28 de maio de 2019

200 Participe do meu grupo de estudos semanal à distância



A maioria das igrejas evangélicas possui, além do culto semanal aos domingos, uma reunião domiciliar que algumas chamam de “célula”, outras de “grupo familiar”, outras de “grupos pequenos”, e outras por nomes diversos (nós da metodista chamamos de “discipulado”). Como a ideia aqui se trata de um grupo interdenominacional (ou seja, que aceita pessoas de todas as denominações, e também desigrejados), chamarei apenas de “grupo de estudos”. Embora eu já participe de um grupo de discipulado na minha igreja, decidi abrir a oportunidade para quem quiser participar de um grupo à distância (visto que o público aqui do site é de todas as partes do Brasil, e alguns de fora do Brasil). Tentei reunir o máximo de informações para não ficar nada duvidoso, então vamos lá:

Do que se trata: Para quem não conhece ou nunca frequentou algo do tipo, se trata de uma reunião em grupos pequenos para estudar a Bíblia e compartilhar dúvidas e experiências da vida cristã. Aqui no site a ênfase recai quase inteiramente no aspecto teológico, mas no grupo abordaremos questões mais voltadas à vida cristã, sempre buscando conectar a teologia com a prática.

Número de participantes: Não existe um número fixo, mas o ideal é que não ultrapasse muito umas doze pessoas, porque se tiver muita gente não haverá espaço para cada uma expor suas ideias e compartilhar com as demais. É por isso que são grupos pequenos, porque só assim cada um pode ser “discipulado”. Caso o número de interessados ultrapasse este limite, eu anotarei os nomes para uma eventual turma futura ou para substituir desistentes da primeira.

Como funciona: As reuniões se darão em um dia da semana, à noite. A princípio, eu pensei nas 20h das terças-feiras, mas isso pode mudar de acordo com a disponibilidade de cada um, até chegarmos a um horário que seja o mais oportuno para todos. Ou seja, mesmo que você não tenha tempo neste dia e horário específico, pode incluir seu nome e indicar o horário que tem disponível, sem problemas. A webconferência será provavelmente via skype ou hangout (não-público), e você não precisa aparecer com a câmera, apenas com áudio. Obviamente, para isso você precisará de um microfone, mas se deseja participar e ainda não tiver um, eu espero até que você possa comprá-lo, sem problemas (a não ser que demore mais do que a próxima passagem do Cometa Halley). A duração da web será em torno de 1h a 1h30m, podendo ser um pouco maior ou menor dependendo do desenrolar da mesma, mas caso se estenda mais do que isso você está liberado para abandonar a transmissão caso queira (eu não vou ficar magoado). Ainda não há uma data estabelecida para começar, mas será provavelmente daqui duas ou três semanas (eu irei notificando conforme as coisas forem progredindo).

Quem pode participar: Homens e mulheres entre 12 e 120 anos. Eu não faço ideia de quantas pessoas terão interesse em participar, mas caso ultrapasse o limite, darei prioridade a pessoas que eu já conheço (ou seja, quem já entrou em contato comigo nas redes sociais, ou quem segue e curte os posts no facebook, ou quem comenta no blog, etc). Por enquanto, deixarei de fora pessoas que me são completamente desconhecidas, para evitar que um hater (como aquele sujeito amável que disse que iria cortar a minha cabeça) tenha espaço. Mas mesmo que eu te conheça muito pouco, já é o suficiente para incluir seu nome, pelo menos na lista de espera.

Duração: Até eu completar 120 anos. Naturalmente, eu vou entender se você não puder acompanhar até lá, então se quiser deixar o grupo por qualquer razão que seja, está livre para isso (e uma vaga será aberta para outra pessoa). Lembrando que as reuniões são semanais, e ainda que eu não vá arrastar ninguém pela orelha, é importante que a frequência seja alta, para eu não ficar falando às moscas. Em se tratando de grupos grandes, muita gente pode faltar e ainda assim restam vários, mas em grupos pequenos se muitos faltam não sobra quase ninguém, então é imprescindível uma certa assiduidade (ainda que ninguém seja expulso por falta de frequência). Ou seja, só entre se você está realmente interessado(a) em estudar mais sobre a Bíblia e se propõe a levar o grupo a sério, assim como qualquer outro compromisso na sua rotina.

Custo: O trízimo, que pode ser pago em 24x no cartão ou no cheque pré-datado, com juros e correção monetária. Brincadeira, obviamente não tem custos, como qualquer outra reunião de discipulado. O único “preço” é o seu comprometimento.

O que o grupo NÃO é: (1) Não é uma “arena de debates”, mas um grupo de diálogo amigável e de discussões amistosas em torno do tema proposto no dia. Quem quiser arrumar confusão, comprar briga, criar divisão, causar litígio ou provocar polêmicas desnecessárias pode fazer isso à vontade em grupos de debates selvagens de facebook, mas não no meu. Eu prezo muito por um ambiente saudável, então qualquer pessoa que desrespeitar outra do grupo será sumariamente banida; o respeito, a civilidade e a boa educação são características muito mais notáveis do que a erudição.

(2) Não é um “círculo intelectual” para pessoas doutas e cultas, e você não precisa ter muito conhecimento teológico para fazer parte; ao contrário: quanto menos você tiver, mais você precisa do grupo e mais o grupo é pra você. Assim como a Igreja é um hospital para os doentes e não um museu para os santos, o grupo é uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento na fé, não uma disputa de egos ou uma competição de “quem sabe mais”.

(3) Não é um “curso”, por isso não há data de término e nem currículo, diploma ou certificado. Também não há provas, aprovação ou reprovação. É apenas uma reunião virtual que segue o modelo de qualquer célula normal, cujo propósito é o crescimento espiritual de todos.

(4) Você não precisa ser da Igreja Metodista e nem abandonar a sua igreja para fazer parte do grupo, e tampouco precisa concordar comigo em todos os pontos teológicos, isso não é uma seita onde alguém segue um guru acriticamente e balança a cabeça de cima pra baixo igual vaquinha de presépio. Aceitamos pessoas de todas as denominações e todos são livres para expressar sua opinião seja ela qual for, desde que mantenham a cordialidade e o respeito já ressaltados no ponto 1.

(5) Não é um monólogo ou uma pregação, como um culto onde todos se reúnem para ouvir alguém pregando por uma hora e depois vão embora. Embora eu seja o responsável por levar a palavra que será ministrada em cada reunião, isso será feito interagindo com todos os presentes, por isso é comum numa reunião de discipulado os participantes falarem até mais do que o próprio preletor (ainda mais se eu não souber o que dizer e ficar gaguejando nas primeiras vezes xD). Se fosse um monólogo, eu abriria para todo mundo e apenas subiria um vídeo no youtube, mas este está longe de ser o propósito. Você não é obrigado a falar muito se não quiser, mas terá pelo menos que responder umas perguntinhas :)

Como participar: É bem simples: envie-me uma mensagem em inbox pelo facebook notificando que deseja participar do grupo, pode ser pelo meu perfil pessoal ou pelo do site, tanto faz (só não adianta escrever "eu quero participar" na caixa de comentários deste post, ainda mais se for um anônimo). Se você não tem conta no facebook, me escreva um e-mail. Há uns quatro dias meu celular quebrou, então estou sem whatsapp por enquanto até que possa adquirir um novo, por isso se você costuma me escrever por whatsapp não adianta fazer isso por lá, vai ter que ser no fb mesmo.

Ainda tem alguma dúvida? Escreva-me nos comentários!

• Compartilhe este artigo nas redes:

Por Cristo e por Seu Reino,


- Siga-me no Facebook para estar por dentro das atualizações!


- Baixe e leia os meus livros clicando aqui.

- Acesse meu canal no YouTube clicando aqui.


ATENÇÃO: Sua colaboração é importante! Por isso, se você curtiu o artigo, nos ajude divulgando aos seus amigos e compartilhando em suas redes sociais (basta clicar nos ícones abaixo), e sinta-se à vontade para deixar um comentário no post, que aqui respondo a todos :)  

200 comentários:

  1. RICARDO PETERS DO VALE28 de maio de 2019 às 11:09

    Se realmente ocorrer as terças nao poderei participar, pois tenho celula neste dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não será necessariamente nas terças, as terças é apenas o dia que eu pensei a princípio, mas isso pode mudar dependendo da disponibilidade de cada um. Se você quiser, é só entrar em contato comigo pelo facebook e deixar seu nome e o dia/horário que tem disponível e eu mudo para esse dia se for o melhor para todos (desde que seja um horário à noite). Abs!

      Excluir
  2. Comente:

    https://youtu.be/ApFXr4PBQ8w

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora eu discorde de quase tudo o que esse cara diz, dessa vez a análise dele foi bem sóbria.

      Excluir
  3. Lucas me ajuda, estou numa crise sobre Deus, no sentido de como ele é, pois agora estou tendendo a acreditar no deus de Aristóteles. Me ajuda no sentido de porque não deveria acreditar no deus descrito por ele e sim no da bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me envia um e-mail (lucas_banzoli@yahoo.com.br) que eu tenho uns materiais pra te enviar, que vão te ajudar muito.

      Excluir
    2. Você recebeu o e-mail?

      Excluir
    3. Sim, já enviei os materiais via WeTransfer (onde dá pra enviar arquivos grandes), veja lá se chegou. Recomendo começar pelo "Não tenho fé suficiente para ser ateu", do Norman Geisler e Frank Turek. Abs!

      Excluir
  4. Banzolão e a sua Igreja Metodista é pentecostal?Ou é protestante histórica? Uma coisa que observo que são raros os pentecostais calvinistas,o único que me lembro é o Pr Paulo Júnior,que inclusive já pregou na minha igreja,a Igreja Presbiteriana Betel,prega com frequência na Igreja Presbiteriana de Pinheiros tbm,o pentecostalismo é originado do arminianismo não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Igreja Metodista que eu vou é uma igreja tradicional histórica (não é a wesleyana, que é mais recente), mas crê nos dons espirituais. Eu gosto bastante do estilo de culto de lá porque é uma coisa bem equilibrada, não é nem aquela coisa fria e ritualista de algumas igrejas mais tradicionais, nem aquela bagunça e desordem que algumas igrejas pentecostais se tornaram, é algo bem equilibrado, do jeito que eu gosto. Sobre o pentecostalismo ser originado do arminianismo, eu não diria "originado" porque já existia arminianismo desde muito antes do pentecostalismo, mas sim, pentecostais costumam ser arminianos, mas também há não-pentecostais arminianos e pentecostais calvinistas (o que é mais raro, mas existe).

      Excluir
    2. Rararararararararararar! There, I just spoke in tongues for you. I give myself a pat on the back.

      So I take it that you do not get all crazy like a lot of those charismatic types?

      Excluir
    3. I just go crazy when I watch my team play.

      Excluir
  5. Avalie: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Travis_Walton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já perguntou isso aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html?showComment=1559014302181#c516443774529458246

      Excluir
  6. Avalie: https://www.history.com/news/korean-war-us-army-ufo-attack-illness

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vou comentar coisas relacionadas OVNIs. Além de não ter nada a ver com os temas do site (não sou UFO e nem pretendo ser), é um tipo de coisa impossível de ser provada a não ser que passemos por uma abdução nós mesmos, ou que vejamos com nossos próprios olhos. Notícias do tipo "em algum lugar da Coreia um ONVI foi visto por tantas pessoas há trocentos anos atrás" pra mim não tem relevância alguma, mas respeito quem acha isso uma coisa da mais suma importância.

      Excluir
    2. O físico Marcelo Gleiser afirmou que não existe nenhuma evidência de vida fora do planeta(Veja os vídeos dele no YouTube).

      Excluir
    3. sou outro anonimo, e mesmo que existisse eles não iriam criar uma tecnologia tão potente para vir para a terra apenas para abduzir vacas ou fazer um desenhinhos nas plantações. Influencia demoníaca para assustar as pessoas (e como elas pensam que são aliens, elas provavelmente não recorrerão a Deus) é bem mais provável neste caso, vale lembrar que no passado os demônios eram adorados como deuses ou vistos com outros monstros como lobisomens e vampiros, não é de se estranhar que hoje eles são visto como aliens ou coisas assim, mas Cristo mostrou que estes espíritos não são nada disso mas apenas servos de Satanás que não tem poder nenhum sobre Seu Nome, por isso os demônios querem confundir as pessoas e afasta-las de Deus, pois é Cristo que triunfa sobre eles.

      Excluir
  7. Olhe essa notícia Banzolão,ainda que praticado por judeus,é um belo exemplo de atitude cristã,Cristo nos ensinou a amarmos nossos inimigos

    https://guiame.com.br/gospel/israel/adolescentes-judeus-ajudam-resgatar-homem-com-tatuagem-nazista-de-afogamento.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, impressionante mesmo. Eu mesmo pensaria duas vezes antes de salvar um nazista de um afogamento, e olha que nem judeu eu sou...

      Excluir
    2. Nossa, até eu me impressionei. Sem hipocrisia, eu pensaria mil vezes antes de salvar um cara desses. Pra ver como a nossa caminhada é segura porém longa...

      Excluir
  8. Refute-o:

    https://www.paulopes.com.br/2014/12/tradicao-de-estupro-de-mulher-faz-parte-da-historia-de-deuses.html?m=1#.XO2Z6slv80N

    Em suma, esse neoateu tenta fazer uma relação entre os estupros da mitologia grega e romana com a concepção de Cristo 🤦🏻‍♂️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que não devemos usar drogas...

      Excluir
    2. Verdade, o neoateísmo é pior que crack, só não é pior que outra droga ainda mais letal: o marxismo.

      Excluir
  9. aii, eu queria!!! Mas justamente terças tenho um grupo em casa já. Vamos ver mais pra frente... espero um dia participar, acho que vai ser ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não será necessariamente nas terças, as terças é apenas o dia que eu pensei a princípio, mas isso pode mudar dependendo da disponibilidade de cada um. Se você quiser, é só entrar em contato comigo pelo facebook e deixar seu nome e o dia/horário que tem disponível e eu mudo para esse dia se for o melhor para todos (desde que seja um horário à noite). Abs!

      Excluir
  10. 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

    https://www.paulopes.com.br/2019/05/neopentecostais-islamicos.html?m=1#.XO2gVclv80M

    🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "No Irã, quem fizer humor com Maomé, por mais leve que seja, é condenado a chicotadas, prisão e até a morte"

      É verdade, todo dia aqui eu vejo os neopentecostais chicoteando quem fala mal do neopentecostalismo, prendendo crentes tradicionais e condenando à morte os não-protestantes (falou mal de Hagin já é chibatada na hora), a gente mal consegue andar na rua de tantos neopentecostais queimando quem pensa diferente deles, é uma ditadura neopentecostal radicalíssima!

      Excluir
  11. Respostas
    1. Se isso foi uma pergunta, a resposta é não. Está explicado no texto, a propósito.

      Excluir
  12. Hi Lucas,

    What do you think of this article?:

    http://catholicnick.blogspot.com/2011/10/definitive-paul-vs-james-debate-end-of.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, he decreed the "near end of Protestantism", when the religion that loses most faithfully in the entire world is Catholic. Here in Brazil Catholics were 98% a few decades ago, and today they are only 50%. The same is true throughout the Catholic world.

      About the article itself, it's more of a blunder with no basis at all. If Isaiah says that our best acts of righteousness are like the filthy filth before God (Isa 64:6), and if Paul says that there is not a single righteous one (Rom 3:10), how does our own righteousness can justify us before God? That goes beyond the level of ridicule.

      Excluir
    2. Ah, thanks for your input. You make the guy's article appear laughable. He is one of those arrogant Catholic fundamentalists, by the way.

      Excluir
    3. What do you think of this article?:

      https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2018/03/critiquing-roman-catholic-doctrine-of.html

      Excluir
    4. Very good your article, in fact there are many biblical examples of imputation of justice as something placed on the account of someone who does not yet have. I also liked to read the source that you posted at the end of the article, which exemplifies this with more examples:

      https://www.ligonier.org/learn/devotionals/non-imputation-sin/

      Excluir
  13. Banzolão, por que apagou o post sobre os livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não apaguei, apenas tirei ele da primeira página, mas ele continua sempre disponível aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html

      (é só clicar em "LIVROS", no menu lá em cima)

      Excluir
  14. "Por enquanto, deixarei de fora pessoas que me são completamente desconhecidas, para evitar que um hater (como aquele sujeito amável que disse que iria cortar a minha cabeça)..."

    Qual deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que era aquele "Católico de Domingos Sávio" (ou algo do tipo).

      Excluir
  15. Banzolove, o que você acha daqueles teólogos europeus (suiços, alemães, etc) bem "dinossauro" tipo o Karl Barth, Charles Porterfield Krauth, Albert Schweitzer... Enfim, essa galera reformada bem raiz, sabe?.. O que você acha deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francamente não sei se eles fizeram mais bem do que mal. Se por um lado tinham o mérito de se opor à teologia liberal que era muito forte naqueles tempos (bem mais do que é hoje, e ainda mais no contexto europeu), por outro lado beberam de parte dessa fonte e encheram a fé cristã (ou pelo menos o ramo que eles pertenciam) de doutrinas estranhas. Ou seja, querendo salvar o pouco de ortodoxia cristã que achavam ser possível, eles criaram uma teologia heterodoxa (ou "neo-ortodoxa", como alguns preferem definir).

      Excluir
  16. O que você acha do trabalho do Marcell de Oliveira? O site dele parece da hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço, procurei no google e não achei nenhum site de um Marcell de Oliveira, me passa o link aí.

      Excluir
    2. PE esse site aqui: http://protestantismo.com.br/index.htm

      Excluir
    3. Não seria Marcelo de Oliveira, pastor assembleiano?

      Excluir
    4. Ah sim, esse site eu conheço, só não me lembrava do nome do autor. Mas é um bom site mesmo, é dos mais antigos que eu conheço.

      Excluir
  17. Lucas, católicos podem participar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é um grupo de debates, mas de pessoas que compartilham a mesma fé, como eu escrevi no texto.

      Excluir
  18. Você acha que no Capitão América: Guerra Civil, o Capitão América estava certo? Teve gente fazendo auê porque o significado do Capitão América foi subvertido e talz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende muito da perspectiva, mas o último filme mostrou que ele estava certo.

      Excluir
    2. sou outro anonimo. Infelizmente o guerra civil saiu um pouco do contexto, no inicio era se os heróis deveriam ser controlados pelo governo ou não (o capitão se opôs a isso, dizendo que os vingadores deveriam ter a liberdade de agir, pois se fossem controlados pelo governo, nada impediria por exemplo, o governo mandar eles atacar um pais por interesse próprio) e depois o filme se focou na perseguição ao Soldado Invernal. Mas na primeira motivação, ele estava certo sim em se opor ao controle dos heróis.

      Excluir
    3. Sim, também achei que o filme acabou deslocando a ênfase principal para o Bucky, o que pode fazer alguns pensarem que o Capitão foi egoísta pois só estava tentando salvar a pele do seu amigo às custas dos demais, o que está longe de ser o caso.

      Excluir
  19. Avalie: https://revistatrip.uol.com.br/tpm/a-feminista-e-ativista-antipornografia-gail-dines-fala-porno-e-comportamento-masculino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa aí pode até ser contra a pornografia, mas no movimento feminista a maioria defende isso, até chegam a ficar peladas na rua para "lacrar".

      Excluir
  20. Varão tremendo, tremendamente maravilhoso! Tremendamente fiel! Tremendamente maravilhoso! tremndamente macho! tremndamente espantoso! Gostaria de participar, seria uma honra fazer de um grupos de estudos com alguem tão sábio como você e outros aqui, mas o problema é que tenho pouco tempo, mas se tiver um tempo vou tentar participar sim. tenho certeza que será uma benção para mim se eu participar e para todos. Abraços meu amigo Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, quando tiver mais tempo é só me contactar pelo fb que eu te incluo no grupo. Grande abraço!

      Excluir
  21. Banzoli, você acha desaconselhável um cristão começar a namorar uma pessoa que não é cristã, com o intuito de trazê-la para a igreja? Pois atualmente vejo muitos jovens usando esse argumento para não se relacionarem com pessoas que já são convertidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe essa de "namorar e depois trazer pra igreja", 99% dos que tentam fazer isso acaba acontecendo o contrário, não apenas não conseguem trazer a outra pessoa para a igreja como elas próprias acabam se desviando ou se esfriando na fé, até porque se relacionar com uma pessoa de outra fé já é uma demonstração de que estamos colocando outras prioridades acima do Reino de Deus, uma vez que biblicamente não há comunhão entre luz e trevas. O certo é primeiro converter a outra pessoa, e depois de conseguir isso, aí sim entrar em um relacionamento. Agir do modo contrário é só um pretexto conveniente para se lançar no pecado.

      Excluir
    2. Banzolao e vc acredita que a oração e a comunhão com Deus podem nos ajudar a suprir as carências afetivas?Pq falo por mim que infelizmente essa carência,aliada ao fato de eu ser muito tímido e ter dificuldade de me aproximar das mulheres pessoalmente,me levou a buscar relacionamentos no Tinder,sai com algumas garotas que conheci ali,mas vi que não daria nada certo,que acabaria me afastando do evangelho,então desisti de usa-lo e graças a Deus já estou conhecendo uma moça e espero nunca mais nem pensar nesses aplicativos,o que vc diria para quem está nesses aplicativos ou quem pensa em baixa-los?

      Excluir
    3. Lucas, a Bíblia narra que nem o rei Salomão com toda a sabedoria dada por Deus conseguiu a proeza da conversão de suas mulheres. O que se viu foi a "conversão" dele ao paganismo!
      O que se dirá de nós simples plebeus?

      Excluir
    4. Sobre a pergunta do Gabriel, eu acho que depende do tipo de moça, acredito que haja moça decente nesses aplicativos, mas infelizmente a maioria só quer farra mesmo (e o mesmo se aplica aos homens, obviamente), por isso é muito importante conversar previamente e conhecer melhor a pessoa antes de sair com ela, para saber se não está entrando numa "enrascada" (o que é muito provável).

      Sobre o que disse o anônimo, concordo plenamente, seu exemplo foi excelente, cai como uma luva aqui.

      Excluir
    5. Uma prima minha começou a namorar um cara que era do mundo uns anos atrás e conseguiu trazer ele para a igreja, ele já até se batizou e eles vão se casar no final desse ano. Mas as chances de ocorrer casos assim são de 1 em 1 milhão, então aconselho a procurar alguém que já esteja na presença de Deus, pois além de você poupar esforços tentando converter essa pessoa, as chances do relacionamento dar certo são muito maiores.

      Excluir
  22. https://youtu.be/cJIjjc9Hzhg

    Avalie, please, Lucas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano do céu, esses caras aí do programa (à exceção do Caio, o único lúcido dali) são uns doidos de pedra, eu to rindo aqui até agora do "mandamento Não Julgarás" kkkkkkkkk

      Excluir
  23. Lucas o que é um estado mínimo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um Estado que procura interferir o mínimo possível na economia.

      Excluir
    2. Estado mínimo é o anseio do mercado.
      Estado máximo é o anseio do poder.
      Estado que funcione é o anseio do cidadão.
      Concordas Lucas?

      Excluir
    3. Isso aí é só uma frasezinha de efeito criada para "lacrar", que não possui base nenhuma na realidade. É lógico que o cidadão anseia por um Estado que funcione, mas para o Estado funcionar ele precisa ser pequeno, nunca vi um Estado gigante que "funciona", quanto maior o Estado for mais ele corrói e destrói as estruturas da sociedade e esmaga as liberdades individuais e econõmicas, sendo o socialismo o maior exemplo disso. E criticar o "anseio do mercado" é uma coisa nonsense, não existe uma entidade chamada "mercado", o mercado nada mais é senão o desejo de consumo dos próprios cidadãos, então é estupidez criticar o "anseio do mercado", é como criticar as escolhas do próprio povo. Por exemplo se uma empresa tem sucesso e uma outra do mesmo tipo vai à falência, quem fez isso não foi um monstro malvadão chamado "mercado", mas sim os próprios indivíduos da nação que escolheram comprar os produtos e/ou serviços da primeira empresa e não da segunda, e eles tem todas as razões para isso (por exemplo, porque a primeira empresa vende melhor e mais barato). Da mesma forma, se Vingadores Endgame foi um sucesso e o filme do Porta dos Fundos foi um fracasso de bilheteria, o responsável por isso não é "o mercado", mas sim as pessoas que optaram por ver um e não o outro, porque o primeiro é incomparavelmente melhor que o segundo. Um mercado livre é simplesmente um mercado que respeita as escolhas livres dos cidadãos. Então quando o Estado começa a agir de forma protecionista intervindo na economia e favorecendo uma empresa ou negócio em detrimento de outra, ele não está se opondo "ao mercado" como entidade, mas sim ao próprio povo, que é quem sai prejudicado com isso.

      Excluir
  24. Lucas mandei a noticia pro meu amigo católico do Papa que agora mesmo mandou uma carta ao Lula falando que ele vai vencer as dificuldades contra as tribulações de agora, e eu falei "o Papa é infalível" e ele disse, "o Papa é infalível apenas em matéria de fé", procede isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não procede. Não é infalível nem em matéria de fé, nem em matéria nenhuma.

      Excluir
    2. E qual a tua opinião sobre a carta enviada ao presidiário barbudo lá? Alguns estão sustentando que é meramente uma carta de "caridade cristã". Vc acha isso?

      Excluir
    3. Nao sei se vc entendeu por isso vou falar o que eu quis dizer. Os catolicos consideram que o Papa so e infalivel na fe ou que ele e infalivel em tudo mesmo? eu sei que sendo o Papa um homem ele e falivel em tudo tambem.

      Excluir
    4. "E qual a tua opinião sobre a carta enviada ao presidiário barbudo lá? Alguns estão sustentando que é meramente uma carta de "caridade cristã". Vc acha isso?"

      Tem nada de caridade isso, a carta é praticamente um apoio explícito e descarado ao sapo barbudo, só faltou terminar com um "Lula Livre". Mas nada que já não fosse esperado desse papa notoriamente esquerdista.

      "Nao sei se vc entendeu por isso vou falar o que eu quis dizer. Os catolicos consideram que o Papa so e infalivel na fe ou que ele e infalivel em tudo mesmo? eu sei que sendo o Papa um homem ele e falivel em tudo tambem"

      O papa é supostamente infalível quando fala em "ex cathedra" (não é qualquer coisa que se relaciona à fé, até porque o papa está sempre falando sobre fé todos os dias, e nem por isso está sempre falando em ex cathedra o tempo todo). O problema é que nenhuma autoridade católica jamais definiu quais discursos os papas fizeram em ex cathedra e quais não fizeram, não há nenhuma lista de discursos ex cathedra, não há nem mesmo uma especificação do que se caracteriza ex cathedra e o que não é, foi tudo feito de forma irresponsável, leviana e deliberadamente vaga de modo a ninguém saber quando um papa fala em ex cathedra e quando não fala. De modo que há teólogos católicos que dizem que os papas até hoje só falaram em ex cathedra 3x em toda a história, enquanto há outros teólogos católicos que afirmam que o papa está falando em ex cathedra o tempo todo, quase todos os dias. Por isso a infalibilidade papal é o dogma mais inútil que eles já inventaram, pois ninguém pode saber infalivelmente quando um papa está falando infalivelmente. É tão inútil quanto um guarda-chuva em dia de sol, ou um bote salva-vidas fora d'água.

      Excluir
  25. Banzoli, alguns historiadores dizem que a destruição da biblioteca de Alexandria pelos muçulmanos atrasou o desenvolvimento da humanidade para algo em torno de 500 anos, você concorda com essa afirmação? Acha que essa biblioteca era tão importante assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se atrasou 500 anos não dá pra saber, é apenas uma especulação que eu acho bem exagerada (mesmo porque sabemos que muitos livros fazem mais mal do que bem, e outros são bem irrelevantes), mas que comprometeu o desenvolvimento cultural em alguma medida, isso é fato.

      Excluir
    2. Uma correção ao texto é que não foram os muçulmanos que a destruíram, a destruição ocorreu antes do século VII,quando nem existiam muculmanos,segundo li o mais provável é que ela tenha sido destruída pelo imperador romano Júlio César

      Excluir
    3. Uma correção ao Gabriel, na verdade Júlio César era ditador de Roma e não imperador, pois Roma ainda era uma república na época em que ele viveu. E quanto a ele ter destruído a biblioteca isso é apenas uma hipótese pois ela sofreu um grande incêndio durante a guerra civil entre Júlio César e Pompeu, mas a versão mais aceita é a de que ela foi destruída pelo Califa Omar quando os muçulmanos conquistaram o Egito, há até uma frase dita por ele:
      "Quanto a estes milhares de livros gregos, se eles estão de acordo com o alcorão, não precisamos deles, e se eles estão contra, merecem ser destruídos"

      Excluir
    4. Há muita discussão em torno disso, para alguns historiadores foram os muçulmanos, para outros foi Júlio César, e há até quem afirme que foram os cristãos. Não há um consenso acadêmico quanto a isso, provavelmente nunca saberemos a resposta ao certo.

      Excluir
  26. Como vc vê o caso de alguns evangélicos que defendem o Lula, mas sob o foco religioso. Pergunto isso depois de ler essa reportagem: https://pt.org.br/lula-nos-inspira-a-nunca-nos-curvamos-para-injusticas-diz-pai-de-santo/ . Como eu, sendo cristão, poderia confiar a liderança do meu país a alguém com uma fé totalmente diferente da minha? Acho que maioria nem sabe disso, porque eu mesmo votei no Lula em 2002 (já pedi perdão a Deus por isso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é votarmos em alguém alinhado com os nossos pensamentos políticos e religiosos, mas é claro que no mundo real quase nunca temos uma opção como essa, então somos forçados a escolher o "menos ruim", aquele que cumpre mais requisitos, embora ninguém seja perfeito. Ainda assim eu não veria problemas em votar no Lula se o único impedimento fosse o fato dele ter uma outra religião, o problema é que o PT é anticristão, é uma coisa muito pior do que simplesmente não ser evangélico.

      Excluir
  27. https://www.youtube.com/watch?v=m1Z8E2b3Y5A isso que aconteceu nesse vídeo de oito minutos foi um derramamento de verdade e auto crítica? Ele alega que unidade é o kct...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ciro e seu irmão (Cid) estão alfinetando a esquerda de forma oportunista, porque eles sabem que o PT está manchado e dificilmente alguém ligado ao PT será eleito novamente por um bom tempo, então o que ele quer é se apresentar como uma "nova esquerda", uma esquerda desvinculada do PT e consequentemente de toda a imagem de corrupção que está associada a este partido, isso é tudo estratégia política. Aí ele fica provocando esse tipo de conflito que pega bem pra ele, quem olha até pensa que ele é anti-pt por causa desses discursos, assim ele ganha a simpatia tanto da esquerda como da direita (com exceção dos militantes do PT e do Bolsonaro). De todo modo, é bem divertido e um tanto prazeroso ver dois esquerdistas tretando desse jeito em um típico "barracos de família", nunca deixa de ser engraçado...

      Excluir
  28. Que ideia show de bola Lucas! Muito bom mesmo, ótimo para adquirir mais conhecimento e ter uma interação com os leitores do blog, mesmo que seja um grupo limitado.

    Uma dúvida, você não era da igreja batista pentecostal? Lembro de algo do tipo em um post seu. Não lembro de você comentando dessa mudança, por isso estou perguntando xD

    Outra pergunta, você tem algum post sobre a formação do cânone bíblico? Os católicos falam muito desse tema, gostaria de saber mais. Quem de fato rejeitou os apócrifos? Eram realmente livros soltos que a Igreja organizou?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luigi,

      These articles may be useful to you:

      https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2017/02/did-roman-catholic-church-give-us-bible.html

      https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2017/10/a-definitive-case-against-roman.html

      https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2018/03/evidence-for-traditional-dating-of-new.html

      https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2018/08/basics-on-biblical-transmission-and.html

      These may be lengthy, but they might be helpful to you.

      Excluir
    2. Eu nunca disse que sou batista (embora goste dos batistas), alguns por aí fazem essa confusão porque eu fiz meu mestrado numa faculdade batista, mas lá a maioria era de outras denominações, de tudo quanto é tipo, não era uma faculdade só para batistas. Estou frequentando a metodista já faz alguns meses, e até agora estou gostando muito. Sobre o cânon bíblico, além dos artigos que o Jesse passou, eu recomendo a leitura dos artigos disponíveis neste índice:

      http://www.lucasbanzoli.com/2015/07/artigos-sobre-catolicismo.html

      É só entrar no índice e se direcionar para a parte de "Artigos sobre os livros apócrifos ou 'deuterocanônicos'", tem tudo sobre isso ali, vários artigos abordando essas questões.

      Abs!

      Excluir
    3. Então não sei onde li isso hahaa tinha certeza que era de alguma batista pentecostal. Mas você está fazendo parte da metodista tradicional ou a renovada? Obrigado pelos artigos, lerei com certeza!

      Excluir
    4. Da tradicional, mas o estilo de culto é semelhante ao de outras igrejas que já congreguei (como a menonita, a vineyard e a alcance).

      Excluir
  29. Comente ponto a ponto:

    https://www.google.com/amp/s/www.revistaforum.com.br/o-que-significa-o-stf-criminalizar-a-homofobia/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não é "criminalizar a homofobia", é definir o que é "homofobia". Se homofobia for agredir gays, pregar o ódio contra eles, estimular perseguições e coisas do tipo, eu também concordo que isso deveria ser crime, como também deveria ser crime agir assim contra cristãos em qualquer parte do mundo, que sofrem muito mais perseguição do que homossexuais. O problema é que com uma definição vaga como essa abre espaço para qualquer coisa, até para prender um pastor que usa a Bíblia para dizer que a prática homossexual é um pecado. A própria Bíblia viraria um livro criminalizado, é um passo adiante para criminalizar o Cristianismo, tal como era nos velhos tempos. É assim que estamos caminhando para o fim dos tempos, quando ser cristão voltará a ser crime em toda a parte, baseado nesse tipo de argumento de que os cristãos são "intolerantes", "preconceituosos", "homofóbicos", "fundamentalistas" e tudo mais. É a grande tribulação que está às portas.

      Excluir
    2. Sim Banzolão não é teoria da conspiração dizer que existe uma orquestração mundial anticristã,só não sei se ela é de fato organizada pelo Clube de Bildeberg,Illuminatis,George Soros,Rockefeller e Rotschild,como dizem muitos canais de Youtube,até te enviei uns vídeos do canal Desperte Thiago Lima,que fala sobre esses assuntos,dizem proteger os homossexuais de discriminação,mas no fundo querem tirar a liberdade de culto dos cristãos,sorte que os evangélicos fizeram uma pressão e os pastores não estarão proibidos de pregar que a homossexualidade é pecado,mas resta saber até quando,na Suécia um pastor já foi preso por esse motivo.

      Excluir
    3. Esse vídeo será criminalizado também Banzolão rsss,brincadeira,https://www.youtube.com/watch?v=7oC3hUbNEcE

      Excluir
    4. Só tenho isso a comentar sobre esse vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=af54U_ivZ2M

      Excluir
  30. Avalie:

    https://www.revistaforum.com.br/mpf-reconhece-que-dono-do-sitio-de-atibaia-e-fernando-bittar-e-autoriza-venda-do-imovel/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legalmente falando o dono do sítio não é o Lula, se ele fosse o dono legal ele nem teria cometido um crime, o crime ocorre porque ele é o dono real de uma propriedade que não lhe pertence (uma forma moderna de corrupção, já que o dinheiro é mais fácil de ser confiscado e de averiguar a procedência, então fazem através de propriedades colocando no nome de um laranja).

      Excluir
  31. Amigo Banzoli, das ferramentas que dispomos pra ler a realidade e o mundo que nos cerca (religião, ciência, filosofia), gostaria de conhecer a sua justificativa por que a religião (lato sensu) ainda se faz necessária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ciência e a filosofia tratam apenas do mundo natural, só a religião aborda aquilo que é metafísico ou sobrenatural, por isso ninguém vai chegar a Deus através da filosofia ou da ciência (não é à toa que "religião" significa "religar", ou seja, conectar o homem ao seu Criador).

      Excluir
  32. Banzolao aproveitando o gancho da notícia que passei anteriormente do judeu que salvou o nazista no trabalho,te pergunto como devemos agir em relação a pessoas que nos ferem, que nos passam a perna no trabalho,que invejam o seu sucesso ou mesmo em um caso extremo de pessoas que pertencem a religiões ou ideologias que odeiam também o cristianismo,pode ser um próprio nazista,ou um comunista,ou um muculmano fanático,como achas que devemos ama-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês" (Mateus 5:43-48)

      Excluir
  33. Lucas, você acredita em maldição hereditária? Poderia me indicar artigos bem esclarecedor ou livros que trata desse assunto? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio em maldição hereditária, esse vídeo do Mastral sobre o tema é excelente e bem explicativo, dá uma olhada:

      https://www.youtube.com/watch?v=wJtAG-7ohuw

      Abs!

      Excluir
  34. https://vejasp.abril.com.br/cidades/marco-antonio-villa-jovem-pan/ Ao que tudo indica o professor Marco Antonio Villa foi afastado da Jovem Pan por fazer críticas a ala olavista do governo Bolsonaro,sendo que o próprio diretor de jornalismo da Jovem Pan é o Felipe Moura Brasil,um aluno do COF do astrolavo,o Joel Pinheiro da Fonseca foi demitido dessa rádio pelo mesmo motivo,uma pena ver a Jovem Pan estar se tornando uma rádio olavista,a entrada do Caio Coppola reforçou ainda mais esse lado da rádio, https://www.youtube.com/watch?v=O9cNSkDMrvg , https://www.youtube.com/watch?v=cCEHrw5zqK8 ,esses dois comentários feitos durante esse último mês foram sensacionais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, na época em que o PT estava no poder eles reclamavam que os jornalistas de direita eram censurados (e eram), mas agora estão fazendo a mesma coisa até com quem nem da esquerda é, mas é de uma outra direita que não compactua com a deles (e eu já notei que eles tem muito mais ódio da direita não-olavete do que da própria esquerda, não é difícil de reparar, é o mesmo ódio que os apologistas católicos tem dos protestantes, essa obsessão de ser "a única direita" ou "a única religião cristã").

      Excluir
  35. Banzolão pegando um gancho naquela pergunta do anônimo sobre relacionamento entre pessoas cristãs e pessoas não cristãs,eu comentei citando um período de forte carência que vivi,passei anos sem namorar,o que me levou a baixar o Tinder,mas ultimamente venho refletindo,será que se eu tivesse orando mais nessa época de carência,buscando mais de Deus ,eu nem pensaria em baixar o Tinder?Achas que os cristãos que tem essa atitude não estão buscando muito de Deus?Porque eu reconheço que muitas vezes na correia do dia a dia eu acabo sendo relapso com a oração e com a leitura da Palavra,ultimamente venho tratando de manter uma disciplina,estabelecer um horário certo para essas atividades e graças a Deus vem tendo êxito.Mas vc acredita que uma pessoa que mantém por mais que esteja há muitos anos namorar,não ficará desesperada a ponto de baixar aplicativos?Porque não só fui eu,conheci muita gente cristã que baixou não só o Tinder,mas outros como o Badoo,Happn,esse último eu nunca tinha ouvido falar,quando um amigo falou que usava,mas acreditas que eles estavam frios na fé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentei sobre isso aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2019/05/participe-do-meu-grupo-de-estudos.html?showComment=1559261926048#c5700681871395967875

      Excluir
  36. Banzolão vc acredita que se o Bolsonaro não se desvincular do olavismo até o final do mandato,seu governo será bem similar aos governos petistas?Um governo corrupto,ineficiente e autoritário,pois é público que o astrolavo é alguém desonesto,responde a vários processos por estelionato,fez parte de seitas que extorquiam seus membros,e as confusões causadas pelos alunos dele empregados no governo atrapalham a articulação de Bolsonaro com o Congresso para fazer as reformas,a principal delas,a da previdência.E o astrolavo adora calar seus críticos também e seu aluno Felipe Moura Brasil já está fazendo isso na Jovem Pan.

    ResponderExcluir
  37. Comente https://gente.ig.com.br/celebridades/2019-05-17/lobao-ve-gestao-bolsonaro-ruir-e-ataca-olavo-de-carvalho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estranho é o Lobão só ter percebido essas coisas sobre o Olavo agora (o que qualquer pessoa com um pouco de pesquisa já teria notado há séculos).

      Excluir
  38. O que achas desse vídeo Banzolão?https://www.youtube.com/watch?v=dQjhL7w7EyI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra saber, só o tempo dirá. Sem falar que esse cara aí especificamente compra fácil qualquer conspiração que aparece, então não dá pra dar muito crédito.

      Excluir
  39. Banzolão eu admiro muito o trabalho do Kléber Lucas como cantor gospel,tem louvores bem lindos,mas me parece bem estranho,um cantor gospel e pastor estar se divorciando pela terceira vez,tá parecendo o Fábio Junior rsss https://www.obuxixogospel.com.br/2019/05/kleber-lucas-termina-terceiro-casamento-com-ex-de-romario/ acho triste ver o divórcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber Lucas não é aquele amigão e fã do Caio Fabio? Pra mim isso explica tudo.

      Excluir
  40. https://www.obuxixogospel.com.br/2019/05/kleber-lucas-termina-terceiro-casamento-com-ex-de-romario/ Banzolão eu enviei a mensagem acidentalmente sem terminar de comentá-la,dizia que acho triste o fato dos divórcios estarem se banalizando no meio evangélico,a que vc atribui isso?Até a metade dos anos 90 quando vc via um casal de evangélicos se divorciar era um escândalo,ninguém esperava por isso,hoje em dia ele está tão banalizado no mundo cristão quanto no meio secular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em parte porque antes o divórcio era proibido e depois mesmo após legalizado ainda era muito vergonhoso se divorciar e por isso muita gente continuava em relacionamentos fracassados apenas para não ser um escândalo mesmo. Mas muita gente começou a banalizar a coisa como você disse, nem lutam muito pelo relacionamento e já preferem terminar no primeiro conflito que aparece.

      Excluir
  41. Irmão Lucas, vc pode me mandar o pdf do livro" as provas que Deus existe "?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só baixar com um clique na página dos livros:

      http://www.lucasbanzoli.com/2017/04/0.html

      Se você não conseguir efetuar o download por ali, me envie um e-mail (lucas_banzoli@yahoo.com.br) que eu mando por anexo.

      Excluir
  42. Banzolão, o que você diz sobre essa tese do Pr. Paulo Júnior sobre divórcio e novo casamento? Ele diz que até em casos de traição não se pode casar de novo.

    https://www.youtube.com/watch?v=HhqnevSw8j8&fbclid=IwAR0wzIZwCPLKOJYA_uzfPo0_fm4AuYjDCNnY8aI9LSG0AvCoNAnEXlsVbfo

    Ele diz que as "relações sexuais ilícitas" (pornéia) em Mateus 19.9 é entre noivos, ou seja, fornicação, e que se Jesus quisesse se referir a traição teria usado "moichéia" e não "pornéia".

    "Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]" (Mateus 19.9 ARA)

    Mas eu pesquisei no léxico de Strong e "pornéia" tem vários significados:

    4202 πορνεια porneia
    de 4203; TDNT - 6:579,918; n f
    1) relação sexual ilícita
    1a) adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais etc.
    1b) relação sexual com parentes próximos; Lv 18
    1c) relação sexual com um homem ou mulher divorciada; Mc 10.11-12
    2) metáf. adoração de ídolos
    2a) da impureza que se origina na idolatria, na qual se incorria ao comer sacrifícios
    oferecidos aos ídolos

    Ou seja, ele apenas pincelou o significado que ele queria (nesse caso o termo "fornicação") e ignorou os outros: adultério, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais, etc. "Pornéia" é um termo genérico pra se referir aos pecados sexuais de um modo geral, que inclui o próprio adultério. Acho que nesse contexto é uma clara distorção reduzir "pornéia" à apenas sexo entre pessoas não legalmente casadas. Resumindo, na minha opinião o novo casamento é permitido em casos de imoralidade sexual de um modo geral, ou seja, se um dos cônjuges faz sexo com pessoas do mesmo sexo, ou com animais, ou com parentes próximos, ou o próprio adultério (caso sejam legalmente casados). Quero saber sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, e vou além: Paulo disse que nos casos de crentes que tem um cônjuge descrente que quer se apartar (divorciar) dele, isso pode ser feito e neste caso o crente não fica "sob jugo" (ou seja, está livre para se relacionar com outra pessoa caso queira). Ou seja, ele abriu uma outra cláusula de exceção além daquela que Jesus abriu.

      Excluir
    2. Isso 👍

      Excluir
  43. Lucas Banzoli, é sobre o assunto parábola do rico e Lázaro.

    Um morreu, o justo, e foi para o seio de Abraão; e o outro, o ímpio, foi para o tormento.

    Se os mortos em Cristo estão dormindo não há como entender do porque Lázaro poderia estar consciente no seio de Abraão e o injusto consciente no tormento.

    Os mortos ímpios ainda não foram julgados. Se essa parábola fala de personagens reais, então eles ainda estão no túmulo aguardando a ressurreição dos injustos.

    Considerando que o julgamento de todos os ímpios, de todos os tempos, somente ocorrerá no fim do milênio como entender que eles já estão em tormento?

    Se eles querem interpretar a parábola de forma literal, então devem fazê-lo de forma futurista. Ou seja: Jesus falava do que ocorrerá com justos e ímpios depois de suas respectivas ressurreições.


    O problema é bem fácil de resolver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus não estava falando do que vai acontecer no futuro porque não há qualquer necessidade de tomar essa parábola (ou qualquer outra) de forma literal, seja para o presente ou para o futuro. Parábolas são por definição uma alegoria, por isso é ridículo e absurdo tomá-las literalmente. Sobre isso eu escrevi aqui:

      http://desvendandoalenda.blogspot.com/2013/07/estudo-completo-e-aprofundado-sobre.html

      Excluir
    2. o alon não perde o rebolado. Nunca pensei nisso conectando com a parábola de que os pescadores ainda não foram julgados e não podem estar no tormento. é só uma parábola vai ver que eles nunca existiram

      Excluir
    3. Banzoli, se você ler melhor poderá constatar que eu não disse que Jesus falava do julgamento futuro. Eu falei da opção que restava para os imortalistas: "Se ELES querem interpretar a parábola de forma literal, então..."

      Excluir
    4. Ele provavelmente quer dizer "pecadores", mas como os pescadores também são pecadores e também só serão julgados no fim do milênio, até que a frase dele não está errada xD

      Excluir
  44. Como foi a economia do país no governo Lula? E a propósito, qual foi a melhor fase da economia brasileira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a economia na época do Lula eu escrevi aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2018/10/o-brasil-melhorou-economicamente-por.html

      Sobre a melhor fase da economia brasileira, houve três em especial: o governo de Getúlio (quando o Brasil começou a se industrializar pra valer), o de Juscelino (quando houve o mais rápido desenvolvimento) e o do Médici (da época do "milagre econômico").

      Excluir
    2. Sempre ouço gente falar que o Lula fez o Brasil crescer, o seu artigo explicou muito bem que nós na verdade, fomos bem abaixo da média em relação aos outros países, estávamos apenas aproveitando uma boa fase da economia mundial, a propósito, estive pesquisando e olhe esse dado da Era Lula:

      https://oglobo.globo.com/economia/brasil-ocupa-70-lugar-no-ranking-de-liberdade-economica-4240185

      Lembro de ter visto que o ministro da economia da época era a favor do liberalismo, algo do tipo, e de fato nessa época, que condiz com o nosso crescimento econômico, éramos não classificados como liberais, como nunca fomos, mas estávamos bem mais abertos do que hoje. Estávamos no 70° lugar, já hoje em dia estamos abaixo da centésima posição.

      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Índice_de_Liberdade_Econômica

      Excluir
    3. Verdade, o Meirelles foi uma das coisas que nos salvaram de uma crise na era Lula (além do cenário econômico mundial favorável), o mercado confiava nele porque embora ele não fosse um liberal estava há anos-luz de ser um socialista ou algo do tipo, depois a Dilma tirou ele e colocou aquela porcaria do Guido Mantega, um esquerdista assumido que ajudou a quebrar o país.

      Excluir
  45. Lucas, uma dúvida histórica, qual a diferença do colonialismo e imperialismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando alguém se refere ao colonialismo está falando do processo que se deu no século XVI, quando países como Portugal, Espanha e Inglaterra colonizaram as terras do Novo Mundo (o Brasil como colônia de Portugal, o resto da América Latina como colônia da Espanha, os EUA da Inglaterra, e assim por diante). Já quando alguém fala de imperialismo se refere a um período posterior (séculos XIX e XX), quando os países europeus decidiram estender seus domínios para regioões da África e da Ásia, até a Primeira Guerra Mundial. Na prática os dois são semelhantes, apenas tratam de países e períodos históricos diferentes, por isso o imperialismo é também chamado de "neocolonialismo".

      Excluir
  46. Olá Lucas, uma vez comentei aqui sobre o meu professor de geografia que disse que o governo do PT foi na verdade, de Centro, e nunca de esquerda, e que já tivemos liberalismo aqui mas que nunca deu certo, pois o capitalismo é um sistema cíclico que está fadado a ser uma bolha que cresce e cresce até estourar e blá blá blá. Enfim, agora ele deu um passo além e disse com toda convicção que o governo PT foi não apenas de Centro, mas Centro-Direita, e que basta olhar os países europeus de esquerda, onde há muito mais serviços do governo, investimentos e impostos, pra chegar a essa 'obvia verdade', então o PT foi centro-direita com certeza. E ele disse que nós SEMPRE, durante toda a história, fomos um país de governos de direita, ou centristas, nunca houve esquerda de fato aqui, e ressaltou que o liberalismo já foi aplicado várias vezes no país e sempre gerava mais desigualdade.

    Eu fiquei, e ainda estou, horrorizado com essas afirmações. Pelo o que eu sei a esquerda sempre teve muito espaço aqui, e isso é verdade mesmo, não é? A maioria dos nossos governos foi de esquerda? Poderia também, por favor, disponibilizar fontes pra essa resposta? Eu pesquisei e não encontrei nada importante sobre. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais extremista alguém é, mais tende a enxergar qualquer coisa diferente disso como se estivesse num polo completamente oposto, por isso tem esses malucos aí da extrema-esquerda que acham que qualquer coisa que foge de um socialismo explícito é "de direita" (e por isso dizem essa aberração de que o PT é de direita), da mesma forma que existem os malucos do outro extremo que acham que qualquer um que não é tão direitista como eles é automaticamente um "comunista", e por isso taxam o PSDB de comunista, por exemplo. Como nenhum extremista admite ser um extremista, extremistas de esquerda se acham a "verdadeira esquerda" e por isso qualquer um que seja de uma esquerda um pouco mais "light" que a deles já é rotulado como de direita, não porque seja mesmo de direita, mas porque está à direita DELES. Por isso o PT, embora seja obviamente e declaradamente de esquerda, é de "direita" na visão de extremistas radicais que defendem regimes como os de Cuba, Coreia do Norte, Venezuela e etc. Até em relação ao Maduro tem uns doentes que andam dizendo que "não é de esquerda", só porque ele ainda não aderiu a uma estatização total dos meios de produção. O fanatismo político deixa as pessoas míopes, elas só conseguem ver 8 ou 80, se alguém é "9" já é o suficiente para ser enquadrado no grupo dos "80" (e para os "80", qualquer um de 79 pra baixo já é rotulado no grupo dos "8"). Em síntese: quanto mais fanático, extremista e radical alguém é em suas posições políticas, mais ele tende a enxergar o mundo de uma forma míope e bipolarizada, tendenciosa e revisionista, fraudulenta e trapaceira.

      Excluir
  47. Analise https://www.google.com/amp/s/www.diariodocentrodomundo.com.br/os-evangelicos-garantiram-a-vitoria-de-hitler-na-alemanha-por-hermes-fernandes-pastor/amp/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A vasta maioria dos que elegeram Hitler eram Evangélicos"

      De onde ele tirou isso? Quais são as fontes, dados, gráficos, estatísticas que respaldam essa afirmação? Em todo o texto não há sequer uma única fonte que fundamente isso, é apenas o que um pseudo-pastor esquerdista doente como esse Hermes quer transmitir, como parte de sua cruzada anti-bolsonarista em seu desespero e desinformação. É triste ver um pastor que há algum tempo atrás publicava coisas teológicas, hoje em dia só falar de política e aderir ao lado mais sujo possível.

      Excluir
    2. O Hermes quer comparar Bolsonaro com Hitler o que é um absurdo ,mas nao da para negar que o Hitler jamais se sustentaria no poder sem o apoio dos protestantes alemães ,que entre 1933 e 1945 tinham muito mais influência que hoje e o Júlio Severo ja escreveu um artigo afirmando que muitos pastores lutanos apoiaram Hitler com medo da vitoria comunista,que entendiam como muito pior,ja que o comunismo prometia erradicar por completo a igreja e as propriedades privadas,então o Hermes apesar de ter sido desonesto em sua comparação não está completamente equivocado sobre a relação entre os evangélicos e Hitler

      Excluir
    3. "A vasta maioria dos que elegeram Hitler eram Evangélicos"

      Se não elegesse iam ser todos fuzilados !

      Excluir
    4. Gabriel, a comparação é completamente equivocada sim, porque ele não provou o que disse (que "a vasta maioria dos que elegeram Hitler eram evangélicos"). Se ele apenas dissesse que "a vasta maioria dos pastores evangélicos não se opuseram a Hitler" eu concordaria, pois todas as religiões com exceção das TJ e da Igreja Confessante (que era protestante) se dobraram perante Hitler com medo de ser torturado e morrer. Mas afirmar que a grande maioria dos que elegeram Hitler eram evangélicos, é falso. A Alemanha era (e ainda é) dividida entre católicos, protestantes e secularistas (hoje em maior número do que antes), e o lugar onde o nazismo nasceu e cresceu era a Baviera, que era o berço do nazismo e ao mesmo tempo o maior baluarte do catolicismo na Alemanha desde sempre. Hitler também não foi eleito, na única vez em que ele disputou uma eleição ele PERDEU, depois foi colocado no poder por Paul von Hindenburg, que havia ganhado mas não estava conseguindo governar direito, então foi pressionado a aceitar Hitler como chanceler. Tudo o que ele disse aí mostra que ele não conhece NADA da história do nazismo, apenas distorce os fatos por conveniência para poder atacar os evangélicos que ele odeia por serem de direita.

      Excluir
    5. (Sou o anônimo da pergunta)

      Não conhecia essas informações sobre a ascensão do Hitler que você citou, Lucas. Desconfiei dessa afirmação do site, obviamente, pois logo me lembrei da Igreja Confessante. Apenas não duvido do apoio que muitos evangélicos infelizmente devem ter dado a ele pois, a Alemanha não estava nada bem, e os nazistas chegaram com aquele discurso de os salvadores da pátria, o que seduziu parte da população, incluindo não evangélicos, é claro. Essa enfatização aos protestantes é devido a eles serem a maior parte da população da época, como você disse o cenário religioso da Alemanha sempre foi bem equilibrado mas pelo o que eu vi, posso estar errado, os protestantes eram a maioria do momento com 40% do povo.

      Como já disse, não conhecia essas informações que você citou sobre a ascensão do Hitler, você já leu algum livro sobre o nazismo/2° guerra? Se sim, poderia recomendar, por favor? Agradeço desde já.

      Excluir
    6. "os protestantes eram a maioria do momento com 40% do povo"

      Se eram 40% então não eram maioria (maioria é o que supera os 50%). Na "História do Cristianismo" do historiador católico Paul Johnson ele diz tudo isso que eu escrevi e confirma que os católicos da Alemanha junto com a maioria dos evangélicos ficaram do lado de Hitler (por medo, principalmente), com exceção desses dois que eu citei.

      Excluir
  48. Comente:

    https://youtu.be/JCafAX7MFqI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter sido a pior tentativa de todos os tempos de provar que o socialismo deu certo, ele deu um monte de respostas e todas elas miseravelmente erradas. Vamos uma a uma:

      1) "A China é socialista". Mentira, a China ERA socialista na época em que 40 milhões de chineses morreram de fome e quando ela não significava NADA na economia mundial (o Japão tinha uma economia muito mais forte que ela, mesmo com uma população infinitamente menor). Depois que ela viu que o socialismo fracassou como sempre, eles mudaram para um capitalismo de Estado, que é pior que o capitalismo de mercado mas que pelo menos é muito menos ruim que o socialismo, por isso a China passou a crescer de modo um pouco mais proporcional em relação à sua população, embora o pib per capita ainda seja ínfimo.

      2) "O capitalismo também não deu certo". Esssa é pra rir mesmo, ele diz que a China deu certo sendo o 90º em IDH, e que os EUA deu errado sendo o 8º (nem vou falar de pib per capita, porque o que ele disse está relacionado ao IDH). Se eu fosse médico, internava na hora um cara desses.

      3) "O socialismo não deu errado, porque nunca foi implementado". Ele diz que a proposta do socialismo é que todos os países do mundo se tornem socialistas, e como isso nunca aconteceu, então o socialismo nunca foi implementado(!), em um exemplo grátis de desespero e estupidez. Por essa mesma lógica, o feudalismo também nunca deu errado, porque não foi implementado no mundo todo, e o mesmo se aplicaria a qualquer sistema inventado pelo homem, não importa quanta desgraça cause em algum lugar, ele nunca vai poder ser atacado só porque não foi implementado no mundo todo! Primeiro o mundo todo tem que cair na desgraça igual todos os países que adotaram essa porcaria, para só depois dizermos que deu errado. É rir pra não chorar!

      4) Depois ele começa a redefinir o significado de socialismo, numa manobra rasteira para fazer de conta que o socialismo deu certo em países que não tem nada de socialistas. Ou seja, como ele não tem nenhum exemplo de país socialista que deu certo, ele pega um país capitalista que tem algumas políticas sociais e usa como a "prova" de que o socialismo deu certo. É picaretagem sem fim. O capitalismo é tão superior ao socialismo que mesmo quando um socialista quer provar o quão bom o socialismo é, ele precisa recorrer ao próprio capitalismo como exemplo (porque nos próprios países socialistas não encontra nada).

      Excluir
  49. Comente:

    https://youtu.be/arnSeo7funY

    O vídeo começa aos 6 minutos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora eu ache que a educação não tem que ter um "patrono" (uma coisa típica da nossa herança católica), acho muito mais absurdo esses deputados que em vez de fazerem algo de útil pelo país perdem tempo criando projetos de leis ridículos como esse para colocar um padre jesuíta no lugar, trocando um simbolismo por outro simbolismo e sem fazer nada de concreto pela educação do país. Parece que tem deputado que está lá apenas para consagrar o Brasil a "Nossa Senhora", para trocar um "patrono" por outro do lado deles, e para acabar com a laicidade do Estado em favor de um Estado católico (como alguns deles já confessaram abertamente). É um enorme desserviço à nação. Vão trabalhar.

      Excluir
  50. Esse estudo é coerente? https://igrejabatistajaragua.blogspot.com/2015/09/onde-estao-os-mortos.html

    ResponderExcluir
  51. Sobre o outro artigo homens também costumam ser mais apegados à tradições? Já que a grande maioria desses católicos tridentinos são homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Acho que isso tem a ver com o que foi dito sobre fanatismo, homem se apega mais a essas coisas, dá mais valor à forma do que ao conteúdo.

      Excluir
  52. Sobre o ponto de vista desse site, http://www.cacp.org.br/dos-que-condenam-a-fogueira/ comente please

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já escrevi sobre isso aqui:

      http://www.lucasbanzoli.com/2018/02/calvino-era-um-ditador-sanguinario-que.html

      Excluir
  53. Avalie: http://juliosevero.blogspot.com/2019/05/gravacoes-secretas-do-fbi-acusam-martin.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço ideia se ele era adúltero e promíscuo ou não, mas se ele era tudo isso mesmo que a matéria descreve, por que os agentes do FBI que supostamente gravaram todas essas coisas não revelaram ao mundo imediatamente, já que eles eram os maiores interessados em manchar sua reputação e o gravaram secretamente precisamente nesta intenção? Se a intenção era destruí-lo, por que o protegeram, mantendo todas essas coisas em segredo? Essa versão é no mínimo bastante suspeita, ainda mais quando se leva em conta o tanto de gente interessada em destruir sua reputação e em matá-lo, como acabou acontecendo.

      Excluir
  54. Banzoli, certa vez eu vi um ateu dizendo que se Deus fosse realmente amoroso e misericordioso, ele não teria mandado os hebreus massacrarem cidades inteiras matando mulheres, crianças, idosos e demais inocentes durante a conquista de Canaã pelos hebreus, como responder a esse argumento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi sobre isso aqui:

      http://ateismorefutado.blogspot.com/2015/04/a-matanca-dos-cananitas.html

      Excluir
  55. 1 - Lucas, você conhece algum site inglês que seja muito parecido, ou até igual, com o seu na questão de conteúdo em geral?

    2 - Qual foi o propósito de Deus em abençoar e santificar o sétimo dia na Criação? Esse destaque para o sétimo dia continua até hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Conheço o do Jesse:

      https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/

      2) O sétimo dia de descanso é uma figura que aponta para o descanso eterno (na vida eterna), como diz Hebreus 4:1-11, por isso ele ganha um destaque especial.

      Excluir
  56. Banzoli, será que podemos ter uma noção da grandeza, da majestade e do poder de Jesus ainda nessa vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma noção sim, mas uma noção plena e completa só na eternidade mesmo, como disse Paulo:

      "Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido" (1 Coríntios 13:12)

      Excluir
  57. Um cristão pode assistir vídeos sobre mistérios, aparições sobrenaturais, OVNIS, etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gostar de perder tempo com "cultura" inútil, não tiver nada pra fazer, pode...

      Excluir
    2. Faço minhas as palavras do anônimo.

      Excluir
    3. não concordo com as palavras deste anonimo, a gente assisti desenhos filmes etc que também são todos inúteis tecnicamente, estes videos são todos falsos ou de curiosidade então não tem problema nenhum em ver, é só não ficar paranoico como alguns ficam (como estes teóricos da conspiração de youtube)

      Excluir
  58. Lucas, certa vez ouvi um pregador afirmar
    "Meus irmãos, aceitem a Jesus, Deus quer te salvar, quer te abençoar, quer te levar pro céu... mas se você não quiser, Ele não pode fazer nada, seu destino será a perdição eterna..."
    Lucas, sem querer entrar no mérito das palavras de nosso irmão em Cristo, gostaria de levantar uma questão que, particularmente me deixa intrigado:
    Não te parece estranho/contraditório Deus está refém de nossa boa vontade? Concordo que Deus não irá salvar ninguém a força mas limitar a a ação divina a nosso bel prazer me parece estranho. Onde meu raciocínio está equivocado?
    Obrigado amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que Deus "não pode" fazer nada, e sim que em sua soberania Ele decidiu que as coisas seriam assim, respeitando o livre-arbítrio de cada um. Ou seja, em um sentido técnico Deus obviamente poderia salvar todo mundo mesmo contra a vontade deles caso quisesse, mas ele não vai fazer isso porque decidiu condicionar a salvação à aceitação de Jesus como salvador pessoal.

      Excluir
    2. Concordo, por isso que não sou calvinista.

      Excluir
  59. "nós da metodista"

    Então és metodista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm...Could it be that Lucas is a Seventh-Day Baptist Methodist Adventist? That sounds like a new denomination to me!

      Excluir
    2. "Então és metodista?"

      Estou congregando numa igreja metodista, se é o que você quer saber.

      "Hmm...Could it be that Lucas is a Seventh-Day Baptist Methodist Adventist? That sounds like a new denomination to me!"

      It's more for a Traditional Pentecostal Mennonite Adventist Baptist Methodist No-Day.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Yeah, I know, I also said jokingly.

      Excluir
  60. Banzolão:

    http://prntscr.com/nwa2uf

    kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que essa carta vai vir com força total em 2022...

      Excluir
  61. Por favor comente:

    https://www.google.com/amp/s/www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/05/31/interna_politica,759204/amp.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lógico que está legislando, a partir do momento em que cria uma lei que o Congresso não criou, está legislando sim.

      Excluir
  62. Também poderia fazer um comentário a respeito dessa notícia?

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/394824/Bancada-evangélica-articula-para-vetar-criminalização-da-homofobia-no-STF.htm

    Tomara que a bancada conservadora consiga vetar essa aberração jurídica criada pelas raposas do STF.
    #STFvergonhanacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei como eles podem conseguir vetar isso, já que o STF é a instância superior. Só se em uma composição futura do STF eles anulassem essa decisão, mas isso seria pra daqui muito tempo (quando todos esses se aposentassem e fossem substituídos por outros), algo incogitável praticamente.

      Excluir
    2. Bom, ano que vem saem duas velhas raposas daquele STF: Marco Aurélio e Celso de Mello, acho que se o Bolsonaro conseguir ele conseguirá nomear dois ministros para tirar os progressistas da maioria. Acho que futuramente quando isso ocorrer o STF (com maioria conservadora) consiga derrubar essa aberração jurídica, mas mesmo assim oremos muito a para que o Bolsonaro consiga nomear ministros conservadores, e até quem sabe evangélicos, enfim tudo é possível para aqueles que tem fé.

      Excluir
    3. O problema é que mesmo se esses dois saírem, os progressistas continuarão sendo maioria. A coisa tá feia. Por isso o mais importante não é lutar por uma renovação do STF, mas sim para que eles se limitem ao seu campo, em vez de se meter a legislar como fazem tantas vezes (e sempre mal). Se só legislar quem for eleito pelo povo (i.e, os deputados) nós estaremos bem, porque a maioria da população é cristã e vota em deputados conservadores. O problema são esses velhos de toga que não foram eleitos por porcaria nenhuma e querem se meter naquilo que não lhes compete, em uma ânsia de se colocar acima dos outros poderes, achando-se intocáveis e acima de tudo e de todos.

      Excluir
  63. Comente:

    https://youtu.be/tf668-Jkqjw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que tanto interesse (para não dizer obsessão) em saber quais são os donos do canal Meteoro? Só vejo uma explicação: esses caras (da seita olavete) só sabem trabalhar por meio do assassinato de reputação, da destruição pessoal, do ad hominem. Já há muito tempo o Olavo incita os adeptos da seita a atacar, ameaçar, intimidar e perseguir todo mundo que conflita com ele, mas fica difícil fazer isso com quem se mantém no anonimato, aí eles se desesperam, pois perderam sua maior (senão sua única) arma. Esse vídeo do Bernardo que o Henry menciona é uma das coisas mais nojentas que eu já vi na minha vida. O cara passa o vídeo todo desvendando "o grande enigma" da identidade deles, como se eles fossem criminosos procurados pela Interpol. Que "revelação bombástica", estou até impressionado por não ter saído no Jornal Nacional! Tudo isso apenas para jogar sua milícia virtual contra eles, como lhes é característico. Deplorável.

      Excluir
  64. Lucas! Tem alguma procedência isso?

    https://www.google.com/amp/s/www.ofuxicogospel.com.br/2018/02/igreja-evangelica-fundada-pela-maconaria-ja-foi-a-maior-do-brasil-e-tem-4-milhoes-de-membros.html/amp/

    Alguns vão ainda mais longe afirmando que não só essa denominação específica, mas o próprio protestantismo em si, é uma "criação" da maçonaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como comentar uma matéria como essa, porque isso está fundamentado em teorias de conspiração e não em uma realidade concreta que possa ser medida, testada, que seja falseável e tudo mais. Até eu poderia sair dizendo alguma baboseira do tipo "90% dos espíritas são maçons", um dado tirado da minha cabeça no momento, mas como alguém poderia PROVAR que 90% dos espíritas não são maçons? Teria no mínimo que mostrar uma lista oficial de todos os maçons, ou um senso de IBGE, alguma amostragem científica razoável, mas não temos nada do tipo, apenas falatórios, boatos, acusações e achismos. Nem preciso relembrar o quanto a maçonaria era influente e massiva no Brasil do século XIX, tendo o próprio imperador e muitos padres brasileiros se oposto abertamente à bula papal que ordenava a excomunhão de todos os católicos maçons, já que entre eles haviam muitos católicos maçons que ficaram indignados com essa notícia, incluindo o próprio Dom Pedro II, que se recusou a reconhecer esse decreto papal e ainda condenou a trabalhos forçados dois bispos que fizeram o que o papa ordenara, no episódio que ficou conhecido como a "questão religiosa":

      https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/questao-religiosa.htm

      Excluir
  65. Lucas como explicar a passagem das escrituras que diz que o Espírito ensinaria toda a verdade a igreja, se existem várias denominações com interpretações distintas, ou seja, não poderia haver nessas denominações doutrinas primárias misturadas com com doutrinas secundárias, como entender essa celeuma no cristianismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser três coisas: ou essas verdades dizem respeito à salvação e não a particularidades doutrinárias, ou até a volta de Jesus a Igreja já estará perfeitamente unida doutrinariamente (o que eu duvido muito), ou então o Espírito Santo já ensinou toda a verdade, mas nós não estamos ouvindo a sua voz (da mesma forma que Jesus disse que faríamos obras maiores que as que ele fez, mas mesmo assim é quase impossível ver alguém fazendo isso hoje em dia).

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O Espírito Santo vos ensinará toda verdade: não a uma lugar de pedra (Igreja física, templo de pedra), e sim as pessoas que viverem na Verdade, e continuarem perseverando. (Igreja espiritual, os verdadeiros cristãos espalhados nos diversos lugares).
      Acontece que não vivemos mais que 120 anos, entendo essa passagem como o somatório de todas as revelações, sabedorias, experiências, estudos e conhecimentos que as pessoas tiveram ao longo do tempo. E que ainda vão ter.

      Historicamente passa a haver um grau de revelação maior com a vinda do Messias Jesus (cumprimento das profecias, ensinamentos, aprofundamentos, etc) e com a ênfase no Espírito Santo.
      E também de como não é necessário espiritualmente depender de outros seres humanos.

      O ponto fundamental é que a fonte principal de ensinamento está no Espírito Santo, fortalece a importância de um relacionamento, e isso tudo porque: Deus é a Fonte da Sabedoria.

      Em Apocalipse fala das 7 Igrejas e mesmo nessas já existiam uns desvios aqui ou ali. Então "toda a verdade" ser aplicado para lugares físicos é meio problemático, melhor é aplicar aos verdadeiros cristãos.
      Parece-me que as pessoas querem analisar a história vendo em que lugar estava essa "toda a verdade" como prática e ensinamento. Acontece que até em Igrejas de uma mesma cidade em bairros diferentes (ou ainda de locais diferentes mas de uma mesma denominação) existem suas particulariedades, ficando inviável ter uma lista clara e fazer julgamentos sobre todas as doutrinas e práticas.
      Lembrando que reuniões feitas em casas com verdadeiros cristãos são consideradas "igrejas", ou seja, existiram VÁRIOS lugares menores (muitas vezes desprezados por historiadores, ou sem registros de fato), além dos períodos de perseguição em que as pessoas se reuniam de modo secreto/escondido ...
      Por isso: Quem conseguirá julgar todas as doutrinas e práticas, de todos os lugares do mundo, ao longo de todo o tempo ?! (de todos esses grupos maiores, institucionais, denominacionais, até os menores, e também os micro, como reuniões específicas de grupos, casas, etc)
      Utilizar esse critério para ver onde estava "toda a verdade", cai por terra.

      Pessoalmente, mesmo O Consolador podendo nos ensinar toda a Verdade, quem está se dispondo a isso 100%? Pronto pra qualquer adversidade, batalha e dificuldades, desapegos, provações que porventura venham junto? Isso já demonstra a fragilidade da relação - em que somos o lado mais instável, sujeito a pecados, erros, etc. E não do que Deus nos proporciona.

      No fim, toda a verdade nos será revelada - plenamente e a todos os seres humanos que permanecem em Deus - no porvir. Razão pela qual não temos que nos preocupar. Pois aquele que começou a boa obra terminará :]

      Paz e Bem a todos,

      Excluir
    4. a questão é que a ICAR arroga pra si ter a verdade doutrinária consistente ao longo dos séculos e por eles serem homogêneo e enquanto nós protestantes somos tão heterogêneos devido a várias divisões é por isso que apanhamos tanto dos romanos.creio que é essa a nossa fragilidade nós não temos argumentos suficiente pra dizermos que nós protestantes estamos certos e os católicos estão errados.não é por acaso que tem 'muitos" protestantes tornando católicos você não acha?

      Excluir
    5. Muitos protestantes têm se tornado católicos? Em que mundo você vive? Para cada protestante que se torna católico, há pelo menos vinte católicos que se tornam crentes, você deve viver numa outra realidade pra não perceber o que está claro a todo mundo. Por onde quer que você ande há muito mais igrejas evangélicas do que católicas, e todos as pesquisas de opinião confirmam isso, cada vez mais o catolicismo cai e o protestantismo cresce (pelo visto a sua amostragem é baseada em meia dúzia de olavetes de internet que entram nessa seita política e abandonam a fé evangélica). É tanta mentira nesse seu comentário que me faz admirar o quanto cara de pau um papista consegue ser a ponto de se passar por evangélico em um blog como esse para postar tanta porcaria, você não tem vergonha não? Não consegue nem disfarçar direito. A cara de pau vai tão longe que chega a dizer que a ICAR tem a “verdade doutrinária consistente ao longo dos séculos” e que é “homogênea”, quando nada pode ser mais falso que isso. Nenhuma igreja mudou mais do que a ICAR ao longo dos séculos; um católico medieval que visse a Igreja Romana de hoje não queimando ninguém, aceitando a liberdade de consciência, tolerando os não-católicos e até praticando o ecumenismo iria simplesmente surtar, além de se deparar com numerosas doutrinas que os próprios teólogos e historiadores católicos reconhecem que não existia antes (por isso tiveram que criar a tese do “desenvolvimento da doutrina”). O único que “apanha de romanista” é bobo que nem você que em vez de ser homem o suficiente para se identificar com uma conta pessoal e de se confessar católico, precisa trapacear e dissimular desse jeito, é de dar asco.

      Excluir
  66. Não sei se já postei isso aqui, mas....

    Bonoro pergunta se já não é hora de termos um evangélico no STF

    https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,bolsonaro-sera-que-nao-esta-na-hora-de-termos-um-ministro-do-stf-evangelico,70002851379

    Será que o Bozão já está protestando contra a tutela olavista? ("protestando" :P Entendeu? "protestante" kkkkkkkk foi muito engraçado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele está tentando fortalecer sua base evangélica, mas nem de longe está renegando a base olavista. Ele vai tentar conciliar o quanto puder os três eixos que lhe deram a vitória (evangélicos, olavetes e militares), evitando ao máximo criar um atrito com algum deles. Por isso num dia ele "consagra" o Brasil a "Nossa Senhora", no dia seguinte reivindica um ministro evangélico, e no outro se reúne com os militares. É tudo diplomacia, faz parte do jogo político, as coisas sempre foram assim e não vão deixar de ser.

      Excluir
  67. Por que as pessoas dizem que é errado nós, cristãos, desejar Boa Sorte para alguém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque acham que "sorte" não existe, mas é uma frescura ser contra por causa disso, isso é igual condenar quem diz que "adora chocolate" se apegando à literalidade da letra.

      Excluir
  68. Qual o melhor livro, livro mesmo, para ler sem ser no computador, que vc indica que refute toda a doutrina da igreja católica e refute os questionamentos que ela faz referente a protestantes?

    ResponderExcluir
  69. O artigo chegou aos 200 comments e por isso a caixa de comentários daqui será fechada. Quem quiser postar um novo comentário ou responder a algum daqui, fique à vontade para fazer no artigo mais recente 👍

    ResponderExcluir