construir uma civilização e não mais apenas pelo prazer de conhecer, ainda assim a posição de Deus não mudou, Deus deu liberdade ao ser humano de estudar e utilizar as coisas tanto antes quanto depois da queda e assim esteve, Deus não iria agora do nada revelar tudo para o ser humano (pois ai tiraria o propósito de estudar). Inclusive, Deus nem deu o nome aos animais, embora Deus já soubesse do nome que eles receberiam, Deus trouxe a Adão os animais porque queria que o homem desse nome aos animais conforme as suas analises. E como eu falei, na área intelectual o ser humano não é tão defeituoso, por exemplo os egípcios construirão piramides gigantescas e Aristóteles era bastante inteligente, mas na área moral é onde esta o problema, pois embora os feitos dos egípcios e de Aristóteles sejam memoráveis, eles eram completamente sujos no quesito moral e aprovavam coisas bisonhas. O ser humano não precisa de ajuda nestas áreas do conhecimento porque isso não mudou, mas precisa completamente da ajuda de Deus para se recuperar de seu estado moral caído, onde só Cristo pode libertar, e é exatamente este o propósito das Escrituras, de tirar o homem de seu estado caído para um estado santo, enquanto as demais áreas do conhecimento são independentes disso (embora o ser humano também possa usar estes conhecimentos para o mal e não só para o bem, como os médicos nazistas que tinham certo conhecimento de medicina e usavam isso para causar dores em suas vitimas ao invés de cura-las).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem pontuado. Se Deus desse uma resposta fácil para cada área de estudo da humanidade, a nossa vida seria basicamente inútil e o nosso senso de descoberta seria nulo. Por isso a fé fala sobre salvação, que é o nosso propósito último nesta vida, e aquilo que nós dependemos exclusivamente da fé para alcançar. Quanto ao resto, Deus deu inteligência e sabedoria para a humanidade chegar por si mesma, algo que ela é incapaz de fazer em se tratando de salvação ("visto que pela sabedoria do mundo o homem não chegou ao conhecimento de Deus...").

      Excluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Isso vai ser um desastre:

    https://youtu.be/pZoZtcHoVfA

    https://www.google.com/amp/s/ultimosegundo.ig.com.br/politica/2020-07-17/boulos-cresce-nas-pesquisas-e-e-o-terceiro-colocado-em-sao-paulo.html.amp

    https://www.google.com/amp/s/noticias.r7.com/sao-paulo/covas-e-russomanno-lideram-disputa-em-sp-diz-pesquisa-17082020%3famp

    Se um babaca como o Boulos for eleito prefeito da cidade mais importante do país é um sinal de que infelizmente o Brasileiro não só prefere líderes populistas baratos como também literalmente gosta de chafurdar no excremento dos porcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem a mínima chance disso acontecer, nem mesmo os cariocas com sua longa tradição de votar em radicais de esquerda e em corruptos notórios são tão estúpidos para colocar alguém assim no poder, muito menos os paulistanos. Essas pesquisas que são feitas tão antes do dia da votação são bem inúteis, quase sempre o Russomanno está disparado na frente e no final não chega nem no segundo turno, elas são sempre muito incompatíveis com a realidade.

      Excluir
  52. Respostas
    1. Ultimamente eu não tenho tido tempo para assistir os vídeos que me passam, mas pessoalmente sou a favor da castração química para estupradores (não como uma forma de punição, mas para impedir que eles cometam novos estupros quando saírem da cadeia, o que aqui no Brasil não demora a acontecer).

      Excluir
  53. http://juliosevero.blogspot.com/2020/08/trump-e-o-presidente-mais-pro.html O Julio Severo está insinuando que o Joe Biden é um candidato a presidente dos EUA melhor que o Trump,já que segundo o texto reforçado por argumentos de Richard Grenell,um ativista conservador dos EUA,Trump é o presidente mais pró homossexualismo da história dos EUA.

    ´´Entretanto, fiquei surpreso quando, em um vídeo de 19 de agosto de 2020, Richard Grenell disse que Trump é “o presidente mais pró-homossexualismo da história americana. Eu posso provar isso.” Sem querer, ele me corrigiu: Trump é o presidente mais pró-sodomia da história dos EUA, entre presidentes democratas e republicanos.
    Grenell sabe o que ele disse. Ele é um homossexualista republicano que havia sido nomeado por Trump como embaixador dos EUA na Alemanha e diretor interino da Inteligência Nacional.
    A declaração de Grenell foi feita em um vídeo divulgado pelo Log Cabin Republicans, um grupo de homossexualistas republicanos que trabalha para promover a agenda gay, mas eles querem que os conservadores acreditem que os homossexualistas republicanos também são conservadores.
    O vídeo foi dirigido à população homossexual, para convencê-los de que, se eles querem um candidato presidencial que faça a vontade deles, Trump é o homem certo.
    “O presidente Trump fez mais para promover os direitos de gays e lésbicas em três anos do que Joe Biden fez em mais de quarenta anos em Washington,” disse Grenell. “Por quatro décadas, Joe Biden atacou a comunidade LGBT; como senador dos EUA, Biden apoiou a lei ‘Não Pergunte; Não Diga’ e a Lei de Defesa do Casamento. Biden votou para cortar verbas federais para escolas que ensinem a aceitação da homossexualidade. Biden disse muitas vezes que ele era contra a igualdade no casamento.”
    Então Grenell, que recebeu de Trump a missão de legalizar a homossexualidade em todo o mundo, está dizendo à população homossexual para não votar no democrata (socialista) Joe Biden porque Biden votou para cortar verbas federais para escolas que ensinem a aceitação da homossexualidade e disse muitas vezes que ele era contra o “casamento” gay.
    O vídeo mostrou Biden respondendo, “Não,” quando questionado se ele apoiava o “casamento” gay, e outro clipe de Biden dizendo: “O casamento é entre um homem e uma mulher.”
    “Sei por experiência própria que o presidente Trump é o aliado mais forte que os gays americanos já tiveram na Casa Branca. Donald Trump é o primeiro presidente na história americana a ser pró-casamento gay desde seu primeiro dia de mandato,” disse Grenell.

    Então Biden é melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço este Biden e pouco sei da politica americana nestes aspectos. Mas o Severo ele é literalmente as vezes, Severo. Ele já falou em vários artigos que pra ele a homossexualidade deveria ser crime, e qualquer um que tente tirar isso de crime pra ele é um "pro-sodomia". Ele tem que entender que homossexualidade é um pecado e não um crime, alguns pecados são crimes, mas nem todos são (blasfêmia é pecado, mas não é crime, a não ser que seja alguma forma de injuria religiosa, no brasil hoje ninguém é preso por ofender a Deus por exemplo, mesmo sendo pecado). Homossexuais por si só não fazem nada criminoso, afinal são dois adultos consentidos, e o Severo diz que "homossexuais estupram meninos", eu não sei a fonte disso se é verdadeira ou não, mas caso seja, que aquele que fez isso seja preso e condenado, se um heterossexual estupra alguém os heterossexuais não são todos condenados, portanto o mesmo não deve se aplicar a toda a população homossexual porque um cometeu um crime. Quando Severo critica igrejas que ordena homossexuais para cargos eclesiásticos, ou igrejas que quando falam de homossexuais não tratam como pecado, e igrejas que tem o casamento de homossexuais, ai ele esta certo, agora quando ele critica um estado querer dar direitos para alguém ser livre mesmo sendo homossexual o severo esta completamente errado, desde que eles (homos) não cometam crimes, eles devem ser tratados igualmente pela justiça, e não devem ser desprezados por ninguém (desprezar pessoas independente de quem seja não é uma atitude cristã, ainda mais quando a pessoa não praticou nenhum tipo de crime).

      Excluir
    2. É bem pior do que isso, ele já disse muitas vezes que ele é a favor que homossexuais sejam EXECUTADOS por serem homossexuais (ele defende a volta às leis de Levítico, que preveem o apedrejamento para um monte de coisa), então pra ele qualquer um que defenda qualquer coisa a menos do que isso é um "ativista gay", por isso ele vive nessa paranoia de só falar de gays e de gays pra lá e pra cá, como se o único ou o maior problema da humanidade fossem os gays. No início eu levava ele a sério, mas já está claro há muito tempo que ele é apenas neurótico e viciado em falar de gays, e pra mim é um desprazer ter de comentar qualquer coisa relacionada a ele.

      Excluir
  54. https://www.terra.com.br/noticias/eleicoes/pt-apoia-candidatura-de-aliado-de-bolsonaro-em-belford-roxo,74971ac081deaf01d3065669611318bes27rfytg.html E o candidato é membro do ´´MDB golpista ´´ .Bolsopetismo rsss

    ResponderExcluir
  55. Banzolão e tu achas o sistema eleitoral dos EUA com colégio eleitoral injusto?Já que os estados com mais habitantes possuem maior peso,um candidato pode ser eleito com menos votos populares,como ocorreu com Bush em 2000 e com o Trump em 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é injusto, mas faz mais sentido o voto popular do que esse sistema de delegados que eles tem. Mas eu não diria que esse sistema é de todo ruim, já que ele reforça a autonomia dos estados, o que é extremamente importante em uma república federalista.

      Excluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. você que essa ´´real face de jesus´´ era de fato real? se jesus fosse negro maria também não seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que é a "real face de um judeu comum do século I", não necessariamente a face real de Jesus, pois cada um tem suas próprias particularidades. Jesus não era negro porque os judeus não eram negros e por isso também não faz sentido dizer que Maria era negra, mas ele devia ter a pele amorenada, ainda mais por viver na região da Palestina (que é muito quente) e de trabalhar como carpinteiro, estando exposto ao calor do sol o dia todo (então nada do "Jesus loirão" da ICAR).

      Excluir
  58. Lucas, vi um ótimo video do chavoso da usp falando de cristo, e ele falou que os historiadores acham improvável jesus ter estudado e se alfabetizado pelo fato do estudo ser exclusivo para pessoas ricas daquela época , oque acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus já debatia com os mestres da lei aos 12 anos, então seu conhecimento não vinha do estudo natural, era uma sabedoria sobrenatural que vinha do alto.

      Excluir
  59. lucas, primeiro peço perdão por está te incomodando kkkk , mas por que você acha que os historiadores não escreveram nenhuma carta em relação a ressurreição de jesus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas quem seria estes historiadores? Os apóstolos e as mulheres testemunharam que Jesus ressuscitou, e cremos nisso. Se historiadores modernos negam a ressurreição isso é de se esperar, afinal eles negam qualquer milagre pois seguem o modelo racionalista de Descartes, na qual tudo deve ser provado com evidencias empíricas e testes (e como milagres não podem ser provados por natureza, logo eles não acreditam).

      Excluir
  60. Lucas, 1 que fatos historicos vc pode citar para mostrar q o materialismo historico e o pos estruturalismo ( n sei se é esse o nome mesmo, mas foi uma critica de Gramsci ao materialismo) q mostre a sua ineficinecia em compreender o processo historico.
    2 que linha historiografia vc segue, materilismo, hegeliano, positivistam...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Pós-estruturalismo é uma discussão mais do campo da sociologia do que da história, eu evito entrar nesses assuntos. Sobre o materialismo histórico, esse vídeo explica muito bem a crítica de Weber a essa tese:

      https://www.youtube.com/watch?v=l2jVnpEwVt8

      2) Eu me identifico mais com a Nova História.

      Excluir
  61. Lucas, porque os Pais Puritanos (os Peregrinos) dos Estados Unidos são tão constantemente demonizados na mídia como um grupo de religiosos fanáticos, chatos e até mesmo reacionários? Porque há tantas séries, filmes e até mesmo desenhos que demonizam tanto os Pais Puritanos sendo que foi graças à eles que o nascimento dos Estados Unidos moderno foi possível? Inclusive ao retratarem os Pais Puritanos como religiosos fanáticos eles cospem no prato que comem, pois os valores americanos de liberdade só foram possíveis graças aos Pais Puritanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque Hollywood e a mídia se concentram nos estados mais secularistas dos EUA (Califórnia, Nova York, Flórida e etc).

      Excluir
    2. Em outras palavras, a mídia tem a mídia (perdoe redundância) a seu favor pra expor seus preconceitos enquanto os Pais Puritanos só resta lutar contra estereótipos de dementes fanáticos.

      Excluir
  62. Lucas, ultimamente eu estou tendo problemas com o relativismo, você poderia falar para mim argumentos contra o relativismo e argumentos a favor da moral? Ultimamente ando tendo problemas com minha fé e ainda tenho problemas psicólogicos, Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a moralidade objetiva:

      http://ateismorefutado.blogspot.com/2015/04/o-trecho-abaixo-e-extraido-de-meu-livro.html

      Sobre o relativismo:

      http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/a-verdade-absoluta-existe

      Eu também recomendo a leitura do livro "Não tenho fé suficiente para ser ateu", de Norman Geisler e Frank Turek, o primeiro capítulo é só sobre isso (se quiser te envio por email, o meu é lucas_banzoli@yahoo.com.br).

      Excluir
  63. Lucas,1 da para tirar alguma coisa de Tomas de Aquino, como as 5 vias?
    2 Os islamicos vao ser maioria na europa? Quais as implicacoes disso nos paises e islamicos mais radicais? Pois eu acredito q com o contato com o secularismo e o resto de cristianismo, eles absorvam alguma coisa.
    3 Lucas, pq a maioria dos protestantes simplesmente baixo a guarda para o papad? Lucas, n sera pq os protestantes em sua maioria deicharam o modelo historicista e adotaram o modelo dispenssacionalista? Pq o modelo historicista obriga praticamente a enchergar o papado como grande meretriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os protestantes tem liberdade para interpretarem sobre o apocalipse, a maioria conclui que se trata de eventos futuros (seja mais literal ou mais simbólico), e até onde eu sei é possível você encaixar o papado no papel da grande meretriz no futurismo e dispensacionalismo, as descrições batem entre si. A Igreja Católica sera julgada por Deus no contexto da grande tribulação, através da Besta (Apocalipse 18). E não sei o que você quis dizer com abaixaram a guarda pro Papado, isso nunca aconteceu.

      Excluir
    2. Luteranos ja fizeram cultos ecumenicos com Romanos, vejo muitos pastores dizendo q o catolicos romanos sao irmaos etc...

      Excluir
    3. 1) Comentei sobre isso no capítulo 42 do livro.

      2) Provavelmente vão um dia, e em algum momento vão sucumbir ao secularismo assim como ocorreu com o Cristianismo.

      3) Não entendi o que o historicismo tem a ver com isso. Eu assim como quase todo dispensacionalista acredito que a ICAR é a Babilônia de Apocalipse 17, os que rejeitam isso são normalmente preteristas. De fato os protestantes "baixaram a guarda" para o papado, mas isso tem mais a ver com a recente postura "ecumênica" da ICAR (que engana um monte de trouxa por aí) do que com qualquer coisa relacionada ao dispensacionalismo. Sem falar que vivemos na era do politicamente correto, onde é "indelicado" falar mal de alguma igreja, por isso tem pastor bunda mole que passa pano pra ICAR. É muito mais fácil pagar de ecumênico e conseguir sorrisos e aplausos do que dizer a verdade e sofrer perseguição e ódio.

      Excluir
  64. Boa noite. Eu estava vendo um vídeo de apologética, e um ateu lá levantou um questionamento e vou colocar aqui. Sabemos que Deus não transfere culpa, como lemos em Ezequiel 18. Mas quando se lê 1 Reis 21, vemos que Acabe se humilha a Deus, jejuando e orando depois de ter levado uma dura de Elias, a respeito do que ele fez pra conseguir a vinha de Nabote, e olha que esse capítulo deixa registrado que "nunca teve um sujeito como Acabe em Israel, a ponto de fazer o mal a mando da própria mulher". E então, por conta da humilhação, a ponto de ficar mansinho, Deus fez que a desgraça caísse sobre o filho de Acabe, que, em tese, tem nada a ver com a história. Como explicar esse castigo pra cima do filho de Acabe tenho em mente Ezequiel 18?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Deus faz isso muitas vezes, onde a maldição do pai recai sobre o filho, e a razão não é porque o filho é bonzinho mas ainda assim merece ser punido, e sim porque ele é tão mal quanto. Veja bem, Deus iria punir Acabe por ele ter pecado, mas ele se arrependeu de seus pecados, ou seja Deus não iria mais executar seu juízo sobre ele. Mas o filho de Acabe fez os mesmos pecados de seu pai, e Deus o puniu por isso. Deus não puniu o filho de Acabe injustamente, e sim que o filho de Acabe fez os mesmos pecados de seu pai, logo a punição/maldição que antes era pro Acabe passou pro filho, pois ele perpetuou os pecados. É semelhante a Cam e Canaã, que Noé amaldiçoou eles e sua descendência, mas os descendentes não foram punidos injustamente, na época de Abraão eles conviviam em paz com os hebreus (com exceção de Sodoma, Gomorra, Adma e Zeboim, que foram punidas naquele tempo) e não faziam muitos erros (a bíblia diz que a maldade deles não havia chegado ao limite, em Genesis 15:16). Mas quando os pecados deles atingiram o limite, ai sim Deus executou seu Juízo através dos Israelitas, cumprindo assim a maldição de Noé. O mesmo vale pro filho de Acabe, enquanto ele não cometeu os pecados do pai nada aconteceu, mas quando ele cometeu os pecados do pai, ele foi punido pela mesma maldição que iria cair sobre o pai dele (mas ele não seria punido se se arrependesse fielmente). Ou seja, ninguém é punido pelos pecados dos pais, mas sim por seus próprios pecados. Portanto, o juizo que antes era pra Acabe, caiu sobre o filho dele exatamente porque o filho seria tão cruel quanto o pai (senão pior). Todos nós fomos amaldiçoados com a morte por causa de Adão (ou seja, nosso pai em comum), isso não impede que possamos confiar em Cristo e assim ele nos livra desta maldição, nos tirando da morte para a Vida.

      Excluir
    2. Mas e o filho q Davi teve com Berseba e morreu?

      Excluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. lucas, vi um ateu afirmando que houve uma briga com os pais da igreja do ocidente e oriente onde alguns aceitavam ele como divino e outros não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu explico isso no capítulo 22 do meu livro mais recente, é só baixar lá na página dos livros:

      http://www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html

      Excluir
  67. Lucas, acho que não foi possível colocar o link aqui , mas tem um video daquele ´´teólogo liberal´´ cujo titulo é ´´ditos de jesus que não aconteceu´´ e ou ´´por que jesus não pode ser o messias´´. acredito que não seja autentico tais afirmações , Enfim gostaria que comentasse sobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu infelizmente não mais disponho de tempo para assistir/comentar/refutar esse tipo de vídeo, por isso não estou aceitando comentários de links de vídeos assim. Se você puder resumir os pontos mais importantes, ficaria mais fácil pra mim.

      Excluir
  68. Sobre este vide-o eu concordo com o Nicodemos https://www.youtube.com/watch?v=rP2IfK6Oay8. Tambem acho que não existem eras, apenas os pactos ai mencionados, a aliança com Adão (que foi quebrada e trouxe a morte), e depois a Aliança com Cristo (que foi cumprida e nos trará a vida). As demais alianças com Noé, Abraão e etc são alianças menores, ou apenas uma sombra da Aliança com Cristo, nada pra dividir as eras ai. Embora normalmente quando ouço dispencacionalismo não é sobre eras, e sim sobre o final dos tempos, que nesse caso prefiro usar o nome futurismo. Alem disso Lucas, o que acha daqueles que não concordam com o futurismo pois não faz sentido na visão deles? Como o Nicodemos disse, não podemos ser dogmáticos em relação a isso, mas percebo muitos protestantes, principalmente luteranos, que "zombam" (não no sentido de ofender, mas sim de olhar de pouca importância) do futurismo ou do dispencacionalismo, que pra eles parece mais uma ideia infantil do que com forte base teológica, e eles olham pro apocalipse de maneira mais espiritualizada, como um conflito entre o bem e o mal e que no final Jesus estabelecerá sua vitória, e não que haverá literalmente um período com um homem chamado Anticristo governando e todas aquelas pragas acontecendo (alguns até falam o mesmo que certos católicos, que o Anticristo foi Nero, que sabemos não ter base alguma).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd, os luteranos "zombam" do culto e outras doutrinas dos evangelicos, como eles sao os mais parecidos com os catolicos romanos ( batismo infantil, ceia, liturgia, confissao auricular, repeticao de oracao todo culto) , eles acabaram ficando isolados, pois n se indentificam com roma nem com os evangelicos atuais, e o isolamento gera preconceito por, e comecam a enxergar os evangelicos atuais como menos puros, hiper espiritualizados e semtimentalistas, e como sao mais parecidos com roma e maus facil irem ao catolicismo, por isso é facil achar nesses sites catolicos bastantes luteranos q "voltam" a igreja mãe.
      Isso tbm ocorre por causa dos evangelicos q veem o luteranismo como mieo evangelico e meio romano, assim ignorando e tendo o mesmo preconceito dos ja foram descritos.

      Excluir
    2. Vitor, o site oficial dos luteranos estabelece o dialogo com todas as denominações. Agora em questão de pagina de Facebook ou coisas mais populares, ai os luteranos estão sendo meio decepcionante. Não se pode culpar todos os luteranos porque uma ou outra pag no face disse, mas percebo que em algumas paginas do Facebook, a maioria de luteranos (quase sempre em inglês) não vê os demais evangélicos com respeito. A respeito da questão dos milagres, das musicas modernas (shows e tudo mais, que ai eu até posso concordar dependendo de que angulo se vê), do batismo e da interpretação do apocalipse, estes assuntos eles tratam com desprezo e eles veem os evangélicos não-luteranos como novatos na fé, que não está no "nível" dos luteranos ou da igreja católica (já visualizei umas três paginas luteranos que eles nunca criticaram os católicos, mas estava cheio de criticas aos demais evangélicos). Pode-se dizer que é uma tendencia entre alguns luteranos de acharem que as igrejas evangélicas não levam o evangelho a sério e que ai é melhor ficar do lado do catolicismo romano. Mas como eu disse, é uma coisa que só percebi em paginas de Facebook. Em outros sites sérios dos luteranos, e também na vida real eles não tratam ninguém com desprezo.

      Excluir
    3. Esses luteranos de facebook que você descreveu (e que eu também conheço bem) nem evangélicos são, eles nem aceitam ser chamados assim, são apenas uma seita moderna que faria Lutero se revirar no túmulo. Tanto Lutero como todos os reformadores sempre entenderam que existe um anticristo que aparecerá no futuro, o preterismo só foi proposto pela primeira vez por um teólogo jesuíta em meados do século XVI, em resposta à Reforma Protestante (que relacionava o papado ao anticristo, enquanto esses luteranos moderninhos fazem ecumenismo com os mesmos). Lutero era muito mais combativo ao papismo do que qualquer evangélico nos dias de hoje, era exatamente o contrário desses apóstatas que perverteram a instituição em tempos recentes, fazendo com ela o mesmo que fizeram com a Igreja de Roma (guardadas as devidas proporções).

      Excluir
  69. Lucas, você (como eu) desaconselha o Wikipédia como fonte confiável pra temas teológicos/história da igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Wikipédia em alguns casos pode ter boas fontes, mas ela própria não é uma fonte (literalmente qualquer um pode editar seu conteúdo). A Wikipédia em português, por exemplo, é totalmente controlada pelos papistas, qualquer página de teologia, patrística e etc da Wikipédia brasileira não se diferencia em nada de um site de apologética católica qualquer, embora a Wikipédia americana seja bem mais imparcial, já que lá os católicos não tem o mesmo domínio como tem aqui (embora mesmo assim não sirva de fonte em si mesma, no máximo serve para apontar as fontes quando é bem referenciada).

      Excluir
  70. Eu tava vendo outro video na net, me deparei com uma coisa: como explicar pra uma pessoa do século 21 que houve a necessidade de expiação por nossos pecados? Essa pergunta soa meio estranha pra quem já nasce numa igreja (ou não), mas a pessoa que perguntou estava sendo sincera na dúvida, não era deboche. Ela comentou depois que visualmente uma carneiro, uma ovelha sendo sacrificada por pecados mais pareceria coisa de magia do que expiação de pecado propriamente dito, pior ainda sacrificar uma pessoa (dentro do contexto do Novo Testamento). Deram várias respostas, a mais coerente que deram é que ela estava olhando para o passado com um par de óculos do século 21, por isso a surpresa. É porque teríamos muito tempo já passado sem dar de cara com templos sacrificando animais para deuses (como era nas civilizações antigas), isso ainda existe mas não de forma generalizada. Me perdi nos vídeos eu colaria aqui, porque evangelizando num país cristãos, onde as pessoas se julgam cristãs mas nunca leem a Bíblia fica meio punk abordar a pessoa na rua e dizer que Jesus morreu por nossos pecados sem antes necessariamente explicar a necessidade de se fazer um sacrifício para se expiar pecados pra depois explicar porque Jesus foi o sacrifício final e pleno do processo todo. Como explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu expliquei essa questão da expiação substitutiva aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2019/07/por-que-justificacao-precisa-ser-pela-fe.html

      Acho que a questão se torna mais complicada quando se fala em "sacrificar uma pessoa", como se Jesus tivesse morrido contra a sua vontade, quando era exatamente o contrário, um sacrifício voluntário pelos pecados da humanidade. O resto eu explico no artigo.

      Excluir
  71. Hello Lucas,

    I was wondering what you thought of this article?:

    https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2020/08/debunking-trent-horns-assertions-about.html  

    ResponderExcluir
  72. Blz Lucas? Leandro Lima e Augustus Nicodemus fizeram uma live aonde falaram sobre o "aborto". Seria interessante um comentário seu, e/ou um artigo sobre o tema (principalmete sobre aborto em caso de estupro e/ou em casos q há risco de vida da gravida). Se vc tiver com pouco tempo, Assista pelo menos do 15m 05s ao o 35m 40s.

    Algumas das coisas q trataram:

    * Defenderam o aborto em caso de risco de vida da gravida.

    * Pena de morte para assassino.


    O link do video:

    https://youtu.be/Wfc2M35wB6k

    Grato desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafha, blz? Eu tenho um artigo bem longo sobre isso no meu blog sobre ateísmo:

      http://ateismorefutado.blogspot.com/2015/02/por-que-sou-contra-o-aborto_14.html

      Eu não assisti a live do Nicodemus com o Leandro Lima, mas concordo em relação ao aborto só ser lícito em caso de risco de vida da mulher (como era o caso recente da menina de dez anos que foi estuprada). Sobre a pena de morte, eu já comentei algumas vezes aqui que eu particularmente sou mais favorável à prisão perpétua por uma questão de justiça, mas compreendo que num cenário de superlotação dos presídios, como ocorre hoje no Brasil, seria uma opção viável. Mesmo se a lei fosse mantida como está, no mínimo deveria haver a castração química do estuprador, para que não volte a cometer o mesmo crime. É bem sabido que grande parte dos estupradores voltam a incorrer no mesmo crime quando são soltos, até porque a maior parte dos estupradores é gente doente que já cauterizou a própria consciência, e a não ser que Deus faça uma transformação sobrenatural na vida dele jamais vai mudar de comportamento.

      Excluir
    2. Sim, concordo Lucas, seria mais viável uma punição a "altura" do crime (óbvio q não há punição a altura de homicídio). E se matar o crimoso não teria a hipótese dele se arrepender e encontrar a salvação em Cristo.

      Uma das coisas q tambem foi falado na live é, q em certos casos é permitido mentir para defender algo mais importante. A mentira seria um mal menor comparado com o estrago q seria por não ter mentido.

      51m 00s aos 53m 20s

      https://youtu.be/Wfc2M35wB6k

      Excluir
    3. Eu não diria que a mentira deixa de ser pecado nesses casos, mas é um pecado que Deus compreende e perdoa em função das circunstâncias extremas (creio que foi isso que o Nicodemus destaca no trecho em questão). Só estou fazendo essa ressalva porque alguns usam isso pra dizer que mentir nessas situações não é pecado, quando toda e qualquer mentira é necessariamente pecado, a gravidade é que pode ser discutida.

      Excluir
  73. Lucas, oq pra vc seria conhecer o basico da biblia ( na perspectiva humana) ? Tipo ter lido 5x, saber 10 versiculos d cor etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos umas duas vezes o AT e umas cinco vezes o NT.

      Excluir
  74. Lucas, eu estaba refletindo sobre a serie do Yago Martins, e cheguei à conclusão de que o casamento homossexual só é considerado casamento, porque antes houve uma redefinição de casamento heterossexual, pois a partir do momento da revolução sexual e consolida, e o sexo já não é encarado mais para reprodução e prazer mas sim somente para prazer,então qualquer União que Supra esta necessidade pode ser considerado como casamento.

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Banzolao vc viu que o MP do RJ concluiu que a Flordelis realmente mandou matar o marido,prendeu alguns filhos dela por participação na crime e ela mesma só não foi presa por ter foro privilegiado,pois é deputada federal,eu fico pensando ela já é cantora gospel desde 1998 e pastora há mais tempo ainda,será que em todo esse tempo ninguém no meio evangélico percebeu que ela não era desculpa o trocadilho flor que se cheire?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente pode ter percebido que ela não era flor que se cheire (ótimo trocadilho, diga-se de passagem), mas o que eles poderiam fazer? Ligar pra polícia por não ter ido com a cara dela? O máximo que poderiam fazer é ignorá-la, ir para outra igreja, seguir a vida. Jesus disse que até a época da colheita, o joio e o trigo estariam juntos, e seria quase impossível diferenciá-los. Claro que em certos casos a verdade vem à tona, como nesse da flor que não cheira bem, mas uma imensa maioria permanece oculta, como um iceberg, e só será revelada no dia do juízo, para o espanto de muitos.

      Excluir
  77. https://www.catholic.com/magazine/online-edition/peter-the-rock

    What do you think of this guy's claims about petra/petros having the same meaning?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I wrote about it here:

      http://heresiascatolicas.blogspot.com/2014/01/estudo-exegetico-completo-sobre-mateus.html

      Excluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um é livre para afirmar o que quiser, mas cada texto da Bíblia tem que ser analisado dentro de seu contexto cultural e exegético (se é poesia, se é figura de linguagem, se é força de expressão, e assim por diante), em vez de tomar tudo ao pé da letra.

      Excluir
  79. Comente:

    http://aristocratsofthesoul.com/women-shouldnt-vote/

    https://m.facebook.com/VICE/videos/1125481961172575/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu entendi bem, ele é "contra" o voto feminino porque as mulheres americanas votam nos democratas. Se for assim, teria que proibir também o voto de pessoas negras (homens ou mulheres) e de quem tem ascendência latina, já que eles também votam massivamente nos democratas. Um democrata inclusive poderia usar o mesmíssimo argumento para ser contra o direito ao voto de homens brancos, já que eles tendem a votar nos republicanos. Na verdade é justamente pelo fato das pessoas terem tendências diferentes que existe democracia; se apenas um perfil de pessoas tivesse direito ao voto, um lado sempre venceria (ou quase sempre). Eu só acho que o voto deveria ser a partir dos 21 anos (quando o cérebro está plenamente desenvolvido).

      Excluir
  80. lucas não estou conseguindo baixar o livro novo , da um erro ´´not found´´ poderia me dizer como soluciono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que aconteceu mas ocorreu isso com todos os livros, mas eu já atualizei os links e agora está funcionando normalmente, tenta agora e me diz se conseguiu.

      Excluir
  81. O artigo chegou aos 200 comments e por isso a caixa de comentários daqui será fechada. Quem quiser postar um novo comentário ou responder a algum daqui, fique à vontade para fazer no artigo mais recente 👍

    ResponderExcluir